Início

Questões de Concursos Guarda Municipal

Resolva questões de Guarda Municipal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q853882 | Direito Constitucional, Defesa do Estado e das instituições Democráticas, Guarda Municipal, GUALIMP, 2020

Em conformidade com a Constituição Federal de 1988, a polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, EXCETO, a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

642Q53382 | Direito Constitucional, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

A União, os estados e o Distrito Federal podem legislar, concorrentemente, sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

643Q53430 | Legislação Municipal, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

Sobre a utilização dos logradouros públicos, é INCORRETO afirmar, de acordo com o Código de Posturas, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

644Q668260 | Português, Guarda Municipal, Prefeitura de Cascavel PR, OBJETIVA, 2021

Texto associado.

Pesquisadores podem ter identificado fóssil de menor dinossauro já visto

Cientistas descreveram na revista Nature o fóssil do menor dinossauro já visto. A evidência foi encontrada dentro de um âmbar (resina de árvores fossilizadas) proveniente do norte de Myanmar. O dinossauro – que se assemelha aos menores pássaros existentes hoje – viveu há cerca de 99 milhões de anos, no período Cretáceo.

O fóssil era um crânio de 1,5 centímetros de comprimento, tamanho aproximado de uma unha de polegar. Com base nisso, pesquisadores acreditam que o dinossauro, batizado de Oculudentavis khaungraae, tinha o tamanho de um colibri-abelha-cubano – espécie de beija-flor que pesa, no máximo, dois gramas.

Pode ser que o Oculudentavis tenha relação com outras espécies de dinossauros com penas, como o Archaeopteryx e o Jeholornis (primos distantes dos pássaros modernos). Mas é difícil fazer qualquer afirmação sem evidências do resto de seu corpo. A única certeza é que o fóssil pertence a um dinossauro que morreu na idade adulta. Para concluir isso, cientistas fizeram um exame que indica a maturação do dinossauro, analisando o quanto seus ossos se fundiram.

O formato do crânio sugere que o dinossauro era um grande caçador de insetos que exercia suas atividades durante o dia. Apesar da cabeça pequena, guardava 40 dentes na mandíbula superior. Além disso, seus olhos enormes eram sustentados por ossos côncavos, parecidos com os de alguns lagartos, e com uma abertura estreita que restringia a entrada abundante de luz, facilitando a busca por alimentos sob o sol.

São essas características que podem ________ de outras aves e ________ para a família dos dinossauros. Os pesquisadores acreditam que elas surgiram devido à falta de recursos existentes nas ilhas em que viviam, o que causou uma miniaturização evolucionária, ou seja, os Oculudentavis foram ficando pequeninhos.

O âmbar com o fóssil havia sido adquirido em 2016 por um colecionador. Ele notou o fóssil presente e doou a relíquia para o Hupoge Amber Museum, em Tengchong (China). Nas florestas tropicais de Myanmar, paleontologistas já identificaram âmbares contendo insetos, cobras e até pedaços de dinossauros com penas. Nas árvores fossilizadas da região, é possível encontrar os menores habitantes que passaram por lá.

https://super.abril.com.br/ciencia/pesquisadores-podem... - adaptado.

Em conformidade com o texto, assinalar a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

645Q671635 | Matemática, Guarda Municipal, Prefeitura de Arapongas PR, FAFIPA, 2020

Texto associado.

Analise os itens a seguir sobre equações do primeiro grau e assinale a alternativa CORRETA:
I. Resolvendo a equação: 11x + 15 = 143 + 3x, obtemos como resultado o valor 18. II. Após resolver a equação: 19x + 43 = 271 + 7x, obtemos um resultado igual a 19. III. Resolvendo a equação: 37x + 51 = 426 + 12x, obtemos um valor para x igual a 15.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

646Q702623 | Português, Grafia das palavras, Guarda Municipal, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, IBFC, 2019

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas abaixo. 
“Na _____ de vendas da empresa, houve o crime de _____. A polícia participou da _____ das 15:00, com os funcionários, e _____ a delação dos criminosos.” 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

647Q6060 | Conhecimentos Específicos, Guarda Municipal, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Durante um show em um parque municipal, o guarda Renato está em serviço e, sozinho, posicionado ao lado do palco, visualiza rapazes alcoolizados iniciando uma briga. Renato deve, primeiramente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

648Q671567 | Segurança, Guarda Municipal, Prefeitura de Arapongas PR, FAFIPA, 2020

Texto associado.

