Questões de Concursos Habilitação Ciências

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1Q1009446 | Física, Habilitação Ciências, SEDUCMT, FGV, 2025

Usinas hidroelétricas, como a usina de Itaipu, produzem eletricidade com base na energia hidráulica, ou seja, pelo aproveitamento da energia potencial gravitacional da água contida em uma represa elevada. Esta energia está presente na natureza e pode ser aproveitada em desníveis acentuados ou quedas d’água. A respeito do processo de conversão de energia nessas usinas, assinale a alternativa correta.
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2Q1009439 | Ciências, Habilitação Ciências, SEDUCMT, FGV, 2025

Pesquisadores da Embrapa e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram um material inovador composto por polianilina e nanotubos de carbono de paredes múltiplas. Quando exposto à luz ultravioleta, esse material gera uma corrente elétrica capaz de promover reações químicas que resultam na produção de hidrogênio verde, uma fonte de energia limpa e renovável (Fonte: estadao.com.br).
Considerando essa descoberta, um professor de Ciências pede aos estudantes que expliquem que tipo de transformação, se física ou química, ocorre no processo de produção de hidrogênio a partir da água, como descrito na reportagem do jornal.
João disse tratar-se de transformação física, pois o hidrogênio já existia nas moléculas de água.
Juliana afirmou tratar-se de transformação química pois o hidrogênio, que era incolor na água, fica verde depois da reação.
Maria disse trata-se de transformação física, uma vez que foi preciso usar eletricidade para quebrar as moléculas de água.
Rodrigo afirmou que era uma transformação química pois o produto, hidrogênio, é outro que não a água.

A partir dessas três respostas, o professor constatou que:
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3Q1009444 | Patologia, Habilitação Ciências, SEDUCMT, FGV, 2025

A fibrose cística é uma doença genética causada por mutações no gene CFTR, responsável pela produção de canais iônicos nas membranas celulares. Essa alteração compromete o transporte de íons, especialmente o cloreto, afetando o funcionamento das glândulas exócrinas e resultando em secreções espessas e suor com concentração aumentada de cloreto de sódio.
Suponha que, para averiguar a concentração salina no suor de uma criança com fibrose cística, uma professora propôs uma atividade experimental. Usando um circuito elétrico simples, composto por uma lâmpada, uma fonte de energia e dois eletrodos conectados por fios, os estudantes testaram a condutividade elétrica de quatro soluções, mergulhando os eletrodos em recipientes com:

1. Água destilada.
2. Água com sal (NaCl).
3. Suor diluído de uma criança sem fibrose cística.
4. Suor diluído de uma criança com fibrose cística.

A lâmpada acende com maior intensidade quanto maior a condutividade elétrica da solução testada. Com base no funcionamento do circuito e nos princípios da fisiopatologia da fibrose cística, assinale a alternativa correta.
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4Q1009448 | Pedagogia, Habilitação Ciências, SEDUCMT, FGV, 2025

Durante uma oficina pedagógica, um professor construiu com os estudantes um modelo de célula utilizando materiais recicláveis. Depois, pediu que explicassem como cada parte do modelo representava uma função vital da célula. Essa proposta de ensino:
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5Q1009438 | Biologia, Habilitação Ciências, SEDUCMT, FGV, 2025

Ao planejar e estruturar suas aulas sobre a Origem da Matéria e Origem da Vida, a serem ministradas para estudantes do ensino fundamental II, o professor deve ter em mente que, ao final desse bloco, estes devem ser capazes de compreender que
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6Q1009440 | Pedagogia, Habilitação Ciências, SEDUCMT, FGV, 2025

Durante uma sequência didática sobre mudanças climáticas, uma turma do 9º ano associa equivocadamente o aumento do buraco na camada de ozônio ao agravamento do efeito estufa, afirmando que ambos decorrem do “aquecimento do planeta causado pelo sol”. O professor percebe que os estudantes confundem fenômenos ambientais distintos, seus agentes causadores e consequências.
Decidido a reformular sua abordagem, o docente propõe rodas de conversa com base em reportagens confiáveis, estudo de dados reais sobre emissão de gases e debate orientado sobre soluções para os dois problemas globais. Segundo o docente:

“Estratégias didáticas que envolvem debate, análise de fontes e estudo de dados reais favorecem o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes em relação aos impactos ambientais causados pela ação humana, como o efeito estufa e a destruição da camada de ozônio,

POR QUE

a exposição oral dos conceitos científicos é suficiente para que os estudantes compreendam a diferença entre esses fenômenos e reconheçam sua relação com políticas públicas e práticas sustentáveis.”

