Início Questões de Concursos Instrutor de Libras Resolva questões de Instrutor de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Instrutor de Libras Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 121Q1016183 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024Ao preparar uma sala para uma aula que incluirá alunos surdos, é essencial considerar o ambiente. Fatores como iluminação e ruídos podem impactar significativamente a comunicação. Qual das seguintes adaptações de ambiente é mais mencionada para facilitar a comunicação com uma pessoa surda? ✂️ a) Evitar janelas abertas. ✂️ b) Garantir boa iluminação e ausência de ruídos. ✂️ c) Usar música de fundo para relaxar o ambiente. ✂️ d) Manter o ambiente silencioso e escuro. ✂️ e) Falar mais alto para que uma pessoa surda consiga ler os lábios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 122Q1013127 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019A cultura surda exprime crenças e valores originados e transmitidos pelas gerações passadas de sujeitos surdos ou por seus líderes também surdos. É uma cultura rica e diversificada. Sobre essa cultura, é correto afirmar que, no mundo: ✂️ a) surdos oralizados e sinalizantes têm a mesma cultura ✂️ b) todos os surdos oralizados partilham da mesma cultura ✂️ c) todos os surdos sinalizantes partilham da mesma cultura ✂️ d) nem todas as pessoas surdas partilham da mesma cultura Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 123Q1013145 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019Considerando o Código de ética do tradutor‐intérprete, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O intérprete deve proporcionar um clima amistoso e de coleguismo, promovendo momentos de confraternização e celebrações com os colegas. ✂️ b) O intérprete deve reunir‐se com os colegas profissionais com o propósito de desenvolver suas capacidades expressivas e receptivas em interpretação e tradução. ✂️ c) O intérprete deve esforçar‐se para reconhecer os vários tipos de assistência ao surdo, fazendo o melhor para atender as suas necessidades particulares. ✂️ d) Cada intérprete deve agir de maneira isolada e individualizada, de modo a demonstrar sua autonomia em relação à profissão. ✂️ e) O intérprete deve refletir sobre se deve ou não conversar como o grupo de colegas para tomar decisões acerca de seu posicionamento, pois é uma questão de foro íntimo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 124Q1013409 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019De acordo com Strobel (2009), nenhuma outra ocorrência na história da educação de surdos teve um grande impacto nas vidas e na educação dos povos surdos quanto o Congresso de Milão, na Itália, em 1880. Ainda, segundo a autora, a definição que marcou o evento foi a de que: ✂️ a) O método oral deve ser preferido ao uso de língua de sinais para o ensino e na educação dos surdos-mudos. ✂️ b) O método oral deve ser extinto no ensino e na educação do sujeito surdo. ✂️ c) A comunicação total deve permear a educação dos surdos. ✂️ d) O bimodalismo deve ser utilizado como paradigma educacional dos surdos. ✂️ e) O bilinguismo finalmente seja reconhecido como prática educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 125Q1014498 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024Ensinar os alunos a utilizar tecnologias assistivas, como aplicativos de tradução em Libras ou legendagem automática é uma maneira eficaz de promover a autonomia deles no dia a dia. Como o uso de tecnologias assistivas, como aplicativos de tradução em Libras, pode promover a autonomia de alunos surdos? ✂️ a) Eles evitam a necessidade de interação com outras pessoas. ✂️ b) Eles permitem que os alunos surdos se comuniquem de maneira independente. ✂️ c) Eles reduzem o tempo necessário para aprender Libras. ✂️ d) Eles facilitam a comunicação com intérpretes. ✂️ e) Eles substituem a aprendizagem de Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 126Q1016067 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024Na fonética e fonologia da Libras, estudamos os pares mínimos, que são sinais que se diferenciam apenas por um parâmetro. Os sinais que correspondem aos pares mínimos de ponto de articulação são: ✂️ a) verde e vidro ✂️ b) pedra e verdade ✂️ c) laranja e sábado ✂️ d) televisão e trabalhar Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 127Q1016180 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024Em um evento de integração com a comunidade surda, você observa uma conversa em andamento entre duas pessoas surdas, ambas concentradas na comunicação em Libras. Você deseja falar com uma delas, mas reconhece a importância de agir de forma respeitosa para não interromper abruptamente o diálogo. Considerando as práticas recomendadas de interação com a comunidade surda, como você deve proceder para chamar a atenção de uma pessoa surda que já está envolvida em