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Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q908029 | História, Demandas políticas e sociais no mundo atual, História, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

A proteção do ser humano contra todas as formas de dominação ou do poder arbitrário é da essência do direito internacional e dos direitos humanos. Orientado essencialmente à proteção das vítimas, reais (diretas e indiretas) e potenciais, regula as relações entre desiguais, para os fins de proteção, e é dotado de autonomia e especificidade própria. É preciso estudar as nuances do conceito e do discurso dos direitos humanos para saber se eles de fato existem, se consistem em mera retórica ou se se encontram no meio, ou seja, entre a existência e a retórica.

(Trindade. 2007, p. 210.)


É fato irrefutável a importância teórica e prática do conceito de direitos humanos. A sua abordagem pode ser feita a partir de uma enorme gama de perspectivas, enfoques e disciplinas, pois:

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182Q902738 | Pedagogia, Construção Histórica da Universidade Brasileira, História, IFES, IF ES, 2024

A Constituição de 1988, emendas constitucionais, a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 (também chamada LDB), bem como demais leis e resoluções contribuem para configurar História da educação brasileira no contexto da Nova República. Marque a opção correta sobre as transformações da Educação Brasileira nesse período, conforme Piletti e Piletti.
Texto de apoio: PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. História da educação: de Confúcio a Paulo Freire. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2021.
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183Q895325 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

As opções a seguir apresentam casos que os dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental devem comunicar ao Conselho Tutelar, segundo o Art. 56 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), à exceção de um. Assinale-o.
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184Q895331 | História, Estado Liberal Independência Treze Colônias, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A respeito das etapas do processo de independência das treze colônias em relação ao poder da Inglaterra, assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) As origens do movimento são explicadas pela insatisfação dos colonos em relação ao aumento da tributação por parte da Inglaterra após a Guerra dos Sete Anos.
( ) O início do evento independentista aconteceu no Segundo Congresso Continental da Filadélfia quando a Declaração de Independência dos Estados Unidos foi redigida. ( ) O desfecho do episódio resultou na abolição da escravidão no território das 13 colônias, condição exigida pela Inglaterra para o reconhecimento da independência no Tratado de Paris.

As afirmativas são, respectivamente,
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185Q907880 | História, História, IFSE, IV UFG, 2024

Texto associado.
Texto 1

Os utopistas não se contentaram em conturbar as relações entre o pensamento especulativo e a prática; como os grandes navegadores – e Fourier, o príncipe dos utopistas, invocou sempre Cristóvão Colombo – eles não cessaram de explorar terras desconhecidas e de forçar passagens perigosas.


ABENSOUR, M. O novo espírito utópico. Campinas: Unicamp. 1990, p. 47. [Adaptado].
Em que aspecto os dois grupos comparados no texto se diferenciam?
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186Q911209 | História, Fundamentos da História Tempo, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Cultura, representação, imagem, sensibilidades, memória e subjetividades constituem conceitos que formam um marco e um guia na percepção do historiador diante da pesquisa histórica. Ambos, contemplam uma corrente historiográfica marcada por:
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187Q942972 | Geografia, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
Um barco que veleje nesse infomar Que aproveite a vazante da infomaré Que leve meu e-mail até Calcutá Depois de um hot-link Num site de Helsinque Para abastecer
Eu quero entrar na rede Promover um debate Juntar via Internet Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar O chefe da Macmilícia de Milão Um hacker mafioso acaba de soltar Um vírus pra atacar programas no Japão
Eu quero entrar na rede pra contactar Os lares do Nepal, os bares do Gabão Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar
(GIL, G. Pela Internet. Álbum Quanta. 1995.)
Com base na letra da composição de Gilberto Gil e nos conhecimentos sobre a sociedade de massas e o desenvolvimento tecnológico, assinale a alternativa correta.
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188Q906470 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, História, SEEDPR, Consulplan, 2024

