Questões de Concurso Habilitação História

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q1009395 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

A origem da polis grega, situada entre os séculos VIII e VII (a.C.), é decisiva na história do pensamento grego, alega o historiador Jean-Pierre Vernant”. [...] Por ela, a vida social e as relações de poder tomam uma forma nova. [...] Tanto no plano intelectual como no domínio das instituições. [...] O que implica o sistema da polis é primeiramente uma extraordinária premência da palavra sobre todos os outros instrumentos de poder”.

VERNANT, Jean-Pierre. As Origens do Pensamento Grego. Bertrand Brasil. RJ. 1998.

Sobre o fenômeno apresentado pelo autor, é correto afirmar que

2 Q1009382 | Pedagogia, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

Questionados sobre a condição de pertencimento a uma nacionalidade, estudantes podem ser desafiados a revelar como essa condição é processada historicamente. Para isso, devem ser subsidiados com reflexões sobre

3 Q1009384 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

“Mandei que Sexta-Feira apanhasse todos os crânios, ossos, restos de carne e o que mais fosse, juntasse tudo numa grande pilha e acendesse uma fogueira para reduzir tudo a cinzas; percebi nele grande vontade de comer daquela carne, nele persistia sua natureza canibal; demonstrei porém tanto asco pela simples referência à ideia ou por seu eventual interesse que ele não se atreveu a manifestá-lo; porque arranjei um jeito de fazê-lo entender, além do mais, que o mataria se ele cedesse a seus impulsos.”

DEFOE, Daniel. Robinson Crusoe. SP: Ubu Editora, 2021. Trad. Leonardo Fróes

Esse excerto de texto tão clássico como popular, escrito no século XVII, poderia ensejar uma representação dramatizada (enriquecida pela pesquisa em outras fontes) das relações entre europeus em expansão e povos americanos, africanos, orientais que foram acessados pelo ímpeto mercantilista dos séculos XVI e seguintes e, mais tarde, pela avidez imperialista das sociedades cuja produção já exigia abertura de novos mercados.

Um professor, ao solicitar uma representação dramatizada desse excerto, pretende que seus estudantes reflitam e percebam que o que nele se destaca é a

4 Q1009387 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

O conclave, como se denominou o processo pelo qual um novo Papa é escolhido, tem suas raízes na história da Igreja Medieval. A origem do conclave reflete uma transformação significativa no modo como a liderança da Igreja era decidida, e seu desenvolvimento ao longo dos séculos revela muito sobre as dinâmicas de poder dentro da Igreja e suas interações com o mundo secular.

Qual foi a principal razão para a origem do conclave na escolha do Papa, e como esse processo se desenvolveu ao longo da história da Igreja Católica?

5 Q1009396 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

Frei Vicente de Salvador (1564-1635) escreveu em sua História do Brazil (1627) que “Da largura que a terra do Brasil tem para o sertão não trato, porque até agora não houve quem a andasse por negligência dos portugueses, que sendo grandes conquistadores de terras não aproveitam delas, mas contentamse de andar arranhando ao longo do mar como caranguejos.”

OLIVEIRA, Maria Lêda. A História do Brazil de Frei Vicente do Salvador. História e Política do Império Português no século XVII. RJ: Versal; SP: Odebrecht, 2008.

Sobre o julgamento do historiador, pode-se dizer que

6 Q1009383 | História, Revolução Industrial, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

As percepções humanas são suscetíveis de alterações a depender de elementos do seu contexto. Historicamente, a capacidade atencional para apreender imagens em deslocamento foi desenvolvida no século XIX. Uma abordagem interdisciplinar desse fenômeno, nesse período, deve ser apresentada aos estudantes a partir

7 Q1009385 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

Um professor de Geografia e outro de História propõem à sua turma um trabalho. O professor de Geografia pede que os estudantes identifiquem e descrevam as condições de moradia das pessoas mais pobres em sua cidade. Feito o levantamento, o professor de História propõe a leitura de dois documentos:

1. “Eram casebres baixos, cheios de frestas, caindo aos pedaços, que deixavam transparecer, pelos buracos usados como janelas e pelas fissuras dos muros, a mais triste miséria; no interior, poucos cômodos imundos, aos quais se chega por escadas flácidas e que desmontam sob o peso do corpo, [...]os únicos móveis são um leito ou dois sobre cavaletes, um baú e os utensílios indispensáveis para a cozinha (...) cada quarto serve a três ou quatro pessoas [...]. Fonte: “Atas da junta para a melhoria agrícola e sobre a situação dos agricultores” 1882.

Apud DEL PRIORI, M.; NEVES, M de F. das; ALAMBERT, F. Documentos de História do Brasil; de Cabral aos anos 90. São Paulo: Scipione, 1997, pp 63-64.

2. A sua Excia. Cônsul da Itália em São Paulo Há três anos trabalho na fazenda na qual o administrador tem o vício infame de maltratar os pobres filhos do trabalhador, em especial o italiano. [...] Caí doente há 3 meses e não pude trabalhar por 30 dias, sendo, desde então, objeto de escárnio e maus tratos por parte dos empregados da fazenda. (...) não podendo mais suportar as humilhações, resolvi abandonar a fazenda há 15 dias e não receber o que tinha direito. Parti deixando meus familiares (...), mas até hoje não os vi, o que me fez acreditar que estão proibidos de sair da fazenda”.

Fonte: jornal La Battaglia, São Paulo, 23/7/1911. Apud DEL PRIORI, M.; NEVES, M de F. das; ALAMBERT, F. Documentos de História do Brasil; de Cabral aos anos 90. São Paulo: Scipione, 1997, pp. 64-65.

O professor de História, com essas leituras, pretendia que os estudantes estabelecessem relações entre o passado e o presente, pois:

8 Q1009388 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

Robert Darnton, em seu livro O grande massacre de gatos, discute o papel dos gatos na história cultural francesa do século XVIII. A relação entre os humanos e os gatos estava entrelaçada com as crenças sobre a natureza e as forças sobrenaturais. Segundo o historiador, qual era a percepção social dos gatos na França do século XVIII, e como isso se relacionava com a cultura popular da época?

9 Q1009389 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

“Ó vós Povo que nascestes para seres livre e para gozares dos bons feitos da Liberdade, ó vós Povos que viveis flagelados com o pleno poder do indigno coroado, esse mesmo rei que vós criastes; esse mesmo rei tirano é quem se firma no trono para vos deixar, para vos roubar e para vos maltratar”.

Este é um trecho de um panfleto revolucionário datado de 1798 que circulou na cidade de Salvador. Qual foi a principal motivação da Conjuração Baiana, movimento ocorrido na então Capitania da Bahia?

10 Q1009394 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

Qual das alternativas abaixo representa corretamente a tese de Francis Fukuyama sobre “O Fim da História” em relação à globalização?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.