Questões de Concursos Guarda Portuário

Resolva questões de Guarda Portuário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q29186 | Conhecimentos Específicos, Operações Portuárias, Guarda Portuário, CODEBA, FGV

Assinale a opção que apresenta o tipo de instalação portuária que não pode ser localizada fora da área do porto organizado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q32706 | Direito Penal, Guarda Portuário, DOCAS RJ, MS CONCURSOS

O primeiro requisito da culpabilidade é a “ Imputabilidade” , ou seja, a capacidade de compreender o caráter criminoso do fato e de orientar­se de acordo com esse entendimento. A imputabilidade possui dois elementos: intelectivo (capacidade de entender) e volitivo (capacidade de querer). Faltando um desses elementos, o sujeito não será imputável, ou seja, inimputabilidade. Dentre as alternativas, estão os três requisitos da “ inimputabilidade”, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q32722 | Enfermagem, Guarda Portuário, DOCAS RJ, MS CONCURSOS

Uma convulsão é um fenômeno electro­fisiológico anormal temporário que ocorre no cérebro (descarga bio­energética) e que resulta numa sincronização anormal da atividade eléctrica neuronal. Estas alterações podem refletir­se a nível da tonacidade corporal (gerando contrações involuntárias da musculatura, como movimentos desordenados, ou outras reações anormais como desvio dos olhos e tremores), alterações do estado mental, ou outros sintomas psíquicos. A maioria das crises dura menos que 5 minutos, assim, deve­se manter a calma para que se possa, efetivamente, ajudar a pessoa. Dentre algumas “medidas protetoras” que devem ser tomadas no momento da crise convulsiva, assinale a opção INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q29187 | Conhecimentos Específicos, Operações Portuárias, Guarda Portuário, CODEBA, FGV

Durante seu turno, o Guarda Portuário José encontrou um invasor de área restrita, que se identificou como Marcos. Indagado sobre seus propósitos, Marcos não apresentou justificativa convincente de que sua presença na área era legítima, o que levou José a contê-lo e conduzi-lo para apurar o cometimento de crime, ao que Marcos não se opôs, verbal ou fisicamente, demonstrando-se cooperativo. Marcos não portava qualquer armamento.

Segundo a hipótese apresentada, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) José não poderia empregar algemas na condução de Marcos, pois não dispõe de atribuição legal para efetuar a condução de qualquer pessoa.
( ) José não poderia empregar algemas na condução de Marcos, pois o uso de algemas só é lícito em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à sua integridade física.
( ) José poderia conduzir Marcos mediante emprego de algemas, por receio de ataque ao patrimônio ou à integridade dos bens móveis.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q32707 | Direito Penal, Guarda Portuário, DOCAS RJ, MS CONCURSOS

O dicionário Aurél io registra que “ sigilo” é sinônimo de segredo e refere­se ao “ sigilo profissional” como sendo o “ dever ético que impede a revelação de assuntos conf idenciais ligados à profissão” . Podemos ir mais além, dizer que sigilo profissional trata do mantimento de segredo para informação valiosa, cujo domínio de divulgação deva ser fechado, ou seja, restrito a um cliente, a uma organização ou a um grupo, sobre a qual o profissional responsável possui inteira responsabilidade, uma vez que a ele é confiada a manipulação da informação. A Seção IV dos crimes contra a inviolabilidade dos segredos, Art. 154 do Código Penal prevê que “ violação do segredo profissional…” .

Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q32734 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Guarda Portuário, DOCAS RJ, MS CONCURSOS

Observe o argumento:

P1: Toda água do mar é salgada. 
P2: Tudo que é salgado é vermelho. 
C: Logo, toda água do mar é vermelha. 

Chamando o argumento de A, as premissas de P1 e P2 e a conclusão de C, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q32705 | Direito Penal, Guarda Portuário, DOCAS RJ, MS CONCURSOS

Conduta  é  toda  a  ação  ou  omissão  humana,  consciente  e  voluntária,  voltada  a  uma  finalidade.  Assinale a alternativa que define corretamente o Artigo 25 do Código Penal, “ legítima defesa” .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q29188 | Direito Penal, Guarda Portuário, CODEBA, FGV

Segundo o Estatuto do Desarmamento, para adquirir arma de fogo de uso permitido o interessado deverá, além de declarar a efetiva necessidade, atender aos seguintes requisitos:

I. comprovação de idoneidade.
II. apresentação de documento comprobatório de ocupação lícita e de residência certa.
III. comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q32703 | Direito Penal, Guarda Portuário, DOCAS RJ, MS CONCURSOS

Em direito penal, juristas e estudiosos formulam diferentes conceituações formais para “ Crime”. Este  conceito deriva da análise do crime sobre o "aspecto da técnica jurídica, do ponto de vista da lei". Entre  tantos, podemos citar que crime é uma conduta (ação ou omissão) contrária ao direito, a que a lei atribui  uma pena. 

