Questões de Concursos Habilitação Língua Portuguesa

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21Q1032840 | Português, Interpretação de Textos, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUC MT, FGV, 2025

Texto associado.
Para responder à questão, leia o poema “Urge o tempo” de Gonçalves Dias (1823-1864).


Urge o tempo, os anos vão correndo,
Mudança eterna os seres afadiga!
O tronco, o arbusto, a folha, a flor, o espinho,
Quem vive, o que vegeta, vai tomando
Aspectos novos, nova forma, enquanto
Gira no espaço e se equilibra a terra.


Tudo se muda, tudo se transforma;
O espírito, porém, como centelha,
Que vai lavrando solapada e oculta,
Até que enfim se torna incêndio e chamas,
Quando rompe os andrajos morredouros,
Mais claro brilha, e aos céus consigo arrasta
Quanto sentiu, quanto sofreu na terra.


Tudo se muda aqui! Somente o afeto,
Que se gera e se nutre em almas grandes,
Não acaba, nem muda; vai crescendo,
Co’o tempo avulta, mais aumenta em forças
E a própria morte o purifica e alinda.
Semelha estátua erguida entre ruínas,
Firme na base, intacta, inda mais bela
Depois que o tempo a rodeou de estragos.


DIAS, Gonçalves. Cantos. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
De acordo com o poema, o que logra resistir ao tempo é
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22Q1032841 | Português, Interpretação de Textos, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUC MT, FGV, 2025

Texto associado.
Para responder à questão, leia o poema “Urge o tempo” de Gonçalves Dias (1823-1864).


Urge o tempo, os anos vão correndo,
Mudança eterna os seres afadiga!
O tronco, o arbusto, a folha, a flor, o espinho,
Quem vive, o que vegeta, vai tomando
Aspectos novos, nova forma, enquanto
Gira no espaço e se equilibra a terra.


Tudo se muda, tudo se transforma;
O espírito, porém, como centelha,
Que vai lavrando solapada e oculta,
Até que enfim se torna incêndio e chamas,
Quando rompe os andrajos morredouros,
Mais claro brilha, e aos céus consigo arrasta
Quanto sentiu, quanto sofreu na terra.


Tudo se muda aqui! Somente o afeto,
Que se gera e se nutre em almas grandes,
Não acaba, nem muda; vai crescendo,
Co’o tempo avulta, mais aumenta em forças
E a própria morte o purifica e alinda.
Semelha estátua erguida entre ruínas,
Firme na base, intacta, inda mais bela
Depois que o tempo a rodeou de estragos.


DIAS, Gonçalves. Cantos. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
A última estrofe estabelece uma comparação explícita entre
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23Q1032842 | Português, Interpretação de Textos, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUC MT, FGV, 2025

Texto associado.
Para responder à questão, leia o poema “Urge o tempo” de Gonçalves Dias (1823-1864).


Urge o tempo, os anos vão correndo,
Mudança eterna os seres afadiga!
O tronco, o arbusto, a folha, a flor, o espinho,
Quem vive, o que vegeta, vai tomando
Aspectos novos, nova forma, enquanto
Gira no espaço e se equilibra a terra.


Tudo se muda, tudo se transforma;
O espírito, porém, como centelha,
Que vai lavrando solapada e oculta,
Até que enfim se torna incêndio e chamas,
Quando rompe os andrajos morredouros,
Mais claro brilha, e aos céus consigo arrasta
Quanto sentiu, quanto sofreu na terra.


Tudo se muda aqui! Somente o afeto,
Que se gera e se nutre em almas grandes,
Não acaba, nem muda; vai crescendo,
Co’o tempo avulta, mais aumenta em forças
E a própria morte o purifica e alinda.
Semelha estátua erguida entre ruínas,
Firme na base, intacta, inda mais bela
Depois que o tempo a rodeou de estragos.


DIAS, Gonçalves. Cantos. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Por dêixis entende-se a característica da linguagem humana que consiste em fazer um enunciado referir-se a uma situação definida, real ou imaginária, que pode ser: a) quanto aos participantes do ato de enunciação (1ª pessoa – o que fala; 2ª pessoa – aquele a quem se dirige a fala; 3ª pessoa – todo assunto da comunicação, que não sejam a 1ª e a 2ª pessoas); b) quanto ao momento da enunciação (dêixis temporal); c) quanto ao lugar onde ocorre a ação, estado ou processo (dêixis espacial). Os chamados dêiticos, portanto, são termos linguísticos cuja interpretação depende da pessoa, do lugar e do momento em que são enunciados.

