Início

Questões de Concursos Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista

Resolva questões de Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1000141 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

A digoxina é uma medicação utilizada há muitos anos no tratamento da insuficiência cardíaca. Acerca dessa medicação, analise as afirmativas abaixo.

I. A digoxina pode ser utilizada para pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida e ritmo sinusal para redução de hospitalização, mas não de mortalidade.

II. O alvo ideal da dosagem sérica de digoxina é de < 1,0 ng/mL .

III. São consideradas populações de risco, em que deve ser utilizada com cautela: mulheres, idosos, pacientes frágeis, hipocalêmicos e malnutridos.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1005816 | Medicina, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, FGV, 2024

Homem de 25 anos apresenta quadro de dor torácica de intensidade 9+/10+ tipo rasgando o peito, indo para o dorso, sendo de intensidade máxima no seu início. Apresentava no exame físico um palato arqueado, envergadura maior que altura e um sopro diastólico decrescente no segundo espaço intercostal esquerdo de 2+/6+. O ECG apresentava ritmo sinusal normal. A etiologia da dor precordial relatada está associada a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1000124 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

Pericardite aguda é uma síndrome pericárdica inflamatória que pode cursar com ou sem derrame pericárdico. Sobre seu diagnóstico, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1000120 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

A cardiomiopatia induzida por taquicardia ou arritmia é uma causa reversível de disfunção ventricular devido a taquicardia persistente ou batimentos ventriculares precoces frequentes, que pode levar a insuficiência cardíaca e morte. Acerca dessa condição, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1000128 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

A terapia antiplaquetária peri-intervenção percutânea coronária na síndrome coronariana aguda inclui os inibidores do receptor P2Y e inibidores da glicoproteína (GP) IIb/IIIa. A respeito dessa terapêutica, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1000129 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

A insuficiência mitral secundária crônica está relacionada a pior prognóstico e seu manejo é complexo. Acerca da intervenção nessa valvopatia, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1005819 | Medicina, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 37 anos apresentou quadro de dor torácica, ventilatório-dependente, com ruído cardíaco trifásico melhor audível com a compressão do diafragma e inclinado para frente, porém com ECG normal, troponina cardíaca normal e elevação do PCR-T.
A orientação terapêutica recomendada inicialmente será o uso de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q998759 | Medicina, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, FGV, 2024

Pacientes com risco de sarcoidose cardíaca estão sob risco de morte súbita cardíaca. Portanto, devem ser avaliados de forma frequente em relação à presença de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q998761 | Medicina, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 30 anos, com história prévia de prolapso mitral com degeneração e leve insuficiência mitral, apresenta-se com quadro de febre (38,5 °C), há 15 dias. Foram realizadas três amostras de hemoculturas para Staphylococcus epidermidis, em amostras diferentes. O exame físico foi normal e não houve mudanças no novo ecodopplercardiograma, em relação ao que havia sido realizado seis meses antes. O próximo exame a ser solicitado para confirmar a presença de endocardite infecciosa é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1000127 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

Em pacientes com insuficiência cardíaca, uma grande proporção de pacientes morre súbita e inesperadamente. Muitos desses óbitos podem ser secundários a distúrbios elétricos, incluindo arritmias ventriculares, bradicardias e assístole. O cardioversor desfibrilador implantável é um dispositivo que visa a reduzir a morte súbita nesses pacientes. Acerca desse dispositivo, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1000115 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

O cateterismo cardíaco direito é um exame que pode diferenciar causas de hipertensão pulmonar. Acerca desse recurso, assinale a alternativa que não configura uma indicação de sua realização.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1000126 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

A dissecção aguda de aorta é uma condição dramática na sala de emergência. Os objetivos primários do tratamento cirúrgico ou endovascular são: prevenir ruptura aórtica, evitar extensão retrógrada da dissecção até a raiz da aorta e propagação da dissecção aos segmentos distais e aliviar síndrome de má perfusão. Acerca da estratégia de manejo “complicação-específica”, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1000140 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

No manejo do choque cardiogênico, o tratamento medicamentoso apresenta como aliado o suporte circulatório mecânico temporário. Acerca desse instrumento, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1005818 | Medicina, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 33 anos, admitido no SAMU, iniciou quadro de dor torácica 7+/10+, que piorava com o decúbito e com a respiração profunda. Relatou diarreia e febre há 7 dias. O exame físico estava normal. Foi realizado ECG revelando ritmo sinusal com supradesnivelamento do segmento ST de 3 mm, em DI, DII, DIII e aVL e aVF, associado com supradesnivelamento de V3 a V6 de 2,5 mm. Notou-se um infradesnivelamento do segmento ST de 2 mm, em aVR. Foram dosados o VHS-55mm e a proteína C, titulada ultrassensível elevada e troponina I normal. O ecocardiograma estava normal.
O quadro do paciente foi discutido entre o emergencista e o cardiologista por telemedicina, sendo a apresentação clínica mais provável associada a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1000130 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

O tratamento para as valvopatias em estágio avançado permanece sendo a troca valvar. Na escolha da prótese valvar, são levados inúmeros fatores. Acerca dessa escolha, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1000131 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

A estenose tricúspide é valvopatia que normalmente cursa combinada com insuficiência da mesma válvula. Acerca dessa condição, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A principal etiologia é reumática, o que geralmente ocasiona lesões concomitantes em valvas do lado esquerdo.

( ) São causas raras de estenose tricúspide: congênita, síndrome carcinoide, induzida por drogas, doença de Whipple, endocardite e tumor atrial direito grande.

( ) A cirurgia para correção de estenose tricúspide importante é recomendada independente de sintomas, no caso de intervenção concomitante em valvas do lado esquerdo.

( ) É recomendado o tratamento medicamentoso com vasodilatadores periféricos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1000134 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

As definições de hipertensão pulmonar são baseadas na avaliação hemodinâmica realizada por cateterismo cardíaco direito. Acerca dessa classificação, assinale a alternativa que apresenta corretamente as medidas encontradas em paciente com quadro de hipertensão pulmonar pré-capilar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1000139 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

Apesar de não apresentar poder prognóstico considerado significativo, os diuréticos são pilar importante no tratamento da insuficiência cardíaca aguda. Acerca do manejo dessa classe de medicamento nessa condição, analise as afirmativas abaixo .

I. A dose máxima de furosemida endovenosa é de 600 mg ao dia ou até 1000 mg ao dia em pacientes com disfunção renal importante.

II. O uso prévio de diurético de alça domiciliar não interfere na dose inicial de diurético de alça endovenoso a ser administrado na sala de emergência .

III. No caso de falha de terapia diurética inicial (débito urinário em 6 horas inferior a 100 -150 mL/h), deve-se dobrar a dose de diurético de alça até a dose máxima.

IV. No caso de falha de terapia diurética (débito urinário em 6 horas inferior a 100 -150 mL/h) em dose máxima de diurético de alça, deve-se acionar imediatamente o serviço de terapia substitutiva renal.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1000136 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

Dentre as síndromes coronarianas agudas, aquelas sem manifestação de supradesnivelamento do segmento ST podem gerar mais dúvidas em seu manejo, devido à eventual demora no diagnóstico. Acerca dessa condição, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.