Início

Questões de Concursos Guarda Municipal

Resolva questões de Guarda Municipal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q724793 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Maranhão, Guarda Municipal, Prefeitura de São Luís MA, ESAG

"Serrano do Maranhão, (MA), é considerado um dos municípios nordestinos com o maior porcentual da população registrada no programa do Governo federal, que repassa dinheiro dos brasileiros que trabalham e pagam impostos, com o objetivo de ajudar populações carentes a abrir-lhes caminho para um futuro autônomo, o que dificilmente por si só irá acontecer"." (Revista VEJA, 16/08/2006, p.60). Esse programa chama-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

762Q692800 | Legislação Específica, Guarda Municipal, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Antônio, para desviar de um caminhão que bloqueava a rua, decidiu passar com seu carro sobre a calçada, vindo, porém, a atropelar Joaquim, que saía da portaria de seu prédio para caminhar. 
Após ajudar a vítima a se levantar e constatar a natureza leve dos ferimentos por ela sofridos, Antônio comunicou por telefone o ocorrido a uma autoridade policial e acionou uma ambulância para prestar o socorro, seguindo seu caminho antes que as autoridades chegassem ao local, pois teria que buscar sua filha na escola. 
Considerando as informações narradas, é correto afirmar que Antônio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

763Q849729 | Português, Morfologia, Guarda Municipal, CPCON, 2020

Feita a leitura do fragmento textual abaixo exposto, responda à questão:

As novas engrenagens do trabalho


Processos industriais com máquinas cada vez mais inteligentes requerem qualificação da mão de obra que as opera

[Comparar a atual rotina de um cidadão comum com a de alguém que viveu há apenas 30 anos mostrará significativas diferenças. Percebe-se isso nas transações bancárias, cada vez mais eletrônicas. Nas opções de para alugar ou assistir a um filme, hoje a um clique de nossas mãos, assim como na forma de se comunicar com outras pessoas, intensamente mais instantânea. ]* [Esse cenário denota a profunda transformação pela qual o mundo vem passando e que não dá sinais de terminar, com reflexos diretos no mercado de trabalho, como a extinção de diversas profissões e o surgimento de novas, em processo que só tende a se acelerar.]*

Um estudo da consultoria McKinsey chamado Jobs lost, Jobs gained: workforce transitions in a time of automation (“Empregos perdidos, empregos conquistados: transições da força de trabalho em um momento de automação”), de 2017, projeta que 60% das ocupações terão pelo menos 30% de suas atividades automatizadas até 2030. As tarefas recorrentes e repetitivas são as primeiras da fila. São consideradas atividades mais operacionais e que exigem menor qualificação do trabalhador.

Segundo pesquisa do fórum Econômico Mundial denominada The future of Jobs (“O futuro dos empregos”), de 2018, a previsão é de que 75 milhões de ocupações podem desaparecer em decorrência do avanço tecnológico. Em compensação, 133 milhões de postos devem ser criados, ainda que com outras características, já adaptados à nova divisão de trabalho entre homens e máquinas. (Isto É, 05/02/20)

**O 1ºparágrafo contempla dois tópicos, daí a demarcação dos blocos entre colchetes.

Nas frases abaixo transcritas, está em destaque o item gramatical “a”. Analise o contexto das três ocorrências, de modo a indicar sua classificação.
I- Comparar a atual rotina de um cidadão comum com a de alguém que viveu há apenas 30 anos mostrará significativas diferenças. II- Percebe-se isso [...] Nas opções de para alugar ou assistir a um filme, hoje a um clique de nossas mãos, [...] III- Esse cenário denota a profunda transformação pela qual o mundo vem passando [...]
A classificação CORRETA do elemento é, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

764Q672137 | Português, Guarda Municipal, Prefeitura de Cascavel PR, OBJETIVA, 2021

Texto associado.
Pesquisadores podem ter identificado fóssil de menor dinossauro já visto Cientistas descreveram na revista Nature o fóssil do menor dinossauro já visto. A evidência foi encontrada dentro de um âmbar (resina de árvores fossilizadas) proveniente do norte de Myanmar. O dinossauro – que se assemelha aos menores pássaros existentes hoje – viveu há cerca de 99 milhões de anos, no período Cretáceo. O fóssil era um crânio de 1,5 centímetros de comprimento, tamanho aproximado de uma unha de polegar. Com base nisso, pesquisadores acreditam que o dinossauro, batizado de Oculudentavis khaungraae, tinha o tamanho de um colibri-abelha-cubano – espécie de beija-flor que pesa, no máximo, dois gramas. Pode ser que o Oculudentavis tenha relação com outras espécies de dinossauros com penas, como o Archaeopteryx e o Jeholornis (primos distantes dos pássaros modernos). Mas é difícil fazer qualquer afirmação sem evidências do resto de seu corpo. A única certeza é que o fóssil pertence a um dinossauro que morreu na idade adulta. Para concluir isso, cientistas fizeram um exame que indica a maturação do dinossauro, analisando o quanto seus ossos se fundiram. O formato do crânio sugere que o dinossauro era um grande caçador de insetos que exercia suas atividades durante o dia. Apesar da cabeça pequena, guardava 40 dentes na mandíbula superior. Além disso, seus olhos enormes eram sustentados por ossos côncavos, parecidos com os de alguns lagartos, e com uma abertura estreita que restringia a entrada abundante de luz, facilitando a busca por alimentos sob o sol. São essas características que podem ________ de outras aves e ________ para a família dos dinossauros. Os pesquisadores acreditam que elas surgiram devido à falta de recursos existentes nas ilhas em que viviam, o que causou uma miniaturização evolucionária, ou seja, os Oculudentavis foram ficando pequeninhos. O âmbar com o fóssil havia sido adquirido em 2016 por um colecionador. Ele notou o fóssil presente e doou a relíquia para o Hupoge Amber Museum, em Tengchong (China). Nas florestas tropicais de Myanmar, paleontologistas já identificaram âmbares contendo insetos, cobras e até pedaços de dinossauros com penas. Nas árvores fossilizadas da região, é possível encontrar os menores habitantes que passaram por lá. 
Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

