Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q907896 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, História, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Esta tradição muito forte na Tunísia, desde o fim do século XIX, refreou o regime, impedindo-o de ser tão repressivo como gostaria, e assegurava que o poder permitia um pluralismo político limitado, desde que isso nunca ameaçasse a hegemonia do Rassemblement Constitutionnel Démocratique (RCD). De facto, os partidos políticos seculares que foram autorizados depois de 1980 colaboraram várias vezes com o regime devido ao seu receio do islamismo. Quando a presidência quebrou este princípio ao alterar a Constituição de modo a permitir que o Presidente em funções se candidatasse por mais de dois mandatos e ao instituir uma assembleia parlamentar bicamaral para salvaguardar o controle do RCD, a sua base de apoio começou a fragmentar-se, tal como aconteceu com o seu antecessor por motivos semelhantes nos anos 1980.

JOFFÉ, George. A Primavera Árabe no Norte de África: origens e perspectivas de futuro. Relações Internacionais, n. 30, p. 85-116, jun. 2011. p. 101. [Adaptado].


O texto se refere à tradição
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

262Q907899 | História, História, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

A etnografia da América indígena contém um tesouro de referências a uma teoria cosmopolítica que imagina um universo povoado por diferentes tipos de agências ou agentes subjetivos, humanos como não-humanos – os deuses, os animais, os mortos, as plantas, os fenômenos meteorológicos, muitas vezes também os objetos e os artefatos –, todos providos de um mesmo conjunto básico de disposições perceptivas, apetitivas e cognitivas, ou, em poucas palavras, de uma “alma” semelhante. Essa semelhança inclui um mesmo modo, que poderíamos chamar performativo, de apercepção: os animais e outros não-humanos dotados de alma “se veem como” pessoas, e portanto, em condições ou contextos determinados, “são” pessoas, isto é, são entidades complexas, com uma estrutura ontológica de dupla face (uma visível e outra invisível), existindo sob os modos pronominais do reflexivo e do recíproco e os modos relacionais do intencional e do coletivo. O que essas pessoas veem, entretanto – e que sorte de pessoas elas são –, constitui precisamente um dos problemas filosóficos mais sérios postos por e para o pensamento indígena.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Metafísicas canibais. São Paulo: Cosac Naify, 2015, p. 43. [Adaptado].


Conforme o texto, na concepção ameríndia, a cultura tem qual forma?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q895181 | História, História Geral, História, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Desde a formação do Estado brasileiro, no início do século XIX, a história tem sido um conteúdo constante nos currículos escolares. Contudo, seus objetivos, propostas e metodologias de ensino nem sempre foram os mesmos. Isto porque, como campo de pesquisa e produção de saber, a história não possui uma abordagem unificada. Logo, no campo de ensino, as abordagens teóricas e metodológicas também variam. Podemos, então, situar a inclusão da história no currículo escolar no ano de 1827, pelo “Decreto das Escolas de Primeiras Letras”, a primeira lei sobre a instrução nacional do Império do Brasil. Segundo o texto desse decreto, a escola elementar (ou básica) deveria fornecer aos educandos noções básicas de política e moral cristã.

(Disponível em: https://acervo.cead.ufv.br/conteudo/pdf/ Acesso em: julho de 2024.)

Devido às variações nos currículos escolares referentes ao conteúdo da história, no período da Primeira República, por exemplo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q895183 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, História, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

[...] Passados 136 anos da abolição formal da escravidão no Brasil, ainda vivemos em uma sociedade na qual persistem e são repercutidas dinâmicas e relações sociais referenciadas numa perspectiva racial discriminatória, preconceituosa, eurocêntrica, hierarquizante e hierarquizada. É bem sabido entre nós brasileiros que o fato de milhares de indivíduos, no final do século XIX, terem deixado a condição de escravizados não significou, de maneira alguma, uma transformação profunda em suas condições básicas de vida. O contexto pós-abolição não fez emergir uma real inclusão social dos negros libertos nas principais esferas políticas, econômicas e culturais do país, ao passo que, paralelamente, se registrou uma inferiorização desse grupo dentro do modelo cultural e identitário que foi historicamente constituído e construído como hegemonicamente nacional pela ideologia (dita “civilizatória”) do embranquecimento social.

(SCHWARCZ, 1993.)

O primeiro grande marco a nível nacional para uma mudança nas perspectivas do ensino ligado à diversidade étnico-racial no Brasil foi a publicação da Lei nº 10.639/2003, que concretizou alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, estabelecendo, entre outras medidas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

265Q1043680 | História, História Geral, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Relacione as fases da Revolução Industrial a seguir às suas características.

