Início

Questões de Concursos Hansenologia

Resolva questões de Hansenologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1009656 | Medicina, Médico da Família, Hansenologia, EBSERH, FGV, 2024

Em visita domiciliar da equipe Castelo, os profissionais avaliam Antônio, 85 anos, acamado há 8 anos com doença de Alzheimer avançada. Ele é cuidado pela esposa, Joana, de 72 anos. Joana mostra-se desanimada, com humor deprimido, cansada, sem vontade de nada. Antonio tem ficado agitado, principalmente ao cair da tarde.
Diante do quadro clínico e familiar, a melhor alternativa para as práticas de saúde é propiciar cuidados baseados em evidências científicas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q998582 | Medicina, Hansenologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma estudante de 23 anos refere aparecimento de pápulas ceratóticas, amareladas, com depressão puntiforme, nas regiões palmares e nas margens laterais dos pés, há 2 anos. Nos últimos 6 meses, observou pápulas ceratóticas, crostosas, acastanhadas, localizadas nas regiões pré-esternal, supraclaviculares e frontal. A histopatologia de lesão do pé mostrou hiperceratose, paraceratose, grãos na córnea, acantose, corpos redondos, papilomatose e acantólise suprabasal. Constatou-se a presença de pápulas esbranquiçadas no palato. As unhas do 3º, 4º e 5º quirodáctilos da mão direita também estão acometidas de alterações.
As alterações ungueais presentes na doença são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1009655 | Medicina, Clínica Médica Humana, Hansenologia, EBSERH, FGV, 2024

Sobre as metas para pacientes com diabetes mellitus (DM), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1033594 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Hansenologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 49 anos, trabalhador rural, residente em Roraima, área onde há predomínio de Leishmania guyanensis, há 2 meses, apresenta duas lesões em membro inferior direito, com o mesmo padrão clínico: úlcera arredondada com bordas infiltradas, fundo granulomatoso vermelho e indolor. O exame parasitológico direto deu positivo para Leishmania.
Conforme o Manual de Vigilância da Leishmaniose Tegumentar do Ministério da Saúde, o medicamento de primeira escolha para o tratamento do paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1033597 | Medicina, Dermatologia, Hansenologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma mãe levou seu filho de 9 anos à consulta de dermatologia, com queixa de manchas de crescimento progressivo, assintomáticas, nas nádegas, com dois anos de evolução. Fez uso de hidratantes e antifúngicos, sem melhora. Ao exame, apresenta três máculas hipocrômicas, irregulares, mal delimitadas, sem alteração da sensibilidade, localizadas na região sacra e região glútea esquerda, a maior medindo cerca de 4 cm. Exames laboratoriais estavam sem alterações. Realizada biópsia da lesão, a histopatologia evidenciou focos de linfócitos permeando a epiderme, presença de linfócitos na derme com acometimento da junção dermoepidérmica e focos de borramento na camada basal. Foi solicitado estudo imuno-histoquímico complementar.
Nesse subtipo hipocromiante da doença, observa(m)-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1033595 | Medicina, Oncologia, Hansenologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 59 anos apresenta lesão enegrecida, exofítica em coxa esquerda, com 6 cm de diâmetro e evolução de 7 meses, altamente suspeita de melanoma. A histopatologia da lesão revelou se tratar de melanoma nodular, fase de crescimento vertical, nível de Clark V, índice de Breslow 16 mm, índice mitótico 3/mm², com ulceração presente, invasão angioneural, microssatelitose e regressão ausentes, infiltrado presente e NONBRISK. A pesquisa de linfonodo sentinela evidenciou uma metástase linfonodal inguinal.
Segundo a 8ª edição do sistema TNM da American Joint Committee on Cancer (AJCC), o câncer está no estágio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1033598 | Medicina, Dermatologia, Hansenologia, EBSERH, FGV, 2024

O peeling de fenol é um procedimento que apresenta riscos e tempo de recuperação prolongado; contudo, quando criteriosamente indicado e executado, os resultados obtidos são incomparáveis a outros métodos esfoliativos, proporcionando uma renovação intensa da pele, estimulando a produção de colágeno e reduzindo significativamente rugas e manchas.
Sobre esse peeling, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1009647 | Medicina, Dermatologia, Hansenologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma secundigesta de 32 anos, 35 semanas de idade gestacional, com parto normal anterior sem intercorrências, foi encaminhada à dermatologia com erupção cutânea e intenso prurido no abdômen. O acompanhamento pré-natal foi regular, sem qualquer queixa clínica ou obstétrica. Ao exame, presença de pápulas eritematosas que se confluem em placas edematosas em todo o abdômen, poupando a área do umbigo. Posteriormente, as lesões se estenderam às regiões glútea e proximal das coxas. Foram prescritos anti-histamínico oral, corticoide tópico e hidratantes, com melhora do quadro. A paciente evoluiu para parto cesariano devido a distocia de posição fetal. Em menos de 48 horas pós-parto, as lesões cutâneas regrediram, com resolução do quadro.
A afecção descrita no caso clínico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.