Analise as assertivas e assinale (V) ou (F), conforme seja verdadeiro ou falso, no que se refere aos procedimentos de prevenção e combate a incêndios:
( ) São considerados agentes extintores por abafamento a areia, a terra, os cobertores, os pós e gases especiais. ( ) Os combustíveis da classe A são todos aqueles que são sólidos e comuns, tal como a madeira, o papel, o plástico, a borracha, cuja queima deve ser combatida eficazmente com utilização de pó químico. ( ) Os combustíveis da classe B são os líquidos inflamáveis, líquidos combustíveis e gases inflamáveis, dado que todos eles queimam em superfície e não deixam resíduos provenientes de sua queima. ( ) Os combustíveis da classe C são os equipamentos que estão submetidos à energia elétrica, já que a utilização de água, nestes casos, pode resultar na condução da energia e em risco para quem combate o fogo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

649Q852965 | Legislação de Trânsito CTB, Sinalização de trânsito, Guarda Municipal, GUALIMP, 2020

Os Cones de Sinalização são objetos extremamente necessários para a boa sinalização e orientação do tráfego nos locais em que são colocados. Assinale a alternativa CORRETA quanto a utilização do Cone de Sinalização:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

650Q329534 | Segurança e Transporte, Competências dos órgãos de trânsito, Guarda Municipal, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, UPE UPENET IAUPE

Assinale abaixo a alternativa que NÃO contém uma das competências do CONTRAN.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

651Q671875 | Português, Sintaxe 43 Concordância Verbal e Nominal, Guarda Municipal, Prefeitura de Areal RJ, GUALIMP, 2020

A concordância verbal está INCORRETA na frase da alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

652Q704436 | Direito Constitucional, Teoria Geral do Direito Constitucional, Guarda Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR, 2019

Acerca da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

653Q53450 | Informática, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

No MS Word 2007, o modo de exibição de documentos que exibe exatamente aquilo que vai ser impresso, incluindo o cabeçalho e o rodapé, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

654Q668400 | Direito Penal, Crimes Hediondos e Abuso de Autoridade, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Daniel é Delegado da Polícia Civil e encabeça investigação sobre múltiplos assassinatos ocorridos na periferia do
município HO. Como fruto dessas investigações, descobre que o autor de três crimes é VR, alcunha “Caolho”,
pertencente a grupo de extermínio que atua em alguns bairros do município. Nos termos da Lei nº 8.072/90, pode
ser afirmado que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

655Q671765 | Direito Constitucional, Ministério Público, Guarda Municipal, Prefeitura de Goiana PE, IDIB, 2020

Texto associado.
Analise os itens abaixo sobre o Ministério Público e a Advocacia Pública:
I. São princípios institucionais da Advocacia Pública a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.
II. A destituição do Procurador-Geral da República, por iniciativa do Presidente da República, deverá ser precedida de autorização da maioria absoluta do Senado Federal.
III. Compete à Advocacia Pública requisitar diligências investigatórias e a instaurar inquérito policial.
Pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

656Q854660 | Legislação Federal, Lei n 13022 de 2014 Estatuto Geral das Guardas Municipais, Guarda Municipal, GUALIMP, 2020

NÃO corresponde a um princípio mínimo de atuação das guardas municipais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

657Q53383 | Direito Constitucional, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

A Lei Orgânica dos Municípios deve dispor, de acordo com a Constituição da República, que o julgamento dos prefeitos é de competência do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

