Início

Questões de Concursos Guarda Municipal

Resolva questões de Guarda Municipal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


561Q722682 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Município de Belo Horizonte, Guarda Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Em relação à participação das associações de moradores nas lutas urbanas, pode-se dizer:

I. que os dados existentes, desde a transferência da capital para Belo Horizonte até hoje, são bastante significativos para analisar a trajetória da melhoria urbana da cidade.

II. que alguns partidos políticos tiveram relevância por incluírem em suas propostas partidárias a participação das associações.

III. que a Igreja católica, em seu todo, incorporou-se de corpo e alma aos movimentos associativos, como ocorreu em outras partes do país.

IV. todos os municípios que integravam a Região Metropolitana de Belo Horizonte em 1980 contavam com associações de base.

Marque a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

562Q434194 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Guarda Municipal, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Considerando as regras pertinentes aos direitos humanos e humanitários, julgue os itens que se seguem.

Quando um indivíduo for capturado, detido ou preso, a autoridade responsável deverá informá-lo acerca dos seus direitos e do modo de os exercer, incluindo o conhecimento da identidade dos funcionários que efetuaram sua captura, detenção ou prisão.

  1. ✂️
  2. ✂️

563Q700481 | Direito Penal, Crimes contra o Patrimônio 3212 Furto Qualificado, Guarda Municipal, Prefeitura de Valinhos SP, VUNESP, 2019

Artêmis, maior de idade, estava passando em frente a uma loja de produtos eletrônicos e, com o uso de uma chave falsa, logrou êxito em adentrar ao estabelecimento para subtrair várias mercadorias de elevado valor. Segundo o Código Penal, o crime cometido por Artêmis se enquadra como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

564Q855133 | Português, Legislação do Município de Mangaratiba, Guarda Municipal, Asconprev, 2020

Empresas que exploram recursos humanos e naturais na sede por lucro são ____1________ insustentáveis. Tais empresas têm cada vez menos espaço numa época em que a pressão de acionistas e investidores por responsabilidade social e ambiental é cada dia maior.

A situação ideal no desempenho de sua empresa, como o “ponto doce” da raquete de tênis, no qual a batida na bola é mais eficaz, é aquela em que os interesses financeiros coincidem com os interesses sociais e ambientais.

O movimento em busca desse lugar ideal chama-se sustentabilidade, e muitas empresas da Fortune 100, como DuPont, PepsiCo e Toyota, estão começando a explorá-lo como o mais revolucionário conceito de negócios.

Reagindo à pressão crescente dos reguladores, dos ambientalistas e dos acionistas _____2______de consciência ambiental, aquelas e outras empresas estão à procura de soluções que proporcionem recompensas ambientais e sociais, além dos resultados financeiros. As empresas que ______3_______os princípios da sustentabilidade estão sujeitas a sérios ______4________em seus objetivos de negócios.

‘A empresa sustentável’ é um livro desbravador que mapeia a _____5___________da sustentabilidade no mundo dos negócios e mostra por que o sucesso financeiro caminha cada vez mais de mãos dadas com as realizações sociais e ambientais.

Disponível em https://www.travessa.com.br/ (trecho) Acesso em: 18/11/20
Observe os termos em destaque de cada trecho do texto e marque a alternativa em que a análise foi feita corretamente de acordo com a norma padrão da língua.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

565Q687967 | Direito Constitucional, Guarda Municipal, Prefeitura de Parnamirim RN, FUNCERN, 2019

O artigo 144 da Constituição da República Federativa do Brasil frisa que “A segurança pública, dever do
Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da
incolumidade das pessoas e do patrimônio. De acordo com a Constituição”. Sobre a segurança pública,
à luz do texto constitucional, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

566Q481164 | Geografia, Município de Belo Horizonte, Guarda Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Enumere o item II de acordo com o item I:

I ADIMINISTRAÇÃO REGIONAL:

1. Venda Nova.

2. Pampulha.

3. Oeste.

4. Nordeste.

5. Regional CentroSul.

II LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS:

( ) Caracterizase pelas grandes diferenças socioeconômicas e sanitárias de sua população. Possui área verde numa extensão de 19,46 m² distribuídas em sete parques de uso público. Limitase com os distritos sanitários Leste, Norte, Noroeste e Pampulha e com o município de Sabará.

( ) Alta concentração de estabelecimentos comerciais, bancários, de lazer e outros serviços, e à sua inserção central na malha viária.

( ) Limitase com o Distrito Sanitário Barreiro e com a Cidade de Contagem através do Anel Rodoviário. E com o Distrito Sanitário Noroeste através da Linha do Trem Metropolitano (Mêtro).

( ) Apresenta características peculiares quanto à localização de algumas atrações turísticas e de lazer (Jardim Zoológico, Museu de Arte Moderna, Mineirão, Mineirinho, Casa do Baile, Campus da Universidade Federal de Minas Gerais, Igreja de São Francisco de Assis, Lagoa da Pampulha, Aeroporto da Pampulha, Parque Lagoa do Nado e Clubes Recreativos).