outra conversa? ✂️ a) Gritar seu nome para chamar sua atenção de longe. ✂️ b) Tocar levemente o ombro da pessoa, interrompendo diretamente a conversa. ✂️ c) Aguardar a conclusão da conversa e, então, fazer contato visual ou acenar para a pessoa. ✂️ d) Bater em uma superfície próxima para gerar um ruído e atrair a atenção dela. ✂️ e) Pedir para outra pessoa chamar a atenção dela imediatamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 128Q1013129 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019Para BASSO, STROBEL e MASSUTI (2009), o docente, quando for preparar a proposta curricular para o ensino de Libras como L1 – primeira língua, deve organizá-la com base nos diferentes níveis de ensino, que correspondem: ✂️ a) aos anos de escolaridade da educação básica, do ensino médio e superior ✂️ b) à seriação própria do ensino fundamental e aos cursinhos de línguas em geral ✂️ c) aos diferentes níveis de proficiência em Libras – básico, intermediário e avançado ✂️ d) aos níveis de letramento em Língua Portuguesa, a qual embasará o estudo em Libras Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 129Q1014932 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Líbras, Prefeitura de Aracruz ES, IBADE, 2019A Lei nº 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), em seu Art. 3º, para fins de aplicação desta lei, consideram-se: acessibilidade, desenho universal, tecnologia assistiva ou ajuda técnica e barreiras. Marque a alternativa correta que corresponde a definição das barreiras urbanísticas. ✂️ a) As existentes nos edifícios públicos e privados. ✂️ b) São as que possam dificultar ou impossibilitar o acesso aos sistemas de comunicação e de tecnologia da informação. ✂️ c) As existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo. ✂️ d) As que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência à prestação de serviços públicos. ✂️ e) As existentes nos sistemas e meios de transportes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 130Q1013405 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019A produção literária dos surdos, sua língua, suas experiências visuais configuram o que chamamos de literatura surda. Qual alternativa melhor descreve o real significado de “Literatura Surda”? ✂️ a) É a produção de textos literários em sinais, que traduz a experiência visual, que entende a surdez como presença de algo e não como falta, que possibilita outras representações de surdos e que considera as pessoas surdas como um grupo linguístico e cultural diferente. ✂️ b) São os registros que apresentam de forma escrita a produção literária de surdos. Encontram, em geral, dificuldades da tradução da experiência visual. ✂️ c) São registros de sinais na vida cotidiana do sujeito surdo que relatam seus dilemas, seus costumes, através da dança, teatro, poesia e tradução de musicais. ✂️ d) Representa o significado de suas lutas, de sua língua, dos costumes e das situações bilíngues as quais os surdos estão expostos diariamente. Tais situações se transformam em representação artística e bicultural. ✂️ e) São registros sociais e culturais realizados por sujeitos bilíngues que auxiliam o surdo nesse importante processo social de integração entre as culturas surda e ouvinte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 131Q1013406 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019Para compreendermos a identidade surdo, é necessário refletirmos sobre o conceito de Hall (1997), que distingue três concepções muito diferentes sobre a identidade. São elas: ✂️ a) Identidade flutuante, identidade inconformada e identidade transição. ✂️ b) Identidade flutuante, identidade inconformada e identidade híbrida. ✂️ c) Sujeito do iluminismo, sujeito sociológico e sujeito pós-moderno. ✂️ d) Sujeito do iluminismo, identidade híbrida e identidade de transição. ✂️ e) Identidade inconformada, identidade híbrida e sujeito sociológico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 132Q1013416 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019Os surdos usam a Libras, que apresenta todas as propriedades específicas das línguas humanas e é utilizada em espaços criados pelos próprios surdos. Seu uso é muito importante na escola, pois possibilita melhor qualidade de ensino para os surdos, ampliando as conquistas da comunidade surda e estimulando reflexões sobre o papel social dos surdos em nosso país. O ensino adequado do sujeito surdo deve seguir um paradigma educacional que: ✂️ a) Apresente a Libras como segunda língua (L2) e a Língua Portuguesa como primeira língua (L1). ✂️ b) Inclua a Libras como L2, sem que haja a substituição da modalidade escrita da Língua Portuguesa. ✂️ c) Apresente a Libras como primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa como segunda língua (L2). ✂️ d) Exiba a Libras como L1 e, se quiser, tenha a Língua Portuguesa escrita como L2. ✂️ e) Possa escolher a Libras como L1 e a Língua Portuguesa preferencialmente como L2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← Anterior
