Início

Questões de Concursos Instrutor de Libras

Resolva questões de Instrutor de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1016183 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Ao preparar uma sala para uma aula que incluirá alunos surdos, é essencial considerar o ambiente. Fatores como iluminação e ruídos podem impactar significativamente a comunicação.
Qual das seguintes adaptações de ambiente é mais mencionada para facilitar a comunicação com uma pessoa surda?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q1013127 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

A cultura surda exprime crenças e valores originados e transmitidos pelas gerações passadas de sujeitos surdos ou por seus líderes também surdos. É uma cultura rica e diversificada. Sobre essa cultura, é correto afirmar que, no mundo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q1013145 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

Considerando o Código de ética do tradutor‐intérprete, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q1013409 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

De acordo com Strobel (2009), nenhuma outra ocorrência na história da educação de surdos teve um grande impacto nas vidas e na educação dos povos surdos quanto o Congresso de Milão, na Itália, em 1880. Ainda, segundo a autora, a definição que marcou o evento foi a de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1014498 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Ensinar os alunos a utilizar tecnologias assistivas, como aplicativos de tradução em Libras ou legendagem automática é uma maneira eficaz de promover a autonomia deles no dia a dia.
Como o uso de tecnologias assistivas, como aplicativos de tradução em Libras, pode promover a autonomia de alunos surdos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q1016067 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

Na fonética e fonologia da Libras, estudamos os pares mínimos, que são sinais que se diferenciam apenas por um parâmetro.

Os sinais que correspondem aos pares mínimos de ponto de articulação são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q1016180 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Em um evento de integração com a comunidade surda, você observa uma conversa em andamento entre duas pessoas surdas, ambas concentradas na comunicação em Libras. Você deseja falar com uma delas, mas reconhece a importância de agir de forma respeitosa para não interromper abruptamente o diálogo.
Considerando as práticas recomendadas de interação com a comunidade surda, como você deve proceder para chamar a atenção de uma pessoa surda que já está envolvida em outra conversa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q1013129 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

Para BASSO, STROBEL e MASSUTI (2009), o docente, quando for preparar a proposta curricular para o ensino de Libras como L1 – primeira língua, deve organizá-la com base nos diferentes níveis de ensino, que correspondem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q1014932 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Líbras, Prefeitura de Aracruz ES, IBADE, 2019

A Lei nº 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), em seu Art. 3º, para fins de aplicação desta lei, consideram-se: acessibilidade, desenho universal, tecnologia assistiva ou ajuda técnica e barreiras. Marque a alternativa correta que corresponde a definição das barreiras urbanísticas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1013405 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

A produção literária dos surdos, sua língua, suas experiências visuais configuram o que chamamos de literatura surda. Qual alternativa melhor descreve o real significado de “Literatura Surda”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1013406 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

Para compreendermos a identidade surdo, é necessário refletirmos sobre o conceito de Hall (1997), que distingue três concepções muito diferentes sobre a identidade. São elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1013416 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

Os surdos usam a Libras, que apresenta todas as propriedades específicas das línguas humanas e é utilizada em espaços criados pelos próprios surdos. Seu uso é muito importante na escola, pois possibilita melhor qualidade de ensino para os surdos, ampliando as conquistas da comunidade surda e estimulando reflexões sobre o papel social dos surdos em nosso país. O ensino adequado do sujeito surdo deve seguir um paradigma educacional que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.