Questões de Concurso Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q1007673 | Direito Ambiental, Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico, Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico, EBSERH, FGV, 2024

A Lei nº 11.445/2007, estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico.
Nessa lei, atribui-se a titularidade dos serviços públicos de saneamento básico, no caso de interesse local, apenas aos

2 Q1007674 | Direito Ambiental, Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei n 12305 de 2010, Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico, EBSERH, FGV, 2024

Os Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) são instrumentos essenciais da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), estabelecendo diretrizes para a gestão e o manejo adequado dos resíduos no âmbito municipal.
Sobre os PMGIRS, avalie as afirmativas a seguir.

I. Independentemente de elaborarem ou não um PMGIRS, todos os Municípios têm acesso a recursos da União destinados à gestão de resíduos sólidos.
II. Em Municípios com menos de 100.000 habitantes, o PMGIRS terá conteúdo simplificado.
III. O PMGIRS deve conter indicadores de desempenho operacional e ambiental dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.

Está correto o que se afirma em

3 Q1007678 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico, EBSERH, FGV, 2024

As ferramentas da qualidade consistem em um conjunto de métodos empregados para a coleta e análise de dados, visando propor soluções que aumentem a eficiência das organizações. Esses recursos auxiliam na identificação e resolução de problemas, sendo aplicáveis em diferentes setores, como suprimentos, finanças e manutenção, contribuindo para a melhoria contínua dos processos.
Relacione as ferramentas de qualidade apresentadas a seguir às respectivas características.

1. Diagrama de Pareto
2. Diagrama 6M de Ishikawa
3. Diagrama de dispersão

( ) Representação gráfica de dados que tenta mostrar, visualmente, se existe uma possível correlação numérica entre duas variáveis de interesse.
( ) Também conhecido como “Espinha de peixe”, é uma ferramenta gráfica visual utilizada para identificação das causas raízes de um problema ou não conformidade, através de categorias predefinidas para análise.
( ) Gráfico utilizado para verificar uma relação entre ocorrências e causas. Em geral, é utilizado para ordenar uma lista e visualizar quais pontos, por exemplo, têm maior importância, valor acumulado ou frequência.

A relação correta, na ordem apresentada, é:

4 Q1007681 | Noções de Informática, Editor de Textos, Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico, EBSERH, FGV, 2024

No programa Microsoft Word, as marcas de formatação, como o ¶, possibilitam uma melhor visualização do layout do texto.
Nesse programa, o comando utilizado para exibir ou ocultar marcas de formatação é (o símbolo “+” significa a combinação das teclas):

5 Q1000878 | Engenharia Civil, Aspectos Técnicos e Burocráticos na Construção Civil, Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico, EBSERH, FGV, 2024

Um projeto de engenharia envolve, em geral, diversas especialidades, como elementos estruturais, sistemas elétricos, instalações hidráulicas, sistemas de climatização, entre outros. Nesse sentido, a modelagem BIM visa integrar todos os elementos para facilitar o gerenciamento da obra, tendo como um dos principais diferenciais

6 Q1007675 | Auditoria de Obras Públicas, Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico, EBSERH, FGV, 2024

Durante a execução do contrato de obras e serviços de engenharia para a Administração Pública, as atividades de gestão e fiscalização garantem a boa e regular aplicação dos recursos públicos.
Nesse sentido, é uma atribuição do fiscal de contrato

7 Q1007676 | Engenharia Civil, Acessibilidade em Engenharia Civil e NBR 9050, Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico, EBSERH, FGV, 2024

Um engenheiro avaliou a necessidade de se disponibilizar um total de 20 sanitários em uma edificação pública a ser construída. A edificação possui um pavimento e, do total de sanitários, metade atenderá pessoas do sexo feminino e a outra metade atenderá pessoas do sexo masculino.
Assim, considerando os critérios de acessibilidade indicados na NBR 9050: 2020, o número total mínimo de sanitários para atender portadores de necessidades especiais nessa edificação é

8 Q1007677 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico, EBSERH, FGV, 2024

De acordo com a NR-18, é obrigatória a elaboração de Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) nos canteiros de obras. Considerando um canteiro de obras com 20 m de altura e com 30 trabalhadores, avalie as afirmativas as seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O PGR desse canteiro só pode ser elaborado por profissional legalmente habilitado em segurança do trabalho e deve ser implementado sob responsabilidade da organização.
( ) O PGR deve conter o projeto elétrico das instalações temporárias, podendo ser elaborado por profissional qualificado.
( ) O PGR deve indicar a relação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e suas respectivas especificações técnicas, de acordo com os riscos ocupacionais existentes.

As afirmativas são, respectivamente,

9 Q1007679 | Engenharia Civil, Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico, EBSERH, FGV, 2024

Na gestão de manutenção predial hospitalar para os hospitais da rede Ebserh, a classificação em níveis de maturidade é uma maneira de avaliar e comparar o desempenho da manutenção predial de cada hospital em relação à rede.
Sobre esses níveis de maturidade, avalie as afirmativas a seguir.

I. Os níveis de maturidade variam de 1 a 5, sendo o nível de maturidade 2 o padrão mínimo adotado pela Ebserh para a gestão da manutenção predial hospitalar e o nível 5 aquele em que se empregam as melhores práticas alinhadas ao planejamento estratégico organizacional e operacional.
II. O nível de maturidade 1 é descrito como sendo “conhecido”, ou seja, o serviço identificou os meios sistemáticos e consistentes que permitem alcançar os requisitos e pôde demonstrar que estão em evolução com os planos e os recursos disponíveis.
III. No nível de maturidade 3, os processos são bem caracterizados e entendidos e estão descritos em padrões, procedimentos, ferramentas e métodos. Existe uma padronização de procedimentos, difundida e utilizada em todos os processos de manutenção sob a liderança da gestão local e monitorado pela Administração Central da rede. Uma metodologia está disponível e é praticada por todos, sendo parte dela informatizada.

Está correto o que se afirma apenas em

10 Q1007680 | Engenharia Civil, Projetos de Arquitetura, Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico, EBSERH, FGV, 2024

De acordo com a RDC nº 51, de 6 de outubro de 2011, os estabelecimentos de saúde devem ter seus projetos para construção, ampliação, reforma ou instalação analisados e aprovados de acordo com a legislação sanitária local vigente. Para tanto, os proprietários desses estabelecimentos ou seus representantes legais devem protocolar na vigilância sanitária competente o Projeto Básico de Arquitetura (PBA), que deve ser composto de representação gráfica e relatório técnico.
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, um requisito da representação gráfica e outro do relatório técnico de um PBA.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.