( ) Faz limite com as regionais Norte e Pampulha e com os municípios de Ribeirão das Neves e Vespasiano.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

567Q856214 | Matemática, Aritmética e Problemas, Guarda Municipal, FAFIPA, 2020

Uma fábrica de alto-falantes recebeu uma encomenda de uma determinada quantidade de alto-falantes para serem entregues com urgência. Sabe-se que na primeira quinzena essa fábrica produziu 3/8 da quantidade total de alto-falantes encomendados, na segunda quinzena foram produzidos mais 2/4 da quantidade total de alto-falantes encomendados e ficou faltando produzir na próxima quinzena uma quantidade de 400 alto-falantes. De acordo com essas informações, é CORRETO afirmar que a quantidade de alto-falantes produzidos na primeira quinzena é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

568Q6054 | Conhecimentos Específicos, Guarda Municipal, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Durante uma festa, os guardas Pedro e Antonio agridem-se verbalmente. Alguns dias depois, escalados para trabalhar juntos, encontram-se. Eles devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

569Q6065 | Conhecimentos Específicos, Guarda Municipal, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Na manutenção de um abrigo aberto, após uma enchente ocorrida na periferia, haverá necessidade de um grande contingente de guardas civis, por tempo indeterminado. O guarda civil Paulo, que não gosta de trabalhar nesse tipo de local, deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

571Q668739 | Estatuto da Pessoa Idosa, Guarda Municipal, Prefeitura de Vinhedo SP, IBFC, 2020

Texto associado.


As entidades de atendimento que descumprirem as determinações do Estatuto do Idoso (Lei n° 10.741/2003) ficarão sujeitas, sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal de seus dirigentes ou prepostos, às penalidades previstas no Estatuto, observado o devido processo legal. Com relação às entidades não-governamentais, assinale a alternativa que apresenta uma penalidade que não está prevista na Lei n° 10.741/2003.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

572Q53387 | Direito Constitucional, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

Servidor público nomeado para cargo efetivo por meio de concurso público possui estabilidade após o efetivo exercício no cargo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

573Q53393 | Português, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

Texto associado.
MINHA CALÇADA

   
  Morreu na semana passada, atropelado pela multidão que vinha na direção oposta, o último cronista andarilho. Ele insistia em fazer como seus antepassados, João do Rio, Lima Barreto, Benjamim Costallat, Antônio Maria, Carlinhos Oliveira, e flanava em busca de assuntos. Descanse em paz, pobre coitado.
      O cronista andarilho estava na calçada par da Avenida Rio Branco, em frente à Galeria dos Empregados no Comércio, às 13h15m de quarta-feira, quando foi abalroado por um pelotão de transeuntes que marchava apressado no contrafluxo. Caiu, bateu com a cabeça num fradinho. Morreu constrangido por estar atrapalhando o tráfego de pedestres, categoria à qual sempre se orgulhou de pertencer.
      A perícia encontrou em seu bolso um caderno com a anotação “escrever sobre as mulheres executivas que caminham de salto alto sobre as pedras portuguesas do Centro, o que lhes aumenta ainda mais a sensualidade do rebolado”. O documento, entregue ao museu da Associação Brasileira de Imprensa, já está numa vitrine de relíquias cariocas.
      O cronista que ora se pranteia era um nostálgico das calçadas e tinha como livro de cabeceira “Um passeio pela cidade do Rio de Janeiro”. Nele, Joaquim Manuel de Macedo descreve uma caminhada pela Rua do Ouvidor como um dos grandes prazeres da vida. No apartamento do cronista, de quem no momento se faz este funéreo, foi encontrada também a gravura de J. Carlos em que um grupo de almofadinhas observa, deslumbrado, a passagem de uma melindrosa de vestido curto e perna grossa pela Avenida Central dos anos 1920.
      As calçadas inspiravam o morto. Fez dezenas de crônicas sobre a poesia do flanar sem rumo, às vezes lambendo uma casquinha de sorvete. Numa delas chegou a falar da perda de tempo que era subir até o Corcovado para admirar o Rio. O cronista andarilho, agora de saudosa memória, dizia não haver melhor jeito e lugar para se entender a cidade do que bater perna descompromissadamente, mas em passos mais curtos do que essa palavra imensa, pelas calçadas.
      Ele ia assim como quem não quer nada, na terapia gratuita de atravessar de um lado para o outro e não estar focado em nada — enfim, na exata contramão do que recomenda o odioso estresse moderno que o atropelou próximo ao turbilhão da Galeria.
      O cronista andarilho gostava de ouvir os torcedores discutindo futebol na banca do botafoguense Tolito, na esquina com a Sete de Setembro. Também podia rir da pregação moralista do profeta Gentileza no Largo da Carioca, ou dar uma parada no Cineac Trianon, na Rio Branco 181, e avaliar as fotos das strippers que naquele momento estariam tirando a roupa lá dentro, na tela do cinema.
      A vida era o que lhe ia pelas calçadas do Rio, um espaço historicamente sem entraves para se analisar como caminhava a Humanidade. O cronista andarilho, desde já saudoso como o frapê de coco do Bar Simpatia, não percebeu o fim das calçadas — e, na distração habitual, foi vítima da confusão que se estabeleceu sobre elas, uma combinação criminosa das novas multidões apressadas com fradinho, anotador do jogo do bicho, bicicleta, burro sem rabo, mesa de botequim, gola de árvore acimentada, esgoto, banca de jornal, segurança de loja sentado no meio do caminho e o escambau a quatro.
      Calçadas não há mais. Eram passarelas onde os vizinhos se encontravam, perpetuavam os hábitos do bairro e tocavam a vida em frente com certa intimidade pública — no subúrbio chegava-se a colocar as cadeiras para curtir com mais conforto o mundo que passava. O cronista andarilho acreditava que na calçada pulsava a alma carioca. Com o caderno sempre à mão, anotava os modismos, os pequenos acontecimentos. No dia seguinte publicava o que achava ser a história afetiva da cidade, aquela em que as pessoas se reconhecem, pois são as obreiras.
      O homem gastava sola de sapato. Uma outra inspiração para o seu ofício era o livro “A arte de caminhar pelas ruas do Rio de Janeiro”, escrito pelo contista e pedestre Rubem Fonseca nos anos 1990. Ainda havia calçada suficiente para o protagonista descer andando das ladeiras do Morro da Conceição, se esgueirar pelos becos nos fundos da Rua Larga e, sem GPS, chegar à Rua Senador Dantas. Não há mais.
      O cronista peripatético costumava cruzar na vida real com Rubem Fonseca, os dois flanando pelas calçadas do Leblon. As meninas do Leblon não olhavam para eles, não tinha importância. O mestre seguia em aparente calma, enquanto a mente elucubrava cenas cruéis de sexo e violência para um próximo conto. Mas, como sabem todos os que têm passado por ali, as calçadas do Leblon também desapareceram embaixo de tapume do metrô e da multidão trazida pelo shopping center. O engarrafamento agora é de gente — e foi aí que se deu o passamento do último cronista andarilho, vítima da absoluta impossibilidade de se caminhar pelas agressivas calçadas da sua cidade.