765Q668121 | Português, Morfologia 327 Advérbio, Guarda Municipal, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Texto associado.
“O último baobá”, conheça a lenda africana
sobre o renascimento da esperança



          Ninguém acreditava mais nas antigas lendas. Os narradores que se sentavam embaixo do baobá a desemaranhar longas histórias, protegidos pelas estrelas, já tinham partido quando a areia chegou.
             As palavras estavam caladas.
           Ninguém mais acreditava em um céu protetor. África era um enorme lençol amarelo. A areia, grão a grão, tinha construído um grande deserto. Interminável. Ninguém percebeu, ou ninguém quis se dar conta.
        A desolação chegou em silêncio. Aconteceu quando os glaciais se esvaneceram em uma queixa interminável, quando os ursos e as baleias se converteram em recordação, quando as águias perderam o rumo.
        O céu, cansado da torpeza da humanidade, se refugiou em outro céu, mais distante. Fugiu. Não podia mais proteger a terra.
         O velho tinha visto as pessoas partirem, os mais jovens em direção ao norte, os mais fracos em direção à escuridão.
        Sentiu uma nostalgia distante o invadir lentamente. O velho narrador, embaixo do último baobá, contou uma lenda antiga.
       Nela, falava do nascimento das estrelas, da luz, do mundo… Mas não havia ninguém mais disposto a escutar um velho prosador. Olhou em torno, procurando algum ouvido. África, rio amarelo, estava rodeada de silêncio. Buscou uma estrela perdida, no céu só havia escuridão.
       O velho apoiou as costas cansadas no tronco dolorido do baobá. Casca com casca. Pele rachada, alma dolorida.
        A árvore da vida estremeceu. O vento dava rajadas contra a areia carbonizada. Tinha que partir. Sabia que tudo se acabava. O último baobá e a última voz da África iriam embora juntos. Abriu o punho. Trêmulo, contemplou a semente diminuta que havia guardado tanto tempo. A semente da esperança.
         Olhou a árvore. Era o momento. Não se pode atrasar a retirada.
      Separou a areia até chegar à terra. Virou a mão e, pela linha da vida, girou a semente até encontrar um sulco.
       O baobá havia aberto a casca e do oculto coração brotou a água milagrosa. A árvore era a vida. 
      O velho voltou a fazer crescer baobás grandiosos como gigantes que beijavam as nuvens. Agora, sobre os escritórios, nos telhados, sobre as avenidas e os trens; nos beirais, sobre comércios, bancos e ministérios crescem trepadeiras coloridas. Embaixo delas, está escondida a destruição como uma lembrança dolorosa.


Adaptado de https://www.revistapazes.com/o-ultimo-baobaconheca-a-lenda-africana-sobre-o-renascimento-da-esperanca/
Assinale a alternativa em que a palavra destacada seja um advérbio que indique uma circunstância de modo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

766Q668927 | , Guarda Municipal, Prefeitura de Cascavel PR, OBJETIVA, 2021

Texto associado.
Considerando-se a Lei nº 13.869/2019, sobre os crimes e as penas de abuso de autoridade, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: 
Decretar a condução coercitiva de testemunha ou investigado, manifestamente descabida ou sem prévia intimação de comparecimento ao juízo, terá pena de _________________. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

767Q805519 | Legislação e Decretos, Decreto n 2243 1997 Regulamento de Continências, Guarda Municipal, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

No que se refere ao disposto no Decreto nº 2.243/97, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

768Q670893 | Direito Administrativo, Organização da Administração Pública, Guarda Municipal, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

A Lei nº 11.107, de 6 de abril de 2005, criou as normas gerais de contratação de consórcios públicos. Quais são as formas de constituição do consórcio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

769Q388270 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Guarda Municipal, Prefeitura de São Luís MA, ESAG

A cidade de Alcântara, tombada como monumento nacional em 1948, pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional tem ainda lugar de destaque em função de suas condições geográficas. Entre tais condições, podem ser citadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

770Q440264 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Guarda Municipal, Prefeitura de Barbacena MG

Leia o trecho abaixo e complete as lacunas:

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 garante que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Nos termos do art. 5º, inciso XLII, de nossa carta magna, a prática do racismo constitui crime ________ e __________, sujeito à pena __________, nos termos da lei.