A nova classe social ascendente na transição da Idade Média para a Moderna era composta de importantes comerciantes que foram fundamentais para o desenvolvimento da mentalidade capitalista. Sua origem está associada a cidades muradas, que eram algo entre um espaço urbano e um rural. Havia muita movimentação, produção de bens e recursos que garantiam a manutenção de vários vilarejos próximos. O nome dessas cidades muradas é:
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189Q679402 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Em relação aos aspectos apresentados no Brasil, ao longo do século XIX, marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.
( ) Ordeiro e tranquilo, face à homogeneidade de sua formação social conquistada no processo de independência. ( ) Alfabetizado e assistencialista, em decorrência das ações promovidas pela Igreja Católica e pela comunidade de imigrantes. ( ) Ruralizado e escravocrata, em que prevaleciam os métodos de produção herdados do Período Colonial. ( ) Desigual e elitista, por força das leis e das instituições que, de forma exclusiva, atendiam aos interesses dos grupos dominantes. ( ) Democrático e inovador, ao defender, através do sistema parlamentarista, a liberdade de imprensa e de religião.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
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190Q1044033 | História, História Geral, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

É importante enfatizar que, durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, o objetivo da política exterior norte-americana foi conter o comunismo internacional com políticas que não fosse só militares ou diplomáticas, mas também com programas de cooperação técnica social, educativa e de saúde pública. Isso ocorreu inclusive em zonas consideradas periféricas às superpotências como América Latina e o Caribe, onde existiam poucos partidos comunistas legais ou com uma militância numerosa, mas havia o temor que a pobreza e a doença fossem utilizadas para a propaganda e extensão dos demais. Depois da Segunda Guerra Mundial, os objetivos das políticas internacionais de saúde promovidas por instituições multilaterais e bilaterais, próximas ao poder norte-americano, eram de controlar mais que eliminar por completo algumas das principais doenças infecciosas epidêmicas. Como os ideólogos da Guerra Fria faziam com a contenção do comunismo.
Adaptado de: CUETO, Marcos. La “cultura de la sobrevivência” y la salud pública internacional en América Latina: la Guerra Fría y la erradicación de enfermedades a mediados del siglo XX. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.22, n.1, jan.-mar. 2015, p.257.

As afirmativas a seguir apresentam corretamente fatores da atuação sanitária dos Estados Unidos, à exceção de uma. Assinale-a.
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191Q907879 | História, República Oligárquica, História, IFSE, IV UFG, 2024

Texto associado.
Texto 1

Os utopistas não se contentaram em conturbar as relações entre o pensamento especulativo e a prática; como os grandes navegadores – e Fourier, o príncipe dos utopistas, invocou sempre Cristóvão Colombo – eles não cessaram de explorar terras desconhecidas e de forçar passagens perigosas.


ABENSOUR, M. O novo espírito utópico. Campinas: Unicamp. 1990, p. 47. [Adaptado].
A metáfora utilizada evidencia qual característica em comum entre os grupos comparados?
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192Q901258 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, História, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

No contexto das práticas pedagógicas contemporâneas, a abordagem da História como disciplina escolar tem se transformado significativamente. Avalie as afirmativas a seguir sobre os aspectos metodológicos do ensino da História e selecione a alternativa correta.

1. O ensino de História tem progressivamente se distanciado de uma abordagem meramente cronológica e narrativa, para incorporar métodos que promovam a análise crítica e reflexiva dos processos históricos, considerando múltiplas perspectivas.

2. A utilização de fontes primárias, como documentos históricos, relatos orais, e objetos culturais, tem se tornado um pilar fundamental na metodologia de ensino, incentivando os alunos a atuar como investigadores da História.

3. A história local tem ganhado destaque como uma estratégia pedagógica para conectar os estudantes às suas comunidades, promovendo um entendimento mais profundo das relações entre o global e o local.

4. As tecnologias digitais e as redes sociais têm sido incorporadas ao ensino de História, permitindo novas formas de interação com o passado, como a recriação de eventos históricos em ambientes virtuais.

