Início

Questões de Concursos Guarda Municipal

Resolva questões de Guarda Municipal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


31Q1223 | Matemática, Guarda Municipal, Prefeitura de Cataguases MG, CONSULPLAN

Dez pessoas decidem formar uma comissão com 5 pessoas. De quantas formas diferentes isso poderá ser feito?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q704162 | Português, Figuras de Linguagem, Guarda Municipal, Prefeitura de Pacujá CE, CETREDE, 2019

Sobre as figuras de linguagem, marque a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q669901 | Matemática, Probabilidade, Guarda Municipal, Prefeitura de Vinhedo SP, IBFC, 2020

Texto associado.


Numa empresa há 3 vagas de analista financeiro e há 7 pretendentes. O total de possibilidades de escolha que o diretor da empresa tem para o preenchimento dessas vagas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q1225 | Matemática, Guarda Municipal, Prefeitura de Cataguases MG, CONSULPLAN

Numa sala de aula com 40 alunos, 12 usam óculos, 23 são meninos ou usam óculos, e 5 meninas usam óculos. Qual das opções abaixo é correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q844752 | Legislação Municipal, Legislação do Município de Arapongas, Guarda Municipal, FAFIPA, 2020

Quanto ao código “Q”, comunicação radiofônica, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q672561 | Direito Penal, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Pégaso é condenado pela prática de crime previsto em lei a quinze anos de reclusão, tendo a decisão judicial
transitada em julgado. Após dois anos de cumprimento da pena, surge lei nova que deixa de considerar como
crime os fatos que levaram à condenação de Pégaso. Nesse caso, segundo os comandos normativos do Código
Penal, a lei:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q53401 | Português, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

Texto associado.
MINHA CALÇADA

   
  Morreu na semana passada, atropelado pela multidão que vinha na direção oposta, o último cronista andarilho. Ele insistia em fazer como seus antepassados, João do Rio, Lima Barreto, Benjamim Costallat, Antônio Maria, Carlinhos Oliveira, e flanava em busca de assuntos. Descanse em paz, pobre coitado.
      O cronista andarilho estava na calçada par da Avenida Rio Branco, em frente à Galeria dos Empregados no Comércio, às 13h15m de quarta-feira, quando foi abalroado por um pelotão de transeuntes que marchava apressado no contrafluxo. Caiu, bateu com a cabeça num fradinho. Morreu constrangido por estar atrapalhando o tráfego de pedestres, categoria à qual sempre se orgulhou de pertencer.
      A perícia encontrou em seu bolso um caderno com a anotação “escrever sobre as mulheres executivas que caminham de salto alto sobre as pedras portuguesas do Centro, o que lhes aumenta ainda mais a sensualidade do rebolado”. O documento, entregue ao museu da Associação Brasileira de Imprensa, já está numa vitrine de relíquias cariocas.
      O cronista que ora se pranteia era um nostálgico das calçadas e tinha como livro de cabeceira “Um passeio pela cidade do Rio de Janeiro”. Nele, Joaquim Manuel de Macedo descreve uma caminhada pela Rua do Ouvidor como um dos grandes prazeres da vida. No apartamento do cronista, de quem no momento se faz este funéreo, foi encontrada também a gravura de J. Carlos em que um grupo de almofadinhas observa, deslumbrado, a passagem de uma melindrosa de vestido curto e perna grossa pela Avenida Central dos anos 1920.
      As calçadas inspiravam o morto. Fez dezenas de crônicas sobre a poesia do flanar sem rumo, às vezes lambendo uma casquinha de sorvete. Numa delas chegou a falar da perda de tempo que era subir até o Corcovado para admirar o Rio. O cronista andarilho, agora de saudosa memória, dizia não haver melhor jeito e lugar para se entender a cidade do que bater perna descompromissadamente, mas em passos mais curtos do que essa palavra imensa, pelas calçadas.
      Ele ia assim como quem não quer nada, na terapia gratuita de atravessar de um lado para o outro e não estar focado em nada — enfim, na exata contramão do que recomenda o odioso estresse moderno que o atropelou próximo ao turbilhão da Galeria.
      O cronista andarilho gostava de ouvir os torcedores discutindo futebol na banca do botafoguense Tolito, na esquina com a Sete de Setembro. Também podia rir da pregação moralista do profeta Gentileza no Largo da Carioca, ou dar uma parada no Cineac Trianon, na Rio Branco 181, e avaliar as fotos das strippers que naquele momento estariam tirando a roupa lá dentro, na tela do cinema.
      A vida era o que lhe ia pelas calçadas do Rio, um espaço historicamente sem entraves para se analisar como caminhava a Humanidade. O cronista andarilho, desde já saudoso como o frapê de coco do Bar Simpatia, não percebeu o fim das calçadas — e, na distração habitual, foi vítima da confusão que se estabeleceu sobre elas, uma combinação criminosa das novas multidões apressadas com fradinho, anotador do jogo do bicho, bicicleta, burro sem rabo, mesa de botequim, gola de árvore acimentada, esgoto, banca de jornal, segurança de loja sentado no meio do caminho e o escambau a quatro.
      Calçadas não há mais. Eram passarelas onde os vizinhos se encontravam, perpetuavam os hábitos do bairro e tocavam a vida em frente com certa intimidade pública — no subúrbio chegava-se a colocar as cadeiras para curtir com mais conforto o mundo que passava. O cronista andarilho acreditava que na calçada pulsava a alma carioca. Com o caderno sempre à mão, anotava os modismos, os pequenos acontecimentos. No dia seguinte publicava o que achava ser a história afetiva da cidade, aquela em que as pessoas se reconhecem, pois são as obreiras.
      O homem gastava sola de sapato. Uma outra inspiração para o seu ofício era o livro “A arte de caminhar pelas ruas do Rio de Janeiro”, escrito pelo contista e pedestre Rubem Fonseca nos anos 1990. Ainda havia calçada suficiente para o protagonista descer andando das ladeiras do Morro da Conceição, se esgueirar pelos becos nos fundos da Rua Larga e, sem GPS, chegar à Rua Senador Dantas. Não há mais.
      O cronista peripatético costumava cruzar na vida real com Rubem Fonseca, os dois flanando pelas calçadas do Leblon. As meninas do Leblon não olhavam para eles, não tinha importância. O mestre seguia em aparente calma, enquanto a mente elucubrava cenas cruéis de sexo e violência para um próximo conto. Mas, como sabem todos os que têm passado por ali, as calçadas do Leblon também desapareceram embaixo de tapume do metrô e da multidão trazida pelo shopping center. O engarrafamento agora é de gente — e foi aí que se deu o passamento do último cronista andarilho, vítima da absoluta impossibilidade de se caminhar pelas agressivas calçadas da sua cidade.

