Questões de Concursos: Inspetor Escolar Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Inspetor Escolar. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Inspetor Escolar Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 21 Q913720 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023O Art. 10 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/96 (LDB) sofreu alterações por força da Lei nº 12.061, de 2009. A redação atual da LDB, no que se refere à incumbência dos estados quanto ao oferecimento das etapas da Educação Básica, dispõe que, respeitado o disposto no Art. 38 desta Lei, cabe aos estados a) assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem. b) assegurar o ensino fundamental e o ensino médio a todos que o demandarem. c) assegurar o ensino e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem. d) assegurar a educação infantil, o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 22 Q913726 | Direitos Humanos, Concepções doutrinárias sobre a natureza dos direitos humanos, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023“Desde a Declaração Universal, os direitos humanos são apresentados, como o próprio nome diz, como universais. No entanto, a questão do universal e do particular se deslocou e, hoje em dia, vários grupos em diferentes países questionam a universalidade dos direitos, tal como foi construída, considerando-a uma expressão do Ocidente e da tradição europeia.” Adaptado de CANDAU, Vera Maria. “Direitos humanos, educação e interculturalidade”. Revista Brasileira de Educação, n. 37, jan./abr. 2008. O trecho acima descreve uma tensão entre os seguintes dois temas conexos nas demandas sociais contemporâneas: a) humanos e não-humanos. b) direitos e deveres. c) sociedade e estado. d) igualdade e diferença. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 23 Q913733 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023Na rede estadual de Ensino de Minas Gerais, no que se refere à Educação Especial, as equipes do Serviço de Apoio à Inclusão das Superintendências Regionais de Ensino e o Serviço de Inspeção Escolar, conforme orienta a Resolução SEE nº 4.256/2020, de 07/01/2020, devem a) estabelecer as orientações sobre organização e desenvolvimento das atividades da Educação Especial. b) solicitar, acompanhar e arquivar os documentos dos profissionais da área da saúde que atestam a deficiência dos estudantes. c) garantir uma reunião semestral com os responsáveis pelos estudantes públicos da educação especial. d) trabalhar de forma articulada para potencializar o monitoramento das escolas, sempre que for necessário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 24 Q913719 | Estatuto da Pessoa Idosa, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023A Vigilância Sanitária recebeu duas notícias anônimas, ambas embasadas em fartos elementos probatórios, indicando que duas entidades de atendimento a pessoas idosas, sendo uma pública e outra privada, vinham descumprindo frequentemente normas administrativas indispensáveis à salubridade dos respectivos ambientes. Após a análise preliminar, à luz do Estatuto da Pessoa idosa, o servidor responsável concluiu corretamente que a Vigilância Sanitária deve a) fiscalizar ambas as entidades, que podem sofrer idênticas sanções administrativas. b) fiscalizar ambas as entidades, que estão sujeitas a sanções administrativas distintas. c) fiscalizar apenas a entidade privada, que pode sofrer, entre as sanções administrativas cominadas, a de interdição. d) fiscalizar apenas a entidade pública, que pode sofrer, entre as sanções administrativas cominadas, a de proibição de atendimento a pessoas idosas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 25 Q913741 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023De acordo com a Resolução SEE nº 4.487, de 25/01/21, os protocolos de Inspeção Regular para a rede estadual de ensino de Minas Gerais contemplam indicadores relacionados às seguintes dimensões da gestão: a) pedagógica, curricular e financeira. b) curricular, logística e de planejamento. c) administrativa, planejamento e de pessoas. d) pedagógica, administrativa-financeira e de pessoas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 26 Q898610 | Pedagogia, Gestão Escolar, Inspetor Escolar, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADMeTEC, 2024O gerenciamento do tempo é uma competência essencial para inspetores escolares, que precisam garantir que todas as atividades, como supervisão de alunos, reuniões e tarefas administrativas, sejam realizadas de maneira eficiente, sem comprometer a qualidade do trabalho. Qual das seguintes práticas é mais eficaz para um inspetor escolar gerenciar o tempo de maneira eficiente? a) Focar