Com base na situação e nas proposições apresentadas, assinale a alternativa correta:
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7Q1009441 | Biologia, Ecologia e ciências ambientais, Habilitação Ciências, SEDUCMT, FGV, 2025

Após montar uma composteira na escola com os estudantes, a professora solicita que, com base no que fizeram e discutiram durante a experiência, avaliem se as afirmações a seguir, escritas pela professora no quadro negro, são falsas ou verdadeiras:

I. “A decomposição orgânica envolve reações químicas que resultam na liberação de íons minerais e moléculas inorgânicas, que são reintegrados ao ambiente através dos ciclos biogeoquímicos.”
II. “A decomposição depende principalmente da luz solar, pois os fungos e bactérias precisam de calor para sobreviver. É por isso que a composteira tem que ficar exposta ao sol, potencializando a decomposição.”
III. “Ao acelerar a fragmentação da matéria orgânica e convertê-la em compostos mais simples, os decompositores atuam como agentes de estabilização ecológica e sanitária dos ambientes.”
IV. “Insetos e artrópodes devem ser removidos da composteira porque são potenciais predadores, diminuindo a população de decompositores e podem ser transmissores de doenças.”

Se a atividade com os estudantes foi exitosa e houve consolidação de conhecimentos sobre o processo de decomposição da matéria orgânica, a professora espera que a os estudantes respondam as seguintes alternativas como corretas:
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8Q1009443 | Pedagogia, Habilitação Ciências, SEDUCMT, FGV, 2025

Em uma aula sobre alimentação saudável, o professor Fernando distribuiu a seus estudantes diversos rótulos de alimentos industrializados, nos quais deveriam analisar os seguintes aspectos:

1. Lista de ingredientes;
2. Tabela nutricional;
3. Presença de termos como baixa caloria e rico em vitaminas;
4. Corantes, aromatizantes e conservantes alimentares presentes;
5. Presença de termos como integral ou zero gordura trans. Os objetivos pedagógicos específicos da atividade seriam:

I. Avaliar estratégias de marketing e sua influência nas escolhas alimentares.
II. Desenvolver a capacidade de identificar a composição química real dos alimentos.
III. Compreender a importância da rotulagem para o controle da ingestão de macronutrientes.
IV. Reconhecer a função dos aditivos e seus impactos na conservação dos produtos.
V. Discutir a diferença entre alimentos minimamente processados e ultraprocessados.

Para cada um dos objetivos definidos pelo professor Fernado, na ordem em que foram apresentados, os aspectos dos rótulos que se prestam para tal são, respectivamente,
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9Q1009447 | Ciências, Habilitação Ciências, SEDUCMT, FGV, 2025

O arco-íris é um fenômeno óptico que ocorre quando a luz branca do Sol interage com pequenas gotas de água suspensas na atmosfera. Durante esse processo, a luz é separada em diferentes cores visíveis ao observador. Assinale a alternativa que explica corretamente por que vemos as cores do arco-íris organizadas em faixas distintas.
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10Q1032937 | Engenharia Agronômica Agronomia, Meteorologia, Habilitação Ciências, SEDUC MT, FGV, 2025

A agricultura é uma atividade que depende fortemente de fatores ambientais que variam ao longo do ano, especialmente a incidência solar, a temperatura e a duração dos dias. Estas variações estão relacionadas a fenômenos astronômicos que regulam as estações. Ao analisar os dados que mostram o crescimento de uma cultura sazonal em diferentes épocas do ano no hemisfério sul, um estudante afirma que o desenvolvimento das plantas dessa cultura está diretamente relacionado à maior disponibilidade de luz solar nos meses de primavera e verão. Ao considerar os fenômenos astronômicos, o estudante conclui corretamente que a variação sazonal nos processos fisiológicos das plantas, como fotossíntese e floração, em diferentes épocas do ano, se deve ao fato de que:
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11Q1009445 | Física, Habilitação Ciências, SEDUCMT, FGV, 2025

Se a frequência de uma onda for dobrada e a velocidade da onda permanecer constante, o comprimento de onda
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12Q1032930 | Ciências, Ensino de Ciências, Habilitação Ciências, SEDUC MT, FGV, 2025

Em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, a professora propôs uma sequência didática interdisciplinar para abordar os movimentos da Terra e suas consequências: dia, noite, eclipses, fases da Lua e estações do ano. A proposta partiu da observação direta do céu, passou pela construção de modelos tridimensionais com os estudantes e incluiu pesquisas sobre diferentes calendários (gregoriano, islâmico, indígena e asteca) utilizados historicamente para marcar o tempo com base nos fenômenos astronômicos. Durante a avaliação, os estudantes foram convidados a elaborar uma linha do tempo comentada, relacionando os conhecimentos construídos nas atividades com os modos de medir o tempo em diferentes culturas.