Verifica-se um exemplo de dêixis espacial no seguinte verso:
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24Q1032843 | Português, Sintaxe, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUC MT, FGV, 2025

Texto associado.
Para responder à questão, leia o poema “Urge o tempo” de Gonçalves Dias (1823-1864).


Urge o tempo, os anos vão correndo,
Mudança eterna os seres afadiga!
O tronco, o arbusto, a folha, a flor, o espinho,
Quem vive, o que vegeta, vai tomando
Aspectos novos, nova forma, enquanto
Gira no espaço e se equilibra a terra.


Tudo se muda, tudo se transforma;
O espírito, porém, como centelha,
Que vai lavrando solapada e oculta,
Até que enfim se torna incêndio e chamas,
Quando rompe os andrajos morredouros,
Mais claro brilha, e aos céus consigo arrasta
Quanto sentiu, quanto sofreu na terra.


Tudo se muda aqui! Somente o afeto,
Que se gera e se nutre em almas grandes,
Não acaba, nem muda; vai crescendo,
Co’o tempo avulta, mais aumenta em forças
E a própria morte o purifica e alinda.
Semelha estátua erguida entre ruínas,
Firme na base, intacta, inda mais bela
Depois que o tempo a rodeou de estragos.


DIAS, Gonçalves. Cantos. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
“Até que enfim se torna incêndio e chamas,” (2ª estrofe) No contexto em que se insere, a locução conjuntiva “Até que” introduz uma oração que expressa ideia de
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25Q1009331 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

Durante o planejamento das atividades de um projeto interdisciplinar, uma professora percebe que um de seus estudantes, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem dificuldades em compreender instruções orais extensas e interagir em grupos grandes. Ela deseja garantir que esse estudante participe plenamente das atividades e tenha condições de aprender de forma significativa junto aos demais colegas. Para isso, decide utilizar recursos tecnológicos no desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais acessíveis.

Qual das ações abaixo representa uma prática inclusiva mediada por tecnologias digitais?
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26Q1009332 | Pedagogia, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

Uma equipe pedagógica de uma rede municipal de ensino está encarregada de desenvolver uma sequência didática interdisciplinar para ser aplicada em diversas escolas, considerando o uso de tecnologias digitais. Como o grupo está distribuído em diferentes cidades, os encontros presenciais são escassos. Uma das professoras propõe o uso de uma plataforma colaborativa on-line, em que todos podem editar simultaneamente documentos, planejar etapas, compartilhar referências e registrar os avanços. Além disso, ela sugere a criação de um canal de comunicação com outros professores da rede para validar e aprimorar as práticas propostas.

Considerando os conceitos de comunicação e colaboração com tecnologias digitais, qual das alternativas representa a conduta para potencializar o trabalho da equipe e fomentar a criação de uma rede de aprendizagem entre os profissionais?
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27Q1009333 | História, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

De acordo com a historiografia mato-grossense e sul-matogrossense, qual foi a importância do término da Guerra do Paraguai (1864-1870) para a região?
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28Q1009334 | Antropologia, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

A criação do Parque Indígena do Xingu, em 1961, representou um novo modelo para o reconhecimento e a demarcação de terras indígenas. Concebido pelos antropólogos Darcy Ribeiro e Eduardo Galvão e pelos sertanistas Villas-Boas, o conceito do Parque considerava a intrínseca relação dos povos indígenas com seu meio ambiente e com sua cultura.

Qual das afirmativas abaixo descreve a visão de Darcy Ribeiro e de seus colaboradores em relação à demarcação de terras indígenas?
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29Q1009335 | Biologia, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

Baseado no texto, associe as duas colunas relacionando as três formações vegetais com suas características.

“O Cerrado é um complexo vegetacional de tipos fitofisionômicos diferentes. Os critérios usados para separar esses tipos são baseados, primeiramente, na fisionomia (forma), em seguida, nos aspectos do ambiente e fatores edáficos e, finalmente, na composição florística.”

EMBRAPA. Bioma Cerrado. Disponível em: https://www.embrapa.br/cerrados/colecao-entomologica/biomacerrado. Acesso em: 09 abril 2025. Adaptado.

As formações vegetais são:

1) Formações florestais.
2) Formações savânicas.
3) Formações campestres.

( ) Presença de espécie de palmeira arbórea.
( ) Predomínio de espécies arbóreas e dossel contínuo.
( ) Presença de arbustos e afloramentos rochosos.
( ) Árvores distribuídas aleatoriamente no terreno, sem dossel contínuo.

