Um professor de Geografia e outro de História propõem à sua
turma um trabalho. O professor de Geografia pede que os
estudantes identifiquem e descrevam as condições de moradia
das pessoas mais pobres em sua cidade. Feito o levantamento, o
professor de História propõe a leitura de dois documentos:
1. “Eram casebres baixos, cheios de frestas, caindo aos pedaços,
que deixavam transparecer, pelos buracos usados como
janelas e pelas fissuras dos muros, a mais triste miséria; no
interior, poucos cômodos imundos, aos quais se chega por
escadas flácidas e que desmontam sob o peso do corpo,
[...]os únicos móveis são um leito ou dois sobre cavaletes, um
baú e os utensílios indispensáveis para a cozinha (...) cada
quarto serve a três ou quatro pessoas [...]. Fonte: “Atas da
junta para a melhoria agrícola e sobre a situação dos
agricultores” 1882.
Apud DEL PRIORI, M.; NEVES, M de F. das; ALAMBERT, F. Documentos de
História do Brasil; de Cabral aos anos 90 .
São Paulo: Scipione, 1997, pp 63-64. 2. A sua Excia.
Cônsul da Itália em São Paulo
Há três anos trabalho na fazenda na qual o administrador tem
o vício infame de maltratar os pobres filhos do trabalhador,
em especial o italiano. [...] Caí doente há 3 meses e não pude
trabalhar por 30 dias, sendo, desde então, objeto de escárnio
e maus tratos por parte dos empregados da fazenda. (...) não
podendo mais suportar as humilhações, resolvi abandonar a
fazenda há 15 dias e não receber o que tinha direito. Parti
deixando meus familiares (...), mas até hoje não os vi, o que
me fez acreditar que estão proibidos de sair da fazenda”.
Fonte: jornal La Battaglia, São Paulo, 23/7/1911.
Apud DEL PRIORI, M.; NEVES, M de F. das; ALAMBERT, F.
Documentos de História do Brasil; de Cabral aos anos 90 .
São Paulo: Scipione, 1997, pp. 64-65.
O professor de História, com essas leituras, pretendia que os
estudantes estabelecessem relações entre o passado e o
presente, pois:
a) as condições de trabalho e habitação dos imigrantes italianos
ainda permanecem iguais ao início do século XX, assim como
as normas que regem o trabalho na agricultura.
b) as condições de habitação atual das populações mais pobres
se assemelham àquelas dos imigrantes italianos que vieram
para o campo. Ao mesmo tempo, o trabalho foi
progressivamente regulamentado desde o século XX até hoje.
c) não é possível estabelecer comparações entre as condições
de trabalho dos imigrantes do início do século com o
presente. Afinal, as relações de trabalho nas fazendas e nas
cidades continuam exatamente como antes.
d) o trabalho de Geografia mostrou as condições de vida atuais
como muito diferentes daquelas apresentadas nos
documentos de História sobre os trabalhadores imigrantes
agrícolas do passado.
e) nos trabalhos de Geografia e de História aparecem apenas as
rupturas entre o passado e o presente trazidas pelo processo
acelerado de industrialização no século XX.