Início

Questões de Concursos Grupo Pedagogo

Resolva questões de Grupo Pedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1004130 | Estatuto da Pessoa Idosa, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Com relação aos direitos assegurados pelo Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003 e suas modificações), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1004129 | Ética na Administração Pública, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

O chefe de um setor público tem a responsabilidade de distribuir os recursos para projetos internos de sua equipe. Ele decide favorecer os projetos de colegas próximos, que frequentemente o ajudam em tarefas pessoais.
Considerando a ética profissional, a situação acima viola o princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1004125 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Um modelo conceitual para análise de um treinamento destaca quatro características principais: intenção, desenho, meios e avaliação.
Com relação ao tema, avalie se as descrições a seguir contêm essas quatro características.

I. Uma empresa disponibiliza vídeos interativos sobre atendimento ao cliente, com acesso livre aos colaboradores e um fórum para discussão de casos práticos.

II. Um curso técnico inclui módulos estruturados, laboratórios virtuais, sessões com instrutores e exame final obrigatório para certificação.

III. Uma equipe de vendas realiza simulações mensais de negociação, com feedback entre colegas e relatório de desempenho enviado à gestão.


Contém(êm) de fato as quatro características a(s) descrição(ões)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1004126 | Enfermagem, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Diversas legislações, normas e regulamentações estabelecem treinamentos obrigatórios para os trabalhadores dos Serviços de Saúde. Alguns desses treinamentos são específicos de certas funções ou áreas, outros são competências essenciais aplicáveis a todos os colaboradores.
As opções listadas a seguir apresentam competências obrigatórias para todos os profissionais da área da saúde, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q997280 | Pedagogia, Educação, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

A educação deve se organizar de tal forma que nenhum dos poderes tangíveis da sociedade seja capaz de colocá-la a seu serviço. Professores e estudantes devem possuir os meios políticos, legais e financeiros necessários para conter a influência do Estado e da família e abrir espaços nos quais possam lidar experimentalmente com a tensão fundamental da educação sob a democracia: o conflito entre preparar as pessoas para agir sob a égide dos arranjos e pressupostos vigentes e equipá-los para desafiar esses pressupostos e arranjos.

MANGABEIRA UNGER, Roberto. A economia do conhecimento. São Paulo: Autonomia Literária, 2018.

Segundo o autor, a educação tem um papel determinado na formação dos indivíduos.
Assinale a opção que indica corretamente esse papel.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q997284 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

O psicólogo Lawrence Kohlberg propôs uma teoria do desenvolvimento moral sequenciada em três níveis hierárquicos, cada um representando estágios específicos da capacidade de julgamento ético.
Assinale a opção que exemplifica corretamente o nível convencional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q997283 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

No começo do século XX, as ações de treinamento no ambiente organizacional foram determinadas pelo ideário da Organização Científica do Trabalho, de Frederick Taylor. Também conhecido como taylorismo, esse ideário visava aumentar a eficiência produtiva por meio da instrução.
As opções a seguir apresentam características dessa abordagem, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1004119 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

A educação corporativa e a educação regular, apesar das características em comum, operam a partir de parâmetros distintos. Não por acaso, o surgimento da primeira responde à percepção de uma insuficiência da segunda para suprir às demandas do mundo do trabalho.

Considerando essa diferença, assinale a opção que indica uma característica distintiva da educação corporativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.