apenas nas tarefas mais urgentes, deixando as atividades de rotina para serem feitas quando possível. b) Planejar o dia em blocos de tempo dedicados a diferentes tarefas e priorizar as atividades mais importantes, delegando outras sempre que possível. c) Realizar todas as tarefas pessoalmente, sem delegar atividades, para garantir que tudo seja feito corretamente. d) Manter uma rotina rígida e inflexível, sem tempo reservado para imprevistos ou emergências que possam surgir no dia a dia escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 27 Q898612 | Informática, Sistema Operacional Linux em Noções de Informática, Inspetor Escolar, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADMeTEC, 2024O uso de software livre nas escolas pode reduzir custos e promover o aprendizado de alternativas ao software proprietário. Entender as diferenças entre os sistemas operacionais e os pacotes de software disponíveis é importante para a gestão tecnológica no ambiente escolar. Qual dos seguintes sistemas operacionais é um exemplo de software livre amplamente utilizado em servidores e computadores pessoais? a) Microsoft Windows. b) Linux. c) MacOS. d) Solaris. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 28 Q913717 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Acessibilidade, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023Ivo, pessoa com deficiência, tinha muitas dificuldades de locomoção, além de os seus familiares terem severas limitações financeiras para arcar com o custo do transporte até o hospital público mais próximo de sua residência, de modo que ele pudesse realizar o tratamento de caráter contínuo de que necessitava. Ao consultarem um advogado a respeito dos direitos de Ivo, foilhes corretamente informado que a) somente se esgotados os meios de tratamento de Ivo em sua residência será prestado atendimento no hospital público, garantidos o transporte e, se necessário, a acomodação, incluindo do acompanhante. b) ele deve ser atendido no hospital público mais próximo de sua residência, não em sua residência, de modo prioritário, considerando as pessoas sem deficiência, além de ser assegurada a gratuidade do transporte público para esse fim, incluindo o seu acompanhante. c) o tratamento deve ser efetivamente realizado no hospital público, de modo a assegurar a inclusão social de Ivo, não em sua residência, e o transporte e, se necessário, a acomodação, incluindo do acompanhante, devem ser garantidos pelo Poder Público. d) ele deve ser atendido de maneira prioritária no hospital público mais próximo de sua residência, considerando as pessoas sem deficiência, mas o custeio do transporte pelo Poder Público somente é obrigatório se houver política pública específica para esse fim. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 29 Q898619 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Inspetor Escolar, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADMeTEC, 2024O Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, estabelece o Plano de Metas "Compromisso Todos pela Educação", com o objetivo de melhorar a qualidade da educação básica no Brasil. Esse plano envolve o desenvolvimento de políticas públicas para garantir o acesso, a permanência e o sucesso dos alunos no sistema educacional. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) O Plano de Metas "Compromisso Todos pela Educação" tem como objetivo principal garantir o aumento das taxas de aprovação e a redução da evasão escolar na educação básica. ( ) O Decreto nº 6.094 estabelece que os estados e municípios que aderirem ao plano devem implementar políticas de educação inclusiva para atender a alunos com deficiência. ( ) O principal instrumento de avaliação da qualidade da educação no Plano de Metas é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que avalia tanto o desempenho dos alunos quanto a taxa de aprovação. ( ) O plano "Compromisso Todos pela Educação" determina que as metas de melhoria educacional são de responsabilidade exclusiva do governo federal, sem envolvimento dos estados e municípios. A sequência CORRETA é: a) V – V – V – F. b) V – F – V – F. c) F – V – F – V. d) F – V – V – F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 30 Q913723 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023O Art. 11 da Lei 13.005/14, que aprova o Plano Nacional de Educação, dispõe que: “O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino”. O parágrafo primeiro do referido artigo prevê que o Sistema Nacional de Avaliação produzirá, no máximo a cada dois anos, indicadores de a) rendimento escolar e de avaliação institucional. b) desempenho escolar e de avaliação institucional. c) rendimento escolar e de desenvolvimento institucional. d) desenvolvimento escolar e de desempenho institucional. 