                                                                                        (SANTOS, J. Ferreira dos. O Globo, 17/03/2014.)
A respeito da formação da palavra “descompromissadamente” (§ 5), podem ser feitas as análises abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q4272 | Informática, Guarda Municipal, Prefeitura de João Pessoa PB, IBFC

Considere as afirmações que seguem, referentes aos componentes de um microcomputador.

I. A memória RAM é um tipo de memória cujo conteúdo é gravado permanentemente.
II. O disco rígido é uma memória não volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é
desligado.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q5857 | Matemática, Guarda Municipal, Prefeitura de São Paulo SP, MS CONCURSOS

Marta mora com Pedro, seu esposo, e seus dois filhos, Luiza e Thiago. Ela foi ao supermercado e comprou alimentos suficientes para o consumo de sua família por 15 dias. No entanto, inesperadamente, duas tias vieram visitá-la e se hospedaram em sua casa durante esse período. Supondo que todos se alimentem com quantidades iguais, em quanto tempo os alimentos acabarão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q445110 | Direito Constitucional, Teoria da Constituição, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Maria analisa a Constituição e verifica que um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil consiste em construir uma sociedade livre, justa e solidária. Ao decidir uma situação concreta e lançar mão dessa norma constitucional para interpretar o caso, está sendo utilizada a denominada interpretação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

41Q4294 | Conhecimentos Específicos, Noções Básicas do Direito, Guarda Municipal, Prefeitura de João Pessoa PB, IBFC

“Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício” é conduta tipificada no Código Penal brasileiro definida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q6000 | Matemática, Guarda Municipal, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH

Alberto, Bernardo, Carlos e Daniel fizeram uma sociedade com o capital de R$ 84.000,00. Bernardo entrou com o dobro do capital com que entrou Alberto, Carlos com o triplo do de Bernardo e Daniel com o dobro do de Carlos. Podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q1243 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Guarda Municipal, Prefeitura de Cataguases MG, CONSULPLAN

Com relação ao crescimento demográfico do Brasil, é correto afirmar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q669351 | Raciocínio Lógico, Diagramas e Operadores Lógicos, Guarda Municipal, Prefeitura de Cascavel PR, OBJETIVA, 2021

Certa escola de dança oferece aula de salsa e de tango para seus alunos. Sabendo-se que essa escola possui um total de 85 alunos matriculados, que 58 fazem aula de salsa e que 42 fazem aula de tango, ao todo, quantos alunos fazem aulas de tango e de salsa? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q692532 | Matemática Financeira, Juros Compostos, Guarda Municipal, Prefeitura de Parnamirim RN, FUNCERN, 2019

Henrique investiu uma quantia de R$ 1.500,00 a juros compostos com rendimentos trimestrais de 3%. Ao
final de um ano o montante que Henrique terá será um valor mais próximo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q5984 | Português, Guarda Municipal, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH

Texto associado.
texto-guarda-fortaleza
Qual dos itens abaixo apresenta encontro consonantal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q676821 | Direito Penal, Princípios Limitadores do Poder Punitivo Estatal, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Érica conduz investigação no concernente a crime que é capitulado em mais de uma lei formal. Com dificuldades
de definir a lei aplicável, estabelece que, no caso investigado, deveria ser aplicado o princípio da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q668949 | Raciocínio Lógico, Proposições Simples e Compostas, Guarda Municipal, Prefeitura de Vinhedo SP, IBFC, 2020

Texto associado.


Se o valor lógico da proposição composta “Se Marcos é professor, então Marcos trabalha 12 horas por dia” é verdade, então basta que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q414085 | Direito Ambiental, Responsabilidade ambiental, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Picard foi condenado pela prática de crime tipificado na Lei nº 9.605/90, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente e ao pagamento de indenização. Nos termos da lei, o máximo da prestação pecuniária fixada pelo juiz deve corresponder a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q658021 | Informática, Extensão de Arquivo, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

No que diz respeito às ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo, de imagens e figuras para trabalhar na catalogação de arquivos, é preciso conhecer os padrões de formatos. Neste sentido, um deles possui as características listadas a seguir.
É usado para exibir e compartilhar documentos com segurança, independentemente do software, do hardware ou do sistema operacional. Criado pela Adobe, é atualmente um padrão aberto mantido pela International Organization for Standardization (ISO). Os arquivos neste formato podem conter links e botões, campos de formulário, áudio, vídeo e lógica de negócios, além de poderem ser assinados eletronicamente, exibidos e lidos por meio do software Acrobat Reader DC.


Esse formato é conhecido pela sigla:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.