Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q975597 | História, História, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Leia o excerto e responda à questão.

“A expansão marítima europeia, iniciada no final da Idade Média, intensificou a acumulação de capital, ampliou o comércio e possibilitou a consolidação de impérios ultramarinos. Séculos depois, os efeitos dessa lógica de expansão seriam retomados com maior intensidade, sobretudo por potências industrializadas que transformaram a dominação colonial em instrumento estratégico do capitalismo monopolista.”
Com base na leitura do texto e nos conhecimentos sobre a transição do feudalismo para o capitalismo, a consolidação do capitalismo nos EUA e a crise mundial do liberalismo, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q1073937 | História, História Geral, História, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Em meio às areias do Vale do Nilo, o Egito Antigo construiu uma civilização marcada por complexas relações políticas, sociais e religiosas, onde a crença na vida após a morte e no poder divino do faraó moldava as instituições e a cultura. Nesse contexto, assinale a alternativa correta sobre a religiosidade e a organização social do Egito Antigo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q1070399 | Filosofia, A Política, História, Prefeitura de Porangatu GO, Itame, 2023

“O estado de natureza era [...] uma situação real e historicamente determinada pela qual passara, ainda que em épocas diversas, a maior parte da humanidade [...]. Esse estado de natureza diferia do estado de guerra [...], baseado na insegurança e na violência, por ser um estado de relativa paz, concórdia e harmonia. Nesse estado pacífico os homens já eram dotados de razão e desfrutavam da propriedade que [...] designava simultaneamente a vida, a liberdade e os bens como direitos naturais do ser humano. ”

(WEFFORT, Francisco. (Org.). Os Clássicos da Política. São Paulo: Ática, 2006, v. 1.)

A citação disposta anteriormente está em concordância com qual pensador iluminista?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

244Q1044031 | História, História Geral, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Queridos amigos,
Faz apenas cerca de um mês que escrevi minha última carta para vocês. Desde então acumulei tanto para contar que não sei como começar. Vi os jornais de Chicago de 6, 7, 8 e 9 de junho e eles podem dar uma ideia vaga e indefinida do que os fuzileiros navais fizeram durante todo o mês de junho. Para começar, ainda mantenho boa saúde, boa aparência e disposição feliz, embora não consiga entender como isso é possível. Ontem saímos das linhas (não das trincheiras) após 28 dias de inferno. Algum dia alguém contará a história como deveria ser contada. Como a Marinha enfrentou a retirada francesa, enfrentou os hunos embriagados com a vitória e os arremessou de volta. Estou convencido de que, se não fosse pelos fuzileiros navais dos Estados Unidos, Paris certamente teria sido tomada antes disso. Se eu pudesse transferir minha comissão do exército para o Corpo de Fuzileiros Navais, eu o faria. É uma honra servir com eles. As duas primeiras semanas foram horríveis. Fomos levados às pressas e as coisas estavam quentes desde o início. Não havia trincheiras, todos combates abertos em colinas, campos e florestas, como nossos avós lutaram em 61, mas agora com explosivos, estilhaços, metralhadoras e camaras de gás. As metralhadoras assumiram a liderança, indo aqui e ali, auxiliando um ataque e repelindo outro.
Adaptado de: Letter from Wayne to Folks; 7/1/1918; 3d Bn Replacements & Casualties June 18, 1918 Index Sheet 202 - 12.3; Records of Divisions, 1917 - 1920; Records of the American Expeditionary Forces (World War I), Record Group 120; National Archives at College Park, College Park, MD.

A leitura da carta elaborada por um soldado da Primeira Guerra Mundial foi proposta por um docente como atividade didática sobre o conflito.
A respeito dessa atividade, é possível afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q1044032 | História, História Geral, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre a Revolução dos Cravos:

( ) O movimento de aspirações socialistas foi abafado pelo governo salazarista que intensificou suas atividades após a derrota do movimento. ( ) O movimento teve como centro de suas críticas a atuação militar que repreendeu os manifestantes durante os protestos nas regiões urbanas. ( ) O movimento apoiou a independência das possessões portuguesas no continente africano.

