Considerando o tema “Doenças e seus impactos na sociedade”, o
professor de História, em colaboração com o professor de
Ciências, organizou uma atividade para apresentar o assunto em
perspectiva transversal para os estudantes.
Para isso, a atividade foi dividida em duas etapas. Na primeira, o
professor de História explicou o uso global do quinina, uma
substância extraída da casa da árvore de cinchona. E como
exemplo, explicou que quando os europeus chegaram às
Américas, observaram que os indígenas conheciam os benefícios
da quinina no tratamento dos sintomas de febres. Os espanhóis
levaram esse conhecimento para a Europa, e a quinina começou a
ser utilizada para tratar a malária. Esse uso facilitou a conquista de
territórios africanos, pois os europeus, que não tinham resistência
à malária, puderam se proteger contra a doença.
Na segunda etapa da atividade, o professor de Ciências explicou a
diferença entre os conceitos de vetor e agente etiológico. No caso
da malária, o vetor é a fêmea do mosquito do gênero Anopheles,
enquanto o agente etiológico é o protozoário Plasmodium. O
professor também abordou a resistência imunológica dos
indivíduos e o funcionamento das vacinas no corpo humano.
A respeito dessa atividade, assinale a afirmativa que descreve
corretamente as possibilidades do uso de uma abordagem
transversal.
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