Início

Questões de Concursos Guarda Municipal

Resolva questões de Guarda Municipal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q710184 | Matemática, Razão e Proporção, Guarda Municipal, Prefeitura de Teotônio Vilela AL, ADM TEC, 2019

Texto associado.
Leia as afirmativas a seguir:

I. Clara é gestora de um órgão público e percebeu que 19/74 dos servidores dessa entidade preencheram o requerimento de aposentadoria em 2019. Com base nesse dado, Clara pode afirmar que mais de 20% dos servidores têm a expectativa de aposentar-se naquele ano.
II. Clara é professora e está levantando algumas informações sobre as preferências alimentares de seus alunos. Dentre os alunos em uma sala de aula, Clara descobriu que 36 deles gostam de comer macarrão, 47 gostam de suco de limão e 23 gostam dos dois. Se 92 alunos opinaram, então o total deles que não gostam nem de comer macarrão e nem de suco de limão é 32.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

682Q705428 | Português, Fonemas e letras, Guarda Municipal, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, IBFC, 2019

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão acentuadas corretamente. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

683Q53432 | Legislação Municipal, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

A utilização das árvores do Município para afixação de cabos, fios e cartazes é expressamente proibida, EXCETO para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

684Q338520 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Guarda Municipal, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH

Três guardas municipais, Fernando, Felipe e Benedito, partem ao mesmo tempo de Fortaleza para Aquiraz, numa caminhada. O 1º percorre 30 quilômetros em 3 horas, o 2º percorre 18 quilômetros em 4 horas e o 3º percorre 10 quilômetros em 2 horas. Depois de uma hora de caminhada, a distância em quilômetros que separa o que está em primeiro do que está em último lugar é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

686Q53421 | Legislação Municipal, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

O cargo de Corregedor-Geral da Guarda Municipal é de livre nomeação e exoneração, mas será ocupado exclusivamente por funcionário da Guarda que seja bacharel em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

687Q853493 | Português, Ortografia, Guarda Municipal, Asconprev, 2020

Empresas que exploram recursos humanos e naturais na sede por lucro são ____1________ insustentáveis. Tais empresas têm cada vez menos espaço numa época em que a pressão de acionistas e investidores por responsabilidade social e ambiental é cada dia maior.

A situação ideal no desempenho de sua empresa, como o “ponto doce” da raquete de tênis, no qual a batida na bola é mais eficaz, é aquela em que os interesses financeiros coincidem com os interesses sociais e ambientais.

O movimento em busca desse lugar ideal chama-se sustentabilidade, e muitas empresas da Fortune 100, como DuPont, PepsiCo e Toyota, estão começando a explorá-lo como o mais revolucionário conceito de negócios.

Reagindo à pressão crescente dos reguladores, dos ambientalistas e dos acionistas _____2______de consciência ambiental, aquelas e outras empresas estão à procura de soluções que proporcionem recompensas ambientais e sociais, além dos resultados financeiros. As empresas que ______3_______os princípios da sustentabilidade estão sujeitas a sérios ______4________em seus objetivos de negócios.

‘A empresa sustentável’ é um livro desbravador que mapeia a _____5___________da sustentabilidade no mundo dos negócios e mostra por que o sucesso financeiro caminha cada vez mais de mãos dadas com as realizações sociais e ambientais.

Disponível em https://www.travessa.com.br/ (trecho) Acesso em: 18/11/20
Marque a alternativa em que todas as palavras que completam o texto estão grafadas corretamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

689Q853131 | Português, Sintaxe, Guarda Municipal, GUALIMP, 2020

A oração destacada em: “Cumprimentei-o ao lhe entregar o prêmio” classifica-se como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

690Q858811 | Informática, Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOfficeorg Calc, Guarda Municipal, GUALIMP, 2020

Os operadores, no MS-Excel 2010, especificam o tipo de cálculo que pretende efetuar em elementos numa fórmula, tal como soma, subtração, multiplicação ou divisão. Existem quatro tipos de operadores de cálculo diferentes: aritméticos, de comparação, de concatenação de texto e de referência. Qual operador de referência é um operador de intervalo, que produz uma referência a todas as células entre duas referências, incluindo as duas referências?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

691Q703423 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Guarda Municipal, Prefeitura de Valinhos SP, VUNESP, 2019

Considerando o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente, a respeito do acolhimento familiar, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

692Q459200 | Direito Penal, Tipicidade, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Becket saca de um revólver e desfere seis tiros em Bebezão para resolver um desentendimento ocorrido em determinado bar. Nenhum dos tiros atinge a vítima. Nesse caso, deve ser classificada a tentativa como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

