Início

Questões de Concursos Grupo Enfermagem

Resolva questões de Grupo Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1001139 | Enfermagem, Grupo Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Do conjunto de ações que formam a vigilância em saúde, a vigilância epidemiológica desempenha um papel crucial no monitoramento de enfermidades que podem acometer a população, a exemplo de doenças transmissíveis e epidemias. A influenza sazonal é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, que apresenta alta transmissibilidade.

A respeito dessa doença, avalie as afirmativas a seguir.

I. Entre os sintomas da síndrome gripal estão a tosse seca, a mialgia e a prostração.

II. Pelo risco de complicações respiratórias, a vacina influenza trivalente, disponível nos serviços públicos de vacinação, é indicada para crianças a partir do primeiro mês de vida até cinco anos, e também para gestantes.

III. No contexto da Vigilância Sentinela da Influenza, a síndrome gripal se caracteriza por indivíduo com febre, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta e com início dos sintomas nos últimos sete dias.

IV. No caso dos vírus respiratórios como o vírus influenza, são feitas coletas “aleatórias” de amostras clínicas de pacientes com síndrome gripal.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1001141 | Enfermagem, Grupo Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

A saúde é um conceito complexo que envolve diferentes dimensões que se inter-relacionam: biológicas, psicológicas e sociais. A promoção da saúde integral abrange a compreensão do funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e o domínio sobre os transtornos e cuidados voltados à saúde mental.

Sobre o atendimento e o cuidado com as pessoas em relação à saúde mental, avalie os procedimentos a seguir.

I . De acordo com o protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I (TAB), do Ministério da Saúde (2016), o TAB é um transtorno de humor e é uma doença crônica que compromete a qualidade de vida do paciente. Entre as intervenções psicossociais que fazem parte da reabilitação do paciente, o enfermeiro deve incluir no atendimento: a discussão dos sinais precoces de recaída, as medidas a serem tomadas nessa situação e o ensino de técnicas de controle do estresse.

II. Um paciente com Transtorno Esquizoafetivo está em tratamento medicamentoso com Risperidona, em doses de 3 mg, duas vezes ao dia. O frasco disponível na farmácia tem 30 mL com 1 mg/mL. Para o período de 30 dias, a enfermeira explicou ao paciente que ele precisará de seis frascos.

III. No atendimento ao paciente em sofrimento psíquico e a seu familiar, a enfermeira aplicou a Teoria das Relações Interpessoais de Hildegard Peplau, em suas quatro fases. Na segunda fase, que trata da identificação, ela selecionou a assistência profissional aplicada ao caso.

IV.De acordo com o Instrutivo Técnico da RAPS do SUS (2022), os leitos em hospitais especializados em psiquiatria (hospitais psiquiátricos) devem atender a crises e agudizações, em internações de curta permanência (inferior a 90 dias), excluindo-se as situações de urgência/emergência relativas ao consumo ou abstinência de álcool, crack e outras drogas, pois para tais situações os pacientes devem ser encaminhados para os leitos de Unidades de Referência Especializada em Hospital Geral.

Os procedimentos corretos são apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1001147 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Grupo Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Sobre os objetivos e atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme estabelecido pela Lei Orgânica de Saúde (LOS), avalie as afirmativas a seguir.

I. Compete ao SUS a fiscalização e a inspeção de alimentos para consumo humano, exceto o de água e bebidas, pois esta fiscalização é de responsabilidade de outro sistema.

II. Entre os objetivos do SUS está a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

III. O campo de atuação do SUS inclui a execução de ações de vigilância sanitária, de vigilância epidemiológica, de saúde do trabalhador, de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica, e de saúde bucal.

IV. Compete ao SUS a formulação da política de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos e outros insumos de interesse para a saúde e a participação na sua produção.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1001149 | Enfermagem, Grupo Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

O traumatismo cranioencefálico pode provocar condições que variam desde uma concussão leve até o coma e a morte. Sua forma mais grave é conhecida como lesão cerebral traumática (LCT). As causas mais comuns de LCT são as quedas, os acidentes com veículos motorizados, a colisão de objetos e os assaltos.

Sobre a assistência do enfermeiro ao paciente com traumatismo cranioencefálico, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1001140 | Enfermagem, Grupo Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um dos serviços de referência para o cuidado com as pessoas que têm Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Como parte da equipe de profissionais de saúde, o enfermeiro desenvolve ações de cuidado com as pessoas que têm TEA e suas famílias.

Sobre esse tema, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Um Projeto Terapêutico Singular (PTS), voltado à pessoa com TEA, deve considerar ações que estimulem a sua autonomia e independência cotidiana.

( ) Entre as tecnologias recomendadas no cuidado com as pessoas que têm TEA, a enfermeira pode aplicar a comunicação suplementar e alternativa, tais como gestos, símbolos e figuras.

( ) No caso de pessoas com TEA, o PTS deve ser construído com a família, sem a participação da pessoa com TEA, pois o processo de construção pode acarretar crises dissociativas.