1. Primeira Fase da Revolução Industrial.

2. Segunda Fase da Revolução Industrial.

3. Terceira Fase da Revolução Industrial.

( ) A substituição do ferro pelo aço na construção de maquinário, devido à sua leveza, além do estímulo às pesquisas científicas.


( ) O surgimento do capitalismo industrial em contraste com a produção rural, o que causou o declínio de formas tradicionais de trabalho, como as de artesãos, e resultou em um aumento significativo da urbanização.


( ) O surgimento de novas formas de comunicação, a introdução de produtos eletrônicos, como softwares, e o uso da energia nuclear.



Assinale a afirmativa que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q1043689 | História, História Geral, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.
A questão não é nova, pois foi também diante deste dilema que o Papa João XXIII (1958-1963) provocou uma verdadeira “revolução copernicana” na Igreja ao convocar o chamado Concílio Vaticano II (1962-1965). E a palavra de ordem era “aggiornamento”: a atualização da Igreja.

COUTINHO, Sérgio Ricardo. O que foi o Concílio Vaticano II? In: Café História, 2022.

Assinale a afirmativa que apresenta, corretamente, o objetivo principal da convocação do Concílio Vaticano II.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q907887 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Nesse horizonte, não se está mais seguro do que quer dizer a palavra homem. Existe uma história do conceito de homem e é preciso se interrogar sobre essa história: de onde vem o conceito de homem, como o homem ele mesmo pensa o que é o próprio do homem? Por exemplo, quando tradicionalmente se opõe o homem ao animal, se afirma que o próprio do homem é a linguagem, a cultura, a história, a sociedade, a liberdade etc. Podem-se colocar questões sobre a validade de todas essas definições do "próprio" e do homem e, portanto, sobre a validade do conceito de homem tal como geralmente é utilizado. Colocar questões sobre esse conceito de homem é nada ter de seguro a esse respeito. Mas isso não quer dizer ser contra o homem. Frequentemente se acusa a desconstrução de, ao colocar questões sobre a história do conceito de homem, ser inumana, desumana, contra o humanismo. Nada tenho contra o humanismo, mas me reservo o direito de interrogar quanto à história, à genealogia e à figura do homem, quanto ao conceito do próprio do homem.

DERRIDA, J. A solidariedade dos seres vivos. Entrevista por Evando Nascimento, publicada no suplemento Mais! Folha de São Paulo, em 27.5.2001.


De que modo tais reflexões produzem óbice ao etnocentrismo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

268Q985458 | História, Primeira Guerra Mundial, História, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Considerando-se a temática História, Cultura e Artes, no que se refere às Artes a partir de 1914, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) O dadaísmo surgiu como um protesto niilista contra a Primeira Guerra Mundial e a sociedade que a gerou, rejeitando as convenções da arte da época.
( ) O construtivismo soviético foi amplamente integrado ao modernismo arquitetônico por meio da Bauhaus, e seus projetos mais ambiciosos foram amplamente realizados.
( ) O surrealismo, ao contrário do dadaísmo, buscou resgatar a imaginação e se baseou na psicanálise, simbolismo e sonhos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

269Q1026422 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, História, Prefeitura de Pinheiro MA, FUNATEC, 2024

Assinale a única assertiva que nega corretamente a seguinte proposição lógica:

“Se eles foram ao evento, então receberam o brinde”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

270Q907897 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, História, IFSE, IV UFG, 2024

A Primavera Árabe, entre outras coisas, ficou conhecida por promover uma ruptura na estratégia de mobilização política. Qual é essa nova estratégia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

271Q1042574 | História, História Geral, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir:

Seria uma grande vantagem ao Estado que as artes fossem exercidas por mulheres. Assim, as famílias viveriam abundantes com a universal aplicação de ambos os sexos. Se a educação não é extensiva às mulheres e filhas dos artesãos, elas vão continuar desocupadas e não poderão inspirar seus filhos e maridos na conduta laboriosa, de que elas mesmas estão distantes. Agora que não estão encerradas e nem deve estar, é coisa certa que as mulheres devem concorrer a fomentar a indústria, em todo o que é compatível com o decoro de seu sexo e com suas forças. Costurar qualquer gênero de roupas, vestidos ou adornos, pode muito bem ser feito por mulheres.
Adaptado de: CAMPOMANES, Pedro Rodríguez. Discurso sobre la educación popular sobre los artesanos y su fomento, 1775.

Durante o século XVIII, período conhecido como iluminismo, administradores e conselheiros reais propuseram projetos reformistas em diferentes monarquias europeias. Assinale a afirmativa que descreve corretamente a política proposta pelo autor sobre o trabalho feminino.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q1043678 | História, História do Brasil, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia os fragmentos de texto a seguir.