693Q671235 | , Guarda Municipal, Prefeitura de Cascavel PR, OBJETIVA, 2021

Texto associado.
Considerando-se a Lei nº 13.675/2018, são algumas das diretrizes da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), entre outras: 
I. Atendimento imediato ao cidadão. II. Fortalecimento das ações de prevenção e resolução pacífica de conflitos, priorizando políticas de ampliação da letalidade violenta. III. Fortalecimento das instituições de segurança pública, por meio de investimentos e do desenvolvimento de projetos estruturantes e de inovação tecnológica. Está(ão) CORRETO(S): 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q857364 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Guarda Municipal, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A violência psicológica contra a mulher compreende qualquer conduta que cause danos emocionais e diminuição da autoestima, que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento, ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação, conforme prevê o artigo 7º da Lei Maria da Penha.

II. Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel, é um crime com pena de detenção, de três a seis meses, ou multa, conforme disposto no artigo 155, § 1º, do Código Penal. A pena aumenta em um terço, se o crime é praticado durante o repouso noturno, afirma o referido diploma legal.

III. Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência é um crime previsto no Código Penal com pena de reclusão, de quatro a dez anos, e multa. A pena aumenta-se de um terço até metade se a violência ou grave ameaça é exercida com emprego de arma branca, conforme o § 2º, VII, do artigo 157 do referido código.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

695Q53414 | Português, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

Texto associado.
MINHA CALÇADA

   
  Morreu na semana passada, atropelado pela multidão que vinha na direção oposta, o último cronista andarilho. Ele insistia em fazer como seus antepassados, João do Rio, Lima Barreto, Benjamim Costallat, Antônio Maria, Carlinhos Oliveira, e flanava em busca de assuntos. Descanse em paz, pobre coitado.
      O cronista andarilho estava na calçada par da Avenida Rio Branco, em frente à Galeria dos Empregados no Comércio, às 13h15m de quarta-feira, quando foi abalroado por um pelotão de transeuntes que marchava apressado no contrafluxo. Caiu, bateu com a cabeça num fradinho. Morreu constrangido por estar atrapalhando o tráfego de pedestres, categoria à qual sempre se orgulhou de pertencer.
      A perícia encontrou em seu bolso um caderno com a anotação “escrever sobre as mulheres executivas que caminham de salto alto sobre as pedras portuguesas do Centro, o que lhes aumenta ainda mais a sensualidade do rebolado”. O documento, entregue ao museu da Associação Brasileira de Imprensa, já está numa vitrine de relíquias cariocas.
      O cronista que ora se pranteia era um nostálgico das calçadas e tinha como livro de cabeceira “Um passeio pela cidade do Rio de Janeiro”. Nele, Joaquim Manuel de Macedo descreve uma caminhada pela Rua do Ouvidor como um dos grandes prazeres da vida. No apartamento do cronista, de quem no momento se faz este funéreo, foi encontrada também a gravura de J. Carlos em que um grupo de almofadinhas observa, deslumbrado, a passagem de uma melindrosa de vestido curto e perna grossa pela Avenida Central dos anos 1920.
      As calçadas inspiravam o morto. Fez dezenas de crônicas sobre a poesia do flanar sem rumo, às vezes lambendo uma casquinha de sorvete. Numa delas chegou a falar da perda de tempo que era subir até o Corcovado para admirar o Rio. O cronista andarilho, agora de saudosa memória, dizia não haver melhor jeito e lugar para se entender a cidade do que bater perna descompromissadamente, mas em passos mais curtos do que essa palavra imensa, pelas calçadas.
      Ele ia assim como quem não quer nada, na terapia gratuita de atravessar de um lado para o outro e não estar focado em nada — enfim, na exata contramão do que recomenda o odioso estresse moderno que o atropelou próximo ao turbilhão da Galeria.
      O cronista andarilho gostava de ouvir os torcedores discutindo futebol na banca do botafoguense Tolito, na esquina com a Sete de Setembro. Também podia rir da pregação moralista do profeta Gentileza no Largo da Carioca, ou dar uma parada no Cineac Trianon, na Rio Branco 181, e avaliar as fotos das strippers que naquele momento estariam tirando a roupa lá dentro, na tela do cinema.
      A vida era o que lhe ia pelas calçadas do Rio, um espaço historicamente sem entraves para se analisar como caminhava a Humanidade. O cronista andarilho, desde já saudoso como o frapê de coco do Bar Simpatia, não percebeu o fim das calçadas — e, na distração habitual, foi vítima da confusão que se estabeleceu sobre elas, uma combinação criminosa das novas multidões apressadas com fradinho, anotador do jogo do bicho, bicicleta, burro sem rabo, mesa de botequim, gola de árvore acimentada, esgoto, banca de jornal, segurança de loja sentado no meio do caminho e o escambau a quatro.
      Calçadas não há mais. Eram passarelas onde os vizinhos se encontravam, perpetuavam os hábitos do bairro e tocavam a vida em frente com certa intimidade pública — no subúrbio chegava-se a colocar as cadeiras para curtir com mais conforto o mundo que passava. O cronista andarilho acreditava que na calçada pulsava a alma carioca. Com o caderno sempre à mão, anotava os modismos, os pequenos acontecimentos. No dia seguinte publicava o que achava ser a história afetiva da cidade, aquela em que as pessoas se reconhecem, pois são as obreiras.
      O homem gastava sola de sapato. Uma outra inspiração para o seu ofício era o livro “A arte de caminhar pelas ruas do Rio de Janeiro”, escrito pelo contista e pedestre Rubem Fonseca nos anos 1990. Ainda havia calçada suficiente para o protagonista descer andando das ladeiras do Morro da Conceição, se esgueirar pelos becos nos fundos da Rua Larga e, sem GPS, chegar à Rua Senador Dantas. Não há mais.
      O cronista peripatético costumava cruzar na vida real com Rubem Fonseca, os dois flanando pelas calçadas do Leblon. As meninas do Leblon não olhavam para eles, não tinha importância. O mestre seguia em aparente calma, enquanto a mente elucubrava cenas cruéis de sexo e violência para um próximo conto. Mas, como sabem todos os que têm passado por ali, as calçadas do Leblon também desapareceram embaixo de tapume do metrô e da multidão trazida pelo shopping center. O engarrafamento agora é de gente — e foi aí que se deu o passamento do último cronista andarilho, vítima da absoluta impossibilidade de se caminhar pelas agressivas calçadas da sua cidade.