Segundo o Código Penal, é CORRETO afirmar que “ crime culposo”  é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q29716 | Português, Guarda Portuário, CODESP SP, VUNESP

... não se trata de miseráveis que não encontram outra forma de sobreviver.

A preposição destacada estabelece relação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q29189 | Direito Penal, Guarda Portuário, CODEBA, FGV

De acordo com o Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q29718 | Português, Guarda Portuário, CODESP SP, VUNESP

Considere as frases:

I. O mendigo não interessou-se pelo trabalho.
II. Ele é o mesmo senhor que nos pediu dinheiro ontem.
III. Me informaram que a idosa não era tão pobre.

A colocação pronominal está de acordo com a norma culta apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q32729 | Direito Marítimo, Guarda Portuário, DOCAS RJ, MS CONCURSOS

O atual sistema portuário brasileiro é composto por nove Companhia das Docas (oito públicas e uma privada) e por quatro concessões estaduais, existindo ainda mais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q32708 | Segurança e Saúde no Trabalho, Guarda Portuário, DOCAS RJ, MS CONCURSOS

Dentre os métodos de extinção do incêndio está o “ Resfriamento” .

Assinale a alternativa que o define  corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q29201 | Redação Oficial, Guarda Portuário, CODEBA, FGV

O Manual de Redação da Presidência da República lista uma série de vocábulos que devem ser escritos com “e" e não com “i".

Assinale a opção que apresenta um erro ortográfico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q32733 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Guarda Portuário, DOCAS RJ, MS CONCURSOS

Um casal  tem vários filhos, dentre eles algumas crianças gostam de legumes e também de verduras,  sendo  que  nenhum  dos  que  gostam  de  doce  gostam  de  verdura. 

Portanto,  dentre  essas  crianças,  é  verdade que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q29196 | Segurança e Saúde no Trabalho, Guarda Portuário, CODEBA, FGV

Com relação às normas que tratam de segurança e saúde no trabalho portuário, disciplinadas na Norma Regulamentadora nº 29 (NR-29), analise as afirmativas a seguir.

I. A área alfandegada para a movimentação ou armazenagem de cargas destinadas ou provenientes do transporte aquaviário é denominada zona primária.
II. A pessoa jurídica de direito público ou privado que, não sendo operador portuário ou empregador, requisite trabalhador portuário avulso é denominada tomador de serviços.
III. A relação de cargas perigosas recebida do armador ou do seu preposto deve ser informada pela Administração do Porto à guarda portuária.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q32709 | Segurança e Saúde no Trabalho, Guarda Portuário, DOCAS RJ, MS CONCURSOS

Dentre os métodos de prevenção de incêndio, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q32725 | Direito Marítimo, Guarda Portuário, DOCAS RJ, MS CONCURSOS

A relação de todas as cidades litorâneas brasileiras com o mar, onde existem terminais portuários, está intimamente ligada ao papel histórico da economia brasileira com os portos, cuja origem é de aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q29711 | Português, Interpretação de Textos, Guarda Portuário, CODESP SP, VUNESP

Texto associado.
Profissionais da Esmola

     Atrás de dinheiro fácil, vale fazer de tudo nas esquinas de São Paulo. Vale se fantasiar com uma roupa surrada, fazer cara de pelo amor de Deus com criança no colo, cantar no farol ou até usar cadeira de rodas mesmo sendo capaz de andar.
     Uma reportagem constatou o sucesso dessas artimanhas ao acompanhar a rotina de sete pessoas que transformaram mendicância em profissão, ou seja, não se trata de miseráveis que não encontram outra forma de sobreviver. Todos têm residência fixa e declaram receber entre 30 e 100 reais por dia. Às vezes, fazem ponto em mais de um lugar. Sem nem sequer vender uma bala, essas pessoas faturam, em média, 600 reais por mês. Um bom negócio se comparado ao salário mínimo.
     A fonte que alimenta a mendicância é vasta. Quatro em cada dez paulistanos dão esmola nos semáforos. Em vez de ajudar, quem dá esmola faz da mendicância um trabalho rentável.
     Idade avançada ou problemas físicos, usados frequentemente como desculpa para justificar a situação da maioria desses pedintes, não os impedem de viajar horas de ônibus, da periferia até os cruzamentos escolhidos.
     Mendicância deixou de ser contravenção penal. O artigo que previa prisão de quinze dias a três meses para a prática foi revogado em 2009. Entretanto, a questão é delicada. É difícil separar quem está precisando de ajuda por uma circunstância infeliz da vida daqueles que fizeram da mendicância um emprego.

(Veja, ago.2009. Adaptado)
Na frase - Uma reportagem constatou o sucesso dessas artimanhas. – a palavra constatou pode ser substituída, sem alteração de sentido, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.