Início

Questões de Concursos Informática

Resolva questões de Informática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q963056 | Governança de TI, Informática, TRF 1ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório elaborado por uma empresa de consultoria, acerca da qualidade de software e de contratações de soluções de TI e gestão de projetos em uma organização.


I Para melhoria da qualidade do software da organização, é necessário implantar um processo para confirmar que o produto de trabalho do processo ou do projeto atende apropriadamente os requisitos especificados.

II A organização implantou os dois processos necessários para se atingir o nível de maturidade G — Parcialmente Gerenciado — do MPS.BR.

III A contratação de empresa terceirizada para auxiliar a implantação do MPS.BR na organização foi realizada mediante a métrica homem-hora.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item seguinte.

Infere-se do item II que a organização já atingiu necessariamente o nível de maturidade 2 — Gerenciado — do CMMI.

  1. ✂️
  2. ✂️

423Q908638 | Programação, Informática, IFSE, IV UFG, 2024

Em programação orientada a objetos, o emprego do conceito de encapsulamento implica que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

424Q963693 | Sistemas Operacionais, Informática, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Há desktops que, por sua arquitetura, são projetados especificamente para ambiente de virtualização. Nesse contexto, considere:

I. o gerenciamento é centralizado e as instalações são simplificadas.

II. há dependência de hardware e dificuldade para a execução de backups.

III. há muito consumo de disco e de memória RAM.

IV. os desktop podem ter recursos de hardware limitados.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q907375 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Informática, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

Como as TICs podem contribuir para a formação de valores nos alunos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q961169 | Banco de Dados, Informática, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

WildCards são caracteres-curinga utilizados nas pesquisas em Strings, por meio da cláusula LIKE. Alguns sistemas permitem a utilização de WildCards especiais nas pesquisas que representam conjuntos de caracteres. Qual o resultado de uma consulta utilizando o WildCard ‘[!abc]%?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

428Q998849 | Programação, Linguagens de programação, Informática, RECIPREV PE, IBFC, 2024

No desenvolvimento Web a linguagem JavaScript é largamente utilizada, desta forma, a diferença das palavras reservadas let e const é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q998851 | Programação, Informática, RECIPREV PE, IBFC, 2024

Para a comunicação entre sistemas, APIs, é comum utilizamos JSON (JavaScript Object Notation), desta forma, o JSON é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q883147 | Sistemas Operacionais, Informática, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A virtualização é um dos recursos mais utilizados na área de computação, tanto nas empresas quanto nos computadores pessoais. Assinale a afirmativa correta sobre a virtualização.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

431Q963066 | Segurança da Informação, Informática, TRF 1ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Julgue o item subsecutivo com relação à norma ABNT NBR ISO 27005, que fornece diretrizes para o processo de gestão de riscos de segurança da informação (GRSI) de uma organização.

A qualidade e a exatidão do processo de análise quantitativa de riscos estão relacionadas à disponibilidade de dados históricos e auditáveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

432Q964148 | Português, Informática, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Texto associado.
Antônio Vieira é, desde o século XVII, um modelo de nosso idioma, a ponto de Fernando Pessoa, na Mensagem, chamá-lo de “Imperador da língua portuguesa”. Em uma de suas principais obras, o Sermão da Sexagésima, ensina como deve ser o estilo de um texto:
“Aprendamos do céu o estilo da disposição, e também o das palavras. Como hão de ser as palavras? Como as estrelas. As estrelas são muito distintas e muito claras. Assim há de ser o estilo da pregação, muito distinto e muito claro. E nem por isso temais que pareça o estilo baixo; as estrelas são muito distintas, e muito claras e altíssimas. O estilo pode ser muito claro e muito alto; tão claro que o entendam os que não sabem, e tão alto que tenham muito que entender nele os que sabem. O rústico acha documentos nas estrelas para sua lavoura, e o mareante para sua navegação, e o matemático para as suas observações e para os seus juízos. De maneira que o rústico e o mareante, que não sabem ler nem escrever, entendem as estrelas, e o matemático que tem lido quantos escreveram não alcança a entender quanto nelas há.”
Vieira mostra com as estrelas o que sejam a distinção e a clareza. Não são discordantes, como muitos de nós pensamos: uma e outra concorrem para o mesmo fim. Nada mais adequado que, ao tratar de tais virtudes do discurso, fizesse uso de comparação. Este procedimento Quintiliano, no século II d.C., já considerava dos mais aptos para conferir clareza, uma vez que estabelece similaridades entre algo já sabido pelo leitor e aquilo que se lhe quer elucidar. Aqui, compara o bom discurso ao céu, que é de todos conhecido.
(Tales Ben Daud, inédito)

Quanto à pontuação, atente para as afirmações abaixo:

I. No segmento Não são discordantes, como muitos de nós pensamos: uma e outra concorrem..., os dois-pontos introduzem uma oposição ao que vinha sendo dito na frase.
II. Mantendo-se a correção e, em linhas gerais, o sentido original, a vírgula imediatamente após "disposição", em Aprenda- mos do céu o estilo da disposição, e também o das palavras, não pode ser suprimida.
III. No segmento ... e o mareante para sua navegação... uma vírgula poderia ser acrescentada imediatamente após “mareante”, uma vez que ali se subentende a expressão “acha documentos”.

Está correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q891196 | Banco de Dados, Informática, RECIPREV PE, IBFC, 2024

Em relação às transações em bancos de dados, podemos afirmar que o seu propósito principal é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q1079108 | Informática, Sistema Operacional, Informática, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

No Windows 10, o Gerenciador de Tarefas fornece informações sobre:
I. Os programas em execução. II. A performance do hardware. III. Os aplicativos de inicialização. IV. Os usuários conectados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

435Q964172 | Arquitetura de Software, Informática, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Os serviços Web (Web Services) apresentam benefícios dentre os quais se destacam:

I. Independência de plataforma de hardware e software.
II. Acoplamento alto devido à baixa granulosidade dos módulos.
III. Reusabilidade dos módulos e Ubiquidade.
IV. Padronização e Escalabilidade dos serviços.

Está correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q963685 | Arquitetura de Computadores, Informática, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Tecnologia que aumenta a frequência do clock para melhorar o desempenho dos núcleos ativos, quando o processador detecta que está abaixo de sua capacidade, temperatura ou limites:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q963702 | Redes de Computadores, Protocolo, Informática, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Na arquitetura TCP/IP, diversas camadas de software interagem somente com as camadas acima e abaixo, por meio de seus respectivos protocolos. Numa comunicação típica dessa arquitetura a utilização dos protocolos ocorre na sequência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

438Q963705 | Governança de TI, Informática, TRF 4ª REGIÃO, FCC

No ITIL, interrupções de serviços relatadas pelos usuários são classificadas pelo Gerenciamento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q961160 | Sistemas Operacionais, Informática, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

“Sistemas Operacionais gerenciam aplicações e outras abstrações de software, como máquinas virtuais. Dessa forma, as finalidades primárias de um sistema operacional são __________ aplicações a interagir com um hardware de computador e __________ os recursos de hardware e software de um sistema.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

440Q961171 | Informática, Windows, Informática, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Um recurso gráfico interessante no Microsoft Windows 7 (Idioma Português – Brasil) é o Flip 3D, utilizado para alternar entre múltiplas janelas abertas no sistema operacional. O atalho utilizado no teclado para ativar o Flip 3D é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.