Início

Questões de Concursos Grupo Psiquiatria

Resolva questões de Grupo Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1004107 | Psiquiatria, Grupo Psiquiatria, EBSERH, FGV, 2025

Margarete, 22 anos, foi internada após tentar suicídio com a ingesta de 40 comprimidos de Captopril e 40 comprimidos de Atenolol pertencentes a sua mãe.
Ao sair da unidade de terapia intensiva, foi solicitado o parecer da psiquiatria.
Nesse caso, avalie se uma boa conduta do psiquiatra inclui os seguintes cuidados:

I. dar alta hospitalar à paciente somente após o risco de nova tentativa suicida ter sido devidamente estimado;
II. o psiquiatra não deve interpretar a motivação da paciente (se manipulação, por exemplo), porém deve basear sua avaliação no mapeamento de fatores protetivos o de risco para suicídio, além, obviamente, da presença ou ausência de um transtorno mental de base;
III. no caso de a paciente relatar ao médico que ainda pensa em suicídio, mesmo possuindo um bom suporte familiar, devido a gravidade do caso, o psiquiatra deve cogitar internação hospitalar.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q997244 | Psiquiatria, Grupo Psiquiatria, EBSERH, FGV, 2025

Sobre as síndromes psiquiátricas do puerpério, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q997250 | Psiquiatria, Grupo Psiquiatria, EBSERH, FGV, 2025

Danilo, de 31 anos, advogado, procura atendimento psicológico relatando tristeza, desânimo, sentimento de angústia, insônia e dificuldades de concentração. Esses sintomas começaram há três meses, após sua demissão inesperada e tem causado prejuízo laboral e social. Ele afirma que a ideia de estar desempregado o deixa ansioso, e evita discutir o assunto com amigos e familiares.
Com base no caso relatado, o diagnóstico mais provável é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1004106 | Psiquiatria, Grupo Psiquiatria, EBSERH, FGV, 2025

Das drogas a seguir, a mais indicada para tratamento de dor crônica é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q997246 | Psiquiatria, Grupo Psiquiatria, EBSERH, FGV, 2025

A principal forma de psicose ou síndrome psicótica, por sua frequência e sua importância clínica, é, certamente, a esquizofrenia. Essa doença, internacionalmente, tem incidência anual (casos novos por ano) em torno de 15 a 42 por 100 mil habitantes e prevalência pontual (point prevalence) de 0,4% (4,5 pessoas por 1.000 habitantes). O risco de ter esquizofrenia alguma vez na vida é, em média, de 0,7% – 7 pessoas em cada 1.000 habitantes (Tandon et al., 2009). No Brasil, a prevalência alguma vez na vida é semelhante, em torno de 0,8%.
Modificado de DALGALARRONDO, P. Psicopatologia. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
Com relação à esquizofrenia, avalie as afirmativas a seguir.
I. Em muitos pacientes há aumento da experiência e da expressão emocional. Em contraste, os indivíduos podem apresentar redução da reatividade emocional (vista também como uma dimensão dos sintomas negativos). Essa combinação tem sido denominada de “paradoxo emocional da esquizofrenia”.
II. Além da hipótese dopaminérgica clássica da esquizofrenia, são crescentes as evidências de que a fisiopatologia do transtorno também é composta pela hiperatividade de receptores serotoninérgicos 2A (5HT2A) corticais, assim como pela hipoatividade de que receptores N-metil-D-aspartato (NMDA) em sinapses críticas pré-frontais.
III. O suicídio é a principal causa de morte de indivíduos com esquizofrenia abaixo dos 35 anos, sendo de 9 a 13% a taxa de suicídio durante a vida
IV. O início da esquizofrenia tende a ocorrer mais tardiamente em mulheres do que em homens, sendo que a maioria das mulheres desenvolve os sintomas na meia idade, por volta dos 45 anos.
V. Todos os antipsicóticos, inclusive os atípicos, podem causar discinesia tardia.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q997247 | Psiquiatria, Grupo Psiquiatria, EBSERH, FGV, 2025

A inclusão de um capítulo sobre transtornos obsessivo-compulsivos e relacionados no DSM-5 reflete a crescente evidência da relação desses transtornos entre si em termos de uma gama de validadores diagnósticos, bem como a utilidade clínica de agrupar esses transtornos no mesmo capítulo. Os clínicos são encorajados a rastrear essas condições em indivíduos que apresentam um deles e estar cientes das sobreposições entre essas condições. Ao mesmo tempo, há diferenças importantes em validadores diagnósticos e de tratamento entre esses transtornos.
Adaptado de AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5. ed., texto rev.). 2022
Sobre o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q997254 | Psiquiatria, Grupo Psiquiatria, EBSERH, FGV, 2025

Um dos mais importantes testes para avaliação clínica de capacidade intelectual de adultos na faixa etária entre 16 e 89 anos é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q997255 | Psiquiatria, Grupo Psiquiatria, EBSERH, FGV, 2025

Sobre o tratamento farmacológico do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.