                                                                                        (SANTOS, J. Ferreira dos. O Globo, 17/03/2014.)
Nos itens abaixo, foram transcritos trechos do texto, e, ao lado, foi feita a substituição dos complementos por pronomes oblíquos.

I “por estar atrapalhando o tráfego” (§ 2) / por estar atrapalhando-o.
II “A perícia encontrou em seu bolso” (§ 3) / a perícia encontrou-lhe no bolso.
III “As calçadas inspiravam o morto.” (§ 5) / as calçadas inspiravam-lhe.
IV “e avaliar as fotos das strippers” (§ 7) / e avaliá-las.
V “não percebeu o fim das calçadas” (§ 8) / não o percebeu.
VI “anotava os modismos” (§ 9) / anotava-lhes.

As substituições estão sintaticamente corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

696Q853398 | Matemática, Estatística, Guarda Municipal, GUALIMP, 2020

Em um condomínio, vivem 40 crianças, com as idades mostradas na tabela abaixo.

N° DE CRIANÇAS IDADES
12 7 anos
11 8 anos
8 10 anos
5 11 anos
4 12 anos

Quantas crianças de 10 anos devem se mudar para esse condomínio para que a mediana das idades dessas crianças seja de 9 anos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

697Q843941 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Ato infracional, Guarda Municipal, GUALIMP, 2020

De acordo com seus conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), analise as afirmações a seguir:
I. A medida aplicada ao adolescente levará em conta a sua capacidade de cumpri-la, as circunstâncias e a gravidade da infração. II. Apenas em situações estritas será admitida a prestação de trabalho forçado. III. Os adolescentes portadores de doença ou deficiência mental receberão tratamento individual e especializado, em local adequado às suas condições.
Sobre os itens acima podemos afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

698Q667635 | Direito Penal, Roubo 32 Crimes contra o Patrimônio, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Towarde Lennon é considerado culpado pela prática do crime de roubo capitulado no Código Penal. Nos termos
das normas aplicáveis, sua pena será acrescida de dois terços quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

699Q389391 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Guarda Municipal, Prefeitura de Salvador BA, FCC

O cultivo de cana-de-açúcar foi implantada no Brasil colônia, pois

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

700Q854547 | Português, Ortografia, Guarda Municipal, GUALIMP, 2020

São palavras, indevidamente, acentuadas, EXCETO em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.