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21 Q913720 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023O Art. 10 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/96 (LDB) sofreu alterações por força da Lei nº 12.061, de 2009. A redação atual da LDB, no que se refere à incumbência dos estados quanto ao oferecimento das etapas da Educação Básica, dispõe que, respeitado o disposto no Art. 38 desta Lei, cabe aos estados a) assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem. b) assegurar o ensino fundamental e o ensino médio a todos que o demandarem. c) assegurar o ensino e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem. d) assegurar a educação infantil, o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
22 Q913726 | Direitos Humanos, Concepções doutrinárias sobre a natureza dos direitos humanos, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023“Desde a Declaração Universal, os direitos humanos são apresentados, como o próprio nome diz, como universais. No entanto, a questão do universal e do particular se deslocou e, hoje em dia, vários grupos em diferentes países questionam a universalidade dos direitos, tal como foi construída, considerando-a uma expressão do Ocidente e da tradição europeia.” Adaptado de CANDAU, Vera Maria. “Direitos humanos, educação e interculturalidade”. Revista Brasileira de Educação, n. 37, jan./abr. 2008. O trecho acima descreve uma tensão entre os seguintes dois temas conexos nas demandas sociais contemporâneas: a) humanos e não-humanos. b) direitos e deveres. c) sociedade e estado. d) igualdade e diferença. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
23 Q913733 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023Na rede estadual de Ensino de Minas Gerais, no que se refere à Educação Especial, as equipes do Serviço de Apoio à Inclusão das Superintendências Regionais de Ensino e o Serviço de Inspeção Escolar, conforme orienta a Resolução SEE nº 4.256/2020, de 07/01/2020, devem a) estabelecer as orientações sobre organização e desenvolvimento das atividades da Educação Especial. b) solicitar, acompanhar e arquivar os documentos dos profissionais da área da saúde que atestam a deficiência dos estudantes. c) garantir uma reunião semestral com os responsáveis pelos estudantes públicos da educação especial. d) trabalhar de forma articulada para potencializar o monitoramento das escolas, sempre que for necessário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
24 Q913719 | Estatuto da Pessoa Idosa, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023A Vigilância Sanitária recebeu duas notícias anônimas, ambas embasadas em fartos elementos probatórios, indicando que duas entidades de atendimento a pessoas idosas, sendo uma pública e outra privada, vinham descumprindo frequentemente normas administrativas indispensáveis à salubridade dos respectivos ambientes. Após a análise preliminar, à luz do Estatuto da Pessoa idosa, o servidor responsável concluiu corretamente que a Vigilância Sanitária deve a) fiscalizar ambas as entidades, que podem sofrer idênticas sanções administrativas. b) fiscalizar ambas as entidades, que estão sujeitas a sanções administrativas distintas. c) fiscalizar apenas a entidade privada, que pode sofrer, entre as sanções administrativas cominadas, a de interdição. d) fiscalizar apenas a entidade pública, que pode sofrer, entre as sanções administrativas cominadas, a de proibição de atendimento a pessoas idosas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
25 Q913741 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023De acordo com a Resolução SEE nº 4.487, de 25/01/21, os protocolos de Inspeção Regular para a rede estadual de ensino de Minas Gerais contemplam indicadores relacionados às seguintes dimensões da gestão: a) pedagógica, curricular e financeira. b) curricular, logística e de planejamento. c) administrativa, planejamento e de pessoas. d) pedagógica, administrativa-financeira e de pessoas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
26 Q898610 | Pedagogia, Gestão Escolar, Inspetor Escolar, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADMeTEC, 2024O gerenciamento do tempo é uma competência essencial para inspetores escolares, que precisam garantir que todas as atividades, como supervisão de alunos, reuniões e tarefas administrativas, sejam realizadas de maneira eficiente, sem comprometer a qualidade do trabalho. Qual das seguintes práticas é mais eficaz para um inspetor escolar gerenciar o tempo de maneira eficiente? a) Focar apenas nas tarefas mais urgentes, deixando as atividades de rotina para serem feitas quando possível. b) Planejar o dia em blocos de tempo dedicados a diferentes tarefas e priorizar as atividades mais importantes, delegando outras sempre que possível. c) Realizar todas as tarefas pessoalmente, sem delegar atividades, para garantir que tudo seja feito corretamente. d) Manter uma rotina rígida e inflexível, sem tempo reservado para imprevistos ou emergências que possam surgir no dia a dia escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
