Questões de Concursos Hepatologia

Resolva questões de Hepatologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1007586 | Medicina, Hepatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre os padrões de FAN (Fator Anti-Núcleo), assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q999783 | Medicina, Hepatologia, Hepatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre as doenças abaixo, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1005609 | Medicina, Doenças InfectoParasitárias, Hepatologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 33 anos, praticante de artes marciais, sem histórico de doenças, compareceu ao pronto-socorro queixando-se de dor em região de trajeto do nervo ciático. A dor era constante e não modificava com o movimento. Observou-se, no local, exantema vesicular e pústulas muito dolorosas. Relatou também que vinha apresentando febre há cerca de um mês e perda ponderal de 2 Kg. O plantonista que o atendeu elaborou um diagnóstico clínico e solicitou alguns exames com hemograma, exames básicos de bioquímica do sangue e mais alguns para complementar seu raciocínio clínico e elaborar o melhor plano terapêutico para esse paciente.
Considerando o relato acima, a doença em questão e um exame que deveria ser solicitado adicionalmente são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q999761 | Medicina, Hepatologia, Hepatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre o diagnóstico da Colangite biliar primária (CBP), é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q999762 | Medicina, Hepatologia, Hepatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre a Colangite esclerosante primária (CEP), assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1005613 | Medicina, Epidemiologia, Hepatologia, EBSERH, FGV, 2024

A toxoplasmose é uma zoonose causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Sua distribuição geográfica é mundial, sendo uma das zoonoses mais difundidas. No Brasil, a infecção apresenta alta prevalência na população.
O principal modo de transmissão dessa doença acontece por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1005604 | Medicina, Hepatologia, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 65 anos procura o gastroenterologista com queixas de astenia, prurido palmar e plantar e elevação de fosfatase alcalina (1005 UI/ml) e Gama GT (1200 UI/ml). As enzimas hepáticas TGO e TGP estão elevadas (300 e 250 UI/ml, respectivamente) e a bilirrubina total é de 6,0 mg/dl, às custas da bilirrubina direta. Apresenta plaquetopenia de 85.000/mm³, e a ultrassonografia de abdômen aponta alterações compatíveis com doença parenquimatosa crônica do fígado, sem dilatação das vias biliares intra e extra-hepáticas e vesícula biliar anecoica.
A principal hipótese diagnóstica para o caso e o exame complementar a ser solicitado são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q998465 | Medicina, Alergia e Imunologia, Hepatologia, EBSERH, FGV, 2024

Listeria monocytogenes é um bacilo gram-positivo que causa gastroenterite na maioria dos indivíduos que o ingerem em quantidade suficiente. O germe pode causar infecção grave, de origem alimentar, em indivíduos vulneráveis, como idosos, gestantes e imunossuprimidos. L. monocytogenes é um patógeno intracelular facultativo.
Com relação a esse patógeno, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q998467 | Medicina, Hepatologia, EBSERH, FGV, 2024

A Fasciola hepatica, comumente conhecida como "barata do fígado", é um parasita trematódeo que causa a fasciolose, uma zoonose que afeta tanto humanos quanto animais de criação. Essa doença parasitária tem distribuição global, sendo particularmente prevalente em regiões com práticas de criação de gado extensivas.
Em relação à fascíola hepática, o hospedeiro intermediário são os:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q999776 | Medicina, Hepatologia, Hepatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), com base nos seus conhecimentos sobre as manifestações extra-hepáticas dos vírus B e C.

( ) Há relação bem estabelecida e proporcional entre a gravidade dos sintomas sistêmicos e o estágio da doença hepática. Ou seja, quanto mais avançada a hepatopatia, mais grave serão as manifestações extra-hepáticas.

( ) A crioglobulinemia mista é manifestação extrahepática comum na hepatite B. O seu diagnóstico envolve a presença das crioglobulinas, fator reumatóide positivo e redução dos níveis de complemento.

( ) O líquen plano, manifestação extra-hepática típica do HCV, pode tanto melhorar quanto piorar com o tratamento da hepatite C.

( ) A erradicação do HCV está indicada nos casos de linfoma relacionado à hepatite C (como o linfoma não-Hodgkin de células B) porque pode induzir à remissão de linfomas indolentes e prevenir a recidiva do linfoma por remover o estímulo antigênico.

( ) O aparecimento de manifestação extrahepática no paciente com hepatite B configura-se como indicação de tratamento, assim como existência de coinfecção com HIV e HCV.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.