( ) No caso de a pessoa com TEA usar psicofármacos, a enfermeira deve incluir no planejamento e nas ações de cuidado a orientação sobre os efeitos colaterais e, se for o caso, ajudar na escolha dos melhores horários para o uso dos medicamentos.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1001153 | Enfermagem, Parada Cardiorespiratória PCR, Grupo Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Em uma unidade de emergência o enfermeiro de plantão atende um paciente de 58 anos, sexo masculino, com queixa de dor torácica que irradia para o membro superior esquerdo, apresentando pele fria, pálida e úmida, frequência cardíaca e frequência respiratória aumentadas, quando comparadas ao padrão normal para a faixa etária.

Sobre esse atendimento, avalie as afirmativas a seguir.

I. No exame físico o enfermeiro deve avaliar o nível de consciência, as bulhas cardíacas, a pressão arterial, os pulsos periféricos, auscultar os campos pulmonares, avaliar a motilidade intestinal, observar o débito urinário e verificar a existência de edema.

II. O enfermeiro deve coletar dados iniciais sobre o estado atual do paciente e compará-los com a evolução do quadro clínico. Isso inclui investigar a história de dor ou desconforto torácico, dispneia, palpitações, fadiga incomum, síncope ou outros sinais que possam indicar isquemia miocárdica.

III. O enfermeiro deve realizar um exame mais focado em sinais e sintomas relacionados às doenças do aparelho respiratório, como a asma, e solicitar ao médico prescrição de broncodilatadores para melhorar a dor torácica e os sinais vitais alterados.

Está correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1001150 | Enfermagem, Grupo Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Atualmente, câncer é o nome geral dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que tendem a invadir tecidos e órgãos vizinhos.

De acordo com a cartilha ABC do Câncer, publicada em 2020 pelo Ministério da Saúde, existem três formas principais de tratamento do câncer: cirurgia, radioterapia e quimioterapia, que podem ser usadas em conjunto, variando apenas quanto à suscetibilidade dos tumores a cada uma das modalidades terapêuticas e à sequência ideal de sua administração. Sobre esses tratamentos, avalie as afirmativas a seguir.

I. A radioterapia pré-operatória (prévia ou citorredutora) é o procedimento que antecede a principal modalidade de tratamento, a cirurgia, para reduzir o tumor e facilitar o procedimento operatório.

II. A quimioterapia curativa tem a finalidade de curar pacientes com neoplasias malignas para os quais representa o principal tratamento, podendo ou não estar associada à cirurgia e à radioterapia.

III. Uma das competências privativas do enfermeiro em quimioterapia antineoplásica é planejar, organizar, supervisionar, executar e avaliar todas as atividades de enfermagem, em pacientes submetidos ao tratamento quimioterápico antineoplásico, categorizando-o como um serviço de alta complexidade.

IV. Radioterapia pós-operatória ou pós-quimioterapia (profilática): segue-se à principal modalidade de tratamento, com a finalidade de esterilizar possíveis focos microscópicos do tumor.

As afirmativas corretas são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1001145 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Grupo Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Há métodos diagnósticos que devem ser feitos no período da consulta para possibilitar decisões rápidas e seguras que conduzam à feitura de um plano terapêutico e de cuidados adequados à situação clínica do usuário.

No atendimento de enfermagem, a enfermeira se deparou com a seguinte situação: F.L.Z., 35 anos, sexo masculino, solteiro, bissexual. Relatou ter mantido relação sexual casual com outro homem, de forma desprotegida, há pouco mais de 48 horas. Compareceu ao serviço de saúde para solicitar a PEP (Profilaxia Pós-Exposição), pois conhece várias pessoas que a usam para reduzir o risco de se infectar com alguma IST (Infecção Sexualmente Transmissível) e/ou com o vírus da Aids. No âmbito da consulta, a enfermeira forneceu algumas explicações para dar ampla ciência sobre seu caso e sobre o atendimento. Com base nesse histórico e no tema tratado, avalie as afirmativas a seguir.

I. Ainda que esteja disponível, no caso de F.L.Z. não está indicado o uso de PEP, pois este tipo de profilaxia deve ser instituído em até 48 horas após a exposição.

II.A decisão pelo uso da PEP dependerá do status sorológico para HIV, a ser avaliado por meio de testes rápidos (TRs).

III. Para uma pessoa com a história de F.L.Z., que compareça à unidade de saúde dentro da janela de tempo prevista no protocolo do Ministério da Saúde (MS) e cujo teste rápido é não reagente para o HIV no momento do atendimento, a PEP está indicada.

IV. Pelo histórico apresentado e pelo fato de a relação sexual ter sido casual, o tipo de profilaxia indicada é a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) a ser aplicada por sete dias consecutivos, a contar do dia da consulta.

As afirmativas a serem consideradas no atendimento do usuário F.L.Z. são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1001152 | Enfermagem, Grupo Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Uma mulher de 55 anos foi admitida na clínica médica de um hospital com um quadro grave de crise hipertensiva já estabilizado, mas ainda em uso de medicações venosas. Ao exame físico, o enfermeiro identifica a presença de uma fístula arteriovenosa no membro superior direito com frêmito tátil para as sessões de hemodiálise e a necessidade de um novo acesso venoso periférico.
Em relação ao atendimento a essa paciente, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.