Início

Questões de Concursos Informática

Resolva questões de Informática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q883142 | Arquitetura de Computadores, Informática, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A organização de computadores refere-se à forma como os componentes internos de um sistema de computação são estruturados e interagem entre si para realizar operações. Ela engloba a arquitetura de hardware e software que permite que um computador execute tarefas e processe dados.
Assinale a opção que descreve corretamente o papel do processador em um sistema de computador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q896967 | Programação, Linguagens de programação, Informática, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Analise as assertivas abaixo, as quais apresentam trechos de código na linguagem Java:

I. String texto = "Casa X ferreiro, espeto X pau.";

texto = texto.replace("X", "de");

II. String texto = "Casa X ferreiro, espeto X pau.";

texto = texto.replaceAll("X", "de");

III. String texto = "Casa X ferreiro, espeto X pau.";

texto = texto.replaceFirst("X", "de");

Em quais assertivas será realizada a substituição, na variável "texto", de todas ocorrências de "X" por "de"?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q896972 | Programação, Linguagens de programação, Informática, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

É uma função básica do OpenCV que pode ser utilizada para mostrar uma imagem em uma janela. O trecho refere-se a qual função?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q963045 | Redes de Computadores, Bridge, Informática, TRF 1ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE

A respeito de redes de computadores, julgue o item seguinte.

As bridges conectam redes locais de mesma tecnologia, estendendo o domínio de difusão e permitindo a transmissão, entre segmentos, de frames íntegros, de frames com erros e de frames cujo comprimento não esteja especificado no protocolo LAN vigente.

  1. ✂️
  2. ✂️

367Q906019 | Redes de Computadores, Modelo OSI, Informática, IFSP, IF SP, 2024

O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) é utilizado na área de redes de computadores para padronizar a comunicação entre dispositivos computacionais, sendo utilizado como base para outros modelos de referência, como o TCP/IP. Este modelo apresenta sete camadas, cada uma com um objeto específico, e que se comunicam com suas camadas adjacentes.
Sobre o modelo OSI, existe uma camada que tem por objetivo determinar a maneira como os pacotes são roteados da origem até o destino, podendo utilizar rotas estáticas ou dinâmicas para o devido encaminhamento destes pacotes.
Assinale a alternativa correta para o nome da camada que representa o objetivo apresentado acima
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

368Q964143 | Português, Análise sintática, Informática, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Texto associado.
Ao cabo de uma palestra, perguntaram-me se concordo com a tese de que só é possível filosofar em alemão. Não foi a
primeira vez. Essa questão se popularizou a partir de versos da canção “Língua”, de Caetano Veloso (“Está provado que só é possível filosofar em alemão”).
Ocorre que os versos que se encontram no interior de uma canção não estão necessariamente afirmando aquilo que
afirmariam fora do poema. O verso em questão possui carga irônica e provocativa: tanto mais quanto a afirmação é geralmente atribuída a Heidegger, filósofo cujo tema precípuo é o ser. Ora, logo no início de “Língua”, um verso (“Gosto de ser e de estar”) explora um privilégio poético-filosófico da língua portuguesa, que é a distinção entre ser e estar: privilégio não compartilhado pela língua alemã. Mas consideremos a tese de Heidegger. Para ele, a língua do pensamento por excelência é a alemã. Essa pretensão tem uma história. Os pensadores românticos da Alemanha inventaram a superioridade filosófica do seu idioma porque foram assombrados pela presunção, que lhes era opressiva, da superioridade do latim e do francês.
O latim foi a língua da filosofia e da ciência na Europa desde o Império Romano até a segunda metade do século XVIII, enquanto o alemão era considerado uma língua bárbara. Entre os séculos XVII e XVIII, a França dominou culturalmente a Europa. Paris foi a nova Roma e o francês o novo latim. Não admira que os intelectuais alemães - de origem burguesa - tenham reagido violentamente contra o culto que a aristocracia do seu país dedicava a tudo o que era francês e o concomitante desprezo que reservava a tudo o que era alemão. Para eles, já que a França se portava como a herdeira de Roma, a Alemanha se identificaria com a Grécia. Se o léxico francês era descendente do latino, a morfologia e a sintaxe alemãs teriam afinidades com as gregas. Se modernamente o francês posava de língua da civilização universal, é que eram superficiais a civilização e a universalidade; o alemão seria, ao contrário, a língua da particularidade germânica: autêntica, profunda, e o equivalente moderno do grego.
Levando isso em conta, estranha-se menos o fato de que Heidegger tenha sido capaz de querer crer que a superficialidade que atribui ao pensamento ocidental moderno tenha começado com a tradução dos termos filosóficos gregos para o latim; ou de afirmar que os franceses só consigam começar a pensar quando aprendem alemão.
Estranho é que haja franceses ou brasileiros que acreditem nesses mitos germânicos, quando falam idiomas derivados da língua latina, cujo vocabulário é rico de 2000 anos de filosofia, e que tinha - ela sim - enorme afinidade com a língua grega.
(CICERO, A. A filosofia e a língua alemã. In: F. de São Paulo. Disponível em: www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustradi/fq0505200726. htm. Acesso em: 8/06/2014)