A sequência correta dessa associação é:
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30Q1009336 | Meio Ambiente, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

Leia o texto.

A Constituição de 1988 assegura aos povos indígenas o direto de manter a própria cultura, e a União deve proteger e respeitar esses direitos. Para tanto, a demarcação e a homologação das Terras Indígenas (TIs) é um ato fundamental. Além de garantir tais direitos, as TIs são eficazes em “manter intacto o estoque geral de carbono, pois pesquisas mostram que as TIs estavam com emissão de carbono quase nula em comparação a outras áreas, que não tinham proteção”.

ISA. Terras Indígenas são as mais eficazes para manutenção dos estoques de carbono. 2020. Disponível em: https://terrasindigenas.org.br/pt-br/node/51. Acesso em: 17 abril 2025. Adaptado.

Sobre as Terras Indígenas e o aquecimento global é possível afirmar que
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31Q1009337 | História e Geografia de Estados e Municípios, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

Leia o texto.

“O ciclo da fronteira agrícola pode ser descrito em quatro fases interconectadas no tempo. Na primeira, a ocupação está sendo concebida por meio de programas e projetos de ____________. Na segunda, se inicia a organização ____________ com as cidades, serviços, estradas etc. Na terceira fase, dita de consolidação, a fronteira perde a ____________ no espaço e adquire uma dinâmica ____________ própria. Na última fase, a fronteira integra-se ao espaço ____________ e ____________.”

WEIHS, Marla; SAYAGO, Doris; TOURRAND, Jean-François. Dinâmica da fronteira agrícola do Mato Grosso e implicações para a saúde. Estudos Avançados, 31 (89), 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/DhyCPcX6j9ypfThszpyzcdb/. Acesso em: 17 abril 2025. Adaptado.

Em sequência, as palavras que completam corretamente essas lacunas são:
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32Q1009338 | Português, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Considere o poema “Amor Punk” do escritor mato-grossense Nicolas Behr para responder à questão.


Amor Punk

Aquele beijo na boca

que você me deu

semana passada

tá doendo até hoje.


Nicolas Behr. Boa companhia: poesia. Cia das letras, 2003.
Pensando em estratégias para que os estudantes reflitam sobre os efeitos de sentido da linguagem, o(a) professor(a) de português deve incluir a seguinte atividade didática no planejamento das atividades sobre o poema “Amor Punk”:
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33Q1009339 | Português, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Considere o poema “Amor Punk” do escritor mato-grossense Nicolas Behr para responder à questão.


Amor Punk

Aquele beijo na boca

que você me deu

semana passada

tá doendo até hoje.


Nicolas Behr. Boa companhia: poesia. Cia das letras, 2003.
Com o objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade de criar uma obra autoral em gênero e mídias diversos, o(a) professor(a) de português dividiu os estudantes em grupos e solicitou que cada grupo
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34Q1009340 | Português, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

A professora Marilda selecionou para os estudantes do Ensino Médio a leitura da crônica “Ciao”, de Carlos Drummond de Andrade. Nela, o autor se despede da função de cronista de um jornal, referindo-se a si mesmo na terceira pessoa, como no trecho: “Pois chegou o momento deste contumaz rabiscador de letras pendurar as chuteiras (que na prática jamais calçou) e dizer aos leitores um ciao-adeus sem melancolia, mas oportuno. Creio que ele pode gabar-se de possuir um título não disputado por ninguém: o de mais velho cronista brasileiro".

Tendo em vista o tópico “elementos da narrativa”, entre as atividades da sequência didática, é relevante que a professora Marilda se detenha na questão
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35Q1009341 | Português, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

“Quando há a prevalência das atividades metalinguísticas no ensino de língua, é alto o risco de que elas sejam apenas voltadas para um conteúdo de avaliação escolar não sendo efetivamente incorporado para ler e escrever melhor nas diferentes situações comunicativas, objetivos últimos do ensino de Português.
Alcançar níveis mais amplos de compreensão leitora e produção textual demanda propor situações de fala, escuta, leitura e escrita em interações e a análise das relações que nelas se dão.
A metalinguagem tem o seu lugar no ensino, porém não há sentido em aprender Língua Portuguesa por meio das nomenclaturas e classificações, sem espaço para as reflexões acerca do uso dos diferentes recursos expressivos e seus possíveis efeitos”.