121Q1016183 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024Ao preparar uma sala para uma aula que incluirá alunos surdos, é essencial considerar o ambiente. Fatores como iluminação e ruídos podem impactar significativamente a comunicação. Qual das seguintes adaptações de ambiente é mais mencionada para facilitar a comunicação com uma pessoa surda? ✂️ a) Evitar janelas abertas. ✂️ b) Garantir boa iluminação e ausência de ruídos. ✂️ c) Usar música de fundo para relaxar o ambiente. ✂️ d) Manter o ambiente silencioso e escuro. ✂️ e) Falar mais alto para que uma pessoa surda consiga ler os lábios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
122Q1013127 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019A cultura surda exprime crenças e valores originados e transmitidos pelas gerações passadas de sujeitos surdos ou por seus líderes também surdos. É uma cultura rica e diversificada. Sobre essa cultura, é correto afirmar que, no mundo: ✂️ a) surdos oralizados e sinalizantes têm a mesma cultura ✂️ b) todos os surdos oralizados partilham da mesma cultura ✂️ c) todos os surdos sinalizantes partilham da mesma cultura ✂️ d) nem todas as pessoas surdas partilham da mesma cultura Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
123Q1013145 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019Considerando o Código de ética do tradutor‐intérprete, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O intérprete deve proporcionar um clima amistoso e de coleguismo, promovendo momentos de confraternização e celebrações com os colegas. ✂️ b) O intérprete deve reunir‐se com os colegas profissionais com o propósito de desenvolver suas capacidades expressivas e receptivas em interpretação e tradução. ✂️ c) O intérprete deve esforçar‐se para reconhecer os vários tipos de assistência ao surdo, fazendo o melhor para atender as suas necessidades particulares. ✂️ d) Cada intérprete deve agir de maneira isolada e individualizada, de modo a demonstrar sua autonomia em relação à profissão. ✂️ e) O intérprete deve refletir sobre se deve ou não conversar como o grupo de colegas para tomar decisões acerca de seu posicionamento, pois é uma questão de foro íntimo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
124Q1013409 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019De acordo com Strobel (2009), nenhuma outra ocorrência na história da educação de surdos teve um grande impacto nas vidas e na educação dos povos surdos quanto o Congresso de Milão, na Itália, em 1880. Ainda, segundo a autora, a definição que marcou o evento foi a de que: ✂️ a) O método oral deve ser preferido ao uso de língua de sinais para o ensino e na educação dos surdos-mudos. ✂️ b) O método oral deve ser extinto no ensino e na educação do sujeito surdo. ✂️ c) A comunicação total deve permear a educação dos surdos. ✂️ d) O bimodalismo deve ser utilizado como paradigma educacional dos surdos. ✂️ e) O bilinguismo finalmente seja reconhecido como prática educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
125Q1014498 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024Ensinar os alunos a utilizar tecnologias assistivas, como aplicativos de tradução em Libras ou legendagem automática é uma maneira eficaz de promover a autonomia deles no dia a dia. Como o uso de tecnologias assistivas, como aplicativos de tradução em Libras, pode promover a autonomia de alunos surdos? ✂️ a) Eles evitam a necessidade de interação com outras pessoas. ✂️ b) Eles permitem que os alunos surdos se comuniquem de maneira independente. ✂️ c) Eles reduzem o tempo necessário para aprender Libras. ✂️ d) Eles facilitam a comunicação com intérpretes. ✂️ e) Eles substituem a aprendizagem de Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
126Q1016067 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024Na fonética e fonologia da Libras, estudamos os pares mínimos, que são sinais que se diferenciam apenas por um parâmetro. Os sinais que correspondem aos pares mínimos de ponto de articulação são: ✂️ a) verde e vidro ✂️ b) pedra e verdade ✂️ c) laranja e sábado ✂️ d) televisão e trabalhar Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
127Q1016180 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024Em um evento de integração com a comunidade surda, você observa uma conversa em andamento entre duas pessoas surdas, ambas concentradas na comunicação em Libras. Você deseja falar com uma delas, mas reconhece a importância de agir de forma respeitosa para não interromper abruptamente o diálogo. Considerando as práticas recomendadas de interação com a comunidade surda, como você deve proceder para chamar a atenção de uma pessoa surda que já está envolvida em outra conversa? ✂️ a) Gritar seu nome para chamar sua atenção de longe. ✂️ b) Tocar levemente o ombro da pessoa, interrompendo diretamente a conversa. ✂️ c) Aguardar a conclusão da conversa e, então, fazer contato visual ou acenar para a pessoa. ✂️ d) Bater em uma superfície próxima para gerar um ruído e atrair a atenção dela. ✂️ e) Pedir para outra pessoa chamar a atenção dela imediatamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
