Questões de Concursos: Infraestrutura em Tecnologia da Informação

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Infraestrutura em Tecnologia da Informação. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q963206 | Redes de Computadores, Transmissão de Dados, Infraestrutura em Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Ao pesquisar por possíveis problemas de colisão que poderiam ocorrer em WLANs (LANs sem fio), um Analista observou, corretamente, que as colisões podem ser evitadas em razão da existência de um dos modos de operação admitido pelo 802.11 e aceito em todas as implementações, que é o

2 Q963207 | Redes de Computadores, Gerência de Redes, Infraestrutura em Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Suponha que um Analista de Infraestrutura queira implementar Redes Locais Virtuais (VLANs) no ambiente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região – TRF4 usando estações que já estão conectadas fisicamente em switches diferentes interligados por um backbone switch, por exemplo. Por meio de determinadas características distintas cujas opções são apresentadas pelos fabricantes ou fornecedores de soluções, o agrupamento das estações que irão compor cada VLAN pode ser feito por

3 Q963216 | Gerência de Projetos, Infraestrutura em Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Em um projeto gerenciado com base no Guia PMBOK 5ª edição, uma funcionária que possui habilidade no desenho de diagramas de redes terá maior utilidade trabalhando no processo que se destina a

4 Q963217 | Engenharia de Software, Infraestrutura em Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

A finalidade mais adequada para se utilizar o Program Evaluation and Review Technique (PERT) como ferramenta no gerenciamento de projetos com base no PMBOK 5ª edição é

5 Q963249 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Infraestrutura em Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Texto associado.

O poeta, quanto mais individual, mais universal, pois o homem, qualquer que seja o meio e a época, só vem a compreender e amar o que é essencialmente humano. Embora, eu que o diga, seja tão difícil ser assim autêntico. Às vezes assalta-me o terror de que todos os meus poemas sejam apócrifos.

Se estas linhas estão te aborrecendo é porque és poeta mesmo. Modéstia à parte, as digressões sobre poesia sempre me causaram tédio e perplexidade. A culpa é tua, que me pediste conselho e me colocas na insustentável situação em que me vejo quando alunos dos colégios vêm (por inocência ou maldade dos professores) fazer pesquisas com perguntas assim: “O que é poesia? Por que se tornou poeta?”. A poesia é destas coisas que a gente faz mas não diz.

Não sei como vem um poema. Às vezes uma palavra, uma frase ouvida, uma repentina imagem que me ocorre nas ocasiões mais insólitas. A esta imagem respondem outras (em vez de associações de ideias, associações de imagens; creio ter sido esta a verdadeira conquista da poesia moderna). Não lhes oponho trancas nem barreiras. Vai tudo para o papel. Guardo o papel, até que um dia o releio, já esquecido de tudo. Vem logo o trabalho de corte, pois noto o que estava demais. Coisas que pareciam bonitinhas, mas que eram puro enfeite, coisas que eram puro desenvolvimento lógico (um poema não é um teorema), tudo isso eu deito abaixo, até ficar o essencial, isto é, o poema.

Um poema tanto mais belo é quanto mais parecido for com um cavalo. Por não ter nada de mais nem nada de menos é que o cavalo é o mais belo ser da criação. Como vês, para isso é preciso uma luta constante. A minha está durando a vida inteira. O desfecho é sempre incerto. Sinto-me capaz de fazer um poema tão bom ou tão ruinzinho como aos dezessete anos.

(Adaptado de: QUINTANA, Mario. “Carta”. Melhores poemas. São Paulo: Global Editora, 2005, edição digital)

Depreende-se do 3° parágrafo que, quanto ao fazer poético, o autor valoriza a

6 Q963254 | Texto associado, Interpretação de Textos, Infraestrutura em Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Texto associado.

Hoje, o Rio Grande do Sul parece ser, artisticamente, uma ilha cercada de silêncio por todos os lados. Mas não foi sempre assim. Por incrível que pareça, a comunicação era muito mais fácil nos anos anteriores à década de 1960 e havia maiores possibilidades de intercâmbio, não só com os outros estados, como também com os países vizinhos, a Argentina e o Uruguai.

Tal fato, evidentemente, não é isolado. Que sabemos nós do que está se passando em matéria de arte no Ceará, no Pará? E isso em plena era das comunicações via satélite... Seria o caso de se examinar o fenômeno por outro ângulo: a morte da arte como fator de comunicação.

(Adaptado de: BITTENCOURT, Francisco. “Arte Brasil Hoje: Rio Grande do Sul” [1970], In: Arte-dinamite. Rio de Janeiro: Tamanduá, 2016, p. 59)

Hoje, o Rio Grande do Sul parece ser, artisticamente, uma ilha cercada de silêncio por todos os lados. Mas não foi sempre assim. [...] a comunicação era muito mais fácil nos anos anteriores... (1° parágrafo)

Mantendo-se a lógica, os segmentos acima estão corretamente reescritos em um único período em:

7 Q963260 | Direito Administrativo, Agentes públicos e Lei 8112 de 1990, Infraestrutura em Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

As indenizações previstas na Lei n° 8.112/1990

8 Q963196 | Sistemas Operacionais, Escalonamento de discos, Infraestrutura em Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Em determinado tipo de arquitetura, o processador explora o potencial de paralelismo em nível de instrução, podendo haver várias instruções que executam simultaneamente no mesmo estágio de pipeline e múltiplas instruções que são iniciadas no mesmo ciclo de clock. Através do escalonamento dinâmico, todas as instruções na janela de execução podem iniciar a execução, conforme dependência de dados e recursos. Três tipos de dependência de dados podem ser identificados:

I. Write After Read (WAR). Ocorre se uma instrução usa uma posição como um dos operandos enquanto a instrução seguinte está escrevendo naquela posição.

II. Write After Write (WAW). Ocorre se duas instruções estão escrevendo na mesma posição; se a segunda instrução escreve antes que a primeira, ocorre um erro.

III. Read After Write (RAW). Ocorre quando a saída de uma instrução é exigida como entrada para a instrução subsequente.

O tipo de arquitetura do processador e os 3 tipos de dependência de dados são, correta e respectivamente,

9 Q963201 | Redes de Computadores, LDAP Lightweight Directory Access Protocol, Infraestrutura em Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Em condições ideais, considere que o conteúdo do arquivo de configuração do slapd (Standalone LDAP Daemon), que está em /etc/ldap/slapd.conf, não contém erros e é apresentado abaixo. Os números das linhas não fazem parte do arquivo, servem apenas para a indicação dos comandos nele contidos.

1. access to attrs=userPassword

2. by anonymous auth

3. by * none

4. access to dn.base="" by * read

5. access to *

by dn="cn=admin,dc=popce,dc=rnp" write

by * read

Com base no conteúdo do arquivo, é correto afirmar que a linha

10 Q963205 | Redes de Computadores, Ethernet, Infraestrutura em Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Considerando o endereço Ethernet - 6 bytes (48 bits) escrito na notação hexadecimal, com um sinal de dois-pontos entre os bytes, ao analisar uma rede local com fio, um Analista precisou definir se o tipo dos seguintes endereços de destino eram unicast, multicast ou broadcast:

I. FF:FF:FF:FF:FF:FF

II. 4A:30:10:21:10:1A

III. 47:20:1B:2E:08:EE

Ele definiu corretamente que os endereços eram, respectivamente,

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.