... o culto que a aristocracia do seu país dedicava a tudo o que era francês... (3º parágrafo)

O segmento que possui a mesma função sintática do grifado acima está também grifado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q1057079 | Português, Morfologia, Informática, EsFCEx, VUNESP, 2020

Texto associado.

Leia o texto para responder à questão.


Qual é o papel de um museu que conta histórias de vida?

O Museu da Pessoa foi criado em 1991 com o objetivo de registrar e preservar histórias de vida de todo e qualquer indivíduo. A ideia é valorizar essas memórias e torná-las uma fonte de compreensão, conhecimento e conexão entre as pessoas, dos narradores aos visitantes que a instituição atrai.

O Museu da Pessoa é colaborativo, ou seja, qualquer pessoa pode se voluntariar para contar sua história. Todas as pessoas que se dispõem a falar são entrevistadas por colaboradores da instituição, que durante longas conversas buscam estimular os participantes a lembrar os detalhes de sua trajetória. É possível encontrar nos arquivos histórias de professores, poetas, comerciantes e trabalhadores rurais, de variadas idades e regiões do país.

A curadora e fundadora do Museu da Pessoa, Karen Worcman, teve a ideia de criar a instituição no fim dos anos 1980, quando participou de um projeto de entrevistas com imigrantes no Rio e percebeu que os depoimentos ouvidos ajudavam a contar a história mais ampla do país. Mais de 25 anos depois da fundação do museu, Worcman pensa o mesmo. “A história de cada pessoa é uma perspectiva única sobre a história comum que todos nós vivemos como sociedade”, disse a curadora ao jornal Nexo.

Para Worcman, as narrativas do acervo podem fazer o público do museu não só conhecer a vida de outras pessoas mas também “aprender sobre o mundo e a sociedade com o olhar do outro”. Abertas a outros pontos de vista, as pessoas transformam seu modo de ver o mundo e criam uma sociedade mais justa e igualitária.

(Mariana Vick, Nexo Jornal, 29 de junho de 2020. Adaptado)




Bechara (2019) define as conjunções coordenativas como aquelas que “reúnem orações que pertencem ao mesmo nível sintático”. Nesse sentido, é correto afirmar que a alternativa em que a conjunção coordenativa aparece em destaque é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q1068353 | Programação, C Mais Mais, Informática, EsFCEx, VUNESP, 2024

O uso da função rand() na linguagem C++ tem como propósito a geração de números pseudoaleatórios. Seu protótipo está presente no arquivo de cabeçalho
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q1068357 | Engenharia de Software, Uml, Informática, EsFCEx, VUNESP, 2024

UML 2.0 define diversos tipos de diagrama, classificando-os como sendo dos tipos estrutural e comportamental, sendo correto que o diagrama de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q1068360 | Governança de TI, Planejamento e Gestão de Sistemas de Ti, Informática, EsFCEx, VUNESP, 2024

O PMBOK 6ª edição enumera alguns estilos de liderança de um gerente de projetos, dentre os quais, inclui-se, explicitamente, o estilo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q1057363 | Português, Interpretação de Textos, Informática, EsFCEx, VUNESP, 2021

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.

