Início

Questões de Concursos Habilitação Artes

Resolva questões de Habilitação Artes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1032850 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

A produção musical indígena apresenta composições com funções específicas, e é baseada no canto e em instrumentos construídos com aquilo que é encontrado na natureza. Os sons da natureza se fazem bastantes presentes na música indígena, que procura, muitas vezes, mimetizar os sons de aves e de animais silvestres.

Disponível em: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2022- 02/cultura-a-musica-nas-tradicoes-indigenas

Indique o papel da música na cultura indígena brasileira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1032851 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

A música erudita, também conhecida como música clássica, engloba a transmissão de conhecimentos sobre a história, a teoria, a prática e a apreciação desse tipo de arte musical. A metodologia de ensino pode variar desde a leitura de partituras e a prática instrumental até a discussão sobre compositores e estilos musicais.

A característica essencial dessa modalidade de música é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1032847 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, dentre as habilidades necessárias ao ensino de teatro uma se destaca. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1009346 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Um professor de música está planejando uma aula na qual abordará o seguinte objetivo de aprendizagem com seus estudantes: Reconhecer e valorizar a diversidade cultural por meio da exploração de um repertório musical amplo e variado.

Qual das seguintes atividades propostas pelo professor permite que os estudantes abordem o objetivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1009360 | Pedagogia, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

A professora Júlia apresentou teoricamente aos estudantes do 5º ano os elementos constitutivos da música. Porém, seus estudantes não demonstraram interesse na aula, prejudicando o desenvolvimento com conversas paralelas.
Considerando que o objetivo do professor fora de introduzir os conceitos de melodia, harmonia e ritmo, podemos afirmar que o problema da falta de interesse dos estudantes foi por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1032856 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

Existem variações de passos complexos, porém o mais importante no cirandar não é a dificuldade dos passos, mas a simplicidade e a união. A roda pode acontecer em diferentes contextos como carnaval, encerramento de uma atividade pedagógica ou em festejos juninos; em espaços abertos ou fechados, como ruas, bares e praças.

Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/secretaria-especial-dacultura/assuntos/noticias/ciranda-do-nordeste-e-reconhecida-comopatrimonio-cultural-do-brasil. Adaptado

A dança descrita é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1032852 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

A música popular é essencial para a cultura brasileira, atuando como um espelho da identidade nacional, veículo de expressão artística, política e ferramenta de resistência cultural. A respeito de artistas que contribuíram para a música popular brasileira, assinale a alternativa que apresenta apenas informações corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1032855 | Educação Artística, Ensino da Arte, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

A cultura de Mato Grosso é rica e diversificada, resultado da influência de diversas matrizes culturais. No quesito das danças típicas desse estado:_________, _________ e____________ estão presentes dentre outras.

Em sequência, as palavras que completam corretamente essas lacunas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1032859 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

Dentro desse tombamento podem ser inclusos edifícios, obras de arte, florestas, grutas, regiões, cidades, fotografias, livros, entre outros. Porém, a legislação criada para esse fim só aplica essa importância para os bens materiais que sejam importantes para uma memória coletiva.

Disponível em: https://www.sabra.org.br/site/tombamento-historico/

O objetivo do tombamento de bens culturais é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1009353 | Artes Visuais, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Em uma turma do 6º ano, a professora Luíza está iniciando a unidade “Elementos Visuais na Pintura” com seus estudantes. Para abordar aspectos básicos da teoria da cor, a professora propõe exercícios exploratórios para obtenção de tons e matizes de cores secundárias.

Qual dos seguintes exercícios de exploração propostos pelo professor permite que os estudantes atinjam o objetivo declarado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1009357 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artísticoculturais, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

“A dança, no contexto da educação escolar, é concebida como uma articulação e desenvolvimento dos processos de construção de conhecimento. Conhecimento este, portador de perspectivas, objetos e concepções próprias, que estão relacionados à formação integral do estudante. O foco é o desenvolvimento e movimento do corpo, de maneira a explorar as possibilidades da expressão, comunicação, criação e arte produzidas pela cadência corporal. O processo de construção de conhecimento, nesse sentido se dá de maneira constante desde o momento em que se propõe a interação com o próprio corpo, com o outro, com o espaço, com outras unidades temáticas da arte, sua área, e demais eixos/unidades temáticas de outras áreas do conhecimento.”

Cadernos pedagógicos. SEDUC-MT-2018. p.42

Com base nesse contexto, considere que um grupo de estudantes do 8º ano foi desafiado a montar uma apresentação de dança para a festa de encerramento do ano letivo, visando não apenas entreter, mas também mostrar aos espectadores a importância da mesma e como pode suprir a carência cultural das pessoas buscando a melhoria da qualidade de vida dos habitantes nas cidades.

Na montagem de uma coreografia, para que os estudantes se sintam confiantes, o professor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.