Questões de Concursos: Guarda Portuário

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Guarda Portuário. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q29184 | Conhecimentos Específicos, Operações Portuárias, Guarda Portuário, CODEBA, FGV

A respeito da operação portuária, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A pré-qualificação do operador portuário será efetuada perante a administração do porto, conforme normas estabelecidas pelo Ministério da Fazenda.
( ) A atividade de movimentação de carga a bordo da embarcação deve ser executada de acordo com a instrução de seu comandante ou de seus prepostos.
( ) As cooperativas formadas por trabalhadores portuários avulsos não poderão se estabelecer como operadores portuários.

As afirmativas são, respectivamente,

62 Q29187 | Conhecimentos Específicos, Operações Portuárias, Guarda Portuário, CODEBA, FGV

Durante seu turno, o Guarda Portuário José encontrou um invasor de área restrita, que se identificou como Marcos. Indagado sobre seus propósitos, Marcos não apresentou justificativa convincente de que sua presença na área era legítima, o que levou José a contê-lo e conduzi-lo para apurar o cometimento de crime, ao que Marcos não se opôs, verbal ou fisicamente, demonstrando-se cooperativo. Marcos não portava qualquer armamento.

Segundo a hipótese apresentada, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) José não poderia empregar algemas na condução de Marcos, pois não dispõe de atribuição legal para efetuar a condução de qualquer pessoa.
( ) José não poderia empregar algemas na condução de Marcos, pois o uso de algemas só é lícito em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à sua integridade física.
( ) José poderia conduzir Marcos mediante emprego de algemas, por receio de ataque ao patrimônio ou à integridade dos bens móveis.

As afirmativas são, respectivamente,

63 Q32734 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Guarda Portuário, DOCAS RJ, MS CONCURSOS

Observe o argumento:

P1: Toda água do mar é salgada. 
P2: Tudo que é salgado é vermelho. 
C: Logo, toda água do mar é vermelha. 

Chamando o argumento de A, as premissas de P1 e P2 e a conclusão de C, é correto afirmar que:

64 Q32706 | Direito Penal, Guarda Portuário, DOCAS RJ, MS CONCURSOS

O primeiro requisito da culpabilidade é a “ Imputabilidade” , ou seja, a capacidade de compreender o caráter criminoso do fato e de orientar­se de acordo com esse entendimento. A imputabilidade possui dois elementos: intelectivo (capacidade de entender) e volitivo (capacidade de querer). Faltando um desses elementos, o sujeito não será imputável, ou seja, inimputabilidade. Dentre as alternativas, estão os três requisitos da “ inimputabilidade”, EXCETO:

65 Q32707 | Direito Penal, Guarda Portuário, DOCAS RJ, MS CONCURSOS

O dicionário Aurél io registra que “ sigilo” é sinônimo de segredo e refere­se ao “ sigilo profissional” como sendo o “ dever ético que impede a revelação de assuntos conf idenciais ligados à profissão” . Podemos ir mais além, dizer que sigilo profissional trata do mantimento de segredo para informação valiosa, cujo domínio de divulgação deva ser fechado, ou seja, restrito a um cliente, a uma organização ou a um grupo, sobre a qual o profissional responsável possui inteira responsabilidade, uma vez que a ele é confiada a manipulação da informação. A Seção IV dos crimes contra a inviolabilidade dos segredos, Art. 154 do Código Penal prevê que “ violação do segredo profissional…” .

Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença anterior.

66 Q29716 | Português, Guarda Portuário, CODESP SP, VUNESP

... não se trata de miseráveis que não encontram outra forma de sobreviver.

A preposição destacada estabelece relação de

67 Q32705 | Direito Penal, Guarda Portuário, DOCAS RJ, MS CONCURSOS

Conduta  é  toda  a  ação  ou  omissão  humana,  consciente  e  voluntária,  voltada  a  uma  finalidade.  Assinale a alternativa que define corretamente o Artigo 25 do Código Penal, “ legítima defesa” .

68 Q32722 | Enfermagem, Guarda Portuário, DOCAS RJ, MS CONCURSOS

Uma convulsão é um fenômeno electro­fisiológico anormal temporário que ocorre no cérebro (descarga bio­energética) e que resulta numa sincronização anormal da atividade eléctrica neuronal. Estas alterações podem refletir­se a nível da tonacidade corporal (gerando contrações involuntárias da musculatura, como movimentos desordenados, ou outras reações anormais como desvio dos olhos e tremores), alterações do estado mental, ou outros sintomas psíquicos. A maioria das crises dura menos que 5 minutos, assim, deve­se manter a calma para que se possa, efetivamente, ajudar a pessoa. Dentre algumas “medidas protetoras” que devem ser tomadas no momento da crise convulsiva, assinale a opção INCORRETA.

69 Q29189 | Direito Penal, Guarda Portuário, CODEBA, FGV

De acordo com o Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), assinale a afirmativa correta.

70 Q29718 | Português, Guarda Portuário, CODESP SP, VUNESP

Considere as frases:

I. O mendigo não interessou-se pelo trabalho.
II. Ele é o mesmo senhor que nos pediu dinheiro ontem.
III. Me informaram que a idosa não era tão pobre.

A colocação pronominal está de acordo com a norma culta apenas em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.