Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q679391 | História, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

E eram numerosos os canais de recuperação utilizados [...]. A faringite era curada com chá de formiga e gargarejo com sal, a enterite com chá de cidreira e a cefaleia com folhas de algodão aquecidas ou gengibre. Para piolho, indicavam raspa de coco misturada com enxofre, para epilepsia chá de pena de garça e para difteria banhos de sândalo e alcaçuz. A asma era tratada com banha de ema, as luxações e entorses com emplastro de clara de ovo batida com breu e hemorragias com suco de arnica. A verminose, muito comum entre os membros do bando em decorrência da pouca higienização, era curada com lavagem de manipueira, utilizada como purgante. Até para a impotência, preocupação já existente na época, havia receita: chá de velame, chá de cabeça de negro em jejum e água de arroz. Quem contraísse doença venérea deveria se tratar com o sumo de doze limões ingerido em jejum após o sol nascer. [...]. Em momentos de dor, também faziam uso de superstições, algumas, curiosas [...]: “Mulher menstruada era impedida de entrar nos quartos de guerra para não arruinar a ferida”. Amuletos e rezas eram usados com a finalidade de ter o “corpo fechado” contra os inimigos ou animais perigosos. E para auxiliar no ato da cura, rezadeiras, beatos e fanáticos por vezes eram invocados. E quando as crendices e simpatias não funcionavam, a que recorriam [...]? “O jeito era apelar para outras práticas, como a tintura de iodo, a pomada de São Lázaro, para as chagas abertas no meio das brigas, e a banha de baiacu, para amenizar as dores de hérnias”, (HISTORIADOR..., 2019.
A análise do texto e os conhecimentos sobre a história do Brasil permitem afirmar, sobre o desenvolvimento dos saberes, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q1083168 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, História, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Para Vasconcellos (2000), o Projeto Político Pedagógico envolve uma construção coletiva do conhecimento.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto: “O Projeto Político-Pedagógico é o plano ________ da instituição e pode ser entendido como a sistematização, _____________, de um processo de Planejamento Participativo, que se __________ e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q911210 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A disciplina de História se caracteriza como um tipo de conhecimento científico construído continuamente (...) proporcionando aos educandos o contato com diferentes saberes através de variadas metodologias. Nesse aspecto, o estudante deve ser incentivado a descobrir os avanços, os limites, as ambiguidades e as incertezas que o homem carrega ao longo do tempo”.
Fonte: Documento Curricular do Tocantins, 2019, pp. 57-58.
Entre as orientações postuladas no referido documento curricular, cabe ao ensino de história:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q907889 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

À primeira vista é difícil perceber nas receitas qual é a parte mágica (que mais respeitosamente deveremos chamar de axé, poder), e quais as virtudes testáveis experimentalmente dessas plantas. Devemos ter em mente que, na língua iorubá, frequentemente existe uma relação direta entre os nomes das plantas e suas qualidades, e seria importante saber se receberam tais nomes devido às suas virtudes ou se devido a seus nomes determinadas características foram a elas atribuídas, como um tipo de jogo de palavras (ou, mais respeitosamente, p/o). Essas encantações-jogos de palavras têm uma grande importância nestas civilizações. Sendo pronunciadas em orações solenes, podem ser consideradas como definições e com frequência são as bases sobre as quais o raciocínio é construído. Servem também como conclusão e prova final nas histórias transmitidas de geração a geração pelos babalaôs, e expressam ao mesmo tempo o ponto de vista da cultura iorubá e o senso comum de seu povo.

VERGER, Pierre. Ewé o uso das plantas na sociedade Iorubá. São Paulo, Companhia das Letras, 1995, p. 24. [Adaptado].

