Questões de Concursos Hematologia e Hemoterapia Pediátrica

Resolva questões de Hematologia e Hemoterapia Pediátrica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1033652 | Medicina, Medicina Intensiva, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente politraumatizado, vítima de atropelamento, é atendido na via pública pela ambulância do SAMU. A vítima apresenta fratura exposta de pernas e sangramento profuso, por múltiplos pontos.
A medida terapêutica que deve ser feita ainda na fase préhospitalar é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1005812 | Medicina, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 44 anos de idade, portadora de doença de Basedow Graves em tratamento com propiltiuracil, desenvolve febre alta, tosse e dor torácica à direita. Procura uma emergência, onde é feito o diagnóstico de pneumonia, e é encaminhada para internação. No hemograma, as séries vermelha e plaquetária estão normais, e a contagem de leucócitos é de 2.100/µL, com 1.900 células mononucleares e 200 granulócitos/µL.
Diante desse quadro, além de antibiótico(s) para a pneumonia, o tratamento imediato deve incluir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1003543 | Medicina, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para os agentes capazes de desencadear hemólise em eritrócitos com deficiência g6pd (deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase).

( ) Quinidina.

( ) Mononitrato de isossorbida.

( ) Cloridrato de doxorrubicina.

( ) Sulfametoxazol.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1003545 | Medicina, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre a Púrpura Trombocitopênica Imune (PTI) recém-diagnosticada em crianças analise as afirmativas abaixo.

I. Vale destacar que, independente do tratamento, cerca de 1,7% das crianças evoluem com hemorragia grave, incluindo em sistema nervoso central.

II. Considerar opções terapêuticas em crianças com PTI recém-diagnosticada e sangramento ativo, quando as plaquetas estão abaixo de 30.000/mm3.

III. Iganti-D só pode ser utilizada em pacientes Rh positivos, com Coombs Direto negativo e esplenectomizados.

IV. O anticorpo monoclonal anti-CD20 rituximabe tem apresenta resposta em crianças com PTI aguda.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1005815 | Medicina, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um menino de 7 anos é admitido na emergência com cefaleia de forte intensidade, febre alta e vômitos há 24 horas. Ao exame, apresenta-se prostrado e com rigidez de nuca, além de exibir petéquias em membros superiores e tronco. A punção lombar é realizada, e o resultado do líquor é sugestivo de meningite bacteriana.
A antibioticoterapia de escolha para o caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1003555 | Medicina, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

O Ministério da Saúde garante aos portadores da hemofilia o medicamento Fator VIII Recombinante, direcionado ao tratamento da hemofilia A tipo mais predominante no País. A reposição profilática do fator de coagulação constitui a medida preventiva mais eficiente contra os sangramentos articulares. Neste aspecto é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1003579 | Medicina, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

Criança de quatro anos sem história de doenças anteriores, iniciou com lesões purpúricas nas pernas, glúteo e rosto, no momento apresentou um episódio de epistaxe em pequena quantidade, a dez dias teve sintomas gripais, febre não aferida e coriza, foram solicitados exames gerais, não houve outras alterações exceto pelas plaquetas que estavam 20.000/mm3, diante dos achados é sugestivo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1005811 | Medicina, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

O anticorpo monoclonal anti-CD20 está indicado para o tratamento de pacientes com leucemia linfocítica crônica (LLC) e linfoma não Hodgkin de células B (LNH-B).
O efeito adverso mais frequente desse medicamento, quando usado para tratar LLC ou LNH-B, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1003584 | Medicina, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

A prática transfusional em Pediatria difere da transfusão em adultos, pois deve levar em consideração as importantes alterações fisiológicas que ocorrem em um tempo relativamente curto. Sobre esse assunto assinale a alternativa incorreta de premissas gerais do uso racional dos hemocomponentes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1021782 | Medicina, Hematologia, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

A transmissibilidade de doenças infecciosas por transfusão sanguínea pode ocorrer, e com isso se faz necessário a utilização de rigoroso controle de qualidade implementado nos bancos de sangue, em situações de risco acrescido vivenciadas pelos candidatos, este pode ser considerado inapto definitivo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1005810 | Medicina, Oncologia, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um jovem de 18 anos de idade procura médico com quadro de adenomegalia cervical. Ao exame físico, há gânglios indolores e aumentados de volume em cadeia cervical, bilateralmente. Tomografia computadorizada de tórax é normal, e a ressonância magnética de abdômen mostra esplenomegalia moderada, sem hepatomegalia e sem adenomegalias abdominais ou retroperitoniais. A biópsia de linfonodo e a imuno-histoquímica são compatíveis com doença de Hodgkin.
Diante desse quadro, o estadiamento da doença é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1005814 | Medicina, Distúrbios Nutricionais, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Na avaliação de rotina de uma criança de 7 anos, foi observado ganho ponderal excessivo nos últimos 6 meses. Em relação à realização de exercícios físicos, o paciente deve ser orientado a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1021780 | Medicina, Hematologia, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

Nos casos mais comuns, de doença hemolítica do recém-nascido, geralmente por uma incompatibilidade Rh mãe/filho a monitorização dos níveis de bilirrubina, a hidratação oral e a fototerapia são os pilares fundamentais da terapêutica da hiperbilirrubinemia. Assinale a alternativa que apresenta em qual situação da hiperbilirrubinemia pode ocorrer a necessidade de indicação de exsanguíneotransfusão imediata.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1033656 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um médico, residente da pediatria, atendeu uma criança que evoluiu para parada cardiorrespiratória. Ele realizou, sob supervisão, manobras de reanimação, sem sucesso. Não fez anotações da evolução e tratamento no prontuário.
A conduta do residente deve ser considerada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1021783 | Medicina, Anatomia e Fisiologia Humana em Medicina, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

Os concentrados de hemácias com camada leucoplaquetária removida são concentrados de hemácias que devem ser preparados por um método que, por meio da remoção da camada leucoplaquetária, reduza o número de leucócitos no componente final. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1003581 | Medicina, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

As talassemias constituem um grupo heterogêneo de doenças genéticas, caracterizadas pela redução ou ausência da síntese de um dos tipos de cadeias de globina que formam as hemoglobinas. Sobre talassemias. Analise as afirmativas abaixo.

I. São o talassemias em que há produção de mRNA que não pode ser traduzido, porque: uma mutação pontual introduz no mRNA um códon de término, interrompendo a síntese proteica.

II. Os heterozigotos são habitualmente assintomáticos, embora o defeito possa ser detectado por exames laboratoriais.

III. Talassemia intermediária. Denominação que se aplica aos casos sintomáticos dependentes de transfusões regulares.

IV. O excesso de ferro nos talassêmicos tem duas origens: maior absorção intestinal e o ferro liberado das hemácias recebidas nas transfusões.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1003583 | Medicina, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

De maneira geral, plaquetopenias relacionadas ao consumo ou destruição periférica pouco melhoram com a transfusão de plaquetas, podendo inclusive agravar o quadro clínico, como no caso da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.