Questões de Concursos Hepatologia

Resolva questões de Hepatologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q999776 | Medicina, Hepatologia, Hepatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), com base nos seus conhecimentos sobre as manifestações extra-hepáticas dos vírus B e C.

( ) Há relação bem estabelecida e proporcional entre a gravidade dos sintomas sistêmicos e o estágio da doença hepática. Ou seja, quanto mais avançada a hepatopatia, mais grave serão as manifestações extra-hepáticas.

( ) A crioglobulinemia mista é manifestação extrahepática comum na hepatite B. O seu diagnóstico envolve a presença das crioglobulinas, fator reumatóide positivo e redução dos níveis de complemento.

( ) O líquen plano, manifestação extra-hepática típica do HCV, pode tanto melhorar quanto piorar com o tratamento da hepatite C.

( ) A erradicação do HCV está indicada nos casos de linfoma relacionado à hepatite C (como o linfoma não-Hodgkin de células B) porque pode induzir à remissão de linfomas indolentes e prevenir a recidiva do linfoma por remover o estímulo antigênico.

( ) O aparecimento de manifestação extrahepática no paciente com hepatite B configura-se como indicação de tratamento, assim como existência de coinfecção com HIV e HCV.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1005612 | Medicina, Hepatologia, EBSERH, FGV, 2024

Durante um final de semana, uma família se reuniu para comemorar uma data religiosa, sendo adquiridos vários tipos de frutos do mar, congelados, para almoço.
Três indivíduos dessa família, idosos, evoluíram com febre alta prolongada, fadiga, cefaleia, tosse seca, náusea, perda de apetite, dor abdominal, constipação, dissociação pulsotemperatura, hepatoesplenomegalia e roséolas cutâneas.
Dois pacientes se recuperaram; entretanto, um deles, na segunda semana de doença, persistiu com febre, astenia intensa, alteração do nível de consciência com delírios e indiferença ao ambiente. Houve dissociação pulsotemperatura (frequência de pulso normal em presença de febre elevada), hepatoesplenomegalia, dor abdominal difusa com persistência da constipação intestinal. Foi observado surgimento de exantemas em ombros, tórax e abdômen caracterizados por máculas pápuloeritematosas, com aproximadamente 1 mm a 5 mm de diâmetro, que desapareciam à vitropressão. Evoluiu com hipotensão, enterorragia e perfuração intestinal. Após tratamento cirúrgico, foi internado em CTI, onde recebeu tratamento adequado com antibióticos, e, após 25 dias, recebeu alta melhorado para enfermaria.
O diagnóstico clínico mais compatível com a descrição acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q998466 | Medicina, Alergia e Imunologia, Hepatologia, EBSERH, FGV, 2024

A esquistossomose é uma doença parasitária relacionada diretamente à vulnerabilidade social e a precárias condições de saneamento básico, sendo um importante problema de saúde pública no Brasil.
É uma doença que tende à cronificação e que gera uma resposta imune predominantemente tipo resposta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q999763 | Medicina, Hepatologia, Hepatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre a Hepatite autoimune (HAI), é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q999774 | Medicina, Hepatologia, Hepatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre a lesão hepática induzida por drogas, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q999775 | Medicina, Hepatologia, Hepatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Em relação às lesões hepáticas benignas, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q999778 | Medicina, Hepatologia, Hepatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Em relação às colestases genéticas, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1005605 | Medicina, Hepatologia, EBSERH, FGV, 2024

Paciente do sexo feminino, 35 anos, comparece ao consultório com queixa de diarreia persistente, dor abdominal, febre, náuseas e perda de apetite.
O exame histológico evidenciou colite pseudomembranosa, o que pode ser indicativo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1005606 | Medicina, Hepatologia, EBSERH, FGV, 2024

Jovem com história de promiscuidade sexual procura a unidade básica de saúde com febre, tosse produtiva, queda do estado geral e icterícia. Apresenta teste rápido positivo para HIV, carga viral do HIV-RNA elevada e títulos de CD4 inferiores a 250 células/mm³. Apresenta transaminases elevadas, sendo a TGO maior que a TGP.
A causa mais frequente de lesão hepática nos pacientes com aids é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1005610 | Medicina, Hepatologia, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 73 anos, vivendo com HIV e em tratamento antirretroviral há 25 anos, após ter ficado internado por 45 dias, mantendo até a presente data a mesma combinação inicial, encontrava-se em bom estado de saúde com carga viral do HIV indetectável e contagem de linfócitos TCD4 742 células/mm3. O médico, ao examiná-lo, notou manchas arroxeadas na língua e listas verticais da mesma cor nas unhas das mãos.
A causa da presença desse sinal é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.