Com base nessa situação didática, assinale a alternativa que melhor expressa a intencionalidade pedagógica da professora.
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13Q1032931 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Habilitação Ciências, SEDUC MT, FGV, 2025

Durante uma expedição científica ao Cerrado brasileiro, um grupo de biólogos observou diversas adaptações estruturais e fisiológicas em plantas da região, que permitem sua sobrevivência em solos ácidos, pobres em nutrientes e com baixa retenção de água. Assinale a alternativa que descreve corretamente uma dessas adaptações e a vantagem que ela confere às plantas desse ambiente.
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14Q1032926 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Habilitação Ciências, SEDUC MT, FGV, 2025

Uma turma do Ensino Médio apresenta dificuldades na compreensão de conceitos relacionados à biodiversidade e à importância da conservação ambiental. O professor deseja promover uma aula mais ativa e participativa, que envolva os estudantes na construção do conhecimento, considerando a diversidade de estilos de aprendizagem presentes na turma (heterogênea).

Qual das opções a seguir apresenta a estratégia pedagógica mais adequada para alcançar esse objetivo?
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15Q1032927 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Habilitação Ciências, SEDUC MT, FGV, 2025

Situação Problema: Uma turma do Ensino Médio realiza uma atividade prática de experimentos sobre propriedades físicas da matéria, envolvendo análises de densidade e solubilidade. Entre os estudantes, há uma pessoa com deficiência visual. O professor quer promover a participação plena desse estudante, garantindo que ele compreenda e contribua com a atividade, mesmo sem usar recursos visuais convencionais.

Qual abordagem pedagógica é mais eficaz para promover a inclusão desse estudante na atividade experimental de Ciências?
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16Q1032932 | Biologia, Moléculas, Habilitação Ciências, SEDUC MT, FGV, 2025

Durante uma aula prática sobre processos bioenergéticos, a professora Mariana propôs aos estudantes duas atividades distintas: uma para investigar a fotossíntese e outra para analisar a respiração celular. As propostas eram as seguintes:

Atividade 1:

Os estudantes deveriam cultivar plantas aquáticas (Elodea sp.) em dois frascos transparentes contendo água destilada. Um dos frascos seria exposto à luz solar direta, enquanto o outro ficaria em ambiente escuro. Após 24 horas, os estudantes mediriam a quantidade de bolhas liberadas em ambos os frascos, relacionando os dados obtidos com a produção de oxigênio pela planta.

Atividade 2:
Os estudantes montariam um experimento para analisar a liberação de CO2 em sementes de feijão em germinação, utilizando um sistema fechado com água de cal (indicador de CO2). Eles deveriam observar a turbidez da solução após 48 horas e relacionar esse fenômeno à respiração celular.

Com base nas atividades propostas, assinale a alternativa que avalia o propósito didático e a fundamentação científica das experiências:
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17Q1009442 | Saúde Pública, Habilitação Ciências, SEDUCMT, FGV, 2025

Durante a pandemia de Covid-19, a comunicação científica foi crucial para orientar a população sobre a vacinação, com a produção de conteúdos científicos e midiáticos sobre imunização. Em campanhas públicas de vacinação, conceitos como vacinas de RNA mensageiro, imunidade coletiva (efeito rebanho) e soros imunológicos ganharam destaque, porém também surgiram desinformações sobre os mais variados assuntos. Uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo destacou:
“As vacinas funcionam estimulando o sistema imunológico a produzir uma resposta protetora antes que o corpo entre em contato com o agente infeccioso. Diferentemente dos soros, que oferecem anticorpos prontos para combater o patógeno, as vacinas treinam o corpo para que ele mesmo produza suas defesas naturais, garantindo memória imunológica de longa duração.” (Fonte adaptada: O Estado de S. Paulo, 2021)
A partir desse contexto, a professora Claudia propôs aos seus estudantes que realizassem uma pesquisa bibliográfica e midiática sobre o papel das vacinas e dos soros no enfrentamento de doenças infecciosas, e que, em duplas, fizessem um resumo das conclusões a que chegaram. Após a atividade, a professora pode sintetizar as conclusões dos estudantes em quatro afirmações. No resumo apresentado por cada dupla de estudantes, mais de uma das conclusões abaixo sintetizadas pode estar presente:

