Início

Questões de Concursos Grupo Técnico em Saúde Bucal

Resolva questões de Grupo Técnico em Saúde Bucal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q957373 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Grupo Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, FGV, 2025

O conhecimento da anatomia dental é de fundamental importância para o Técnico em Saúde Bucal (TSB).

Com relação ao tema, é correto afirmar que os elementos dentários que apresentam, em condições anatômicas normais, duas raízes, sendo uma vestibular, e uma palatina, são os
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q957365 | Odontologia, Lei nº 11889 de 2008, Grupo Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, FGV, 2025

Com relação à regulamentação da atuação do Técnico em Saúde Bucal (TSB) / Técnico em Higiene Dental (THD), analise os itens a seguir.

I. A partir dos anos 1960, o Conselho Federal de Odontologia passou a exigir do THD a apresentação do certificado de comprovação de qualificação profissional.
II. Em 1987 foi homologado o perfil dos técnicos e auxiliares em saúde bucal, após trabalho realizado por múltiplas instituições nacionais.
III. A Lei nº 11.889/2008, estabeleceu as ações de competência do Técnico em Saúde Bucal e do Auxiliar em Saúde Bucal.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q957374 | Odontologia, Manifestação Oral das Doenças Sistêmicas, Grupo Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, FGV, 2025

No contexto de uma odontologia integral e multidisciplinar, a equipe de saúde bucal pode desempenhar um papel ativo na identificação de doenças sistêmicas nos pacientes atendidos.

Com relação ao tema, assinale a opção que apresenta apenas exemplos de condutas semiológicas, testes diagnósticos e exames que podem ser utilizados para triagem e identificação de sinais associados com doenças sistêmicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q957367 | Odontologia, Lei nº 11889 de 2008, Grupo Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, FGV, 2025

Com relação à participação do Técnico em Higiene Dental (TSB) na Estratégia Saúde da Família, leia o fragmento a seguir, do Ministério da Saúde do Brasil.

A _____ é um espaço social favorável para avaliar o impacto da utilização do Técnico em Saúde Bucal nas ações de _____, prevenção e assistência individual ofertadas na atenção primária à saúde, sendo o _____ um aspecto fundamental dessa estratégia. (BRASIL, 2000)

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q957382 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Grupo Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, FGV, 2025

Leia o fragmento a seguir.

Os seres humanos adultos apresentam normalmente uma dentição permanente com _____ dentes, sendo divididos em incisivos, caninos, pré-molares e molares. Já a dentição decídua é composta por 20 dentes: incisivos, caninos e _____. Por possuírem diferentes tipos de dentes, os humanos são classificados como _____.

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q957377 | Odontologia, Equipamentos e Instrumentos Odontológicos, Grupo Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, FGV, 2025

O descarte correto dos resíduos resultantes da atividade odontológica é uma responsabilidade de toda a equipe de saúde bucal.

Com relação ao tema, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Resíduos que tiveram contato com sangue, muco, saliva e secreções devem ser descartados em sacos plásticos brancos, com o símbolo de substância infectante e frase identificando o risco biológico.
( ) Substâncias químicas, como fixador e revelador usados, devem ser descartadas diretamente na pia utilizada para lavagem dos instrumentais.
( ) Material perfurocortante deve ser descartado em recipiente com paredes e tampa rígidos, com o símbolo de substância infectante e frase indicativa de risco biológico.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q957379 | Odontologia, Normas e Resoluções do Conselho Federal de Odontologia, Grupo Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, FGV, 2025

O trabalho em equipe, a quatro mãos, otimiza o atendimento. No entanto, é necessário que os profissionais empreguem adequadamente os conceitos de ergonomia.

Com relação ao tema, avalie as afirmativas a seguir, acerca dos posicionamentos do Cirurgião-dentista (CD), do Técnico de Saúde Bucal (TSB) e do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A posição do ASB/TSB vai variar de acordo com o tipo de equipo utilizado e a posição de trabalho adotada pelo CD.
( ) Convencionou-se dividir o ambiente de trabalho em duas áreas, utilizando o eixo 12/6 horas, sendo a posição de 12 horas correspondente à cabeça do paciente.
( ) De maneira geral, se o CD adota a posição de nove horas para atendimento, o auxiliar trabalhará em posição de três horas.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q957369 | Odontologia, Lei nº 11889 de 2008, Grupo Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, FGV, 2025

O Técnico em Saúde Bucal (TSB) pode supervisionar a atividade do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB).

Com relação ao tema, as opções a seguir apresentam exemplos de atribuições que são da competência do ASB, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q957370 | Odontologia, Lei nº 11889 de 2008, Grupo Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, FGV, 2025

Com relação à atuação do Técnico em Saúde Bucal (TSB), durante os atendimentos, como parte da equipe odontológica, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Ao realizar atividades diretas nos pacientes, o TSB deve ter supervisão de um Cirurgião-dentista de forma presencial.
( ) Cada Cirurgião-dentista pode supervisionar no máximo dez TSB’s ao mesmo tempo.
( ) O TSB pode realizar suturas e removê-las.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q957371 | Odontologia, Grupo Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, FGV, 2025

Segundo a classificação de Angle, um paciente Classe III é aquele que apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q957380 | Odontologia, Odontologia para Bebês, Grupo Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, FGV, 2025

Segundo Borges e colaboradores (2014), no atendimento a crianças, a atuação do auxiliar é fundamental para o bom andamento do tratamento.

