Início

Questões de Concursos Guarda Municipal

Resolva questões de Guarda Municipal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


841Q854638 | Informática, Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOfficeorg Calc, Guarda Municipal, GUALIMP, 2020

André salvou uma planilha no MS-Excel nomeando-a como trabalho_custos.xml. Mas o professor de André pediu o trabalho na extensão CSV. Com a planilha aberta qual tecla de atalho, André usa para abrir a janela “Salvar Como” e assim poder salvar a planilha na extensão pedida pelo professor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

842Q674677 | Raciocínio Lógico, Guarda Municipal, Prefeitura de Goiana PE, IDIB, 2020

Texto associado.
Considere as proposições a seguir:
I. Luna nasceu no Brasil ou Luna não nasceu no Brasil.
II. Se Levi gosta de bolo e Bernardo gosta de sorvete, então Ana gosta de chocolate.
Pode-se concluir corretamente que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

843Q843973 | Estatuto da Pessoa Idosa, Crimes, Guarda Municipal, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na mesma pena aplicada ao crime de discriminar pessoa idosa, incorre quem desdenhar, reverenciar, apadrinhar ou discriminar o idoso, por qualquer motivo, conforme dispõe o artigo 96, § 1º, da Lei nº 10.741, de 2003.

II. Um dos objetivos do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas é promover a interdisciplinaridade e a integração dos programas, das ações, das atividades e dos projetos dos órgãos e entidades públicos e privados nas áreas de saúde, educação, trabalho, assistência social, previdência social, habitação, cultura, desporto e lazer, visando à prevenção do uso de drogas, a atenção e a reinserção social dos usuários ou dependentes de drogas, conforme previsto no artigo 8º-D, da Lei Federal nº 11.343, de 2006.

III. Entre outras funções, o Ministério Público deve promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; assim como promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e dos estados, nos casos previstos na Constituição Federal de 1988.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

844Q670476 | Legislação Municipal, Guarda Municipal, Prefeitura de Areal RJ, GUALIMP, 2020

O Estatuto Geral das Guardas Municipais estabelece que o Município pode criar, por Lei, sua guarda. Nesse sentido, é correto afirmar que as guardas municipais, em municípios com até 50.000 (cinquenta mil) habitantes, não poderão ter efetivo superior a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

845Q459568 | Direito Penal, Crimes Contra a Liberdade Sexual, Guarda Municipal, Prefeitura de Bragança PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Dentre os Crimes contra os Costumes estão tipificados os crimes de Estupro e de Atentado violento ao pudor, que apresentam elementos semelhantes tais como: constrangimento e violência, e grave ameaça. Das alternativas abaixo, qual aquela que identifica o crime de Estupro, diversamente do crime de Atentado violento ao pudor?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

846Q330851 | Segurança e Transporte, Competências dos órgãos de trânsito, Guarda Municipal, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, UPE UPENET IAUPE

NÃO compete aos órgãos e às entidades executivos de trânsito dos Municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito no âmbito de sua circunscrição:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

847Q708996 | Redação Oficial, Guarda Municipal, Prefeitura de Viana ES, CONSULPAM, 2019

É CORRETO afirmar sobre o Relatório:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

848Q851951 | Português, Interpretação de Textos, Guarda Municipal, CPCON, 2020

Feita a leitura do fragmento textual abaixo exposto, responda à questão:

As novas engrenagens do trabalho


Processos industriais com máquinas cada vez mais inteligentes requerem qualificação da mão de obra que as opera

[Comparar a atual rotina de um cidadão comum com a de alguém que viveu há apenas 30 anos mostrará significativas diferenças. Percebe-se isso nas transações bancárias, cada vez mais eletrônicas. Nas opções de para alugar ou assistir a um filme, hoje a um clique de nossas mãos, assim como na forma de se comunicar com outras pessoas, intensamente mais instantânea. ]* [Esse cenário denota a profunda transformação pela qual o mundo vem passando e que não dá sinais de terminar, com reflexos diretos no mercado de trabalho, como a extinção de diversas profissões e o surgimento de novas, em processo que só tende a se acelerar.]*

Um estudo da consultoria McKinsey chamado Jobs lost, Jobs gained: workforce transitions in a time of automation (“Empregos perdidos, empregos conquistados: transições da força de trabalho em um momento de automação”), de 2017, projeta que 60% das ocupações terão pelo menos 30% de suas atividades automatizadas até 2030. As tarefas recorrentes e repetitivas são as primeiras da fila. São consideradas atividades mais operacionais e que exigem menor qualificação do trabalhador.

Segundo pesquisa do fórum Econômico Mundial denominada The future of Jobs (“O futuro dos empregos”), de 2018, a previsão é de que 75 milhões de ocupações podem desaparecer em decorrência do avanço tecnológico. Em compensação, 133 milhões de postos devem ser criados, ainda que com outras características, já adaptados à nova divisão de trabalho entre homens e máquinas. (Isto É, 05/02/20)

**O 1ºparágrafo contempla dois tópicos, daí a demarcação dos blocos entre colchetes.

Com relação ao plano conteudístico, os três parágrafos do texto contemplam quatro tópicos temáticos (dois distribuídos no 1º parágrafo). Avalie se há correspondência entre os tópicos dispostos na sequência abaixo e o conteúdo desenvolvido em cada bloco textual. Sinalize (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Agilidade e rapidez nas atividades diárias dos cidadãos como reflexo da inserção da tecnologia no cotidiano. ( ) Impacto dos avanços tecnológicos no mercado de trabalho: vantagens e desvantagens. ( ) Efeitos da automação: diminuição dos postos de trabalho para as atividades que requerem menor qualificação. ( ) Dificuldades de criação de novos postos de trabalho em que se concilie a forma de trabalho humana com a máquina, conforme pesquisa realizada.
A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