658Q53416 | Português, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

Texto associado.
MINHA CALÇADA

   
  Morreu na semana passada, atropelado pela multidão que vinha na direção oposta, o último cronista andarilho. Ele insistia em fazer como seus antepassados, João do Rio, Lima Barreto, Benjamim Costallat, Antônio Maria, Carlinhos Oliveira, e flanava em busca de assuntos. Descanse em paz, pobre coitado.
      O cronista andarilho estava na calçada par da Avenida Rio Branco, em frente à Galeria dos Empregados no Comércio, às 13h15m de quarta-feira, quando foi abalroado por um pelotão de transeuntes que marchava apressado no contrafluxo. Caiu, bateu com a cabeça num fradinho. Morreu constrangido por estar atrapalhando o tráfego de pedestres, categoria à qual sempre se orgulhou de pertencer.
      A perícia encontrou em seu bolso um caderno com a anotação “escrever sobre as mulheres executivas que caminham de salto alto sobre as pedras portuguesas do Centro, o que lhes aumenta ainda mais a sensualidade do rebolado”. O documento, entregue ao museu da Associação Brasileira de Imprensa, já está numa vitrine de relíquias cariocas.
      O cronista que ora se pranteia era um nostálgico das calçadas e tinha como livro de cabeceira “Um passeio pela cidade do Rio de Janeiro”. Nele, Joaquim Manuel de Macedo descreve uma caminhada pela Rua do Ouvidor como um dos grandes prazeres da vida. No apartamento do cronista, de quem no momento se faz este funéreo, foi encontrada também a gravura de J. Carlos em que um grupo de almofadinhas observa, deslumbrado, a passagem de uma melindrosa de vestido curto e perna grossa pela Avenida Central dos anos 1920.
      As calçadas inspiravam o morto. Fez dezenas de crônicas sobre a poesia do flanar sem rumo, às vezes lambendo uma casquinha de sorvete. Numa delas chegou a falar da perda de tempo que era subir até o Corcovado para admirar o Rio. O cronista andarilho, agora de saudosa memória, dizia não haver melhor jeito e lugar para se entender a cidade do que bater perna descompromissadamente, mas em passos mais curtos do que essa palavra imensa, pelas calçadas.
      Ele ia assim como quem não quer nada, na terapia gratuita de atravessar de um lado para o outro e não estar focado em nada — enfim, na exata contramão do que recomenda o odioso estresse moderno que o atropelou próximo ao turbilhão da Galeria.
      O cronista andarilho gostava de ouvir os torcedores discutindo futebol na banca do botafoguense Tolito, na esquina com a Sete de Setembro. Também podia rir da pregação moralista do profeta Gentileza no Largo da Carioca, ou dar uma parada no Cineac Trianon, na Rio Branco 181, e avaliar as fotos das strippers que naquele momento estariam tirando a roupa lá dentro, na tela do cinema.
      A vida era o que lhe ia pelas calçadas do Rio, um espaço historicamente sem entraves para se analisar como caminhava a Humanidade. O cronista andarilho, desde já saudoso como o frapê de coco do Bar Simpatia, não percebeu o fim das calçadas — e, na distração habitual, foi vítima da confusão que se estabeleceu sobre elas, uma combinação criminosa das novas multidões apressadas com fradinho, anotador do jogo do bicho, bicicleta, burro sem rabo, mesa de botequim, gola de árvore acimentada, esgoto, banca de jornal, segurança de loja sentado no meio do caminho e o escambau a quatro.
      Calçadas não há mais. Eram passarelas onde os vizinhos se encontravam, perpetuavam os hábitos do bairro e tocavam a vida em frente com certa intimidade pública — no subúrbio chegava-se a colocar as cadeiras para curtir com mais conforto o mundo que passava. O cronista andarilho acreditava que na calçada pulsava a alma carioca. Com o caderno sempre à mão, anotava os modismos, os pequenos acontecimentos. No dia seguinte publicava o que achava ser a história afetiva da cidade, aquela em que as pessoas se reconhecem, pois são as obreiras.
      O homem gastava sola de sapato. Uma outra inspiração para o seu ofício era o livro “A arte de caminhar pelas ruas do Rio de Janeiro”, escrito pelo contista e pedestre Rubem Fonseca nos anos 1990. Ainda havia calçada suficiente para o protagonista descer andando das ladeiras do Morro da Conceição, se esgueirar pelos becos nos fundos da Rua Larga e, sem GPS, chegar à Rua Senador Dantas. Não há mais.
      O cronista peripatético costumava cruzar na vida real com Rubem Fonseca, os dois flanando pelas calçadas do Leblon. As meninas do Leblon não olhavam para eles, não tinha importância. O mestre seguia em aparente calma, enquanto a mente elucubrava cenas cruéis de sexo e violência para um próximo conto. Mas, como sabem todos os que têm passado por ali, as calçadas do Leblon também desapareceram embaixo de tapume do metrô e da multidão trazida pelo shopping center. O engarrafamento agora é de gente — e foi aí que se deu o passamento do último cronista andarilho, vítima da absoluta impossibilidade de se caminhar pelas agressivas calçadas da sua cidade.

