Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q907892 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História, IFSE, IV UFG, 2024

Jenner Augusto da Silveira, nascido em Aracajú, em 1924, foi um dos mais importantes artistas da história do Sergipe. Em 1966, Jenner inicia sua carreira internacional, sendo convidado a expor em diversos países. Embora tenha passado bom tempo fora, Jenner Augusto nunca esqueceu de suas origens, e em suas obras espalhadas pelo país, destaca-se o apreço à cultura popular e ao povo sergipano. Respectivamente, qual foi um dos tipos de arte Jenner Augusto produziu e qual é uma das características marcantes de sua obra?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

282Q895186 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

O primeiro traço a destacar-se, no estudo do caso brasileiro, é o da origem colonial. É preciso distinguir, ainda, no amplo quadro da origem colonial (que abrange todos os continentes, salvo a Europa) que, no caso do Brasil, trata-se, antes de mais nada, de uma “civilização” transplantada [...]. Os elementos destinados à empresa de “colonização”, isto é, de ocupação produtiva – no caso do Brasil – provém do exterior, são para aqui transplantados, tanto os senhores – os que exploram o trabalho alheio – quanto os trabalhadores – os escravizados.

(SODRÉ, 1994, p. 04. Adaptado.)

A formação da sociedade brasileira efetiva-se a partir da mistura cultural e étnica de povos oriundos de outros lugares e estranhos às nações nativas que aqui já habitavam desde tempos bem mais antigos. A colonização exploradora e expropriativa nessas terras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

283Q906462 | História, Medievalidade Europeia, História, SEEDPR, Consulplan, 2024

O século XIV testemunhou uma crise da antiga ordem feudal, seguindo bem nos calcanhares do surgimento das cidades corporativas com grande medida de autonomia local, política e econômica, bem como uma influência grandemente aumentada nos negócios nacionais. Nessa crise, o modo de produção feudal, baseado na servidão, foi seriamente abalado e atingiu um adiantado estado de desintegração, cujos efeitos foram vistos na economia senhorial do século seguinte.
(DOBB, 1965, p. 33.)
A crise a que se refere o excerto anterior, na verdade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

284Q906323 | História, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

Suas Majestades, o Imperador da Áustria, o Rei da Prússia e o Imperador da Rússia, como consequência dos grandes acontecimentos assinalados na Europa no decurso dos três últimos anos, tendo adquirido a convicção íntima de que é necessário assentar o caminho a adotar pelas Potências nas suas relações mútuas, (...)

Fonte: Tratado da Santa Aliança de 1815. Disponível em https://www.fafich.ufmg.br/hist_discip_grad/Santa%20Alian% C3%A7a%20setembro%20de%201815.pdf

Com base no trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente os objetivos da Santa Aliança, formada em 1815 pela Áustria, Prússia e Rússia após a derrota de Napoleão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q901261 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante o período colonial, a sociedade brasileira passou por transformações significativas que influenciaram sua expansão territorial. Avalie as afirmativas abaixo:

1. A expansão territorial do Brasil colonial foi impulsionada tanto pelo interesse em novas riquezas, como a mineração, quanto pela necessidade de garantir a segurança das fronteiras contra as incursões estrangeiras.

2. As bandeiras paulistas desempenharam um papel fundamental na interiorização do território, sendo responsáveis pela captura de indígenas e pela descoberta de café e minas de ouro e diamantes.

3. A política de distribuição de sesmarias facilitou a ocupação de novas áreas, mas também contribuiu para a concentração de terras nas mãos de uma elite urbana centralizada, perpetuando as desigualdades sociais nas periferias.

4. A ocupação das regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso no século XVIII resultou na criação de novas vilas e cidades, fortalecendo o processo de urbanização no Brasil colonial.

5. A expansão territorial foi acompanhada de conflitos com as populações indígenas e africanos escravizados, que resistiam à invasão de suas terras, resultando em guerras e deslocamentos forçados.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q994274 | Pedagogia, História, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

O componente curricular de História do Currículo do Estado do Espírito Santo (2020) descreve as ações que constituem o papel do ensino de História na Educação Básica. Dentre essas ações, está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q1081065 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, História, Prefeitura de Marechal Floriano ES, Instituto Access, 2025

A Lei Brasileira de Inclusão estabelece diretrizes para assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Com base na LBI, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma disposição sobre o direito à educação da pessoa com deficiência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

288Q1070888 | Filosofia, A Política, História, Prefeitura de Areal RJ, GUALIMP, 2019

O pensador iluminista Jacques Rousseau (1712 - 1778) defendia que o homem, ao ver-se ameaçado, concorda em se organizar politicamente, estabelecendo um contrato social entre seus semelhantes, unindo cada indivíduo aos demais. Neste contrato, a soberania reside no povo. A este preceito foi chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

289Q910408 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, História, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

No que se refere ao fazer histórico e ao fazer pedagógico, um desafio se destaca dos enfrentados pelos educadores na sala de aula, e pode ser lembrado como necessário à formação do professor de história: realizar a transposição didática dos conteúdos e do procedimento histórico.
BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004. p. 58.

