Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


102Q907878 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, História, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Alguns escritores confundiram sociedade e governo de tal forma que restou entre essas duas partes pouca ou nenhuma diferença. Contudo, elas não apenas são diferentes como também possuem origens diversas. A sociedade é produto das nossas necessidades, e o governo, da nossa maldade; a sociedade promove a nossa felicidade de modo positivo, unindo nossas afeições, e o governo faz isso de modo negativo, cerceando os nossos excessos. Uma encoraja a agregação, o outro cria distinções. Uma é padroeira, o outro é punidor.
PAINE, Thomas. O bom senso. São Paulo, Faro Editorial. 2022, p. 11. [Adaptado].


Embora nascido na Inglaterra, Thomas Paine (1737-1809) foi um dos intelectuais mais importantes para a Independência dos Estados Unidos. Inclusive, sua participação resultou na honraria de ser considerado um dos Founding Fathers of the United States (Pais Fundadores dos Estados Unidos). O texto demonstra sua aproximação com qual teoria política?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q942964 | Geografia, Migrações, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
A concentração de imigrantes pobres nas cidades confunde aqueles que contavam utilizar a imigração branca para “civilizar” o país. Torna-se evidente uma realidade social cujos termos eram até então antinômicos: a existência de europeus pobres, nivelados ao estatuto dos escravos de ganho e do eito, exercendo atividades insalubres e personificando formas de decadência social que pareciam estar reservadas aos negros.
(ALENCASTRO, L. F.; RENAUX, M. L. Caras e modos dos migrantes e imigrantes. In. NOVAIS, F. A.; ALENCASTRO, L. F. História da Vida Privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p.310.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a imigração europeia para o Brasil, entre os séculos XIX e XX, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) As condições precárias de vida dos proletários e camponeses europeus foram determinantes para a sua vinda para o Brasil. ( ) O incentivo à imigração europeia para o Brasil tinha duas funções principais: prover de mão de obra as lavouras e “civilizar” o Brasil. ( ) A decadência social dos imigrantes europeus contribuiu para a manutenção da precária eficácia da administração pública do Brasil. ( ) A tentativa de atração de imigrantes europeus para o Brasil tinha por objetivo suprir o vazio deixado pelo fim do tráfico de escravos negros vindos da África. ( ) A imigração de europeus para o Brasil se revelou um total fracasso devido às limitações impostas pela classe social da qual eram oriundos.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q949536 | Conhecimentos Gerais, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Sobre o processo de imigração no Brasil a partir do século XIX, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q681291 | História, Fundamentos da História Tempo, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Segundo o historiador francês Michel de Certeau,
Não existem considerações, por mais gerais que sejam, nem leituras, por mais longe que as estendamos, capazes de apagar a particularidade do lugar de onde eu falo e do domínio por onde conduzo uma investigação. Toda pesquisa historiográfica é articulada a partir de um lugar de produção socioeconômico, político e cultural. É por acaso que se passa da “história social” à “história econômica” durante o período situado entre as duas guerras mundiais, por volta da crise econômica de 1929, ou que no momento atual a história cultural prevalece, quando se impõe, por todas as partes, com o lazer e os mass media, a importância social, econômica e política da “cultura”?
(Adaptado de: CERTEAU, M. A operação histórica. In. LE GOFF, J.; NORA, P. História: novos problemas. Trad. de Theo Santiago. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976. p.17-18 e p.25.)
Sobre o conteúdo do texto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q903004 | História, Revolução Industrial, História, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A Revolução Industrial transformou as relações de trabalho e a unidade de produção passou a ser a fábrica. O trabalho deixou de ser manual e passou a ser efetuado por uma máquina, controlada pelo homem que agora era operário e não artesão. Para os trabalhadores, esse processou desencadeou o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q895332 | História, A estruturação do Estado norteamericano território, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Dos eventos naquele pedaço do globo, com o qual temos tantas relações e de onde derivamos nossa origem, sempre estivemos ansiosos e espectadores interessados. Os cidadãos dos Estados Unidos acalentam sentimentos mais amigáveis em favor da liberdade e felicidade de seus semelhantes daquele lado do Atlântico.
Fonte: Message of President James Monroe at the commencement of the first session of the 18th Congress (The Monroe Doctrine), 12/02/1823; Record Group 46; Records of the United States Senate, 1788-1990; National Archives.

Os fatores listados a seguir motivaram o anúncio da Doutrina Monroe por James Monroe, presidente dos Estados Unidos, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q907900 | História, Independências das regiões hispanoamericanas México, História, IFSE, IV UFG, 2024

Visando assegurar o bom controle da região, os espanhóis dividiram a América de acordo com a realidade com que eles se deparavam. Nesse sentido, a América Espanhola foi dividida em duas grandes formas administrativas. Quais são elas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q906329 | História, Fundamentos da História Tempo, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia os discursos a seguir.

Discurso I

Colocastes a Espanha em minhas mãos. Minha mão será firme, meu pulso não vacilará e eu procurarei alçar a Espanha ao posto que lhe corresponde conforme sua História e que ocupou em épocas passadas. Se invocamos as grandezas da Espanha imperial é porque elas nos movem com seus ideais, seus empenhos de salvação e fundação. Não queremos uma Espanha velha e difamada. Queremos um Estado onde a pura tradição e substância daquele passado espanhol ideal se enquadre nas formas novas, vigorosas e heroicas que os jovens de hoje e de amanhã trazem nesta alvorada imperial do nosso povo. A Espanha se organiza dentro de um amplo conceito totalitário, mediante àquelas instituições nacionais que asseguram sua totalidade, sua unidade e sua continuidade. A implantação dos princípios mais severos de autoridade que este Movimento implica não possui justificativa de caráter militar, mas na necessidade de um funcionamento regular das energias complexas da Pátria. Eu quero que minha política tenha o profundo caráter popular que sempre teve o profundo caráter popular que sempre teve na História da política da Grande Espanha. Nossa obra – minha e do meu governo – estará orientada com uma grande preocupação pelas classes populares, bem como pela tristeza da classe média.

Discurso proferido por Francisco Franco. Amanhece na Espanha. 1936.


Discurso II

As fundas pegadas e traços que ficaram de nós na terra e nas almas, por muita parte onde não é hoje nosso o domínio político, e tem maravilhado os observadores desde as costas de Marrocos à Etiópia e do mar Vermelho aos estreitos e ao mar da China, vêm exatamente de que a nossa obra não é a do caminheiro que olha e passa, do explorador que busca à pressa as riquezas fáceis e levantou a tenda e seguiu, mas a do que, levando em seu coração a imagem da Pátria, se ocupa amorosamente em gravá-la fundo onde adrega de levar a vida, ao mesmo tempo que lhe desabrocha espontâneo da alma o sentido da missão civilizadora. Não é a terra que se explora: é Portugal que revive.

SALAZAR, António de O. Discursos. Coimbra Ed, vol. III, p. 153. 1959.


A respeito dos discursos reproduzidos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q895328 | História, Renascimento Científico, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia os trechos a seguir:
I. Essa revolução científica e filosófica causou a destruição do Cosmos, ou seja, o desaparecimento dos conceitos válidos, filosófica e cientificamente, da concepção do mundo como um todo finito, fechado e ordenado hierarquicamente, e a substituição por um universo indefinido e até mesmo infinito que é mantido coeso pela identidade de seus componentes e leis fundamentais, e no qual todos esses componentes são colocados no mesmo nível de ser. Isso implica no abandono, pelo pensamento científico, de todas as considerações baseadas em conceitos de valor, como perfeição, harmonia e objetivo.
Adaptado de KOYRÉ, Alexandre. Do Mundo Fechado ao Universo Infinito. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006, p. 6
II. Hoje em dia, a ideia de ter existido um acontecimento singular e distinto, localizado no tempo e no espaço, ao qual se pode chamar a Revolução Científica deixa insatisfeitos muitos historiadores. Atualmente, estes historiadores rejeitam mesmo a existência no século XVII de uma entidade cultural, singular e coerente denominada ciência, à qual se atribui a responsabilidade de uma mudança revolucionária. O que existiu foi pelo contrário, um leque diversificado de práticas culturais empenhadas em compreender, explicar e controlar o mundo natural, cada uma delas com diferentes características e cada uma experimentando diferentes modalidades de mudança. Fonte: SHAPIN, Steven. A revolução científica. Lisboa: Difel- Difusão Editorial, 1999, p. 25.

Com base nos trechos citados, assinale a afirmativa que menciona corretamente as interpretações sobre a Revolução Científica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q687750 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Em 1822, Simon Bolivar e José de San Martim reuniram-se em Guaiaquil, atual Equador. Os dois “libertadores da américa” tinham planos diferentes para o futuro do continente, daí que, após esse encontro,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q899756 | História, Ocupação de novos territórios Colonialismo, História, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

No período de transição do feudalismo para o capitalismo, as transformações socioeconômicas queocorreram na Europa foram acompanhadas por mudanças e reestruturações políticas, destacando-se o surgimento dos Estados Nacionais modernos. Um dos aspectos mais notáveis dessas novas configurações foi a adoção das práticas econômicas mercantilistas, que consistiam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q904385 | História, Civilizações PréColombianas Maias, História, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

As teorias acerca dos primeiros habitantes da América são de povos nômades que se deslocavam caçando e adaptandose às novas regiões antes da chegada dos europeus. Acerca desses primeiros habitantes, também são chamados de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q687869 | História, Primeira Guerra Mundial, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