Mesa farta
A alimentação, além de necessidade biológica, é um complexo sistema simbólico de significados sociais. Em “A Divina Comédia”, Dante* definiu a fome como o pior desastre. Ele sabia do que falava, pois viu a Europa ser varrida pela Peste Negra no século 14. O desespero levava pessoas a comer de tudo, muitas morrendo com a boca cheia de capim. Outro crucial evento histórico, a Revolução Francesa, teria sido detonado pela falta de comida.
Nos séculos 16 e 17, os livros trazem justificativas médicas para o consumo de certos alimentos. É o caso das frutas. Antes servidas como “entradas” para acalmar o estômago, quando misturadas ao açúcar passam a sobremesas. É o momento em que o açúcar, anteriormente consumido como remédio, invade a Europa por força das exportações portuguesas. De especiaria, ele passa a aditivo de três bebidas que vão estourar na Europa: o chocolate, o café e o chá.
O café, por exemplo, era recomendado pelo médico de dom João V, rei de Portugal, por sua capacidade de “confortar a memória e alegrar o ânimo”. Os cafés se multiplicaram e se tornaram lugares onde se bebia numa verdadeira liturgia: em silêncio, entre pessoas cultas, jogando damas ou cartas.
A Europa dos séculos 16 ao 19 consumiu café, chá e chocolate acompanhados de bolos e outros doces, o que impulsionou o consumo de açúcar. Nascia, assim, a noção de gosto na culinária. Um saber sobre a cozinha se formalizava e livros especializados batiam os 300 mil exemplares.
O comer tornou-se menos encher o estômago e mais escolher segundo o gosto. Certos alimentos passaram de um nível a outro: a batata, primeiramente servida aos porcos, depois de alimentar massas de camponeses, ganhou status de alimento fino, graças às receitas do chef francês Parmentier.
Antigamente, o comer acontecia em momentos regrados e reunia pessoas em torno da mesa, com grande carga simbólica. Hoje, comemos abundante e individualmente. Nessa dinâmica, o lugar da televisão (ou celular) exerce fundamental importância. Em muitas casas e restaurantes, as pessoas comem na frente da TV, ou seja, ingerindo comida sem investimento simbólico, sem prazer de estar junto na descoberta da refeição.
Em todas as esferas da vida, encontramos metáforas alimentares: em relação ao sexo, falamos na doçura do amor, em lua de mel e, em relação aos textos e aos livros, dizemos que podem ser saboreados, digeridos. Vale lembrar que saber e sabor são palavras derivadas do mesmo radical: sapere, ter gosto.
(Mary Del Priore. Aventuras na História. Julho de 2014. Adaptado)
* Dante Alighieri, escritor italiano.
De acordo com o conteúdo do texto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q908643 | Sistemas Operacionais, Virtualização, Informática, IFSE, IV UFG, 2024

O termo “middleware” refere-se a software de sistemas distribuídos que executa entre as aplicações e o sistema operacional. Dentre as funções do middleware, destaca-se a provisão de transparência em relação aos aspectos de distribuição para os usuários e desenvolvedores de aplicações. Nesse contexto, a chamada “transparência de acesso” refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

375Q907371 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Informática, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

Por que é importante integrar a informática nos projetos pedagógicos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q907372 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Informática, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

Como a informática pode ser incorporada ao Projeto Político-Pedagógico da escola?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q1079155 | Informática, Internet, Informática, IF Sertão PE, FUNDATEC, 2025

JSON (JavaScript Object Notation) e XML (eXtensible Markup Language) são formatos que foram pensados para a implementação de intercâmbio de dados. Sobre esses dois formatos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q963706 | Governança de TI, Informática, TRF 4ª REGIÃO, FCC

É uma atividade típica do Gerenciamento de Problemas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q961177 | Arquitetura de Software, Informática, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Sobre a arquitetura cliente-servidor, analise as afirmativas a seguir. I. Em um modelo cliente-magro, todo o processamento da aplicação e o gerenciamento de dados são realizados no servidor. O cliente é responsável simplesmente por executar o software de apresentação. II. No modelo cliente-gordo, o servidor é responsável pelo gerenciamento de dados e pela lógica da aplicação. As interações com o usuário do sistema ficam a cargo do cliente. III. Ainda que o modelo cliente-gordo distribua o processamento mais eficientemente do que um modelo cliente-magro, o gerenciamento do sistema é mais simplificado. IV. Uma desvantagem considerável do modelo cliente-magro é que ele impõe uma grande carga de processamento sobre o servidor e a rede. O servidor é responsável por todo o processamento [...].
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

380Q883158 | Segurança da Informação, Informática, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Um certificado digital é, em essência, uma identidade eletrônica. É um arquivo eletrônico que associa uma chave pública a uma pessoa física ou jurídica, garantindo a autenticidade e a integridade das informações trocadas em ambientes digitais. Imagine-o como um RG digital, mas com funcionalidades muito mais abrangentes.
Assinale a afirmativa correta sobre a certificação digital.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.