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Questões de Concursos Habilitação História

Resolva questões de Habilitação História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1032875 | História, História do Brasil, Habilitação História, SEDUC MT, FGV, 2025

Em 1835, na Bahia, teve lugar uma revolta de negros contra o regime escravocrata que é considerada o maior levante urbano de escravizados no Brasil. Cerca de 600 negros libertos e cativos enfrentaram as forças da Guarda do Palácio do Governo. Uma vez sufocada, cerca de 70 revoltosos foram mortos e muitos condenados a penas de prisão, açoites e deportação para a África. Sobre tal revolta pode-se dizer que foi

I. protagonizada por negros muçulmanos, vindos de regiões onde hoje ficam a Nigéria e o Benin.
II. chamada de Revolta dos Alfaiates, pela ocupação profissional de seus líderes que confeccionavam abadás.
III. sediada em Ilhéus, local que concentrava escravizados convertidos ao protestantismo.
IV. liderada por africanos chamados de nagôs no Brasil, por sua origem, e de malês, em iorubá, por sua religião.
V. desencadeada por negros escravizados que em grande parte trabalhava nas ruas como ambulantes.

Selecione a alternativa que reúne apenas as afirmações corretas.
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22Q1032877 | História, História do Brasil, Habilitação História, SEDUC MT, FGV, 2025

“Filho de ex-escravos, crescera na fazenda levando a mesma vida dos pais. Era pajem do sinhô moço. Tinha a obrigação de brincar com ele. Era o cavalo em que o mocinho galopava sonhando conhecer todas as terras do pai. Tinham a mesma idade. [E ele perguntava:] Se eram livres, por que continuavam ali? Por que, então, tantas negras na senzala? Por que todos não se arribavam à procura de outros lugares e trabalhos?”

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Pallas, RJ: 2023.

Pensando nas raízes históricas do racismo no Brasil, escolha a alternativa que responde as questões levantadas pela autora em seu livro.
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23Q1009386 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

Quais foram as principais características das relações comerciais entre a Europa e o Norte da África na Antiguidade, especialmente durante o período do Império Romano?
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24Q1009388 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

Robert Darnton, em seu livro O grande massacre de gatos, discute o papel dos gatos na história cultural francesa do século XVIII. A relação entre os humanos e os gatos estava entrelaçada com as crenças sobre a natureza e as forças sobrenaturais. Segundo o historiador, qual era a percepção social dos gatos na França do século XVIII, e como isso se relacionava com a cultura popular da época?
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25Q1032878 | História, História Geral, Habilitação História, SEDUC MT, FGV, 2025

A Revolução Francesa do século XVIII foi um movimento que derrubou o Antigo Regime naquele país e fixou um paradigma de transformação política no imaginário social muito além da França e da época em que ocorreu.

Sobre essa afirmação, deve-se dizer que
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26Q1009385 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

Um professor de Geografia e outro de História propõem à sua turma um trabalho. O professor de Geografia pede que os estudantes identifiquem e descrevam as condições de moradia das pessoas mais pobres em sua cidade. Feito o levantamento, o professor de História propõe a leitura de dois documentos:

1. “Eram casebres baixos, cheios de frestas, caindo aos pedaços, que deixavam transparecer, pelos buracos usados como janelas e pelas fissuras dos muros, a mais triste miséria; no interior, poucos cômodos imundos, aos quais se chega por escadas flácidas e que desmontam sob o peso do corpo, [...]os únicos móveis são um leito ou dois sobre cavaletes, um baú e os utensílios indispensáveis para a cozinha (...) cada quarto serve a três ou quatro pessoas [...]. Fonte: “Atas da junta para a melhoria agrícola e sobre a situação dos agricultores” 1882.

Apud DEL PRIORI, M.; NEVES, M de F. das; ALAMBERT, F. Documentos de História do Brasil; de Cabral aos anos 90. São Paulo: Scipione, 1997, pp 63-64.