5. A educação histórica cética, proposta por autores como Jörn Rüsen, defende que o ensino de História deve ser orientado para a formação de um pensamento estoico que capacite os alunos a entenderem a temporalidade e a historicidade das ações humanas.

Alternativas:
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193Q895333 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Distinguir territórios espanhóis de portugueses, em suma, era um assunto intrincado sem resolução fácil, porque, entre outras razões, não refletia um estado permanente, mas uma dinâmica, um processo aberto com muitos atores, múltiplas possibilidades e, frequentemente, numerosas e contraditórias justificações. Na documentação do período é evidente a noção de urgência, mesmo de competição. São também claras as constantes tentativas para ordenar o que parecia (e que, de facto, muitas vezes era) intensamente caótico. A necessidade de conhecer e controlar o que estava a acontecer no interior empurrava os protagonistas e os observadores num esforço desesperado de compilação, sistematização e compreensão. No entanto, a tarefa era algo inglória. Faltava conhecimento, e a capacidade de processamento e digestão da informação era escassa. As divisões territoriais eram o efeito colateral de muitas tensões diferentes e produzidas por muitos atores com objetivos diversos.
Adaptado de: HERZOG, Tamar. Fronteiras da Posse. Portugal e Espanha na Europa e na América. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2018, p. 134.

Com base no trecho, as delimitações fronteiriças na América colonial incorporaram
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194Q942969 | História, Era Vargas 19301954, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
O movimento revolucionário de 1930 no Brasil insere-se em uma conjuntura de instabilidade, gerada pela crise mundial aberta em 1929, que caracterizou toda a América Latina. Ocorreram aí onze episódios revolucionários, predominantemente militares, entre 1930 e 1932. O Golpe Militar do general Uriburu na Argentina (setembro de 1930) teve um efeito de demonstração no Brasil, onde foi saudado, nos meios de oposição, como um exemplo a ser seguido.
FAUSTO, B. História Concisa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2001. p.181.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre os anos de 1930, assinale a alternativa correta.
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195Q907898 | História, História, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Mesmo que os espanhóis tivessem visto muitos indígenas na Espanha e os houvesse conhecido bem, os espanhóis, por exemplo, conheceram na América pela primeira vez urna sociedade matriarcal. As rainhas e princesas que conheceram riam-se deles e escandalizam seu senso de decoro. As regras de urna sociedade onde os homens não faziam as leis eram diferentes da sua, e, como os "civilizados" tem feito em todo o mundo, condenavam sem hesitar os modelos dessa cultura diferente e a tratavam de modificar.

HANKE, Lewis. Aristóteles e os índios americanos. Maria Lucia Galvão Carneiro (Tradutora). São Paulo: Livraria Martins, 1955, p. 73 e 74. [Adaptado].


O relato demonstra qual aspecto da interação entre as duas culturas distintas?
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196Q1042572 | História, História Geral, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A monarquia macedônia de Alejandro criou o que desde a Antiguidade foi considerado o primeiro império europeu. Sua sucessora em quase todos seus aspectos foi Roma, a qual tem sido fonte de inspiração, do imaginário e do léxico dos impérios da Europa, desde o espanhol, precursor da modernidade, até o britânico do final do século XIX.
Adaptado de: PADGEN, Anthony. Pueblos e imperios. Una breve historia de la migración, exploración y conquistas europeas, desde Grecia hasta hoy. Barcelona: Penguin Random House Grupo Editorial, 2015, p. 41.

Com base no trecho, assinale a afirmativa que menciona corretamente uma característica do Império Romano.
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197Q901263 | História, História Geral, História, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

A globalização transformou as relações econômicas e políticas na América Latina. Com base nisso, analise as proposições abaixo:

1. A globalização econômica, iniciada no final do século XX, intensificou a inserção da América Latina nos mercados internacionais, com uma maior abertura ao capital estrangeiro e às transações comerciais.

