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Questões de Concursos História

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41Q679392 | História, Movimentos de Reforma Religiosa protestantes e católicos, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

“Assim vemos que a fé basta a um cristão. Ele não precisa de nenhuma obra para se justificar. Se ele não precisa de nenhuma obra, ele está certamente desobrigado de todos os mandamentos e de todas as leis; se está desobrigado deles, é certamente livre. Esta é a liberdade cristã, é unicamente a fé que a cria, o que não quer dizer que possamos ficar ociosos ou fazer o mal, mas que não precisamos de nenhuma obrapara nos justificar e alcançar a felicidade.” Martinho Lutero (ARRUDA;PILLETI, 2019).
O texto é referente à crise religiosa denominada Reforma. Uma das causas desse movimento foi
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42Q895543 | História, Medievalidade Europeia, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Carlos Magno, também conhecido como Carlos I, foi um importante líder europeu do século VIII, cujo império teve um impacto significativo na história da Europa Ocidental. Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA:
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43Q942968 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

Se a economia do mundo do século XIX foi constituída principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica, sua política e sua ideologia foram constituídas fundamentalmente pela Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu. No entanto, foi a França que fez suas revoluções e a elas deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores terem se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e as políticas europeias (ou mesmo mundiais), entre 1789 e 1917, foram em grande parte lutas a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de 1793. A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical-democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo.

(Adaptado de: HOBSBAWM, E. J. A Revolução Francesa. Trad. de Maria Tereza Lopes Teixeira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p.9 (Coleção Leitura).)
Sobre as influências da Revolução Francesa na América Latina, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Na Bahia, em 1798, um movimento social denominado “Revolta dos Alfaiates”, que tinha como objetivo o rompimento dos laços coloniais com Portugal, foi inspirado nos ideais de liberdade vindos da Europa, decorrentes da Revolução Francesa. ( ) A França forneceu o vocabulário e os temas da política socialista para a maior parte da América Latina; deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário que influenciaram os movimentos reivindicatórios indígenas do século XIX. ( ) A grande repercussão dos ideais da Revolução Francesa na América Latina contribuiu significativamente para o desencadeamento dos movimentos emancipatórios após 1808. ( ) As ideias produzidas no movimento francês permanecem, até hoje, nos textos das constituições dos países democráticos latino-americanos, inclusive no texto da Constituição brasileira. ( ) Sob a influência da Revolução Francesa, deflagrou-se, no século XIX, a Guerra de Canudos, um confronto entre o exército brasileiro e o movimento popular de fundo sociorreligioso, que se armara para depor o governo republicano e reinstalar a monarquia no Brasil.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
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44Q901264 | História, Período EntreGuerras Crise de 1929 e seus desdobramentos, História, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante o final do século XIX e início do século XX, o capitalismo monopolista se consolidou nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que o liberalismo econômico enfrentava crises globais. Analise as afirmativas abaixo:

1. A consolidação do capitalismo monopolista nos EUA foi impulsionada pela industrialização rápida e pela concentração de capital em grandes corporações e trustes.

2. A crise mundial do liberalismo, culminando na Grande Depressão de 1929, expôs as fragilidades do sistema econômico baseado no laissez-faire e levou ao surgimento de políticas intervencionistas, como o New Deal.

3. O crescimento dos monopólios nos EUA teve um impacto direto nas economias latino-americanas, que se tornaram dependentes de capitais e mercados estrangeiros, exacerbando suas vulnerabilidades.

4. A transição do liberalismo para o intervencionismo nos EUA foi acompanhada por um aumento do papel do Estado na economia, tanto na regulação quanto na promoção do desenvolvimento industrial.

5. A resposta à crise do liberalismo incluiu a criação de organismos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, destinados a regular o mercado financeiro global e evitar novas depressões econômicas.


Alternativas:
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45Q895537 | História, Medievalidade Europeia, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

O feudalismo foi um sistema social, econômico e político que predominou na Europa durante a Idade Média. Sobre este período, assinale a alternativa CORRETA:
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46Q942967 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

Se a economia do mundo do século XIX foi constituída principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica, sua política e sua ideologia foram constituídas fundamentalmente pela Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu. No entanto, foi a França que fez suas revoluções e a elas deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores terem se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e as políticas europeias (ou mesmo mundiais), entre 1789 e 1917, foram em grande parte lutas a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de 1793. A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical-democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo.

(Adaptado de: HOBSBAWM, E. J. A Revolução Francesa. Trad. de Maria Tereza Lopes Teixeira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p.9 (Coleção Leitura).)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Revolução Francesa, considere as afirmativas a seguir.
I. O final do século XVIII foi uma época de crise para os velhos regimes da Europa e seus sistemas econômicos. Foram décadas repletas de agitações políticas, chegando até o ponto de revoltas, de movimentos coloniais em busca de autonomia, às vezes atingindo a secessão. II. Sua base teórica foi cunhada, entre outros, pelo filósofo e pensador suíço Jean-Jacques Rousseau, um dos nomes mais destacados do pensamento conhecido como iluminismo, que concebia o homem como um ser livre, igual a seus semelhantes, com os quais deveria conviver fraternalmente. III. Entre todas as revoluções contemporâneas, a Revolução Francesa foi a única ecumênica. O fato de esse movimento ter rompido radicalmente com um sistema estabelecido havia pelo menos cinco séculos levou muitos pensadores a afirmar que ela não foi apenas um movimento nacional, mas uma revolução de caráter supranacional. IV. No momento do desencadeamento da Revolução, a França vivia uma república oligárquica sob Luís XV, que detinha um poder controlado pela camada de privilegiados constituída pelo clero e pela nobreza, que vivia em torno do governante sem pagar impostos e às custas da maioria do povo francês.
Assinale a alternativa correta.
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47Q908032 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, História, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Desde que a Grã-Bretanha tomou posse das Ilhas Malvinas ou Falklands, em 1833, ao expulsar a base naval argentina ali instalada, a Argentina passou a reivindicar a devolução desse território insular. Os próprios britânicos questionavam, a princípio, os títulos jurídicos que lhes embasavam a possessão do arquipélago: as investidas inglesas na América do Sul se repetiram depois do fim das guerras napoleônicas (em 1815), chegando até as Malvinas em 1833. O duque de Wellington, vencedor de Napoleão em Waterloo, porém, havia escrito:

“Revi os papéis concernentes às ilhas Falkland. De nenhum modo me fica claro que tenhamos algum dia possuído soberania sobre essas ilhas”. A soberania sobre as ilhas foi causa de um enfrentamento armado entre os dois países em 1982, a Guerra das Malvinas.”

(Disponível em: https://funag.gov.br/loja. Acesso em: fevereiro de 2024.)


Nos dias atuais, as Ilhas Malvinas:

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48Q895536 | História, Período EntreGuerras Crise de 1929 e seus desdobramentos, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Sobre a crise de 1929, também conhecida como a Grande Depressão, teve um impacto profundo na economia global. Sobre este período, assinale a alternativa CORRETA:
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49Q908033 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, História, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Com início no próximo domingo, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana se encaixa na tradição, na tentativa de equilibrar a oferta de espetáculos e oficinas. Segundo o coordenador do evento realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Armando Wood, a atual edição apresenta uma versão “bem equilibrada” dessas duas propostas, com atrações de diversas áreas, da música às artes plásticas. Com o tema Latinoamérica – ¿Libertas, Libertad, Liberdade?, a programação pretende se aproximar das manifestações culturais dos países da América Latina, o que poderá ser conferido com a presença de artistas estrangeiros. A integração da América Latina enfrenta dificuldades e obstáculos e isso pode ser atribuído em grande parte
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50Q949543 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Conflito armado, envolvendo os Estados do Paraná e Santa Catarina, motivado pela disputa de territórios, cujas repercussões tiveram âmbito nacional, ocorrido entre os anos de 1912 e 1916, ficou conhecido como:
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51Q902732 | História, Fundamentos da História Tempo, História, IFES, IF ES, 2024

“Portanto, estamos diante não de um procedimento ou metodologia historiográfica, de base objetiva e científica, mas de uma ‘parametodologia’, conforme expressão de Flávio Thales Ribeiro (ou seja, uma metodologia pseudocientífica), que é diferente do método utilizado pelos historiadores.”
Texto extraído de: NAPOLITANO, Marcos. Negacionismo e revisionismo histórico no século XXI. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. Novos combates pela história: desafios-ensino. São Paulo: Contexto, 2021, p.102.


O trecho foi extraído do texto de Marcos Napolitano, pelo qual objetiva apontar aos pesquisadores e aos professores de História sobre como lidar com os temas do negacionismo e do revisionismo histórico. A esse respeito, julgue as afirmativas que fazem parte da argumentação do autor:

I. O revisionismo pode ser compreendido como um processo de revisão do conhecimento factual das interpretações historiográficas dominantes, com base em novas questões teóricas, novas hipóteses, novos métodos de análise e novas fontes primárias. Esse é o oxigênio da área de História, mesmo quando remexe em passados sensíveis e explicações aceitas.
II. O revisionismo deve ser encarado como um legítimo e necessário trabalho da historiografia. Portanto, antepõe-se ao negacionismo, que se trata da negação de um processo, evento ou fato histórico estabelecido pela comunidade de historiadores como efetivamente ocorrido no passado, em que pesem várias possibilidades de interpretação validadas pelo debate historiográfico.
III. O revisionismo histórico é, em si, um revisionismo de matriz ideológica, pois parte da premissa de que o pesquisador e professor de história não são emissores de opiniões vazias. Dessa forma, a seletividade intencional das fontes primárias e a construção de hipóteses constituem bons mecanismos de reivindicação do reconhecimento de procedimentos metodológicos por parte do revisionismo histórico.
IV. Estão entre as principais armadilhas argumentativas dos negacionistas: defender a necessidade de outras versões sobre um evento histórico, denunciar a ausência de “prova” documental que “prove” que um crime ou violência foi cometido no passado; e tomar o fato reconhecido e chancelado pela pesquisa histórica como “interpretação”, defendendo seu método como “factual”.

Estão CORRETAS:
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52Q902733 | História, Fundamentos da História Tempo, História, IFES, IF ES, 2024

“Os pesquisadores e professores de História, dos quais se deve cobrar rigor, ética de pesquisa e decoro profissional, não são meros emissores de opinião vazia e “neutra”, mas profissionais que sistematizam o conhecimento histórico e ajudam a sociedade a conhecer a si mesma de maneira crítica, em suas virtudes e mazelas.”
Texto extraído de: NAPOLITANO, Marcos. Negacionismo e revisionismo histórico no século XXI. In: PINSKY, Jaime;
PINSKY, Carla Bassanezi. Novos combates pela história: desafios-ensino. São Paulo: Contexto, 2021, p.107.

Marcos Napolitano compreende que o professor deve estar preparado para lidar com situações e argumentos negacionistas em sala de aula. De modo a enfrentar esse desafio, não cabe ao professor, na visão do autor:
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53Q906326 | História, Guerra Fria e seus desdobramentos, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a afirmativa que apresenta corretamente aspectos das revoluções comunistas no século XX.
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54Q911207 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A historiografia sobre a preparação para a boa morte registra ser essa uma prática de longa data. No Brasil, no século XIX, ante à eminência da morte, dívidas antigas eram confessadas. Confessava-se dívidas nunca pagas às casas comerciais, caixeiros confessavam ter negociado indevidamente, há anos, com o dinheiro da esposa. Assim, a morte corrigia os declaradamente desonestos. Dessa forma, a morte:
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55Q679396 | Geografia, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Nessa era de globalismo, com seu elevado senso de diversidade étnica e cultural, é fundamental, portanto, que os ocidentais se tornem sensíveis às histórias e tradições de todas as culturas e extirpem para sempre todas as ideias racistas, sexistas e irracionais que envenenaram gravemente as percepções e a história do Ocidente. (PERRY, 2019).
Em relação à essência do texto apresentado, marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.
( ) Prioriza a utilização indiscriminada da tecnologia militar na solução dos conflitos interétnicos. ( ) Confirma a heterogeneidade cultural e a necessidade de preservá-la como fonte de conhecimento. ( ) Considera a era do globalismo como um fenômeno social em defesa das tradições culturais de cada povo. ( ) Defende o respeito às minorias e aos “excluídos da história”, a exemplo dos negros, dos gays e das mulheres. ( ) Enfatiza a responsabilidade dos ocidentais na busca pela convivência pacífica entre culturas diversas.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
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56Q679399 | História, Guerra Fria e seus desdobramentos, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Depois da Segunda Guerra Mundial, a Europa perde a hegemonia internacional. Duas novas potências passam a disputar a supremacia econômica e militar mundial, com valores políticos antagônicos: os EUA e a URSS. (MOTA, 2019). De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre o Pós-Guerra, é correto afirmar:
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57Q949534 | História, Revolução Industrial, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

A grande concentração de capital, ocorrida durante a Segunda Revolução Industrial, resultou na passagem do capitalismo industrial ao capitalismo financeiro. Nessa forma de capitalismo, a fusão de várias empresas em apenas uma, que assume o comando com o objetivo de concentrar e dominar todas as fases de produção, distribuição e consumo é chamada de:
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58Q895538 | História, República Oligárquica, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A Proclamação da República em 1889 marcou o início de uma nova fase na história do Brasil. Sobre os primeiros anos da República, assinale a alternativa CORRETA:
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59Q895546 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Quanto à formação do Brasil, o Império foi um processo complexo que envolveu eventos políticos, sociais e econômicos ao longo do século XIX. Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA:
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60Q679397 | Geografia, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

As organizações criminosas vêm estabelecendo, cada vez mais, suas operações de uma forma transnacional, aproveitando-se da globalização econômica e das novas tecnologias de comunicação e transporte. (CASTELLE, 2019).
De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre o mundo atual, é correto afirmar que as organizações criminosas
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