I. É ingênuo acreditar que numa fazenda de mil escravos predominava a doçura e a regalia. Não se pode correr o risco de promover uma redenção da escravidão sob as mãos cristãs, nem se pode ignorar a tipicidade da escravidão jesuítica. Segundo relatos e pesquisas, os escravos dos jesuítas ficavam, em determinadas situações, sob o regime mais abrandado. Porém, os mesmos argumentos de ilegitimidade da escravidão que moviam o combate à escravidão indígena não serviam ao escravo africano e não moveram as forças dos missionários.
ROCHA, Ilana. Escravos da Nação: O público e privado na escravidão brasileira, 1760-186, Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, 2012, p. 30. (Adaptado)

II. É proverbial a benignidade, doçura e largueza, com que os jesuítas tratavam geralmente os seus escravos. Não se esqueciam de que eram homens. Toleravam-lhes faltas e concediam-lhes regalias, que mais ninguém lhes dava. Não os tendo como meio ganancioso de enriquecimento individual, senão por necessidade de assegurar a vida dos Colégios e da catequese, sucedia às vezes que, com os gastos desses trabalhadores, era mais a perda que o proveito.
LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Lisboa, Rio de Janeiro: Portugália, Civilização Brasileira, 1938, Tomo II, p. 352. (Adaptado)

A respeito da escravidão africana praticada pelos jesuítas no período colonial do Brasil, assinale a afirmativa que interpreta corretamente os trechos acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q1043681 | História, História do Brasil, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

As afirmativas a seguir descrevem corretamente as medidas tomadas durante o Período Joanino no Brasil, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q994277 | Pedagogia, História, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Conforme consta no Currículo do Estado do Espírito Santo (2020), as temáticas: Educação Ambiental; Vida Familiar e Social e; Trabalho, Ciência e Tecnologia, constituem-se como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q908023 | História, Processo de Independência e Movimentos Nativistas, História, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Principal polo de comércio popular do país, a Rua 25 de Março, no centro de São Paulo, evoca uma data cujo significado é bem menos conhecido: nesse dia, há 200 anos, D. Pedro I outorgou a primeira Constituição do Brasil. Foi a Carta Magna de maior duração até hoje, das sete que tivemos. Ao ser revogada pelo governo republicano, em 1889, após 65 anos, era a segunda Constituição escrita mais antiga do mundo, superada apenas pela dos Estados Unidos.

(Disponível em: https://revistapb.com.br/historia/duzentos-anos-da-primeira-constituicao-do-brasil/. Acesso em: janeiro de 2024.)


Dentre as características dessa Constituição, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q908024 | História, Fundamentos da História Tempo, História, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

O objetivo da história é dar sentido ao passado; é conhecer e compreender não para contemplar um passado morto, mas para agir, para libertar consciências, para dar força às forças do progresso, para identificar e integrar o país com sua história e seu futuro, essa é toda a tarefa da história.

(Rodrigues. 1984, p. 39.)

O excerto anterior apresenta uma perspectiva acerca do que seria, de fato, a história. Dessa forma, a metodologia do ensino da história precisa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

277Q908031 | História, Fundamentos da História Tempo, História, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Como a nossa sociedade sofre um ritmo intenso de modificações, a escola e o ensino de história, em especial, deve acompanhar esse processo sob pena de transmitir conhecimentos já ultrapassados. Para isto deve incorporar os temas e as inovações tecnológicas com que os alunos já lidam no seu cotidiano. Constitui-se hoje, para os educadores do ensino fundamental e médio, um desafio muito grande ensinar alunos que têm contato cada vez maior com os meios de comunicação e sofrem a influência da televisão, rádio, jornal, vídeogames, [...] computador, redes de informações e etc.

(Ferreira. 1999, p. 144.)


Discutir a respeito da utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história, embora não seja mais novidade, é pertinente e necessário. Nesse contexto de evolução informacional constante:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q910410 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, História, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Sobre os usos das metodologias ativas na educação, analise as afirmativas a seguir.

I. Nas metodologias ativas de aprendizagem, o aprendizado se dá a partir de problemas e situações reais, os quais os alunos vivenciarão depois na vida profissional.
II. A sala de aula invertida é um modelo em que se concentra, no ambiente virtual, o que é informação básica, e que deixa para a sala de aula as atividades mais criativas e supervisionadas.
III. Na perspectiva das metodologias ativas, a educação formal deve ser cada vez mais misturada, híbrida, não acontecendo somente no espaço físico da sala de aula, mas nos múltiplos espaços do cotidiano, que incluem os digitais.

Estão de acordo com as metodologias ativas na educação as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

279Q907890 | História, História, IFSE, IV UFG, 2024

São cidades sergipanas reconhecidas como cidades históricas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

280Q985459 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, História, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

A consolidação do Império Macedônico foi impulsionada por diversas estratégias políticas e militares. Qual alternativa explica CORRETAMENTE esse processo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.