Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q907891 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Bem como uma grande preocupação do período da higienização. O século XIX assistiu a várias epidemias, dentre elas a de cólera bem como ao crescimento de um discurso higienista. Na Província de Sergipe, a cólera chegou em 1855 e fez inúmeras vítimas entre escravizados e livres, nas diversas regiões, com o isso ocorreu a difusão do discurso citado e das práticas higienistas.
CUNHA, Joceneide. Senzalas de palha, choças e choupanas: apontamentos sobre a história da moradia escrava nas terras sergipanas (1801-1888). Revista Do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, n. 46, 2016. [Adaptado].


Qual foi uma das medidas feitas para mitigar os efeitos da situação descrita?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q1026421 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, História, Prefeitura de Pinheiro MA, FUNATEC, 2024

Assinale corretamente a assertiva que apresenta uma proposição lógica de disjunção exclusiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

223Q907893 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, História, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Menor de oito anos, propriedade do funcionário público José Joaquim Moreira. O crime foi confessado pelo menor Nicolau Teixeira da Cunha, que acusou como seu parceiro o caixeiro português Antônio Pereira da Silva. Este alegou ao subdelegado que apenas tratara de lavar a menina por estar ensanguentada e chorando. Ele fora desmentido pela vítima e por um moleque da casa que levara a negrinha a pedido do caixeiro. O corpo de delito foi procedido pelos doutores Manuel Antunes de Sales (1817-1864) e pelo baiano Francisco Sabino Coelho de Sampaio. Os médicos declararam achar a menor ‘estuprada e com as partes sexuais tão dilaceradas, intumescidas e ensangüentadas que fazia consternar.

CORREIO SERGIPENSE. APUD: CARDOSO, A. Escravidão em Sergipe. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, n. 34, 2003-2005, p. 61 e 62. [Adaptado].

Casos como o apresentado suscitaram qual comportamento dos escravizados no Sergipe?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q895185 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, História, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Como a nossa sociedade sofre um ritmo intenso de modificações, a escola e o ensino de história em especial têm de acompanhar esse processo sob pena de transmitir conhecimentos já ultrapassados. Para isso, deve incorporar os temas e as inovações tecnológicas com que os alunos já lidam no seu cotidiano. Constitui-se, hoje, para os educadores do ensino fundamental e médio, um desafio muito grande ensinar alunos que têm contato cada vez maior com os meios de comunicação e sofrem a influência da televisão, rádio, jornal, videogames[...], computador, redes de informações etc. Discutir a respeito da utilização das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação(TICs) no ensino de história não chega a ser uma novidade. Como nas demais áreas constituintes do currículo escolar, o campo da história tem sido objeto de estudos, que procura defender a utilização dos recursos tecnológicos como importante meio na busca de uma melhor realização do processo de ensino-aprendizagem, desde que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q1043677 | História, História Geral, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Galeão de Manila foi uma rota que conectou dois espaços do Império espanhol no século XVI, servindo como alternativa à presença portuguesa no Oriente. Esse é um exemplo significativo da globalização na época moderna.
Assinale a afirmativa que descreve, corretamente, a rota feita pelo galeão e as mercadorias transportadas por ela.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q1073938 | História, História Geral, História, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

As cidades-estados gregas, surgidas entre os séculos VIII e VI a.C., constituíram unidades político-administrativas autônomas e representaram a consolidação de uma experiência política singular no Mediterrâneo antigo. Nesse contexto, analise criticamente as proposições abaixo e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa:

( ) A acrópole, espaço arquitetônico localizado em pontos elevados da pólis, articulava funções religiosas e militares, abrigando templos dedicados às divindades protetoras e servindo como ponto de resistência em situações de ataque, além de constituir um marco de identidade cívica.
( ) A estrutura social da pólis grega fundamentava-se em um ideal de igualdade plena, permitindo a participação política universal e irrestrita a todos os habitantes livres e estrangeiros residentes em seu território, configurando uma democracia integral.
( ) A economia das pólis articulava a produção agrícola, desenvolvida em pequenas propriedades, ao comércio marítimo no Mediterrâneo, atividade que não apenas assegurava o abastecimento de gêneros de primeiranecessidade, mas também fomentava intercâmbios culturais com outras regiões.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q1044029 | História, História Geral, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Escolhi refletir sobre a explicação ainda presente e sempre repetida entre nós, de que o Brasil e os demais países da América Latina foram colônias de exploração – o que explicaria o nosso “atraso e subdesenvolvimento” no presente; enquanto os Estados Unidos surgiam como potência econômica e apresentam solidez nas instituições políticas devido a sua origem como colônia de povoamento. Sabe-se que tal explicação de base estrutural e econômica, além de generalizante e reducionista, não resiste à menor investigação por parte dos estudiosos que se debruçam sobre os documentos da época. É possível sugerir que a formulação colônia de povoamento e colônia de exploração encontrou a ressonância que conhecemos devido ao fato de já nos colocarmos em determinada posição em relação ao centro desenvolvido, sendo que em muitos momentos essa relação se configurou – e se configura – como de subordinação ou subalternidade.
Adaptado de JUNQUEIRA, Mary Anne. “Colônia de povoamento X colônia de exploração: reflexões e questionamentos sobre um mito”. In: Abreu, M.; Soihet, R.; Gontijo, R. Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, pp. 173 – 184.

