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Questões de Concursos História

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21Q949416 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

São fatores da expansão marítima portuguesa no século XV
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22Q908034 | História, Fundamentos da História Tempo, História, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

O desejo e o prazer de compreender, de explicar a realidade, de questionar para procurar alternativas, de conhecer para agir conscientemente são, sem dúvida, fatores poderosos na formação de indivíduos responsáveis e intervenientes. Não foi decerto por acaso que os regimes totalitários declaram morte à cultura e reduziram drasticamente o tempo de escolaridade e o acesso ao saber.

(Roldão apud Proença, 1999, p. 25-26.)


O ensino de história contribui para o crescimento pessoal e social de cada indivíduo não apenas pelo conteúdo do saber histórico, mas também pela metodologia adotada. Nesse sentido:

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24Q949544 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

São causas da Segunda Guerra Mundial, EXCETO:
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25Q949415 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Entre os princípios básicos da Reforma Luterana, encontram-se os seguintes:j
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26Q895534 | História, Primeira Guerra Mundial, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A Idade Contemporânea é caracterizada por eventos significativos que moldaram o mundo moderno.


Sobre este período histórico, assinale a alternativa CORRETA:

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27Q902745 | História, Reconstrução Democrática Governo Sarney, História, IFES, IF ES, 2024

“A Nova República começou em clima de otimismo, embalada pelo entusiasmo das grandes demonstrações cívicas em favor das eleições diretas. O otimismo prosseguiu na eleição de 1986 para formar a Assembleia Nacional Constituinte, a quarta da República. A Constituinte trabalhou mais de um ano na redação da Constituição, fazendo amplas consultas a especialistas e setores organizados e representativos da sociedade.”
Texto extraído de: CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 6ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, p. 200.

Sobre o período da Nova República brasileira, conforme análise de José Murilo de Carvalho, é CORRETO afirmar:
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28Q895329 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o seguinte parágrafo da Lei do Ventre Livre de 28 de setembro de 1871:

§ 5º Em geral, os escravos libertados em virtude desta Lei ficam durante cinco anos sob a inspeção do Governo. Eles são obrigados a contratar seus serviços sob pena de serem constrangidos, se viverem vadios, a trabalhar nos estabelecimentos públicos. Cessará, porém, o constrangimento do trabalho, sempre que o liberto exibir contrato de serviço.
Fonte: Lei nº 2.040, de 28 de setembro de 1871. Acesso em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lim/lim2040.htm

De acordo com o disposto na lei, assinale a afirmativa que interpreta corretamente a legislação em relação à situação laboral da população egressa do cativeiro.
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29Q942970 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre a Segunda Guerra Mundial, considere as afirmativas a seguir.
I. Foi uma guerra com base em conflitos étnicos e raciais, cujo estopim foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando da Áustria por um nacionalista croata. II. Foi um conflito relacionado às disputas imperialistas não resolvidas durante a Primeira Guerra Mundial. III. Ocorreram no leste europeu as batalhas mais agudas entre as forças do Eixo e do Exército Vermelho, de 1941 a 1945. IV. Tinha como motivação a intenção alemã de ocupar o leste europeu, assim como as pretensões expansionistas do Japão na Ásia e na Oceania.
Assinale a alternativa correta.
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30Q902743 | História, Ocupação de novos territórios Colonialismo, História, IFES, IF ES, 2024

“A unificação política dos Estados alemães, a elevação do rei da Prússia a imperador [...], e a promoção de Berlim [...] a capital do Kaiserreich [...] deram um forte impulso à formação de uma classe alta alemã mais uniforme.”
Texto extraído de: ELIAS, Norbert. Civilização e informalização (parte I). In: ____. Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX; tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p. 60.

Sobre o processo de unificação política que originou a Alemanha e as relações entre diferentes grupos sociais nesse contexto, conforme análise de ELIAS, é CORRETO afirmar:
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31Q910416 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, História, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

As relações entre a Literatura e a História sempre estiveram presentes na educação. Estão associadas ao desenvolvimento da leitura, da escrita, à percepção dos múltiplos sentidos agregados aos vocábulos, à formação ética e estética, à ampliação do universo cultural e da compreensão de mundo.

ZAMBONI, Ernesta; FONSECA, Selva Guimarães. Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico: leituras e indagações. Cad. Cedes, Campinas, vol. 30, n. 82, p. 339‑353, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo. br/pdf/ccedes/v30n82/05.pdf. p. 341. Acesso em: 18 jun. 2024.

Sobre a relação entre a Literatura e o ensino de História, assinale a alternativa correta.
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32Q895535 | História, Segunda Grande Guerra – 19391945, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi um dos conflitos mais devastadores da história. Sobre este período, assinale a alternativa CORRETA:
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33Q895544 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A Mesopotâmia foi uma das primeiras civilizações complexas da história, situada entre os rios Tigre e Eufrates, atualmente no território do Iraque. Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA:
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34Q687752 | História, República Oligárquica, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

A partir da emancipação política do Paraná, em 1853, vários governantes adotaram políticas que visaram atrair imigrantes europeus para o seu território. Sobre esse processo de colonização, é correto afirmar
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35Q901266 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, História, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

A globalização e a criação de blocos econômicos, como o Mercosul, transformaram as relações econômicas e políticas na América Latina. Com base nisso, analise os itens abaixo:

1. A globalização promoveu uma maior integração das economias latino-americanas aos mercados internacionais, mas diminuiu a vulnerabilidade dessas economias a crises externas, graças à diversificação produtiva.

2. O Mercosul foi criado com o objetivo de fortalecer a cooperação econômica entre os países da América do Sul, facilitando o comércio intra-regional e reduzindo as barreiras tarifárias.

3. A globalização também trouxe desafios para a soberania dos Estados latino-americanos, mas a maioria conseguiu manter políticas econômicas completamente independentes das grandes potências e do capital transnacional.

4. As desigualdades regionais dentro dos países do Mercosul, especialmente entre áreas urbanas e rurais, foram reduzidas pelo processo de globalização, graças ao crescimento econômico sustentável e equitativo.

5. O Mercosul tem enfrentado desafios políticos e econômicos significativos, incluindo disputas comerciais e diferenças ideológicas entre seus membros, que ameaçam a continuidade do bloco.


Alternativas:
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36Q681295 | História, Revolução Industrial, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

Se a economia do mundo do século XIX foi constituída principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica, sua política e sua ideologia foram constituídas fundamentalmente pela Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu. No entanto, foi a França que fez suas revoluções e a elas deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores terem se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e as políticas europeias (ou mesmo mundiais), entre 1789 e 1917, foram em grande parte lutas a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de 1793. A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical-democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo.

(Adaptado de: HOBSBAWM, E. J. A Revolução Francesa. Trad. de Maria Tereza Lopes Teixeira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p.9 (Coleção Leitura).)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Revolução Industrial britânica, considere as afirmativas a seguir.


I. Desde o início do século XVIII, com a melhoria da produção agrícola, houve uma queda nas taxas de mortalidade, ao mesmo tempo que um grande contingente populacional estava sendo expulso do campo, pela apropriação das terras por grandes proprietários rurais, em um fenômeno conhecido como “cercamentos”.

II. O crescimento econômico promovido pela revolução industrial contraditoriamente não implicou no crescimento vertiginoso das cidades. Apropriando-se do conceito inglês de cidades-jardim, centros urbanos, como Londres e Manchester, conseguiram manter suas massas de trabalhadores em áreas rurais nos seus entornos.

III. Por meio da industrialização acelerada, a sociedade inglesa pôde desenvolver boas condições de vida; os trabalhadores passaram a habitar locais arejados e a receberem salários adequados, resultando dessa situação uma relação não conflituosa entre a burguesia e o operariado, o que permitiu o precoce desenvolvimento do capitalismo na Inglaterra.

IV. A revolução industrial significou a transição para novos processos de manufatura, que incluíram a migração de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, novos processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor, além da substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão.


Assinale a alternativa correta.

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37Q911211 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

“Desde o final dos anos de 1980 as linguagens vêm ganhando destaque em publicações sobre o ensino de história no Brasil. Sob a denominação de ‘linguagens’ ou ‘novas linguagens’, o olhar do professor e do pesquisador do ensino de história tem se ampliado em busca de novas alternativas didáticas para a aula de história”
Fonte: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca. O ensino de história em questão: cultura histórica, usos do passado. Rio de Janeiro: FGV, 2015, p. 97(adaptado).
Sobre a perceptiva do ensino e história, o debate sobre a inserção das novas linguagens correspondeu a um contexto em que:
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38Q895545 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

O Império Persa foi uma das grandes potências da antiguidade, que teve um impacto significativo na história do Oriente Médio e além. Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA:
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39Q903007 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, História, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

“Tanques e soldados do Exército invadem a entrada do palácio presidencial. Roteiro e imagens lembram as décadas de 1960 e 1970, quando ditaduras militares se espalharam pela América do Sul. Mas a cena coordenada pelo General Zúñiga ocorreu nesta quarta-feira (26) no país sul-americano. Acontecimento surpreendente ou desfecho para um governo em crise?”.
(Fonte: Agência Brasil, 27 de junho de 2024).

O texto faz referência à tentativa de golpe de Estado no(na)
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40Q896657 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

O quilombo traz, como experiência, a presença de tecnologias e da cosmovisão africana na sua formação, durante o escravismo, e nas suas práticas de resistência. O jongo, manifestação que surge nas fazendas cafeeiras durante o século XIX, também estabelece essa relação. A representação do quilombo, como território que reorganizou as práticas africanas no Brasil associadas à resiliência, e do jongo, como filosofia de vida e prática organizada a partir de códigos trazidos do continente africano, seguem a linha de compreensão da formação da diáspora africana a partir da epistemologia da ancestralidade.

(Oliveira, 2009.)


Mostrar a presença das tecnologias africanas e afrodescendentes no Brasil implica, entre outros fatores:

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