Questões de Concursos: Infantil

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Infantil. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q990799 | Fonoaudiologia, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre transtornos de linguagem associados a lesões neurológicas em crianças.

I – Afasia em crianças pode ocorrer como resultado de lesões cerebrais adquiridas e tende a manifestar-se de maneira semelhante à afasia em adultos, com distinções claras entre afasia de Broca e afasia de Wernicke.
II – Lesões no hemisfério direito do cérebro raramente resultam em dificuldades de linguagem em crianças, visto que a linguagem é predominantemente processada no hemisfério esquerdo.
III – Distúrbios de linguagem decorrentes de lesões cerebrais podem incluir dificuldades na compreensão e/ou expressão da linguagem, afetando habilidades tanto verbais quanto não verbais.
IV – A plasticidade cerebral em crianças contribui para uma recuperação mais rápida e completa de funções linguísticas após lesões cerebrais quando comparada com adultos.
V – Intervenções fonoaudiológicas em casos de transtornos de linguagem pós-lesão neurológica devem ser adiadas até que a criança atinja a idade escolar, para uma avaliação mais precisa das habilidades linguísticas.

Estão corretas as afirmativas:

12 Q990801 | Psicologia, Saúde Mental, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A Lei nº 10.216 dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais. São direitos da pessoa portadora de transtornos mentais:

13 Q990803 | Psicologia, Resoluções do Conselho Federal de Psicologia, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A Resolução CFP 14/2023 regulamenta:

14 Q990806 | Psicologia, Psicopatologia, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Considere as afirmações abaixo:

I- O autismo clássico foi descrito pela primeira vez como “Distúrbios autísticos do contato afetivo”, a partir da análise de onze casos com patologia grave e condições singulares, que englobavam inabilidade para estabelecer contato afetivo, comportamentos obsessivos, ecolalia e estereotipia.
II- Os critérios que subsidiaram o diagnóstico do autismo passaram por diversas mudanças ao longo dos anos e foram descritos no DSM e no CID a partir da década de 1980. Estes manuais apresentam diferenças nas nomenclaturas, características e códigos utilizados para fins de diagnóstico, mas convergem nos pressupostos conceituais que embasaram a classificação nosológica da condição.
III- O diagnóstico final do transtorno do espectro autista deve ser realizado por meio de exames complementares de checagem genética, que devem ser associados à observação e monitoramento do desenvolvimento psicomotor da criança.
IV- Dentro do espectro autista são identificados graus que podem ser leves e com total independência, apresentando discretas dificuldades de adaptação, até níveis de total dependência para atividades cotidianas ao longo de toda a vida.

Estão corretas as afirmações:

15 Q990811 | Psicologia, Ludoterapia, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A ludoterapia:

16 Q990833 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Na terapia ocupacional voltada para a atenção à saúde da criança, qual das seguintes intervenções é mais indicada para promover o desenvolvimento motor fino em crianças com atrasos no desenvolvimento?

17 Q990834 | Terapia Ocupacional, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Na terapia ocupacional voltada para a atenção à saúde do adulto, especialmente em pacientes que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral), qual das seguintes abordagens terapêuticas é mais indicada para promover a recuperação da funcionalidade e independência?

18 Q990838 | Terapia Ocupacional, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Avalie as seguintes afirmativas sobre a prática da terapia ocupacional em cuidado coletivo.

I – A terapia ocupacional em cuidado coletivo foca exclusivamente no tratamento de condições físicas em grupos de pacientes.
II – Intervenções de terapia ocupacional podem ser aplicadas em comunidades para promover saúde e bem-estar, abordando aspectos sociais, econômicos e culturais.
III – Programas de prevenção e promoção de saúde são considerados fora do escopo da terapia ocupacional em cuidado coletivo.
IV – A terapia ocupacional pode utilizar atividades grupais como meio para desenvolver habilidades sociais, de comunicação e de cooperação entre os participantes.
V – A participação em projetos comunitários e o desenvolvimento de programas de inclusão social não são compatíveis com as práticas da terapia ocupacional.

Estão corretas as afirmativas:

19 Q990839 | Terapia Ocupacional, Relação da Terapia Ocupacional com os Sistemas de Saúde, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Na prática da terapia ocupacional voltada ao cuidado ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), qual das seguintes abordagens é considerada essencial para promover a integralidade e a humanização do atendimento?

20 Q990841 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Na prática da terapia ocupacional em diferentes equipamentos de saúde, qual das seguintes abordagens é mais indicada para a atuação em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)?

🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.