Com base no trecho, a autora interpreta que o uso dos termos “colônia de exploração” e “colônia de povoamento” está de acordo com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q681302 | História, República Autoritária 1964 1984, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre as ações de reparação às violações aos direitos humanos, instituídas após o fim do regime militar, relacione o nome e a data da ação/atividade, na coluna da esquerda, com sua definição, na coluna da direita.

(I) Comissão de Anistia, em 2001.

(A) Projeto desenvolvido por Dom Paulo Evaristo Arns, o Rabino Henry Sobel e o Pastor Presbiteriano Jaime Wright, antes mesmo do final da ditadura, que gerou farta e importante documentação sobre a história do Brasil.

(II) Comissão Nacional da Verdade, em maio de 2012.

(B) Criada no âmbito da Casa Civil da Presidência da República com a finalidade de esclarecer as graves violações de direitos humanos praticados entre 1946 e 1988, a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional.

(III) Comissão Especial sobre mortos e desaparecidos (CEMDP), em 1995.

(C) Criada no âmbito do Ministério da Justiça para reparar violações de direitos humanos praticadas entre 1946 e 1988. Analisa pedidos de indenização formulados por pessoas que foram impedidas de exercerem atividades econômicas por motivações exclusivamente políticas.

(IV) Brasil: Nunca Mais, entre 1979 e 1985.

(D) Criada para proceder ao reconhecimento de pessoas mortas e desaparecidas e à identificação e devolução de seus restos mortais aos familiares.


Assinale a alternativa que contém a associação correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q907884 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, IFSE, IV UFG, 2024

O que eram as famílias mistas do Brasil colonial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q1042571 | História, História Geral, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção: o texto a seguir refere-se à próxima questão.

Sem o querer explicitamente, as ciências sociais impõem-se umas às outras, cada uma tende a abranger completamente o social, em sua "totalidade"; cada uma penetra nas suas vizinhas, acreditando, permanecer em seu próprio campo.


Falarei, longamente, da história, do tempo da história. Menos para os leitores desta revista, especialistas em nossos estudos, do que para nossos vizinhos das ciências do homem: economistas, etnógrafos, etnólogos (ou antropólogos), sociólogos, psicólogos, linguistas, demógrafos, Geógrafos, até mesmo matemáticos sociais ou estatísticos, — todos os vizinhos que, há muitos anos, temos seguido em suas experiências e pesquisas, porque nos parecia (e nos parece ainda) que, colocada em sua dependência ou em seu contacto, a história adquire uma nova luz. Talvez, de nossa parte, tenhamos qualquer coisa a lhes dar. Das experiências e tentativas recentes da história, desprende-se uma noção cada vez mais precisa da multiplicidade do tempo e do valor excepcional do tempo longo. Esta última noção, mais do que a própria história — a história de múltiplas faces — deveria interessar às ciências sociais, nossas vizinhas.


Adaptado de: BRAUDEL, Fernand. História e Ciências Sociais. A longa duração, Annales, n.4, 1958. Tradução de Ana Maria de Almeida Camargo na Revista de História, n.62, 1965.

A respeito da relação entre História e outras ciências, Fernand Braudel considera que esta pode fornecer
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q1043684 | História, História Geral, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com o objetivo de discutir o processo de abolição da escravidão nos Estados Unidos, a professora de História apresentou aos seus alunos o seguinte trecho do discurso de Abraham Lincoln, proferido em 1860, antes da sua candidatura à presidência,
O Tribunal afirmou essencialmente que é seu direito constitucional levar escravizados para os territórios federais e mantê-los lá como propriedade. Quando digo que a decisão foi tomada de uma certa forma, quero dizer que foi feita em um Tribunal dividido, por uma pequena maioria de Juízes, que não concordaram completamente entre si sobre os motivos para tal decisão; que foi feita de forma que seus apoiadores declarados discordam entre si sobre seu significado, e que foi principalmente baseada em uma afirmação incorreta de fato — a afirmação na opinião de que “o direito de propriedade sobre um escravizado é distintamente e expressamente afirmado na Constituição.” Uma inspeção da Constituição mostrará que o direito de propriedade sobre um escravizado não é “distinctamente e expressamente afirmado” nela. Tenha em mente que os Juízes não comprometem sua opinião judicial de que tal direito é implicitamente afirmado na Constituição; mas eles comprometem sua veracidade de que é “distinctamente e expressamente” afirmado lá — “distinctamente”, ou seja, não misturado com mais nada — “expressamente”, ou seja, em palavras que significam exatamente isso, sem a ajuda de qualquer inferência, e susceptível de nenhum outro significado.
Se eles tivessem apenas comprometido sua opinião judicial de que tal direito é afirmado no instrumento por implicação, seria possível mostrar que nem a palavra “escravizado” nem “escravidão” são encontradas na Constituição, nem a palavra “propriedade” mesmo, em qualquer conexão com linguagem aludindo às coisas escravizado ou escravidão;

Republicans at Cooper Institute; (…) Speech of Mr. Lincoln. New York Times, February 28, 1860. (Adaptado).