A respeito do movimento, está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q907881 | História, História, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

A individualidade assim descrita nada tem em comum com as diversas concepções do individualismo e, sobretudo, com aquele que denominarei “individualismo de direita, à americana”, que é tão-somente uma tentativa disfarçada de coagir e vencer o indivíduo em sua singularidade. Esse pretenso individualismo, que sugere fórmulas como “livre empresa”, arrivismo e sociedade liberal, é o laisser-faire econômico e social: a exploração das massas pelas classes dominantes com a ajuda da velhacaria legal; a degradação espiritual e o doutrinamento sistemático do espírito servil, processo conhecido sob o nome de “educação”. Essa forma de “individualismo” corrompido e viciado, verdadeira camisa de força da individualidade, reduz a vida a uma corrida degradante aos bens materiais, ao prestígio social; sua sabedoria suprema exprime-se numa frase: “Cada um por si e maldito seja o último”.
GOLDMAN, Emma. O indivíduo, a sociedade e o Estado, e outros ensaios. São Paulo: Editora Hedra, 2007, p. 32. [Adaptado].

Qual conceito sintetizaria a descrição do parágrafo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

247Q907882 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, História, IFSE, IV UFG, 2024

Durante o período imperial brasileiro, em 1835, ocorreu uma revolta no nordeste brasileiro. Boa parte dos envolvidos eram muçulmanos, mas muitos também eram adeptos de religiões de matriz africana. A perseguição religiosa era um dos motes da revolução, que surgiu com o ideal de libertação do povo negro e o objetivo de matar os opressores brancos e quem mais se colocasse contra, especialmente os traidores. Tal revolta ficou conhecida por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

248Q985456 | História, Medievalidade Europeia, História, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

No ocidente medieval, o indivíduo pertencia antes de tudo à família — família extensa, patriarcal ou tribal, sob a direção de um chefe de família. No que se refere à comunidade familiar no ocidente medieval, analisar os itens.

I. O peso do grupo familiar é bem conhecido no âmbito da classe senhorial, em que a linhagem impõe suas realidades, seus deveres e sua moral ao cavaleiro.
II. A linhagem é uma comunidade de sangue composta de "parentes" e de "amigos carnais", que eram provavelmente parentes por aliança.
III. A linhagem não é um resíduo de uma grande família primitiva, mas sim uma fase da organização familiar nas sociedades germânicas da Alta Idade Média, conhecida como Sippe, na qual os membros se unem por laços de solidariedade, especialmente no campo de batalha e na defesa da honra.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

250Q1089472 | História, História Geral, História, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

O colapso do Império Turco-Otomano, precipitado pela Primeira Guerra Mundial, não foi apenas resultado de derrotas militares. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q994273 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, História, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Analise as afirmativas


I - O ensino de História contribui no projeto de construção do sujeito autônomo, capaz de perceber o singular, o outro e o coletivo, respeitando e identificando as diferenças e semelhanças, permanências e rupturas em tempo e espaço determinado.

ASSIM,

II - A História investiga rastros do homem no tempo, retorna ao passado para compreender o presente, verificando continuidades de comportamento e pensamento, assim como suas alternâncias decorrentes de acontecimentos históricos singulares que apontam pistas sobre nós e o mundo que criamos e imaginamos ao longo dos séculos.


Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q1043682 | História, História do Brasil, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a afirmativa que apresenta, corretamente, uma das medidas estabelecidas pela Constituição de 1824.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q1043686 | História, História do Brasil, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com o objetivo de discutir o tema das fake news em sala de aula, o professor de História apresentou aos seus alunos o evento das “cartas falsas” que ocorreu durante a candidatura de Arthur Bernardes em 1921.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente a motivação subjacente à publicação das cartas atribuídas a Bernardes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q1043688 | História, História do Brasil, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.
Esta paz deve ser imposta pela revolução. Até agora, houve ausência de força ou a habilidade para tal. E então só há um remédio: para fazer melhor no futuro [...] pregar a expropriação da propriedade privada e a destruição dos estados como o único meio de garantir a fraternidade entre os povos e justiça e liberdade para todos.
MALATESTA, Errico. Guerra Sociale, São Paulo, 1916. Traduzido por Dos Santos, Kauan William. Pontes de liberdade. (Tese doutorado em História). USP, 2021 p. 211.

Com base na leitura do trecho, assinale a afirmativa que apresenta corretamente a ideia política descrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q975594 | Pedagogia, História, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com o Art. 5º, § 1º da Lei nº 9.394/96 – LDB,O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá:

I. Recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica.
II. Fazer-lhes a chamada pública.
III. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
IV. Divulgar a lista de espera por vagas nos estabelecimentos de educação básica de sua rede, inclusive creches, por ordem de colocação e, sempre que possível, por unidade escolar, bem como divulgar os critérios para a elaboração da lista.
V. Garantir aos pais, aos responsáveis e aos estudantes acesso aos resultados das avaliações de qualidade e de rendimento escolar nas instituições de ensino, diretamente realizadas por ele ou em parceria com organizações internacionais.

Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q975595 | Pedagogia, História, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com o Art. 14. § 1º da Lei nº 9394/96 – LDB,o Conselho Escolar, órgão deliberativo, será composto do Diretor da Escola, membro nato, e de representantes das comunidades escolar e local, eleitos por seus pares nas seguintes categorias:

Assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q1048338 | História, História Geral, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir de uma carta escrita por um imigrante alemão recém-chegado na região fluminense do Rio de Janeiro, datada de 1852.

Deus esteja convosco! Queridos pais e cunhados. Nós todos nos encontramos ainda com saúde e bem, e desejamos de coração ouvir o mesmo de vocês. Depois de tudo que pudemos ver até agora, consideramos o nosso futuro mais assegurado do que aí em casa. Do porto, onde não pudemos permanecer devido à febre amarela, até a nossa fazenda são aproximadamente 20 milhas. As nossas casas ainda não estão todas prontas e, até lá, teremos que nos contentar com barracas. Agradecemos mil vezes à nossa comunidade por nos ter ajudado com a nossa emigração. Quisera Deus que todos os pobres estivessem aqui no Brasil! Depois de Pentecostes iniciaremos o nosso trabalho diário; é um trabalho fácil, durante o qual recebemos boa alimentação, por exemplo, arroz, pão de milho, feijão e, todos os dias, carne. Há também boa aguardente, até melhor do que a de vocês. Na cidade de Petrópolis, fundada há 7 anos, moram quase só alemães.

ALVES, Débora. Cartas de imigrantes como fonte para o historiador: Rio de Janeiro - Turíngia (1852-1853), Revista Brasileira de História, vol. 23, nº 45, 2003, p. 174. (Adaptado).

A respeito do uso desse material em sala de aula, assinale a afirmativa que descreve corretamente seu objetivo de acordo com os fundamentos do pensamento histórico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q1044030 | História, História do Brasil, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a afirmativa que apresenta corretamente uma das principais inovações estabelecidas na Constituição de 1891 do Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q907894 | História, Medievalidade Europeia, História, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

É como um reflexo da carência de verdadeira unidade nacional, a despeito das unidades simplesmente dinásticas, que se verifica pela mesma época nas terras europeias submetidas à Coroa de Castela. Cada um dos antigos reinos peninsulares mantinha sua própria personalidade política e jurídica. Em terras de Castela, continuavam, na ocasião dos descobrimentos marítimos, a prevalecer as normas jurídicas peculiares ao direito castelhano. Nos velhos Estados integrantes da Coroa de Aragão, mantinha-se da mesma forma a vigência de seus direitos particulares: aragonês, catalão, valenciano, maiorquino. Navarra, incorporada ao reino aragonês, conservou durante os primeiros tempos, dentro da península, sua condição de estado soberano e independente.

HOLANDA, Sérgio B. Visão do Paraíso. São Paulo, Companhia das letras. 2010, p. 460. [Adaptado].


Taís características da administração da Coroa de Castela refletiram qual característica da administração da colônia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

260Q907896 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, História, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Esta tradição muito forte na Tunísia, desde o fim do século XIX, refreou o regime, impedindo-o de ser tão repressivo como gostaria, e assegurava que o poder permitia um pluralismo político limitado, desde que isso nunca ameaçasse a hegemonia do Rassemblement Constitutionnel Démocratique (RCD). De facto, os partidos políticos seculares que foram autorizados depois de 1980 colaboraram várias vezes com o regime devido ao seu receio do islamismo. Quando a presidência quebrou este princípio ao alterar a Constituição de modo a permitir que o Presidente em funções se candidatasse por mais de dois mandatos e ao instituir uma assembleia parlamentar bicamaral para salvaguardar o controle do RCD, a sua base de apoio começou a fragmentar-se, tal como aconteceu com o seu antecessor por motivos semelhantes nos anos 1980.

JOFFÉ, George. A Primavera Árabe no Norte de África: origens e perspectivas de futuro. Relações Internacionais, n. 30, p. 85-116, jun. 2011. p. 101. [Adaptado].


O texto se refere à tradição
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.