Historicamente, a educação de surdos sempre esteve
focada nas questões linguísticas. Ao longo do tempo,
diferentes filosofias educacionais foram adotadas na
educação dos surdos, incluindo o oralismo, a comunicação
total e o bilinguismo.
Nesse contexto, numere a COLUNA II de acordo
com a COLUNA I, relacionando as filosofias às suas
respectivas características.
COLUNA I
1. Oralismo
2. Comunicação total
3. Bilinguismo
COLUNA II
( ) Incorpora todos os métodos e recursos disponíveis
para facilitar a comunicação e o aprendizado,
utilizando simultaneamente língua de sinais, leitura
labial, fala, escrita, gestos e quaisquer outras formas
de comunicação que possam ajudar o indivíduo a
compreender e a se expressar melhor.
( ) Valoriza a língua de sinais como a primeira língua
dos surdos, fundamental para seu desenvolvimento
cognitivo e identidade cultural, enquanto a língua
oral / escrita é ensinada como uma segunda língua,
proporcionando uma inserção completa e inclusiva.
( ) É pautado(a) em uma abordagem clínico‑terapêutica
para tratar a falta de audição dos surdos e fazê‑los
falar trazendo como consequência a proibição da
língua de sinais e a tentativa de desintegração do
ser surdo.
( ) Proporcionou uma quebra de paradigma, rompendo
com o clínico‑terapêutico e abrindo um campo com
enfoque social, cultural e político, tendo a língua de
sinais como meio de instrução e primeira língua.
Assinale a sequência correta.
a) 1 2 3 1
b) 2 3 1 2
c) 2 3 1 3
d) 3 1 2 3