27 Q898612 | Informática, Sistema Operacional Linux em Noções de Informática, Inspetor Escolar, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADMeTEC, 2024O uso de software livre nas escolas pode reduzir custos e promover o aprendizado de alternativas ao software proprietário. Entender as diferenças entre os sistemas operacionais e os pacotes de software disponíveis é importante para a gestão tecnológica no ambiente escolar. Qual dos seguintes sistemas operacionais é um exemplo de software livre amplamente utilizado em servidores e computadores pessoais? a) Microsoft Windows. b) Linux. c) MacOS. d) Solaris. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
28 Q913717 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Acessibilidade, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023Ivo, pessoa com deficiência, tinha muitas dificuldades de locomoção, além de os seus familiares terem severas limitações financeiras para arcar com o custo do transporte até o hospital público mais próximo de sua residência, de modo que ele pudesse realizar o tratamento de caráter contínuo de que necessitava. Ao consultarem um advogado a respeito dos direitos de Ivo, foilhes corretamente informado que a) somente se esgotados os meios de tratamento de Ivo em sua residência será prestado atendimento no hospital público, garantidos o transporte e, se necessário, a acomodação, incluindo do acompanhante. b) ele deve ser atendido no hospital público mais próximo de sua residência, não em sua residência, de modo prioritário, considerando as pessoas sem deficiência, além de ser assegurada a gratuidade do transporte público para esse fim, incluindo o seu acompanhante. c) o tratamento deve ser efetivamente realizado no hospital público, de modo a assegurar a inclusão social de Ivo, não em sua residência, e o transporte e, se necessário, a acomodação, incluindo do acompanhante, devem ser garantidos pelo Poder Público. d) ele deve ser atendido de maneira prioritária no hospital público mais próximo de sua residência, considerando as pessoas sem deficiência, mas o custeio do transporte pelo Poder Público somente é obrigatório se houver política pública específica para esse fim. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
29 Q898619 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Inspetor Escolar, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADMeTEC, 2024O Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, estabelece o Plano de Metas "Compromisso Todos pela Educação", com o objetivo de melhorar a qualidade da educação básica no Brasil. Esse plano envolve o desenvolvimento de políticas públicas para garantir o acesso, a permanência e o sucesso dos alunos no sistema educacional. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) O Plano de Metas "Compromisso Todos pela Educação" tem como objetivo principal garantir o aumento das taxas de aprovação e a redução da evasão escolar na educação básica. ( ) O Decreto nº 6.094 estabelece que os estados e municípios que aderirem ao plano devem implementar políticas de educação inclusiva para atender a alunos com deficiência. ( ) O principal instrumento de avaliação da qualidade da educação no Plano de Metas é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que avalia tanto o desempenho dos alunos quanto a taxa de aprovação. ( ) O plano "Compromisso Todos pela Educação" determina que as metas de melhoria educacional são de responsabilidade exclusiva do governo federal, sem envolvimento dos estados e municípios. A sequência CORRETA é: a) V – V – V – F. b) V – F – V – F. c) F – V – F – V. d) F – V – V – F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
30 Q913723 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023O Art. 11 da Lei 13.005/14, que aprova o Plano Nacional de Educação, dispõe que: “O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino”. O parágrafo primeiro do referido artigo prevê que o Sistema Nacional de Avaliação produzirá, no máximo a cada dois anos, indicadores de a) rendimento escolar e de avaliação institucional. b) desempenho escolar e de avaliação institucional. c) rendimento escolar e de desenvolvimento institucional. d) desenvolvimento escolar e de desempenho institucional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro