Início

Questões de Concursos Historiador

Resolva questões de Historiador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q985015 | História, Primeira Guerra Mundial, Historiador, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Durante a Primeira Guerra Mundial, as transformações sociais e culturais resultaram em significativas mudanças no papel social das mulheres. Sobre o impacto dessas mudanças na identidade feminina e no vestuário, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q985012 | Museologia, Legislação de Patrimônio, Historiador, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Com base na Portaria nº 200/2016 — Regulamentação do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), sobre algumas de suas definições, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Salvaguarda.

(2) Referência Cultural.

(3) Detentores.

( ) As medidas que visam garantir a viabilidade do patrimônio cultural imaterial, tais como a identificação, a documentação, a investigação, a preservação, a proteção, a promoção, a valorização, a transmissão – essencialmente por meio da educação formal e não formal - e revitalização deste patrimônio em seus diversos aspectos.

( ) São os sentidos e valores, de importância diferenciada, atribuídos aos diversos domínios e práticas da vida social (festas, saberes, modos de fazer, lugares e formas de expressão, etc.) e que, por isso mesmo, se constituem em marcos de identidade e memória para determinado grupo social.

( ) Denominação dada às comunidades, grupos, segmentos e coletividades que possuem relação direta com a dinâmica da produção, reprodução de determinado bem cultural imaterial e/ou seus bens culturais associados, e para os quais o bem possui valor referencial, é parte constituinte da sua memória e identidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q985013 | Museologia, Legislação de Patrimônio, Historiador, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Considerando-se a Portaria nº 200/2016 — Regulamentação do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), são linhas de atuação do PNPI:

I. Reconhecimento e valorização.

II. Sustentabilidade.

III. Promoção e difusão.

IV. Criação de novos bens culturais imateriais.

Está CORRETO o que se afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q985018 | História, Fundamentos da História Tempo, Historiador, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

A modernidade, caracterizada por intensas transformações econômicas, sociais e culturais, impactou significativamente os lugares de memória e os espaços identitários. Esses conceitos, centrais ao entendimento das relações entre história, cultura e identidade, se encontram em crise devido a fatores como globalização, hiperconsumo, transformações urbanas e avanço de tecnologias digitais. Com base nas reflexões apresentadas, analisar os itens:
I. A modernidade líquida caracteriza-se por sua fluidez e pela ausência de formas estáveis, levando à fragmentação das relações coletivas.
II. Os lugares de memória são descritos como construções alheias à manipulação ideológica, sendo reconhecidos como representações neutras do passado.
III. A memória coletiva é construída por meio de processos de interação social que envolvem escolhas sobre o que deve ser lembrado ou esquecido.
IV. A ressignificação de espaços urbanos e monumentos revela como a história é utilizada para reforçar interesses de grupos dominantes, moldando as representações culturais.
Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q981085 | História, Historiador, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Mas a indústria do algodão tinha outras vantagens. Toda a sua matéria-prima vinha do exterior, e seu suprimento podia, portanto, ser expandido pelos drásticos métodos que se ofereciam aos brancos nas colônias, em vez dos métodos mais lentos da agricultura europeia; nem era tampouco atrapalhada pelos interesses agrários estabelecidos da Europa. A partir da década de 1790, o algodão britânico encontrou seu suprimento, ao qual permaneceram ligadas suas fortunas até a década de 1860, nos novos estados sulistas dos EUA.
(Eric Hobsbawm. A Era das Revoluções, 2009. Adaptado)
Um dos “drásticos métodos” a que se refere o fragmento, essencial para o processo da Revolução Industrial, trata-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q981086 | História, Historiador, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Durante sua posse como 47º presidente dos Estados Unidos, Donald Trump disse:
“Vamos perseguir o nosso Destino Manifesto até às estrelas, lançando astronautas americanos para fincar as estrelas e listras [da bandeira dos EUA] no planeta Marte.” O termo não é novo e trata de uma ideologia bastante prevalente nos Estados Unidos no século XIX.
(BBC News Brasil. O que é Destino Manifesto […], 29.10.2024. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cx2nwnd59e3o. Acesso em 13.04.2025. Adaptado)
No século 19, o Destino Manifesto defendia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q981089 | História, Historiador, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As diferenças ideológicas e de método de ação entre o movimento operário do Rio de Janeiro e de São Paulo se devem a um conjunto de fatores. Eles dizem respeito às características das duas cidades e à composição da classe trabalhadora. Em fins do século 19, a capital da República tinha uma estrutura social muito mais complexa do que a existente em São Paulo. (Boris Fausto. História do Brasil, 2009. Adaptado)

Considerando o contexto histórico descrito pelo fragmento, uma dessas diferenças consistia no fato de que, em São Paulo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q906197 | História, Era Vargas – 19301954, Historiador, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Um período que certamente redefiniu as bases da economia brasileira foi aquele compreendido entre os anos 1930 e 1960. A industrialização e a modernização econômicas eram dois dos pilares das políticas do período, cujos efeitos podem ser percebidos no atual cenário nacional. A corrente de pensamento desenvolvimentista serviu como base ideológica para os governantes, cujos programas visavam à substituição de importações, ao fortalecimento da indústria nacional e a uma maior autonomia do mercado interno brasileiro.
(Sousa Ribeiro, 2014.)

Tendo em vista o ideário desenvolvimentista, o primeiro governo Vargas (1930-1945):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q908599 | História, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Em novembro de 1904, o Rio de Janeiro viu agitações devido a uma reforma urbana liderada pelo prefeito Pereira Passos e apoiada pelo presidente Rodrigues Alves. A reforma demoliu habitações populares sem realocar moradores, aumentando a insatisfação. Epidemias de febre amarela, peste bubônica e varíola assolavam a cidade devido à falta de saneamento. O vazamento de um projeto de autoria do médico e sanitarista Oswaldo Cruz na primeira página do jornal A Notícia desencadeou um grande levante urbano no Rio de Janeiro conhecido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q981087 | História, Historiador, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em 1985, Mikhail Gorbatchev ascendeu ao principal posto político do sistema soviético ao tornar-se secretário-geral do PCUS. Os gastos estatais com armamentos haviam criado um déficit orçamentário gigantesco. Além disso, o Exército Vermelho estava envolvido em uma custosa guerra no Afeganistão, onde o governo local pró-soviético enfrentava uma guerrilha de inspiração religiosa.
(Marcos Napolitano. História Contemporânea 2: do entreguerras à nova ordem mundial, 2023. Adaptado)
Acerca da guerrilha mencionada no excerto, está correto afirmar que esta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q981091 | Legislação Federal, Historiador, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considerando os regulamentos e procedimentos previstos na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), está correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q985014 | Museologia, Legislação de Patrimônio, Historiador, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Sobre o Decreto nº 3.551/2000 — Institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro, cria o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial e dá outras providências, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Livro de Registro dos Saberes.

(2) Livro de Registro das Celebrações.

(3) Livro de Registro das Formas de Expressão.

( ) Onde serão inscritos rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social.

( ) Onde serão inscritas manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas.

( ) Onde serão inscritos conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q985011 | Legislação Federal, Historiador, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com a Lei nº 12.288/2010 — Estatuto da Igualdade Racial, o Poder Executivo Federal, por meio dos órgãos competentes, incentivará as instituições de ensino superior públicas e privadas, sem prejuízo da legislação em vigor, a:

I. Incorporar nas matrizes curriculares dos cursos de formação de professores temas que incluam valores concernentes à pluralidade étnica e cultural da sociedade brasileira.

II. Desguardar dos princípios da ética em pesquisa e inibir grupos, núcleos e centros de pesquisa, nos diversos programas de pós-graduação que desenvolvam temáticas de interesse da população negra.

III. Desenvolver programas de extensão universitária destinados a aproximar jovens negros de tecnologias avançadas, assegurado o princípio da proporcionalidade de gênero entre os beneficiários.

Está CORRETO o que se afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q985016 | História, Era Vargas 19301954, Historiador, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Sobre o papel do rádio durante o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945), assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.