Início

Questões de Concursos Instrutor de Libras

Resolva questões de Instrutor de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1014386 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa correta sobre a Educação Bilíngue na Comunidade Surda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1013132 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

A ordem básica das frases em Libras é SVO (Sujeito – Verbo – Objeto) , no entanto, observa-se outras formações, como OSV, SOV e VOS, porém que são derivadas do SVO. Também existe a ordem (S) V (O), em que o verbo é realizado sozinho, porém a omissão do sujeito e do objeto só é possível em construções com verbos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q1013143 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

A respeito da educação bilíngue para estudantes surdos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1013404 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

A melhor definição para a Libras, Língua Brasileira de Sinais, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1013151 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

Segundo Karin Strobel, a história da Educação de Surdos se divide em três grandes fases: a fase em que havia muitos escritores, artistas e professores surdos bem sucedidos; a fase em que o Congresso de Milão proibiu a utilização da língua de sinais na educação de surdos e, a fase do renascimento da aceitação da língua de sinais e da cultura surda.

História da Educação de Surdos. K. Strobel. Florianópolis: UFSC, 2009.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das fases.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1013411 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

De acordo com Sawaia (2001), após o Congresso de Milão, a comunidade surda se viu representada na essência da estratégia política do movimento multiculturalista nos anos 1990, ou seja, o movimento permitiu:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1013412 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

Sobre as línguas de sinais, analise as assertivas abaixo:
I. São de modalidade gestual-visual, e o espaço é o canal de comunicação. II. Frases, textos e discursos são produzidos e articulados através dos sinais. III. São consideradas línguas naturais, pois surgiram da interação espontânea entre indivíduos. IV. Apresentam gramática própria, além dos níveis linguísticos, fonológico, morfológico, semântico, sintático e pragmático, o que possibilita aos seus utentes expressarem diferentes tipos de significados, dependendo da necessidade comunicativa e expressiva do indivíduo. V. Descendem e dependem das línguas orais.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1013158 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

Assinale a alternativa correta com relação à fase pré‐linguística da surdocegueira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1013415 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

A datilologia é uma realização linguística que deve ser trabalhada tanto na sua forma produtiva (expressiva) como receptiva (compreensão). Sabemos que a datilologia tem no repertório linguístico do usuário da Libras a função de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1014502 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

No ambiente educacional, ensinar sobre a história da comunidade surda é fundamental para promover um entendimento profundo de sua identidade e suas lutas. Essa abordagem ajuda a construir um respeito mútuo e reconhecimento.
Por que é importante ensinar sobre a história da comunidade surda no ambiente educacional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1013125 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

O primeiro fato histórico que contribuiu para a sistematização e organização da Língua Brasileira de Sinais foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q1013144 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

O processo de escolarização das pessoas surdas é relativamente recente, iniciou há pouco mais de dois séculos. A respeito desse processo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1013153 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

Assinale a alternativa correta em relação ao termo ouvintismo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1013128 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

Segundo BASSO, STROBEL e MASSUTI (2009), o ensino da Língua Brasileira de Sinais desde os primeiros anos de escolaridade, por vezes, é negligenciado como disciplina. Isso acontece devido a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q1013149 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

Assinale a alternativa correta a respeito da iconicidade na língua de sinais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1013407 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

A educação dos surdos é um assunto inquietante. Inúmeras polêmicas têm se formado em torno da educação escolar das pessoas com surdez. De acordo com o Decreto nº 5.626/2005, que regulariza a lei da Libras, é reconhecida como proposta educacional para o sujeito surdo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1013156 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

A surdocegueira é uma limitação que se caracteriza por sérios problemas relacionados à orientação com o meio, à comunicação e à obtenção de informações. As formas de comunicação utilizadas com os surdocegos dependem, entre outros aspectos, da existência de resíduo visual ou auditivo.

Assinale a alternativa que apresenta os métodos de comunicação com a pessoa surdocega.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1013159 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

A pedagogia visual ou pedagogia da diferença propõe outras leituras sobre a surdez e a pessoa surda com base nas diferenças culturais. Quanto a essa metodologia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1013421 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

Conforme Quadros (2003), a imparcialidade no ato da interpretação precisa ser considerada. São competências necessárias a um profissional tradutor-intérprete:
I. Competência linguística. II. Competência para transferência. III. Competência metodológica. IV. Competência na área e competência técnica. V. Competência bicultural.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1016181 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Durante uma conversa em Libras, é fundamental que o aluno surdo mantenha o contato visual com o interlocutor, para que se possa garantir uma comunicação clara e eficaz.
Por que o contato visual é essencial durante uma conversa em Libras?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.