Tal sistema de designação da língua iorubá demonstra qual característica daquela civilização?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q904388 | História, República Oligárquica, História, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Ainda no governo provisório de Getúlio Vargas, em 1932 o primeiro Código Eleitoral criou a Justiça Eleitoral julgando questões de matérias eleitorais, organização das mesas de votação e apuração de votos. No que se refere a essa iniciativa, ela teve como principal objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q1043683 | História, História Geral, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a afirmativa que apresenta, corretamente, um fator que contribuiu para a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q975596 | História, História, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Leia o trecho a seguir, retirado de uma obra clássica da historiografia brasileira:

"A colonização do Brasil foi, desde o começo, um empreendimento de exploração econômica. Toda a sua estrutura social, política e administrativa gira em torno do sentido da empresa colonizadora: produzir gêneros apropriados ao comércio europeu em condições tais que permitissem o máximo de lucro."

(CAIO PRADO JÚNIOR. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 2000)

Com base no trecho acima e nos conhecimentos sobre a história do Brasil no período colonial, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q975598 | História, História do Brasil, História, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Leia atentamente as colunas a seguir e relacione os acontecimentos históricos internacionais às suas repercussões no processo de consolidação do capitalismo monopolista no Brasil.

COLUNA A – Conflitos entre grandes potências.

1. Primeira Guerra Mundial (1914–1918). 2. Crise de 1929 e Grande Depressão. 3. Segunda Guerra Mundial (1939–1945). 4. Guerra Fria e polarização ideológica. 5. Neoliberalismo e reestruturação do capitalismo global (década de 1990).

COLUNA B – Impactos no Brasil.

( )Avanço da industrialização de base estatal, com forte nacionalismo econômico e criação de empresas como a Petrobras.
( )Adoção de políticas de contenção do Estado e privatizações de setores estratégicos, afetando a economia e o trabalho.
( )Estímulo à substituição de importações, devido à escassez de produtos europeus e norte-americanos.
( )Redução da exportação de café e aumento do desemprego urbano, com crise do modelo agroexportador.
( )Alinhamento diplomático com os EUA, fortalecimento do anticomunismo e repressão aos movimentos sociais.

Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q1083177 | Legislação Federal, Lei N 9 394 de 1996, História, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

A Lei Federal nº 9.394/1996 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e incumbe os docentes de:

I. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
II. Notificar ao Conselho Tutelar do município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 50%.
III. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento,
IV. Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

Está correto o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q903010 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

“No século XVIII, o domínio dos latifúndios já se fazia presente, sendo expressivo na Bahia, no território banhado pelo Rio São Francisco e no Sertão Setentrional do Nordeste, incluindo o Estado do Ceará”.

(Fonte: Ipece, 2009).

Neste período, a ocupação do Ceará estava associada à economia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q907886 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, IFSE, IV UFG, 2024

. Acessado em 31 de maio de 2024. [Adaptado].De que forma a denúncia do texto contribuiu para desmantelar as heranças da escravidão no Brasil?">

Leia o texto a seguir.

Do que valem as roupas caras, se não tem atitude?

Do que vale a negritude, se não pô-la em prática?

A principal tática, herança de nossa mãe África!

A única coisa que não puderam roubar!

Se soubessem o valor que a nossa raça tem,

Tingiam a palma da mão pra ser escura também!

Mas nosso júri é racional, não falha!

Não somos fã de canalha!

Quero nos devolver o valor, que a outra raça tirou.

Esse é meu ponto de vista. Não sou racista, morou?

Escravizaram sua mente e muitos da nossa gente.

Mas você, infelizmente,

Sequer demonstra interesse em se libertar.

Essa é a questão: autovalorização.

Esse é o título da nossa revolução.

O verdadeiro negro tem que ser capaz

De remar contra a maré, contra qualquer sacrifício.

RACIONAIS MC’s. Juri Racional. Disponível em < https://www.letras.mus.br/racionais-mcs/63440/>. Acessado em 31 de maio de 2024. [Adaptado].

De que forma a denúncia do texto contribuiu para desmantelar as heranças da escravidão no Brasil?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q907888 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Berimbau

Quem é homem de bem, não trai

O amor que lhe quer seu bem

Quem diz muito que vai, não vai

E assim como não vai, não vem

Quem de dentro de si não sai

Vai morrer sem amar ninguém

O dinheiro de quem não dá

É o trabalho de quem não tem

Capoeira que é bom, não cai

E se um dia ele cai, cai bem!

Capoeira me mandou

Dizer que já chegou

Chegou para lutar

Berimbau me confirmou

Vai ter briga de amor

Tristeza, camará

MORAES, V. Berimbau. Disponível em:https://www.letras.mus.br/vinicius-de-moraes/49258/ . Acesso em: 31 mai. 2024. [Adaptado].



“Berimbau” foi gravada em 1963, em um disco de Vinícius de Moraes com Odete Lara. A canção tem uma introdução marcada pelo compasso do berimbau, estrutura que se mantém até o refrão. O sucesso da canção fez com que não fosse gravada junto dos demais afro-sambas de Vinícius e Baden Powell. Qual característica da Afro-ética a música representa?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q911486 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, História, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

As metodologias ativas é um modelo pedagógico no qual os elementos típicos da aula e da lição de casa são invertidos, ou seja, os estudantes fazem o trabalho da sala de aula em casa e o trabalho de casa na sala de aula. As vantagens da sua aplicação são diversas. Analise os itens e atribua a numeração de acordo com os respectivos (as) conceitos/técnicas.

1. Aprendizagem por Pares. 2. Método POE. 3. Gamificação. 4. Design Thinking. 5. Cultura Maker.

( ) Essa abordagem metodológica ativa é centrada nas pessoas, ou seja, ela busca envolver personagens com diferentes perspectivas para entender o público-alvo, suas dores, necessidades e comportamentos.

( ) A técnica consiste em dividir os alunos em grupos pequenos para discutir conceitos e resolver problemas.

( ) É uma metodologia ativa que usa elementos de jogos para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e motivador.

( ) Essa metodologia é baseada no conflito cognitivo, isto é, para cada assunto abordado, os alunos são estimulados a expor seus conhecimentos e posteriormente, confrontá-los com vídeos de experiências e simulações.

( ) Método educativo que tem como principal característica promover o protagonismo dos estudantes ao longo do seu processo educacional, incentivando os estudantes a criarem com as próprias mãos: agindo, modificando, consertando ou construindo.

Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q906461 | História, Medievalidade Europeia, História, SEEDPR, Consulplan, 2024

“(...) em todas as formas de sociedade, é uma determinada produção e suas relações que atribuem posição e influência a qualquer outra produção e suas relações. É uma iluminação geral, em que são imersas todas as cores e que modifica suas tonalidades particulares. É um éter especial a definir a gravidade específica de tudo o que dele se destaca.” No lugar da noção de primazia do “econômico” (mais “real”) – com que as normas e a cultura são vistas como reflexos secundários –, o que essa passagem enfatiza é a simultaneidade da manifestação de relações produtivas particulares em todos os sistemas e áreas da vida social.
(THOMPSON, 2001.)
Especificamente no que se refere ao feudalismo e suas relações produtivas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

215Q1073936 | História, História Geral, História, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Compreendida enquanto disciplina que se ocupa não apenas da análise crítica dos processos sociais, políticos, culturais e econômicos que conformaram as diversas sociedades ao longo do tempo, mas também da reflexão acerca de seus próprios procedimentos metodológicos, a História emerge da necessidade de investigar o entrecruzamento entre memória, narrativa e produção do conhecimento histórico. A constituição do saber histórico exige, assim, uma interlocução constante entre a materialidade das fontes, os paradigmas interpretativos e as finalidades sociopolíticas atribuídas ao ato de narrar o passado, tensionando continuamente os limites entre a História como ciência e a história enquanto objeto de estudo. Com base nessa perspectiva, examine as proposições abaixo sobre os fundamentos teóricos do conhecimento histórico, a prática historiográfica e a constituição da memória social, e assinale a alternativa que apresenta informação INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q1073939 | História, História Geral, História, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