I. Conclusão a que chegaram cerca de 60% dos estudantes: Vacinas baseadas em RNA mensageiro, como as contra Covid19, alteram permanentemente o DNA das células humanas, gerando risco de mutações genéticas.
II. Conclusão a que chegaram cerca de 20% dos estudantes: Vacinas compostas por vírus atenuados ou mortos podem, em raros casos, provocar reações adversas, mas não são capazes de causar a doença para a qual foram desenvolvidas.
III. Conclusão a que chegaram cerca de 50% dos estudantes: Soros imunológicos conferem proteção ativa e prolongada contra doenças, uma vez que induzem o organismo a produzir seus próprios anticorpos de memória.
IV. Conclusão a que chegaram cerca de 80% dos estudantes: A imunização coletiva de uma alta porcentagem da população por meio de vacinas reduz significativamente a circulação de patógenos, protegendo inclusive indivíduos não vacinados, em um fenômeno conhecido como efeito rebanho.

Frente a esses resultados, a professora pode concluir que:
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18Q1032928 | Pedagogia, Legislação da Educação, Habilitação Ciências, SEDUC MT, FGV, 2025

Na organização final do bimestre, uma professora de Ciências do Ensino Médio decide aplicar uma avaliação que envolva interpretação de esquemas de processos fisiológicos, análise de gráficos sobre fotossíntese e questões discursivas. Na turma, dois estudantes têm laudos formais: um com diagnóstico de TEA e outro com TDAH. A professora deseja adaptar a prova sem comprometer os objetivos de aprendizagem, garantindo equidade, acessibilidade e a possibilidade de expressão dos conhecimentos por diferentes meios. Para isso, propõe três ações:

I) Dividir a avaliação em blocos menores, com pausas programadas e mediadas.
II) Oferecer recursos visuais adicionais, como pictogramas e instruções com linguagem simplificada.
III) Disponibilizar alternativas orais e o uso de imagens para explicar respostas em vez de apenas texto escrito.

Com base na legislação vigente (como a LBI) e nas diretrizes de Educação Inclusiva, é correto afirmar que:
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19Q1032925 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Habilitação Ciências, SEDUC MT, FGV, 2025

Durante uma sequência didática sobre a formação das rochas e do solo, o professor propôs que seus estudantes realizassem uma atividade prática que permitisse observar processos físico-químicos comparáveis aos que ocorrem na natureza. O objetivo era fazer com que os estudantes compreendessem, de maneira experimental, os processos de formação de rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, bem como os fatores envolvidos na formação do solo. Dentre as atividades práticas propostas a seguir, assinale aquela mais adequada para promover entre os estudantes uma compreensão conceitual correta sobre a formação de rochas na natureza.
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20Q1032938 | Ciências, Ciências, Habilitação Ciências, SEDUC MT, FGV, 2025

Os ciclos de vida dos seres vivos apresentam variações quanto à alternância de fases, tipo de reprodução e tempo de desenvolvimento. As afirmativas a seguir fazem referência a alguns desses ciclos.

I. O ciclo de vida das briófitas envolve a alternância entre duas fases distintas, de modo que a fase responsável pela produção de gametas é a mais duradoura e visível, desempenhando papel central no desenvolvimento e na morfologia desses organismos.
II. No ciclo de vida das gimnospermas, a fase que predomina é a esporofítica, caracterizada por ser multicelular, fotossintetizante e independente, representando a estrutura complexa e duradoura da planta adulta que observamos na natureza, enquanto a fase gametofítica é reduzida e restrita ao interior das estruturas reprodutivas.
III. Nos cnidários, o ciclo de vida geralmente envolve a alternância entre duas fases morfológicas distintas: a fase de pólipo, que é predominantemente assexuada e fixada ao substrato, e a fase de medusa, que é livre e apresenta reprodução sexuada, com a liberação de gametas na água para a fecundação.
IV. Nos insetos holometábolos, ocorre uma alternância de gerações com a presença de fases haploides e diploides que se manifestam em organismos multicelulares distintos, e cada uma dessas fases desempenha funções específicas no ciclo reprodutivo e no desenvolvimento da espécie.

Nas afirmativas apresentadas, é correto o que está descrito
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