                                                                                        (SANTOS, J. Ferreira dos. O Globo, 17/03/2014.)
Das orações transcritas abaixo, aquela em que o constituinte sujeito está posposto ao verbo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

659Q858053 | Matemática, Aritmética e Problemas, Guarda Municipal, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Em um único dia, uma loja vendeu 45 unidades do produto X, ao preço de R$ 18, cada; 63 unidades do produto Y, a R$ 15, cada; 79 unidades de Z, a R$ 17, cada; 82 unidades de K, a R$ 14, cada; e 33 unidades de W, a R$ 21, cada. Assim, considerando apenas os dados apresentados, é correto constatar que a receita com vendas, nesse dia, foi superior a R$ 4.862 e inferior a R$ 4.899.

II. Considere três números inteiros, positivos e não nulos representados aqui por X, Y e Z. Sabe-se que esses três números são primos, maiores que 28 e menores que 72. A soma X + Y é igual a um número par, múltiplo de 10, maior que 82 e menor que 121. O valor de 2Y corresponde à soma X + Z + 10. A subtração Z - Y é igual a 8. Sabe-se que Y é maior que X, e que Z é maior que Y. O valor de Z corresponde a um número ímpar maior que 62 e menor que 70. Assim, considerando apenas as informações presentadas, é correto afirmar que 3X é menor que 131 e maior que 104.

III. Juntas, as três principais panificadoras de um município (aqui identificadas apenas como X, Y e Z) adquiriram 7,8 toneladas de trigo ao longo do ano de 2019. Um analista da empresa que realiza a importação desse trigo observou que, curiosamente, a quantidade de trigo adquirida por cada panificadora foi inversamente proporcional ao número de funcionários desses estabelecimentos. Sabe-se que a panificadora X possui 30 colaboradores; a panificadora Y possui 20 colaboradores; e a panificadora Z possui 18 colaboradores. Assim, considerando apenas as informações apresentadas, é correto afirmar que a panificadora X adquiriu 52% a mais de trigo do que a panificadora Z.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

660Q53457 | Conhecimentos Específicos, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) permite medir o desenvolvimento de uma população além da dimensão econômica. O Município de Niterói foi classificado com um índice de alto desenvolvimento humano, ocupando a 1ª posição no critério do IDH estadual - 0,886 (fonte: informações socioeconômicas do Município de Niterói / SEBRAE/RJ/2000/2013).

O IDH é calculado com base no(na):

I renda familiar per capita (soma dos rendimentos dividida pelo número de habitantes).
II expectativa de vida dos moradores (esperança de vida ao nascer).
III consumo de aparelhos eletroeletrônicos por família.
IV taxa de alfabetização de maiores de 15 anos (número médio de anos de estudos da população local).
V taxa de menores que já possuem emprego por região estudada.

Dos itens acima, estão corretos apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.