No transcurso da República Romana, período caracterizado por um intricado mosaico de tensões sociais, disputas políticas e conquistas militares, os mecanismos institucionais e os embates entre patrícios e plebeus delinearam o ritmo das transformações que permitiram a Roma consolidar sua hegemonia no Mediterrâneo. Nesse contexto, leis como a Licínia e os esforços de tribunos plebeus para minorar desigualdades sociais se entrelaçaram aos interesses expansionistas que expandiram o domínio romano para além da Península Itálica, estabelecendo conexões entre poder, território e controle social. Considerando essas nuances, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q1048339 | História, História Geral, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

Por milênios, o homem foi caçador. Durante inúmeras perseguições, ele aprendeu a reconstruir as formas e movimentos das presas invisíveis pelas pegadas na lama, ramos quebrados, bolotas de esterco, tufos de pelos, plumas emaranhadas, odores estagnados. Aprendeu a farejar, registrar, interpretar e classificar pistas infinitesimais como fios de barba. Aprendeu a fazer operações mentais complexas com rapidez fulminante, no interior de um denso bosque ou numa clareira cheia de ciladas. O que caracteriza esse saber é a capacidade de, a partir de dados aparentemente negligenciáveis, remontar a uma realidade complexa não experimentável diretamente.


GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais. Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 151-152. (Adaptado).


Sobre o paradigma indiciário na História, com base na leitura do trecho acima, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q907877 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, História, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Na Bolívia, logo após o problema criado pelas medidas do governo Melgarejo, relativas à apropriação de terrenos e propriedades indígenas, o governo do presidente Frias (1874- 1876) em consonância com a Assembleia Nacional promulgou a lei de “exvinculación”. A lei de exvinculación teve um efeito devastador para os índios. De um lado quebrava-se a histórica vinculação dos mesmos com a terra da comunidade e, por outro, se acelerava o processo de expropriações em favor do Estado, que uma vez consolidadas passavam a ser leiloadas. Isto intensificou o surgimento de grandes latifúndios no altiplano e vales. A lei reconhecia a propriedade soberana e pessoal dos índios sobre sua terra, mas a desvinculava da comunidade, por isso o termo “ex-vinculação”, porque fraturava a base de uma relação secular do índio com a terra. A “sayaña” dentro do “ayllu” formava uma unidade de propriedade comunitária indivisível. A lei foi na contramão da essência comunal e representou, sobretudo, uma visão ideológica e modernizadora que não respeitava e ou não entendia a realidade histórica e cultural dos povos indígenas.

HASSLOCHER-MORENO, Alejandro Marcel. Bolívia e a questão indígena: da escravidão à cidadania plena. Revista Campo da História, v. 7, n. 1, 2022, p. 344. [Adaptado].


Qual conceito foi a base pelo próprio governo para a formulação desta disposição legal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

219Q911208 | História, República Oligárquica, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

No Brasil, a Primeira República foi marcada por conflitos envolvendo, entre outros, sertanejos, marinheiros, religiosos. Conflitos ora opondo o novo e o antigo sistema de governo, ora o estabelecimento da nova ordem, bem como o questionamento de situações sociais injustas. Considere os seguintes itens.
I. Guerra de Canudos. II. Revolta dos Tenentes. III. Coluna Prestes. IV. Revolta da Chibata. V. Guerra de Contestado.
Entre os conflitos sociais do regime republicano, de1896 a 1917, estão os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q907883 | História, História, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Mas o que vejo? É um sonho!... A barbaria

Erguer-se neste século, à luz do dia.

Sem pejo se ostentar.

E a escravidão – nojento crocodilo

Da onda turva expulso lá do Nilo –

Vir aqui se abrigar!...

Oh! Deus! não ouves dentre a imensa orquestra

Que a natureza virgem manda em festa

Soberba, senhoril,

Um grito que soluça aflito, vivo,

O retinir dos ferros do cativo,

Um som discorde e vil?

ALVES, Castro. Obra Completa. Rio de Janeiro, Editora Nova Aguilar S. A, 1997, p. 216. [Adaptado].

O que nesse poema incomodava a elite brasileira do século XIX?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.