                                                                                        (SANTOS, J. Ferreira dos. O Globo, 17/03/2014.)
Leia com atenção os fragmentos extraídos do parágrafo 11.

I “...os dois FLANANDO pelas calçadas do Leblon.”
II “...enquanto a mente ELUCUBRAVA cenas cruéis de sexo e violência para um próximo conto.”

A opção em que estão expressos, respectivamente, os sinônimos dos verbos em destaque acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

574Q672972 | Direito Penal, Lei Penal no Tempo, Guarda Municipal, Prefeitura de Goiana PE, IDIB, 2020

Acerca da aplicação da lei penal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

575Q415235 | Direito Civil, Bens, Guarda Municipal, Prefeitura de São Luís MA, ESAG

São bens públicos de uso especial, de acordo com o Código Civil, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

576Q848659 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Guarda Municipal, FUNDATEC, 2020

Uma proposição equivalente de “Se a prova está difícil, então Antônio não será aprovado no concurso” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

577Q481334 | Geografia, Município de Belo Horizonte, Guarda Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Em relação à Avenida do Contorno podese dizer que:

I. Foi originalmente denominada Avenida 17 de Dezembro, em homenagem à data da promulgação da lei que oficializou a escolha de Belo Horizonte como sede da nova Capital do Estado.

 II. Foi para ser uma espécie de fronteira social entre a parte planejada e urbanizada e a área suburbana da nova Capital.

III. Ficou inacabada até a década de 1940 e somente nos anos 1970 é que adquire sua configuração atual como um dos maiores corredores de circulação, unindo vários bairros da área central.

IV. Temse hoje uma configuração contemporânea, constituído lugar de passagem e de consumo, oferecendo experiências diversas e descontínuas.

Comparando o que foi afirmado sobre a Avenida do Contorno e o relatado por José Mário Barros no livro "Permanências e Mudanças em Belo Horizonte", podese AFIRMAR:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

578Q698352 | Português, Pontuação, Guarda Municipal, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, IBFC, 2019

As aspas (“”) são utilizadas para destacar falas, citações, título ou destacar palavras/ expressões. Assinale a alternativa em que seu uso não teve a mesma finalidade que o utilizado em: “Coringa”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

579Q413588 | Direito Administrativo, Agentes públicos e Lei 8112 de 1990, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Deborah é médica e logrou aprovação em quatro concursos públicos para o cargo de médico, sendo dois em municípios de estados diversos, mas limítrofes, um em estado federado e o último em hospital da União Federal. Na dúvida quanto ao trabalho a ser desenvolvido, tomou posse nos quatro cargos. Os horários foram adequados e se tornaram compatíveis. Nos termos da Constituição Federal, o médico poderá cumular:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

580Q53429 | Legislação Municipal, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

Guarda municipal que for excluído do RAS (Regime Adicional de Serviço), nos termos da Lei n° 3.028, de 12 de abril de 2013, por falta ao serviço, só poderá retornar ao programa, não incidindo na mesma hipótese, após:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.