128Q1013129 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019Para BASSO, STROBEL e MASSUTI (2009), o docente, quando for preparar a proposta curricular para o ensino de Libras como L1 – primeira língua, deve organizá-la com base nos diferentes níveis de ensino, que correspondem: ✂️ a) aos anos de escolaridade da educação básica, do ensino médio e superior ✂️ b) à seriação própria do ensino fundamental e aos cursinhos de línguas em geral ✂️ c) aos diferentes níveis de proficiência em Libras – básico, intermediário e avançado ✂️ d) aos níveis de letramento em Língua Portuguesa, a qual embasará o estudo em Libras Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
129Q1014932 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Líbras, Prefeitura de Aracruz ES, IBADE, 2019A Lei nº 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), em seu Art. 3º, para fins de aplicação desta lei, consideram-se: acessibilidade, desenho universal, tecnologia assistiva ou ajuda técnica e barreiras. Marque a alternativa correta que corresponde a definição das barreiras urbanísticas. ✂️ a) As existentes nos edifícios públicos e privados. ✂️ b) São as que possam dificultar ou impossibilitar o acesso aos sistemas de comunicação e de tecnologia da informação. ✂️ c) As existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo. ✂️ d) As que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência à prestação de serviços públicos. ✂️ e) As existentes nos sistemas e meios de transportes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
130Q1013405 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019A produção literária dos surdos, sua língua, suas experiências visuais configuram o que chamamos de literatura surda. Qual alternativa melhor descreve o real significado de “Literatura Surda”? ✂️ a) É a produção de textos literários em sinais, que traduz a experiência visual, que entende a surdez como presença de algo e não como falta, que possibilita outras representações de surdos e que considera as pessoas surdas como um grupo linguístico e cultural diferente. ✂️ b) São os registros que apresentam de forma escrita a produção literária de surdos. Encontram, em geral, dificuldades da tradução da experiência visual. ✂️ c) São registros de sinais na vida cotidiana do sujeito surdo que relatam seus dilemas, seus costumes, através da dança, teatro, poesia e tradução de musicais. ✂️ d) Representa o significado de suas lutas, de sua língua, dos costumes e das situações bilíngues as quais os surdos estão expostos diariamente. Tais situações se transformam em representação artística e bicultural. ✂️ e) São registros sociais e culturais realizados por sujeitos bilíngues que auxiliam o surdo nesse importante processo social de integração entre as culturas surda e ouvinte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
131Q1013406 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019Para compreendermos a identidade surdo, é necessário refletirmos sobre o conceito de Hall (1997), que distingue três concepções muito diferentes sobre a identidade. São elas: ✂️ a) Identidade flutuante, identidade inconformada e identidade transição. ✂️ b) Identidade flutuante, identidade inconformada e identidade híbrida. ✂️ c) Sujeito do iluminismo, sujeito sociológico e sujeito pós-moderno. ✂️ d) Sujeito do iluminismo, identidade híbrida e identidade de transição. ✂️ e) Identidade inconformada, identidade híbrida e sujeito sociológico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
132Q1013416 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019Os surdos usam a Libras, que apresenta todas as propriedades específicas das línguas humanas e é utilizada em espaços criados pelos próprios surdos. Seu uso é muito importante na escola, pois possibilita melhor qualidade de ensino para os surdos, ampliando as conquistas da comunidade surda e estimulando reflexões sobre o papel social dos surdos em nosso país. O ensino adequado do sujeito surdo deve seguir um paradigma educacional que: ✂️ a) Apresente a Libras como segunda língua (L2) e a Língua Portuguesa como primeira língua (L1). ✂️ b) Inclua a Libras como L2, sem que haja a substituição da modalidade escrita da Língua Portuguesa. ✂️ c) Apresente a Libras como primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa como segunda língua (L2). ✂️ d) Exiba a Libras como L1 e, se quiser, tenha a Língua Portuguesa escrita como L2. ✂️ e) Possa escolher a Libras como L1 e a Língua Portuguesa preferencialmente como L2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro