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Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q910409 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, História, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

O sistema de ensino brasileiro passou por diversas reformas ao longo do tempo e, no âmbito dessas reformas, o ensino de História foi se modificando constantemente. Entretanto, as reformas ocorridas nos anos 1930 e 1940 promoveram a centralização das políticas educacionais e colocaram o ensino de História no centro das propostas de formação da unidade nacional, consolidando, então, a História como disciplina escolar.
Sobre o ensino de História nas reformas dos anos 1930 e 1940, é correto afirmar:
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122Q906320 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a afirmativa que descreve corretamente o conceito de guerra justa, usado no Brasil Colonial.
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123Q903000 | História, Medievalidade Europeia, História, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Leia a afirmação com atenção.

Organizado sob a lógica servil e obediência religiosa, o sistema de classe da sociedade feudal era marcado pela subordinação em troca de alimento e abrigo. O argumento de segurança e proteção por parte dos senhores feudais tinha como objetivo justificar o(a)
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124Q895180 | Pedagogia, PCN's, História, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

O cinema não deve ser visto apenas como mais um recurso didático-pedagógico, mas também como forma de socialização, assim como a educação. Nesse sentido e, ainda, seguindo o que afirmam os PCNs: “a história não é ensinada apenas no espaço escolar, os alunos têm acesso a inúmeras informações e imagens transmitidas por diversos meios – rádio, livros, enciclopédias, jornais, revistas, televisão, cinema, vídeo e computadores –, que também difundem personagens, fatos, datas, cenários e costumes que os instigam a pensar sobre diferentes contextos e vivências”.

(MOCELLIN, 2003, p. 11.)

Uma série de obras e teorias embasam teoricamente o uso de filmes em sala de aula e destacam sua importância. Essa mídia, entre outras, pode e deve ser usada pelo professor de história, pois:
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125Q905943 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, História, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

A influência da civilização romana perdurou desde a fundação da cidade, por volta de 753 a.C., até o declínio do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C. Assinale a assertiva que não apresenta uma das fases da política romana.
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126Q679400 | Geografia, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

No final do século XX, a economia globalizada da Nova Ordem Mundial apresenta como características principais
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127Q902739 | História, História, IFES, IF ES, 2024

“A Unesco [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura] foi idealizada durante as reuniões da Conferência de Ministros Aliados da Educação (CMAE), ocorridas entre 1942 e 1945, e foi oficialmente criada na cidade de Londres, em uma conferência das Nações Unidas, em 16 de novembro de 1945, tendo sua Constituição fundadora assinada pelos representantes de 3 países.”
Texto extraído de: PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. História da educação: de Confúcio a Paulo Freire. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2021, p.251.

Sobre a relação da Unesco com o Brasil, conforme Piletti e Piletti, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
( ) O Brasil é membro da Unesco desde 1946, tendo sido um dos primeiros vinte países a ratificar sua constituição. Desde 1964, pleiteia uma representação oficial da organização em seu território, uma unidade administrativa descentralizada, para elaborar estratégias, programas e atividades em maior sintonia com as diversidades nacionais.

( ) No Brasil, a Unesco utiliza-se de recursos tais como publicações, instrumentos normativos, avaliações, pesquisas e estatísticas para realizar diversas ações através de projetos e programas tais como Criança Esperança, Brasil Alfabetizado, programa Nacional de Educação Ambiental, gestão de Transformações Sociais, entre outros.
( ) Entre 1964 e 1985, a Unesco afastou-se dos governos brasileiros, pois condenou os abusos cometido durante o Regime Militar contra os direitos humanos. Após a redemocratização do Brasil, houve a retomada da cooperação entre ambos, com a celebração do Acordo Básico de Assistência Técnica, via aperfeiçoamento de pessoal técnico do Ministério da Educação.
( ) As elaboração do Plano Decenal Brasileiro, coordenado pela Secretaria de Ensino Fundamental do MEC, contou com o apoio direto da Unesco. O texto final, que seguiu as orientações do chamado “Compromisso Nacional de Educação para Todos”, assinado pelo MEC e pela Unesco, foi apresentado e aprovado em Nova Delhi, Índia, em 1993.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
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128Q911212 | História, Fundamentos da História Tempo, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

“Memória, história: longe de serem sinônimos, tomamos consciência que tudo opõe uma à outra. A memória é a vida, sempre carregada por grupos vivos e, nesse sentido, ela está em permanente evolução, aberta à dialética da lembrança e do esquecimento (...). A história é a reconstrução sempre problemática e incompleta do que não existe mais”
Fonte: NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10, dez., 1993, p.9.
O debate pontuado no campo da historiografia sobre os conceitos de memória e história, adverte que:
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129Q949426 | História, República de 1954 a 1964, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Sobre a II Guerra Mundial (1939-1945), é correto afirmar:
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130Q905940 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, História, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

A civilização egípcia foi uma das mais significativas entre as civilizações que surgiram na área do Crescente Fértil. Assinale corretamente a época em que foi concluída a unificação do Egito.
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131Q908022 | História, Demandas políticas e sociais no mundo atual, História, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

O arrocho salarial foi a política efetivada pelo ciclo ditatorial. O caráter de classe do regime ditatorial pode ser percebido como o Executivo Federal tratou os reajustes salariais. A fixação dos reajustes foi utilizada como instrumento de maximização da exploração da força de trabalho, um meio para realizar a “acumulação predatória” (pagamento de salários abaixo do valor da força de trabalho). “Tratou-se de uma política salarial dirigida abertamente contra a massa da classe trabalhadora, em especial a classe operária, sobre a qual se descarregou o custo decisivo da ‘estabilização econômica’: com o arrocho, garantiu a superexploração dos trabalhadores para a multiplicação dos lucros capitalistas”.

(Netto, 2014, p. 92.)


O arrocho salarial a que se refere o excerto, em pleno regime ditatorial militar no Brasil, fez parte de outras medidas que contextualizaram o chamado “milagre econômico”, tais como:

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132Q902736 | História, Era Vargas – 19301954, História, IFES, IF ES, 2024

Marque a alternativa correta sobre a realidade espírito-santense anterior, durante e posterior à Revolução de 1930, segundo Fernando Achiamé:
Texto de apoio: ACHIAMÉ, Fernando A.M. O Espírito Santo na Era Vargas (1930-1937): Elites políticas e reformismo autoritário. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.
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133Q896660 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Em comparação com as fontes da antiguidade clássica, a documentação do Oriente-Próximo apresenta características específicas: nela, a ausência de discurso teórico é compensada pela abundância dos documentos originais, já que os tabletes de argila resistiram melhor ao tempo que o papiro ou o pergaminho. Por isso, muitos tipos de textos, cujos equivalentes frequentemente desapareceram no mundo grego ou romano, são relativamente bem conservados: numerosos são os contratos, os processos ou as cartas que fornecem preciosas indicações sobre a vida cotidiana. Na Mesopotâmia, formaram- -se as primeiras civilizações da humanidade. As primeiras cidades do mundo lá surgiram. Em relação a esses povos designados “mesopotâmicos”:
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134Q679393 | História, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

“Estado centralizado e sistema colonial conjugam-se para acelerar a acumulação de capital comercial pela burguesia mercantil europeia.” (NOVAIS, 2019). Essa afirmativa se explica por que
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135Q906466 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, História, SEEDPR, Consulplan, 2024

O filósofo Karl Marx, em um de seus escritos na obra, dizia que “as revoluções são a locomotiva da história”. Disso, compreende-se que as revoluções têm a capacidade de transformar a ordem estabelecida, criando algo novo. Na transição da Idade Moderna para a Contemporânea, o principal grupo social que realizou revoluções que geraram profundas mudanças nas estruturas político-econômicas foi:
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136Q902744 | História, República Oligárquica, História, IFES, IF ES, 2024

“[...] os depoimentos de Luzias e Saquaremas [...] nos mostram [...] a distinção que ambos estabeleciam entre os movimentos levados a efeito pela ‘flor da sociedade brasileira’ [...] e os demais, da ‘escória da população [...].”
Texto extraído de: MATTOS, Ilmar Rohloff. O tempo Saquarema. São Paulo: Hucitec, 2004, p. 124.

Sobre as relações e os conflitos sócio-políticos no Império brasileiro, tendo como perspectiva a análise de Ilmar Mattos, é CORRETO afirmar:
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137Q903005 | História, Trinta anos de ouro expansão do socialismo 1945 1975, História, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Política externa da União Soviética adotada por Khrushchev (1955-1962) propunha que o Comunismo e o Capitalismo poderiam existir independentes um do outro, em sua zona de influência, efetivando disputas sociais e econômicas fora do âmbito militar. Estamos falando de
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138Q895330 | História, Medievalidade Europeia, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Quando as potências europeias empreenderam a exploração de naturezas distantes como uma questão de importância econômica, política e científica, a produção de imagens representou uma prática central por investigar a natureza imperial e incorporá-la na ciência europeia. As expedições europeias da época (século XVIII e XIX) empregavam artistas que produziam grandes números de ilustrações sobre a natureza. Os naturalistas desenvolveram formas especializadas de ver através do treinamento multimídia que envolveu plantas, textos e imagens. O trabalho de representação da natureza exigia práticas de observação cuidadosamente conduzidas e fortemente aplicadas e representadas. Treinados como observadores e representantes e trabalhando em estreita colaboração com os artistas, os naturalistas construíram uma cultura visual baseada em padrões.
Adaptado de: BLEICHMAR, Daniela. Visible empire: botanical expeditions and visual culture in the Hispanic Enlightenment, Chicago: The University of Chicago Press,2012, pp. 7.-8.

A respeito da relação entre ciência e artes nas expedições europeias nos séculos XVIII e XIX, é correto afirmar que as ilustrações científicas
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139Q895184 | História, Processo de Independência e Movimentos Nativistas, História, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

O antilusitanismo converteu-se no discurso da nacionalidade levado ao extremo; no nativismo exacerbado, que irmanava toda a classe de homens em um único sentimento compartilhado, resumido à derrubada do imperador. Mas não se pode simplificar a análise da situação. É preciso compreender os conflitos antilusitanos não apenas como disputas de nacionalidades, mas como rixas e divergências com conteúdo político bem mais amplo. Elas traziam em si, por um lado, propostas e ideias de liberdade e participação ativa; por outro, questões relacionadas ao mercado de trabalho setorizado, segmentado e hierarquizado.

(RIBEIRO, Gladys Sabina. 2002. p. 402.)

No contexto da Independência do Brasil e formação do Estado nacional brasileiro, o próprio príncipe D. Pedro personalizava uma ambiguidade, que acabou através de algumas ações, gerando polêmicas, uma vez que:
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140Q906463 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, História, SEEDPR, Consulplan, 2024

[...] Na medida em que a ação da colonização se consubstanciava, novos discursos em prol do trabalho eram produzidos, separando cada vez mais os indígenas cristãos – os fiéis – daqueles que não aceitavam e resistiam às regras – os infiéis – cujos discursos eram atentados pelas concepções ocidentais de ócio e vício.
(SANTOS, 2012, p. 34.)
Os indígenas, em sua dinâmica cultural, em muito se diferenciavam dos colonizadores europeus, isso é público e notório, e no contexto da colonização:
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