Sobre a transposição didática dos conteúdos e do procedimento histórico, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) Transposição didática é a transformação de um saber científico em um saber escolar.
(    ) A transposição didática do conhecimento histórico permite a realização, em sala de aula, de alguns procedimentos inerentes à atividade do historiador.
(    ) A transposição didática, em linhas gerais, é uma forma de simplificar e reduzir o conhecimento científico.
(    ) A transposição didática, ao inserir documentos históricos na sala de aula, permite aos estudantes encarar os documentos como provas reais dos fatos e acontecimentos estudados.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

290Q1042573 | História, História Geral, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Até agora eu não encontrei nenhum homem monstruoso nessas ilhas, como muitos pensavam. Ao contrário, todos são de muito bonito acatamento. Assim que, monstros eu não encontrei e nem tive notícias.
Fonte: Carta de Cristóbal Colón a Luis de Santángel, escribano de ración de los Reyes Católicos, dándole cuenta de su primer viaje a las Indias. Archivo General de Simancas, EST,LEG,1,2,1,164.

O primeiro contato dos europeus com o Novo Mundo provocou questões intelectuais sobre como tratar a novidade americana. De acordo com o trecho, o conteúdo presente na Carta de Cristóvão Colombo explicita
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q994489 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, História, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

O professor, na atualidade, assume seu papel em sala de aula, principalmente quando decide usufruir dos recursos demandados pelas TIC. Nesse sentido, pode-se identificar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q994276 | Pedagogia, História, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

No âmbito, das condições inerentes a todos os seres humanos, conforme o Currículo do Estado do Espírito Santo (2020), o estudo dos conflitos mundiais e nacionais, da Primeira a Segunda Guerra, a Revolução Russa, o período entre guerras, o totalitarismo, a Guerra fria, os conflitos no Oriente Médio e Independências na África e Ásia, criação e função da ONU, permitem compreender a importância:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q994278 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, História, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Observe que na segunda coluna foram descritos os temas a serem trabalhados pelo componente curricular de História nos anos finais do Ensino Fundamental. Neste sentido, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. 6º ano. 2. 7º ano. 3. 8º ano. 4. 9º ano.

( ) Contempla-se uma reflexão sobre a História e suas formas de registro, evidenciando os diversos tipos de fontes históricas.
( ) É trabalhado o século XVIII e XIX e a consciência histórica de que o mundo contemporâneo é construído a partir das Revoluções Burguesas ocorridas na modernidade.
( ) Aborda-se a História Republicana do Brasil até os tempos atuais, incluindo as mudanças ocorridas após a Constituição de 1988, e o protagonismo de diferentes grupos e sujeitos históricos.
( ) Foco no aprendizado de noções de pertencimento e identidade.
( ) São trabalhados aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais ocorridos a partir do final do século XV até o início do século XVIII.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q1070329 | Filosofia, A Política, História, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Na política, desenvolveu a doutrina do “Direito Divino”, na qual afirmava que qualquer governo formado legalmente, expressava a vontade de Deus, que sua autoridade é sagrada e que qualquer rebelião contra ela é criminosa. Destacou também que a responsabilidade do soberano é se comportar como a imagem de Deus e governar para os súditos como um bom pai e não ser afetado por seu poder.
O texto faz referência a que pensador absolutista da Era Moderna:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

295Q1079838 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, História, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, IBFC, 2019

A Lei nº 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Sobre como esta Lei em seu artigo 2º entende a pessoa com deficiência, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

296Q1083169 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, História, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Analise as afirmações e indique V para verdadeiro e F para falso. De acordo com o artigo 206 da Constituição Federal de 1988, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

( ) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
( ) pagamento do ensino público em estabelecimentos oficiais.
( ) garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
( ) gestão unilateral do ensino público.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q1083170 | História, História Geral, História, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Sobre os níveis e ritmos de duração do tempo histórico, considere as seguintes afirmativas:

I. O tempo do acontecimento breve se refere a eventos que têm uma duração longa e impactante, como regimes políticos ou transformações econômicas significativas.
II. O tempo da conjuntura pode ser identificado por eventos com duração que abrange períodos de vida, como guerras e crises econômicas.
III. O tempo da estrutura corresponde a mudanças que ocorrem de forma rápida e visível, como a assinatura de um acordo ou a fundação de uma cidade.
IV. O tempo da estrutura reflete mudanças lentas e duradouras, como hábitos religiosos e sistemas de trabalho que persistem por longos períodos.

Com base nas afirmativas, estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q1083174 | História, História Geral, História, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Sobre o fim da Antiguidade Clássica e o início da Idade Média, considere as seguintes afirmativas:

I. A queda do Império Romano foi influenciada por diversos fatores, incluindo crises econômicas e dificuldades administrativas.
II. A economia do Império Romano era baseada unicamente no comércio de especiarias com a China.
III. A Pax romana foi um período de constantes guerras e conflitos internos dentro do império.
IV. O trabalho escravo foi uma invenção dos germanos que invadiram Roma e não tinha importância na sociedade romana. Com base nas afirmativas, estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q1083175 | História, História Geral, História, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Qual evento diplomático realizado entre 1884 e 1885 teve como objetivo principal regular a expansão colonial europeia na África, estabelecendo diretrizes para a ocupação de territórios africanos e resultando na divisão quase total do continente entre as potências europeias?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q1083176 | História, História Geral, História, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Assinale a alternativa que melhor descreve a intersecção entre a influência e o poder da Igreja e suas implicações para a sociedade medieval:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.