849Q805182 | Legislação e Decretos, Decreto n 2243 1997 Regulamento de Continências, Guarda Municipal, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

Nos ranchos de praças, ao neles entrar o Comandante, Diretor ou Chefe da Organização Militar ou outra autoridade superior, o praça de serviço, o militar mais antigo presente ou o que primeiro avistar aquela autoridade comanda:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

850Q858179 | Direito Constitucional, Defesa do Estado e das instituições Democráticas, Guarda Municipal, FAFIPA, 2020

De acordo com a Constituição Federal, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

851Q688932 | Legislação de Trânsito CTB, Guarda Municipal, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

Em relação às disposições preliminares do Código de Trânsito Brasileiro, marque a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

852Q858942 | Direito Penal, Crimes Contra a Administração Pública, Guarda Municipal, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Exportar para o exterior peles e couros de anfíbios e de répteis em bruto, sem a autorização da autoridade ambiental competente, é um crime com pena de detenção, de três a seis anos, ou multa, conforme determina a Lei Federal nº 9.605, de 1998, em seu artigo 30.

II. À luz do artigo 312 do Código Penal, ao funcionário público que cometeu o crime de peculato, embora não tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtraído, em proveito próprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário, aplica-se a pena de reclusão, de dois a doze anos, e multa.

III. Ampliar as alternativas de inserção social e econômica do usuário ou dependente de drogas, promovendo programas que priorizem a melhoria de sua escolarização e a sua qualificação profissional, assim como promover o acesso do usuário ou dependente de drogas a todos os serviços públicos, são objetivos do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas previstos no artigo 8º-D, IV e V, da Lei nº 11.343, de 2006.

Marque a alternativa CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

853Q701600 | Meio Ambiente, Guarda Municipal, Prefeitura de Pacujá CE, CETREDE, 2019

Com base nos conhecimentos de meio ambiente, analise as afirmativas a seguir. 

A emissão de fumaça preta por veículos movidos a óleo diesel é um dos principais problemas ambientais nas áreas urbanas, porque esse poluente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

854Q668834 | Enfermagem, Guarda Municipal, Prefeitura de Areal RJ, GUALIMP, 2020

A respiração é uma das funções essenciais à vida. É através dela que o corpo promove permanentemente o suprimento de oxigênio necessário ao organismo, vital para a manutenção da vida. Sobre os tipos de respiração, assinale a CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

855Q671766 | Direito Penal, Guarda Municipal, Prefeitura de Goiana PE, IDIB, 2020

Texto associado.
Sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), analise os itens a seguir:
I. A violência doméstica e familiar contra a mulher constitui uma das formas de violação dos direitos humanos.
II. É direito da mulher em situação de violência doméstica e familiar o atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado por servidores - preferencialmente do sexo feminino - previamente capacitados.
III. No atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, a autoridade policial deverá, entre outras providências, garantir proteção policial, quando necessário, comunicando de imediato ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.
Pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

856Q805540 | Legislação e Decretos, Decreto n 2243 1997 Regulamento de Continências, Guarda Municipal, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

Com base no Decreto nº 2.243/97, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

857Q667356 | Direito Ambiental, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Astrogildo da Silva foi condenado pela prática de crime tipificado na Lei nº 9.605/90,
que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e
atividades lesivas ao meio ambiente. O réu foi condenado a cumprir interdição de
direitos decorrente da caracterização de crime doloso consistente em proibição de
participar de licitações por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

858Q667902 | Direito Constitucional, Do Poder Judiciário, Guarda Municipal, Prefeitura de Vinhedo SP, IBFC, 2020

Segundo a Constituição Federal de 1988, os Tribunais Regionais Federais e os Juízes Federais são órgãos da Justiça Federal. No que tange ao Poder Judiciário e ao Tribunais Regionais Federais, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

859Q845347 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Direitos Fundamentais no ECA, Guarda Municipal, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. São circunstâncias que aumentam e agravam a pena em crimes ambientais, entre outras, o arrependimento do infrator, manifestado pela espontânea reparação do dano, ou a limitação significativa da degradação ambiental causada, conforme previsto no texto do artigo 14 da Lei Federal nº 9.605, de 1998.

II. Confiar ou entregar a direção de um veículo a uma pessoa que, mesmo habilitada, não estiver em condições de dirigi-lo com segurança por seu estado físico ou psíquico, é uma infração gravíssima com penalidade de multa, de acordo com o artigo 166 da Lei Federal nº 9.503, de 1997.

III. É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, sendo-lhe assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral, conforme determinado pelo artigo 19 da Lei Federal nº 8.069, de 1990.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

860Q668719 | Matemática, Guarda Municipal, Prefeitura de Areal RJ, GUALIMP, 2020

Roberto foi a uma doceria e viu a seguinte tabela com os preços de alguns docinhos:

PRODUTO PREÇO
Brigadeiro R$ 1,20 Beijinho R$ 1,30 Cajuzinho R$ 1,20 Docinho de leite R$ 1,00 Ninho com Nutella R$ 1,80 Coco com morango R$ 1,50
Paulo comprou 8 produtos dessa loja. Dentre esses produtos, ele comprou dois docinhos de Ninho com Nutella e um Beijinho. Ele pagou sua compra com uma nota de R$ 20,00. Qual é o maior troco possível recebido por Paulo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.