A respeito dessa atividade, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q1043687 | História, História do Brasil, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre o plano econômico Salte do governo Dutra, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Na área da saúde: elevar o nível sanitário da população brasileira por meio de campanhas contra doenças e financiar serviços de água e esgoto.
( ) Na área da alimentação: melhorar, multiplicar e distribuir sementes ou mudas de plantas, tanto comestíveis quanto têxteis.
( ) Na área do transporte: trazer engenheiros estrangeiros para desenvolver novos planos para a malha ferroviária, com o objetivo de conectar o território nacional.
( ) Na área da energia: adquirir o equipamento necessário à perfuração de poços de petróleo, investir em pesquisa intensiva e na perfuração de poços.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q902737 | Pedagogia, História, IFES, IF ES, 2024

“A primeira lei a estabelecer diretrizes e bases da educação nacional, em todos os seus ramos e níveis, do pré-primário ao superior, foi a Lei n.4.024, de 20 de dezembro de 1961. Na verdade, o projeto havia chegado ao Congressos Nacional ainda em 1948, tendo sido discutido durante 13 anos.”
Texto extraído de: PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. História da educação: de Confúcio a Paulo Freire. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2021, p.204.


Marque a alternativa que NÃO caracteriza a Lei de Diretrizes e Bases de 1961:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q906324 | História, História Geral, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre os elementos do saneamento financeiro de Joaquim Murtinho, analise as afirmativas a seguir.

I. Crítica as políticas de industrialização baseadas no protecionismo estatal, defendendo a promoção de indústrias viáveis sem a dependência do apoio do poder público.

II. Defesa do perfil financeiro expansionista e especulativo vigente durante o Encilhamento, fundamentado na expectativa da entrada de capital estrangeiro.

III. Respeito aos termos estabelecidos no plano de consolidação da dívida externa brasileira, alinhados aos princípios ortodoxos de equilíbrio monetário.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q895327 | História, Mercantilismo, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir:
Vi por mandado de Sua Alteza este livro de Gramática e Diálogos compostos pelo Padre Jose de Anchieta, que foi da Companhia de Jesus no estado do Brasil. Nenhuma coisa tem contra nossa Sagrada Religião, nem bons costumes, mas muitas que servirão para melhor instrução dos catecúmenos e aumento da nova cristandade daquelas partes e para com mais facilidade e suavidade se plantar e dilatar nelas nossa Santa Fé.
Adaptado de: ANCHIETA, Jose. Arte de Gramática da Língua mais usada na costa do Brasil, Coimbra, 1595.

Trata-se do pedido de licença para a impressão da gramática da Língua Tupi escrita pelo jesuíta José Anchieta dirigida ao Tribunal do Santo Ofício. Com base no trecho, é correto afirmar que o conhecimento das línguas indígenas por parte da Ordem jesuíta no Brasil colonial
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q901259 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, História, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

A História, enquanto disciplina acadêmica e campo de conhecimento humano, possui características específicas que a diferenciam de outras áreas do saber. Analise os itens abaixo e selecione a alternativa correta.

1. A História é uma ciência que busca compreender o passado humano em todas as suas dimensões, utilizando-se de métodos próprios para analisar as fontes e construir narrativas que expliquem os processos históricos.

2. O conceito de temporalidade é fundamental na História, pois permite a compreensão de como os eventos se relacionam e se influenciam ao longo do tempo.

3. A História não se restringe à simples coleta de fatos; ela interpreta, contextualiza e oferece explicações sobre como e por que os eventos ocorreram.

4. A interdisciplinaridade é uma característica importante na História, que frequentemente dialoga com áreas como a Geografia, a Sociologia, a Antropologia e a Economia.

5. Segundo Fernand Braudel, a História deve ser analisada em diferentes temporalidades, como a curta, a média e a longa duração, para se compreender a totalidade dos fenômenos históricos.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q900542 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

”Além dos colonos propriamente ditos, também vieram de Portugal para o Brasil padres jesuítas com o objetivo principal de catequizar os índios e engordar o rebanho submisso à Igreja Católica.”

MESGRAVIS. Laima. História do Brasil colônia, São Paulo.Ed. Contexto.pg.

24. 2015.


Sobre a presença da Companhia de Jesus no Brasil durante o período colonial, é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q906695 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, História, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (2018), “Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas)” está inserido no rol de habilidades do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q1043679 | História, História do Brasil, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a afirmativa que apresenta corretamente uma consequência prática da aprovação da Lei Eusebio de Queirós no Brasil Imperial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q1043685 | História, História do Brasil, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

As afirmativas a seguir apresentam corretamente aspectos das Guerras de Canudos, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.