2. O Mercosul, criado em 1991, foi uma iniciativa de sucesso que retirou a dependência da América Latina em relação às grandes potências econômicas, como os Estados Unidos e a União Europeia.

3. A globalização também exacerbou as desigualdades sociais e econômicas na América Latina, com a concentração de renda e a exclusão de amplos setores da população do desenvolvimento econômico.

4. A crise financeira global de 2008 teve impactos limitados na América Latina, já que as economias da região estavam menos integradas ao sistema financeiro internacional.

5. A globalização cultural trouxe consigo desafios para a preservação das identidades locais na América Latina, com o crescente domínio de culturas estrangeiras e a homogeneização dos hábitos de consumo.


Alternativas:
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198Q901265 | História, Estados Liberais América Hispânica, História, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

A modernização dos Estados Republicanos na América Latina foi um processo complexo e multifacetado. Avalie as seguintes afirmações:

1. A modernização dos Estados Republicanos na América Latina no século XIX incluiu reformas administrativas e econômicas voltadas para a centralização do poder e a promoção da infraestrutura.

2. A modernização foi frequentemente marcada pela adoção de modelos europeus, como o positivismo, que influenciaram a organização dos sistemas educacionais e legais nas nações latino-americanas.

3. A introdução de novas tecnologias, como o telégrafo e as ferrovias, foi fundamental para a integração territorial e o desenvolvimento econômico dos Estados republicanos na América Latina.

4. No entanto, a modernização também aprofundou as desigualdades sociais, com grandes massas de trabalhadores urbanos e rurais excluídas dos benefícios do progresso econômico.

5. A modernização nos Estados republicanos foi, em muitos casos, acompanhada por políticas repressivas contra movimentos sociais e indígenas que resistiam às mudanças impostas pelo Estado.


Alternativas:
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199Q904383 | História, Processo de Independência e Movimentos Nativistas, História, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A extração de recursos naturais, exploração, crises econômicas e a defesa dos interesses dos colonos brasileiros fizeram com que, no século 17, se iniciassem as revoltas nativistas. No que se refere aos nomes das revoltas, assinale a alternativa correta.
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200Q679391 | História, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

E eram numerosos os canais de recuperação utilizados [...]. A faringite era curada com chá de formiga e gargarejo com sal, a enterite com chá de cidreira e a cefaleia com folhas de algodão aquecidas ou gengibre. Para piolho, indicavam raspa de coco misturada com enxofre, para epilepsia chá de pena de garça e para difteria banhos de sândalo e alcaçuz. A asma era tratada com banha de ema, as luxações e entorses com emplastro de clara de ovo batida com breu e hemorragias com suco de arnica. A verminose, muito comum entre os membros do bando em decorrência da pouca higienização, era curada com lavagem de manipueira, utilizada como purgante. Até para a impotência, preocupação já existente na época, havia receita: chá de velame, chá de cabeça de negro em jejum e água de arroz. Quem contraísse doença venérea deveria se tratar com o sumo de doze limões ingerido em jejum após o sol nascer. [...]. Em momentos de dor, também faziam uso de superstições, algumas, curiosas [...]: “Mulher menstruada era impedida de entrar nos quartos de guerra para não arruinar a ferida”. Amuletos e rezas eram usados com a finalidade de ter o “corpo fechado” contra os inimigos ou animais perigosos. E para auxiliar no ato da cura, rezadeiras, beatos e fanáticos por vezes eram invocados. E quando as crendices e simpatias não funcionavam, a que recorriam [...]? “O jeito era apelar para outras práticas, como a tintura de iodo, a pomada de São Lázaro, para as chagas abertas no meio das brigas, e a banha de baiacu, para amenizar as dores de hérnias”, (HISTORIADOR..., 2019.
A análise do texto e os conhecimentos sobre a história do Brasil permitem afirmar, sobre o desenvolvimento dos saberes, que
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