A Revolução ocorrida na Rússia em 1917, teve dois momentos vitais: fevereiro e outubro. Esses dois meses marcaram a ascensão de partidos políticos que tinham em comum a ideia de que o czarismo era uma forma anacrônica de poder e, por esta razão, deveria acabar. No entanto, o partido que teve êxito nesse processo foi aquele cujo ideário era mais radical. Exemplo dessa “radicalidade” foi o assassinato de toda a família Real. A qual partido o fragmento de texto se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q910415 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, História, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A partir do final dos anos 70 do século XX, novos atores sociais na cena política, protagonizados pelos movimentos populares, sobretudo os ligados ao gênero e à etnia, passaram a reivindicar uma maior participação e reconhecimento de seus direitos de cidadania. Entre esses movimentos sociais, podemos indicar o movimento indigenista, que reivindica, do governo, a demarcação das terras indígenas e o direito à sua própria cultura, e os movimentos de consciência negra, que lutam, em todo o país, contra quaisquer formas de preconceito e discriminação racial, bem como pelo direito à diferença, pautada no estudo e valorização de aspectos da cultura afro‑brasileira.

FERNANDES, José Ricardo Oriá. Ensino de História e diversidade cultural: desafios e possibilidades. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 67, p. 378‑388, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo. br/pdf/ccedes/v25n67/a09v2567.pdf. p. 381. Acesso em: 18 jun. 2024.

Nesse contexto, inicia-se a necessidade da valorização da diversidade étnico‑cultural no sistema educacional brasileiro, inserindo temáticas e conteúdos programáticos sobre a História da África, da cultura africana, afro-brasileira e indígena nos currículos.
Sobre o ensino de História e cultura africana e afro‑brasileira na Educação Básica, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q902741 | História, Mundo Árabe de Maomé ao Império, História, IFES, IF ES, 2024

“[...] as citações dos profetas incluídas nos evangelhos abriram uma gama de possibilidades icônicas de todo imprevisíveis”.
Texto extraído de: GINZBURG, Carlo. Olhos de madeira: nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 116.

No capítulo Ecce, da mencionada obra, o historiador italiano propõe-se a contatar as análises sobre o Novo Testamento e a iconografia cristã. Sobre essa proposta analítica e suas conclusões, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q903006 | História, Demandas políticas e sociais no mundo atual, História, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Apesar de estar recuperando a confiança da população, Milei enfrenta um impasse com o poder legislativo porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q906464 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, História, SEEDPR, Consulplan, 2024

[...] As luzes são uma época de conclusão, de recapitulação, de síntese – e não de inovação radical. As grandes ideias das Luzes não têm origem no século XVIII; quando elas não vêm da Antiguidade, trazem os traços da Idade Média, do Renascimento e da época clássica. As luzes absorvem e articulam opiniões que, no passado, estavam em conflito, é por isso que os historiadores quase sempre observam que é preciso dissipar algumas imagens convencionais. As luzes são ao mesmo tempo racionalistas e empiristas, herdeiras tanto de Descartes quanto de Locke. (TODOROV, 2008, p. 13.)
Segundo muitos autores, é difícil caracterizar com precisão o movimento Iluminista, pois, para a sua formação, concorreram fatores culturais, sociais e locais, e além disso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q679403 | Conhecimentos Gerais, Política, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Texto associado.

Que País é Esse

Nas favelas e no senado

Sujeira pra todo lado

Ninguém respeita

A Constituição

Mas todos acreditam

No futuro da nação...


Que país é esse?

[...]

Na Amazonia

E no Araguaia iá, iá,

Na baixada fluminense

No Mato Grosso

E nas Gerais

E no Nordeste tudo em paz

Na morte eu descanso

Mas o sangue anda solto

Manchando os papéis

Documentos fiéis

Ao descanso do patrão...


Que país é esse?

[...]

Terceiro mundo, se for

Piada no exterior

Mas o Brasil vai ficar rico

Vamos faturar um milhão

Quando vendermos todas as almas

Dos nossos índios num leilão...

(RUSSO, 2019)

A análise da composição musical e os conhecimentos sobre a questão da cidadania permitem inferir, em relação ao Brasil, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q908026 | História, Período EntreGuerras Crise de 1929 e seus desdobramentos, História, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Entre os ciclos de “expansão e destruição da riqueza”, a partir da Primeira Guerra Mundial, o padrão de acumulação reposicionou os protagonistas no cenário econômico e político mundial. A Inglaterra perdeu seu caráter de exportador de capitais, ao passo que os Estados Unidos assumiram essa posição, expandindo investimentos externos e exportando capitais, também para a América Latina, e construindo “zonas de influência”.

(GRANDI, Guilherme; FALEIROS, Rogério N. (Orgs.), 2020.)


Nesse contexto, a situação do Brasil especificamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.