Com relação ao manejo de crianças, avalie as afirmativas a seguir.

I. O atendimento a bebês; crianças (3 a 12 anos) e adolescentes exige da equipe auxiliar o conhecimento e respeito às particularidades físicas, de desenvolvimento e psicológicas características de cada idade.
II. O atendimento a bebês deve ser realizado apenas pelo Cirurgião-dentista, sem a presença de auxiliares, para minimizar o estresse.
III. A atuação do auxiliar bem entrosado com o Cirurgião-dentista é de extrema importância para minimizar o tempo de atendimento.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q957390 | Odontologia, Saúde Bucal Coletiva, Grupo Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, FGV, 2025

A odontologia social e a saúde bucal coletiva buscam construir um modelo de atenção em saúde bucal orientado pelos seguintes princípios doutrinários do SUS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q957392 | Odontologia, Anatomia Dentária, Grupo Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, FGV, 2025

Uma das atribuições da equipe auxiliar de saúde bucal é participar de levantamentos epidemiológicos, registrando dados coletados pelos examinadores. Para tanto, é necessário que o técnico esteja familiarizado com o sistema de identificação dentária proposto pela FDI.

As numerações correspondentes, respectivamente, ao incisivo central superior direito decíduo e ao incisivo central superior direito permanente, são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q957366 | Odontologia, Lei nº 11889 de 2008, Grupo Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, FGV, 2025

Com relação à atuação do Técnico em Higiene Dental (THD) / Técnico em Saúde Bucal (TSB), avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O TSB é um profissional que integra a equipe de saúde bucal.
( ) O TSB realiza, com ou sem a supervisão de um Cirurgião-Dentista, ações coletivas e individuais de promoção, prevenção e tratamento das doenças mais prevalentes da cavidade bucal.
( ) O TSB realiza atividades clínicas reversíveis, sempre com a supervisão do Cirurgião-dentista, voltadas para o restabelecimento da saúde, do conforto, da estética e da função mastigatória do indivíduo.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q957368 | Odontologia, Equipe Auxiliar, Grupo Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, FGV, 2025

Com relação à atuação de equipes formadas por CirurgiãoDentista, Técnico em Saúde Bucal (TSB) e Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) no trabalho em equipe no contexto do atendimento odontológico avalie as afirmativas a seguir.

I. Existem estudos que demonstram que trabalhar em equipe com um auxiliar aumenta a produtividade, e que o aumento é ainda maior com dois auxiliares na equipe.
II. Uma equipe trabalhando dentro dos padrões ergonômicos adequados, além de aumentar a produtividade, aumenta a qualidade e o bem estar físico e mental dos auxiliares.
III. O trabalho auxiliar pode ser sem troca de instrumentais, com troca de instrumentais e com delegação de tarefas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q957394 | Odontologia, Flúor, Grupo Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, FGV, 2025

O uso de fluoretos na saúde pública e na clínica pode estar associado com diferentes níveis de prevenção.

A fluoretação da água de consumo e a aplicação de verniz fluoretado em manchas brancas correspondem, respectivamente, às medidas de prevenção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q957383 | Odontologia, Diagnóstico Clínico e Radiográfico da Cárie, Grupo Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, FGV, 2025

As opções a seguir apresentam exemplos de fatores que podem ser levados em consideração para estimar o risco individual de cárie de um paciente, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q957384 | Odontologia, Prevenção e Controle da Doença, Grupo Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, FGV, 2025

Com o envelhecimento, há alterações fisiológicas que podem estar associadas com o aumento no risco de doenças bucais.

Com relação ao tema, avalie as afirmativas a seguir.

I. A diminuição da acuidade visual e da coordenação motora impactam negativamente na capacidade de realizar uma higiene bucal adequada.
II. Alterações no fluxo e composição salivar, decorrentes do envelhecimento ou do uso de medicamentos, aumentam o risco de cárie dentária. I
II. Idosos com osteoporose apresentam risco elevado de periodontite, cárie e problemas endodônticos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q957386 | Odontologia, Grupo Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, FGV, 2025

Com relação à atuação do Técnico de Saúde Bucal (TSB) nos serviços hospitalares, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Em ambiente hospitalar, o TSB poderá exercer as mesmas atribuições legais que constam da Lei nº 11.889/2008.
( ) O TSB pode atuar no ambulatório, na unidade de terapia intensiva, na enfermaria, mas não no centro cirúrgico.
( ) Em consonância com a Política Nacional de Saúde Bucal, a participação do TSB na equipe de saúde bucal é importante para ofertar melhor atendimento e reduzir os riscos de agravos a saúde dos pacientes hospitalizados.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q957372 | Odontologia, Prevenção e Controle da Doença, Grupo Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, FGV, 2025

O controle da placa bacteriana é a principal maneira de prevenir as doenças periodontais e a cárie.

Com relação ao tema, um exemplo de meio utilizado para controle químico da placa bacteriana é o uso de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.