GARCIA, Mariana Guerato e SISLA, Heloisa Chalmers. Atividades epilinguísticas e práticas pedagógicas. Educ. Puc. [online]. 2020, vol.25 [citado 2025-05-03], e204904. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519- 39932020000100301&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 2318-0870. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4904.

Partindo das ideias presentes no texto, uma professora de português concluiu que, no planejamento das aulas voltadas para a compreensão leitora e produção textual, será necessário

I. desenvolver atividades que permitam a reflexão sobre a língua em situações reais de comunicação.
II. priorizar o ensino da gramática normativa para garantir o domínio das regras linguísticas.
III. criar sequências didáticas que incluam o preenchimento de lacunas e a escrita de frases incorretas na lousa para que os estudantes as corrijam.

As atividades que se adequam ao que propõe o texto estão em:
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36Q1009342 | Português, Coesão e coerência, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

O professor Gabriel trabalha a formulação de um parágrafo para um texto do gênero dissertativo com os estudantes do Ensino Médio, partindo do pressuposto de que a “condição singular da escrita, que deixa a sós o sujeito e suas imagens [...] cria a exigência de que o texto, e apenas ele, cerque-se de cuidados em relação à própria coesão”.

Alcir Pécora. Problemas de redação. São Paulo: Martins Fontes, 2011, p.71.

Diante da tarefa, o estudante José formulou o seguinte texto:

O que ocorreria se os cientistas se deixassem influenciar por tudo que ocorre, e se passa?

Como devolutiva adequada para o texto, o professor Gabriel deve ressaltar a José que é preciso atentar para um problema de
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37Q1009343 | Português, Sintaxe, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

“quando o estudante chega à escola com seis ou sete anos, domina uma certa quantidade das possibilidades da língua, isto é, ele sabe muito, mas ainda não domina (muitos?) recursos, seja porque não são muito utilizados no ambiente social no qual ele vive e aprendeu o que conhece da língua, seja porque são recursos que não mais ocorrem na língua falada.”

Sírio Possenti. Por que (não) ensinar gramática na escola, p. 87-88.

Partindo do que diz Possenti, diante do uso da variante não padrão da concordância nominal (do tipo “os menino”) na redação de um estudante do Fundamental I, é coerente fazer o seguinte raciocínio:
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38Q1009344 | Linguística, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


O professor Tirésias decidiu trabalhar com seus estudantes da 2ª Série do Ensino Médio a questão do preconceito linguístico. Para introduzir a questão, selecionou o seguinte texto:


“As pessoas sem instrução falam tudo errado”: trata-se de outra afirmação preconceituosa bastante difundida. O preconceito linguístico se baseia na crença de que só existe uma única língua portuguesa digna deste nome e que seria a língua ensinada nas escolas, explicada nas gramáticas e catalogada nos dicionários. Qualquer manifestação linguística que escape desse triângulo escola-gramática-dicionário é considerada, sob a ótica do preconceito linguístico, “errada, feia, estropiada, rudimentar, deficiente”, e não é raro a gente ouvir que “isso não é português”.


BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. Adaptado.
Tendo em vista o texto selecionado para introduzir a discussão e o propósito de Tirésias de desconstrução do preconceito linguístico, cumpre então ao professor, em consonância com a atual Sociolinguística, esclarecer e desenvolver o conceito de
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39Q1009345 | Português, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Para responder à questão, leia o poema “Urge o tempo” de Gonçalves Dias (1823-1864).


Urge o tempo, os anos vão correndo,
Mudança eterna os seres afadiga!
O tronco, o arbusto, a folha, a flor, o espinho,
Quem vive, o que vegeta, vai tomando
Aspectos novos, nova forma, enquanto
Gira no espaço e se equilibra a terra.


Tudo se muda, tudo se transforma;
O espírito, porém, como centelha,
Que vai lavrando solapada e oculta,
Até que enfim se torna incêndio e chamas,
Quando rompe os andrajos morredouros,
Mais claro brilha, e aos céus consigo arrasta
Quanto sentiu, quanto sofreu na terra.


Tudo se muda aqui! Somente o afeto,
Que se gera e se nutre em almas grandes,
Não acaba, nem muda; vai crescendo,
Co’o tempo avulta, mais aumenta em forças
E a própria morte o purifica e alinda.
Semelha estátua erguida entre ruínas,
Firme na base, intacta, inda mais bela
Depois que o tempo a rodeou de estragos.


DIAS, Gonçalves. Cantos. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Os pronomes “o” e “a” que constam da última estrofe referem-se, respectivamente, a
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