Os termos que completam as lacunas, respectivamente, são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

771Q691230 | Português, Interpretação de Textos, Guarda Municipal, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

Texto associado.

TEXTO I


      Quando se trata de segurança digital, a maioria de nós pode ser comparada a uma criança na primeira infância. Adoramos as facilidades que a infraestrutura adicionou às nossas vidas, mas temos a inocência de um adorável bebê com relação aos riscos. Estamos vivendo em uma época que pode ser comparada a uma mistura das cenas de Big Brother, Black Mirror e O Show de Truman. E esse período de transição é um desafio enorme para empresas, prestadores de serviços, governos e cidadãos.

      Há incontáveis benefícios para a sociedade. Mas também consequências, que podem variar de um simples roubo de dados até os usos inadvertidos de diversas redes privadas para promover ataques cibernéticos. O homem-bomba será substituído por um novo tipo de terrorismo, com excelente assertividade e potencial de ataques em grande escala.

      Podemos afirmar poucas coisas nesse conturbado século. Mas há consenso: tudo estará cada vez mais conectado à internet. No mundo invertido, não está descartado o constrangimento de acesso aleatório à internet doméstica para satisfação de voyers, e até mesmo o planejamento de assalto mediante o estudo dos hábitos das pessoas. A residência contemporânea, altamente interligada, pode ter paredes e teto de vidro.

      (...)

      Mas a internet das coisas vai bem além da automação residencial. Pode fazer os faróis conversarem com os veículos para otimizar o trânsito. Ou estender os limites do nosso corpo com implantes de chips. Hoje, alguns early adopters já os utilizam para abrir portas e aposentar o crachá. Amanhã, seremos parte da cadeia de pagamentos e estaremos transferindo dinheiro com um simples movimento do pulso. A maioria de nós será chipada e, em um futuro breve, isso pode ser tão comum quanto o é fazer uma tatuagem hoje.

      (...)

(https://epocanegocios.globo.com/Revista/noticia/2018/09/editorial-equacao-do-seculo.html. Acesso em 8.9.2018) 

O texto em discussão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

772Q671078 | Português, Guarda Municipal, Prefeitura de Arapongas PR, FAFIPA, 2020

Texto associado.

Para que haja concordância, todos os elementos que compõem a oração precisam estar em harmonia. A partir disso, assinale a alternativa em que NÃO há erro de concordância nominal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

773Q674150 | Não definido, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Fábio é professor e, nas horas vagas, grava documentários em que estabelece opiniões pessoais sobre uma
variada gama de assuntos e pessoas, sendo seus projetos divulgados pela rede de internet. Geremias, ao tomar
conhecimento de determinado documentário, se julga ofendido e postula a exclusão total do vídeo que está
prestes a ser divulgado em cadeia de televisão aberta. Nesse caso, a rede de televisão pode divulgar o vídeo com
base no direito fundamental de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

774Q708990 | Direito Administrativo, Poderes da Administração, Guarda Municipal, Prefeitura de Caxias do Sul RS, LEGALLE Concursos, 2019

Texto associado.

Dos poderes administrativos, é o de que dispõe o Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

775Q852915 | Português, Ortografia, Guarda Municipal, GUALIMP, 2020

Dos termos destacados nas frases abaixo, o único que está INADEQUADO ao contexto ocorre em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

776Q699324 | Direito Constitucional, Do Presidente e Vice Presidente da República, Guarda Municipal, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, IBFC, 2019

O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelo Ministros de Estado. A eleição do Presidente importará a do Vice-Presidente com ele registrado, de acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF/88). Quanto aos que serão chamados, de forma sucessiva, para ocupar o cargo em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente de exercerem seus cargos, assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

777Q708829 | Ética na Administração Pública, Guarda Municipal, Prefeitura de Viana ES, CONSULPAM, 2019

O padrão ético dos servidores públicos no exercício de sua função pública advém de sua natureza, ou seja, do caráter público e de sua relação com o público. A ética no Serviço público decorre de três fatores, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

778Q708377 | Contabilidade Geral, Método da Equivalência Patrimonial, Guarda Municipal, Prefeitura de Viana ES, CONSULPAM, 2019

Suponha que a Empresa Alfa tenha adquirido 33% do Patrimônio Líquido da empresa Customização no valor R$ 83.000, no momento da compra não houve impacto de mais-valia e nem goodwill. Após a transação de compra de parcela do Patrimônio Líquido da empresa Customização, Alfa passa a ter influência significativa sobre Customização. Diante das informações apresentadas marque a opção que represente o método de avaliação desse investimento na empresa Alfa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

779Q711722 | Contabilidade Geral, Guarda Municipal, Prefeitura de Viana ES, CONSULPAM, 2019

Conhecido também como custo ideal de produção de um determinado bem ou serviço. A definição está relacionada a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

780Q669300 | Direito Processual Penal, Prova Pericial, Guarda Municipal, Prefeitura de Goiana PE, IDIB, 2020

Sobre o interrogatório do acusado e o exame de corpo de delito, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.