2. A sua Excia. Cônsul da Itália em São Paulo Há três anos trabalho na fazenda na qual o administrador tem o vício infame de maltratar os pobres filhos do trabalhador, em especial o italiano. [...] Caí doente há 3 meses e não pude trabalhar por 30 dias, sendo, desde então, objeto de escárnio e maus tratos por parte dos empregados da fazenda. (...) não podendo mais suportar as humilhações, resolvi abandonar a fazenda há 15 dias e não receber o que tinha direito. Parti deixando meus familiares (...), mas até hoje não os vi, o que me fez acreditar que estão proibidos de sair da fazenda”.

Fonte: jornal La Battaglia, São Paulo, 23/7/1911. Apud DEL PRIORI, M.; NEVES, M de F. das; ALAMBERT, F. Documentos de História do Brasil; de Cabral aos anos 90. São Paulo: Scipione, 1997, pp. 64-65.

O professor de História, com essas leituras, pretendia que os estudantes estabelecessem relações entre o passado e o presente, pois:
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27Q1009397 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

A escravização de povos africanos para trabalhar nas colônias portuguesas desempenhou papel relevante na economia mercantil dos séculos XV ao XIX e não somente pela utilização dessa mão de obra nas lavouras, mas pelo fato de que o tráfico de africanos no circuito do Atlântico Sul era fonte de alta lucratividade.

Com relação ao empreendimento português de tráfico de escravos para o Brasil é correto dizer que entre os principais pontos de abastecimento, na África, está o território que corresponde ao seguinte país:
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28Q1009389 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

“Ó vós Povo que nascestes para seres livre e para gozares dos bons feitos da Liberdade, ó vós Povos que viveis flagelados com o pleno poder do indigno coroado, esse mesmo rei que vós criastes; esse mesmo rei tirano é quem se firma no trono para vos deixar, para vos roubar e para vos maltratar”.

Este é um trecho de um panfleto revolucionário datado de 1798 que circulou na cidade de Salvador. Qual foi a principal motivação da Conjuração Baiana, movimento ocorrido na então Capitania da Bahia?
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29Q1032870 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Habilitação História, SEDUC MT, FGV, 2025

Uma professora irá introduzir o assunto da ditadura militar no Brasil (1964-1985). Considerando o conhecimento pedagógico do conteúdo, qual das seguintes abordagens seria mais eficaz para iniciar o ensino sobre os principais eventos da ditadura militar no Brasil?
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30Q1032871 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Habilitação História, SEDUC MT, FGV, 2025

Ao preparar uma aula sobre o Brasil no século XXI e suas relações com a economia mundial, qual das seguintes atividades seria eficaz, considerando o conhecimento pedagógico do conteúdo?
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31Q1032872 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Habilitação História, SEDUC MT, FGV, 2025

O professor planeja tratar com seus estudantes o tema da Diáspora Africana e sua influência no Brasil. Para isso, ele primeiramente lê com os estudantes o seguinte texto:

O Brasil é um país extraordinariamente africanizado. E só a quem não conhece a África pode escapar o quanto há de africano nos gestos, nas maneiras de ser e viver e no sentimento estético do brasileiro. Por sua vez, em toda a outra costa atlântica se podem facilmente reconhecer os brasileirismos. Há comidas brasileiras na África, como há comidas africanas no Brasil. Danças, tradições, técnicas de trabalho, instrumentos de música, palavras e comportamentos sociais brasileiros insinuaram-se no dia-a-dia africano. [...] Com ou sem remorso, a escravidão foi o processo mais importante de nossa história. [...] O escravo ficou dentro de todos nós, qualquer que seja a nossa origem.

COSTA E SILVA, ALBERTO DA. Um rio chamado Atlântico: a África no Brasil e o Brasil na África. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 2003. Texto adaptado.

Após a leitura do texto, qual das atividades listadas a seguir, seria eficiente, seguindo o conhecimento pedagógico do conteúdo, para que os estudantes interajam com o tema proposto?
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32Q1032873 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Habilitação História, SEDUC MT, FGV, 2025

Ao pensar em estratégia para trabalhar no Ensino Fundamental sobre a crise do Antigo Regime na Europa, uma professora escolhe dentre as atividades a seguir, eficiente, do ponto de vista de envolvimento de todos os estudantes, para iniciar este estudo, segundo o conhecimento pedagógico do conteúdo.

Assinale a alternativa correta.
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