Questões de Concurso Instrutor de Libras

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1 Q811995 | Legislação Federal, Lei 10436 2002, Instrutor de Libras, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, garante a Libras como disciplina obrigatória nos curso de Ensino Superior. Neste contexto, a língua de sinais deverá estar presente nas matrizes curriculares dos mais diversos cursos de graduação e deverá ser ministrada por profissionais que apresentem o seguinte perfil:

2 Q1014382 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

A cultura surda é uma parte importante da identidade das pessoas surdas e está profundamente relacionada ao uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Analise as afirmativas abaixo referente à cultura surda e sua relação com as identidades surdas.

1. A identidade surda é construída principalmente a partir da experiência compartilhada em torno da Libras, que funciona como elemento central de coesão e expressão cultural da comunidade surda.

2. A identidade surda é definida pelo nível de perda auditiva de uma pessoa, independentemente do uso da Libras ou da participação em comunidades surdas.

3. A cultura surda é homogênea; todas as pessoas surdas compartilham as mesmas tradições e práticas culturais, sem variações regionais ou individuais.

4. A comunidade surda no Brasil não rejeita a importância de ter sua própria língua, mesmo assim defende uma integração total por meio da oralização e do uso da língua portuguesa. 5. O reconhecimento da cultura surda ocorre apenas no âmbito educacional, sem impactos relevantes na vida cultural ou política das pessoas surdas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

3 Q1014272 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Historicamente, a educação de surdos sempre esteve focada nas questões linguísticas. Ao longo do tempo, diferentes filosofias educacionais foram adotadas na educação dos surdos, incluindo o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo.

Nesse contexto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as filosofias às suas respectivas características.

COLUNA I

1. Oralismo

2. Comunicação total

3. Bilinguismo

COLUNA II

(    ) Incorpora todos os métodos e recursos disponíveis para facilitar a comunicação e o aprendizado, utilizando simultaneamente língua de sinais, leitura labial, fala, escrita, gestos e quaisquer outras formas de comunicação que possam ajudar o indivíduo a compreender e a se expressar melhor.

(    ) Valoriza a língua de sinais como a primeira língua dos surdos, fundamental para seu desenvolvimento cognitivo e identidade cultural, enquanto a língua oral / escrita é ensinada como uma segunda língua, proporcionando uma inserção completa e inclusiva.

(    ) É pautado(a) em uma abordagem clínico‑terapêutica para tratar a falta de audição dos surdos e fazê‑los falar trazendo como consequência a proibição da língua de sinais e a tentativa de desintegração do ser surdo.

(    ) Proporcionou uma quebra de paradigma, rompendo com o clínico‑terapêutico e abrindo um campo com enfoque social, cultural e político, tendo a língua de sinais como meio de instrução e primeira língua.

Assinale a sequência correta.

4 Q1014278 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Sobre as características da Literatura Surda, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) A Literatura Surda original em Libras, ou seja, aquela que não foi traduzida da literatura das línguas faladas para Libras, é especialmente valorizada na comunidade surda porque reflete as experiências de vida dos surdos.

(    ) A Literatura Surda traduzida em Libras apresenta algumas experiências particulares de pessoas surdas, como a resistência à opressão pela sociedade dos ouvintes, os problemas na área da educação, a alegria de conhecer a Libras.

(    ) A Literatura Surda é caracterizada por pelo menos um de quatro critérios: ser feita por surdos; tratar da experiência de ser surdo e do conhecimento da Cultura Surda; ter o objetivo de alcançar um público surdo; e ser apresentada em Libras.

(    ) A Literatura Surda refere‑se a poemas, contos, piadas, jogos e outras formas de arte criativas feitas em Libras, culturalmente valorizadas, sendo uma forma linguística de celebrar a vida surda e as línguas de sinais.

(    ) A Literatura Surda aponta que literatura em Libras é relacionada às obras criadas e / ou adaptadas por surdos, enquanto a própria Literatura Surda são as traduções que têm a língua de sinais como alvo e as produções de ouvintes.

Assinale a sequência correta.

5 Q1014026 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Quanto ao código de ética do instrutor, é correto afirmar que ele

6 Q1014384 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Os estudos sobre identidade e cultura surda indicam que essa identidade pode ser construída de diferentes formas de acordo com o contexto em que cada pessoa surda está inserida.

Os surdos que, sendo oriundos de famílias ouvintes, passam por um processo de transição entre a tentativa de estar no mundo a partir da perspectiva ouvinte e de uma linguagem oral e visual truncada para um contato tardio com a comunidade surda, comunicação visual sinalizada e a experiência visual de mundo, chamamos de:

7 Q1014385 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

O processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem em alunos surdos difere do de alunos ouvintes, devido à importância da língua de sinais e do ambiente linguístico.

Assinale a alternativa correta sobre esse processo.

9 Q1014273 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

O plano de atividades consiste no ponto de partida para a elaboração de um conteúdo ou matéria, valendo‑se de um gênero discursivo que seja suficiente e adequado para abordar os conteúdos propostos no objetivo do professor.

Com relação ao plano de atividades, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) Identificação e duração da atividade refere‑se à elaboração do plano e execução, contendo uma previsão para o início, o meio e o fim do planejamento.

(    ) Avaliação refere‑se à apresentação, pelo proponente do planejamento, do(s) assunto(s) a ser(em) abordado(s).

(    ) Público‑alvo refere‑se à indicação da série, idade ou nível escolar em que vai ser aplicado o conteúdo.

(    ) Procedimentos utilizados referem‑se à apresentação das competências ou atividades que o aluno deverá ser capaz de executar ao final do trabalho.

(    ) Recurso(s) didático(s) utilizado(s) refere(m)‑se à apresentação dos materiais necessários para implementar as atividades.

Assinale a sequência correta

10 Q1014018 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Há dois trabalhos que mencionam a flexibilidade da ordem das frases na Língua Brasileira de Sinais: Felipe (1989) e Ferreira-Brito (1995). As autoras observam que há várias possibilidades de ordenação das palavras nas sentenças, mas que, apesar dessa flexibilidade, parece haver uma ordenação mais básica que as demais.

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QUADROS, Ronice Müller; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais

brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 87.

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Acerca da ordem da frase em Libras, assinale a alternativa correta.

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