Início

Questões de Concursos Habilitação Educação Física

Resolva questões de Habilitação Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1009469 | Sem disciplina, Temas Educacionais Pedagógicos, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Texto para a questão.


Respeito e inclusão


O professor opta por incorporar ferramentas digitais às suas aulas sobre esportes de invasão. Utilizando plataformas de vídeos, aplicativos para análise tática e programas para monitoramento de desempenho. No decorrer de uma aula de futebol, o professor sugeriu que os estudantes utilizassem um aplicativo para registrar e examinar suas próprias jogadas, com o intuito de identificar suas virtudes e limitações. Um conjunto de estudantes, ao remixar gravações de partidas, inadvertidamente divulgou no grupo virtual da classe vídeos provenientes de diversas fontes, sem verificar a autoria ou a qualidade do material, além de publicar comentários que evidenciaram uma compreensão inadequada acerca dos direitos autorais e do respeito pelo trabalho alheio.
Levando em conta a relevância de incentivar um emprego responsável, ético, inclusivo e crítico das tecnologias na prática de esportes de invasão e, considerando a importância de promover um ambiente pautado pelo respeito e pela inclusão, indique a alternativa que representa a ação a ser incentivada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1009473 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi alterada pelas leis nº 10.639/03 e 11.645/2008, que abordam a inserção do ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena na Educação Básica. Adicionalmente, a Base Nacional Comum Curricular, no componente curricular Educação Física, reconhece “brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana” como objetos de conhecimento. A alternativa correta referente ao principal propósito da inserção desses conteúdos na Educação Física é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1009474 | Pedagogia, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, a Base Nacional Comum Curricular integra a política nacional da Educação Básica. Na Base Nacional Comum Curricular, a Educação Física constitui um componente curricular que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1032955 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Habilitação Educação Física, SEDUC MT, FGV, 2025

De acordo com a classificação apresentada na Base Nacional Comum Curricular, assinale a alternativa que corresponde a práticas corporais da unidade temática Esportes na categoria técnico-combinatória.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1032958 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Habilitação Educação Física, SEDUC MT, FGV, 2025

A Educação Física na escola deve promover a vivência e a apuração das particularidades dos esportes de rede ou de quadra dividida, bem como aqueles que utilizam parede de rebote, o que favorecerá a utilização e a apropriação dessas atividades no tempo de lazer, além de proporcionar a apreciação das experiências sensíveis e estéticas inerentes a essas modalidades. A opção que elucida os esportes mencionados e as dimensões do saber abordadas na Base Nacional Comum Curricular é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1032957 | Pedagogia, Legislação da Educação, Habilitação Educação Física, SEDUC MT, FGV, 2025

De acordo com o estabelecido pela BNCC, assinale a alternativa que apresenta objetos de conhecimento relacionados à unidade temática Brincadeiras e Jogos para o 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.