Questões de Concursos: Infantil

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1 Q990795 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Relacione as condições clínicas com as respectivas estratégias de avaliação, classificação ou tratamento mais apropriadas. Considere o contexto do atendimento fonoaudiológico infantil.

1 – Distúrbios da voz. 2 – Gagueira. 3 – Perda auditiva. 4 – Transtornos da motricidade oral. 5 – Transtornos de linguagem da infância.

( ) Avaliação audiológica completa, incluindo audiometria tonal e de fala, imitanciometria e testes de processamento auditivo.
( ) Terapia de fluência, técnicas de controle de respiração e treinamento de fala no ritmo.
( ) Avaliação da função articulatória, força muscular oral, sensibilidade e motricidade fina dos órgãos fonoarticulatórios.
( ) Uso de escalas de avaliação de linguagem, análise de amostras de fala e linguagem, e testes específicos de linguagem expressiva e receptiva.
( ) Análise perceptivo-auditiva da voz, videolaringoscopia e/ou estroboscopia, e medidas acústicas da voz.

A sequência correta é:

2 Q990812 | Psicologia, Código de Ética Profissional do Psicólogo Resolução CFP N 1005, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, é vedado ao profissional de psicologia:

3 Q990798 | Fonoaudiologia, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Considerando o papel fundamental do fonoaudiólogo no suporte à prática da amamentação, especialmente em casos de dificuldades relacionadas à sucção, deglutição e alimentação do lactente, qual das seguintes estratégias é mais indicada para promover uma amamentação eficaz em recém-nascidos com dificuldades de alimentação?

4 Q990802 | Psicologia, Saúde Mental, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Sobre os CAPS pode-se afirmar:

5 Q990804 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Considere com atenção as alternativas abaixo, que versam sobre psicodiagnóstico, e aponte a correta.

6 Q990808 | Psicologia, CID10 e DSM, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

De acordo com o DSM-5, o/a __________ é considerado/a como uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizado/a por uma tríade de sintomas envolvendo desatenção, hiperatividade e impulsividade em um nível exacerbado e disfuncional para a idade.

A terminologia/sigla que completa a lacuna é:

7 Q990810 | Psicologia, Resolução CFP n 0062019, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Aponte a alternativa que apresenta a estrutura obrigatória na formulação de um laudo psicológico:

8 Q992260 | Fonoaudiologia, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Em relação ao sigilo profissional, os fonoaudiólogos têm o dever de:

9 Q990797 | Fonoaudiologia, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Leia o trecho e assinale a alternativa que preencha a lacuna abaixo corretamente.

“É de responsabilidade do(a) _______________ coordenar o processo de formulação, implementação, acompanhamento, monitoramento e avaliação da política de saúde da pessoa com deficiência, observados os princípios e diretrizes do SUS, por meio de cooperação e assessoria técnica a estados, municípios e ao Distrito Federal, além de colaborar para o desenvolvimento de ações intersetoriais, interinstitucionais, interfederativas e internacionais relacionadas à Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência e da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD).”

10 Q990799 | Fonoaudiologia, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre transtornos de linguagem associados a lesões neurológicas em crianças.

I – Afasia em crianças pode ocorrer como resultado de lesões cerebrais adquiridas e tende a manifestar-se de maneira semelhante à afasia em adultos, com distinções claras entre afasia de Broca e afasia de Wernicke.
II – Lesões no hemisfério direito do cérebro raramente resultam em dificuldades de linguagem em crianças, visto que a linguagem é predominantemente processada no hemisfério esquerdo.
III – Distúrbios de linguagem decorrentes de lesões cerebrais podem incluir dificuldades na compreensão e/ou expressão da linguagem, afetando habilidades tanto verbais quanto não verbais.
IV – A plasticidade cerebral em crianças contribui para uma recuperação mais rápida e completa de funções linguísticas após lesões cerebrais quando comparada com adultos.
V – Intervenções fonoaudiológicas em casos de transtornos de linguagem pós-lesão neurológica devem ser adiadas até que a criança atinja a idade escolar, para uma avaliação mais precisa das habilidades linguísticas.

Estão corretas as afirmativas:
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