Início

Questões de Concursos Instrutor de Libras

Resolva questões de Instrutor de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


22Q1015680 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Alguns sinais não são realizados no chamado “espaço neutro”, que é o espaço à frente do corpo da pessoa que sinaliza.

-

Assinale a alternativa em que os sinais são realizados no espaço neutro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1026959 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

A quantidade total de pessoas em três salas é igual a 140. Nenhuma das salas está vazia e uma das salas possui tantas pessoas quanto as outras duas salas juntas. Se a quantidade de pessoas em uma dessas salas é um número divisível por 8, a diferença entre o número de pessoas presentes nas duas salas mais vazias é, no mínimo, igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1014965 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Pedra PE, ADM TEC, 2019

Leia as afirmativas a seguir:

I. A assimilação ativa deve evitar a direção e a orientação do professor.

II. A Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora sem estrutura gramatical própria.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1014023 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Libras pode derivar nomes de verbos por meio de mudanças no tipo de movimento. O movimento dos nomes repete, enquanto o movimento dos verbos é encurtado.

-

Assinale a alternativa em que os sinais apresentam verbo e nome diferenciados apenas pelo movimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1017455 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Ibirataia BA, IDCAP, 2024

Um instrutor de LIBRAS está ensinando sobre categorias gramaticais. Ele quer explicar a diferença entre verbos e adjetivos na LIBRAS. Qual dos seguintes exemplos ele deveria usar para ilustrar um verbo em LIBRAS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q1017459 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Ibirataia BA, IDCAP, 2024

Um instrutor de LIBRAS está planejando uma aula sobre aspectos morfológicos da língua. Ele quer demonstrar como os sinais podem ser modificados para expressar diferentes significados. Qual exemplo ele deveria usar para mostrar a morfologia na LIBRAS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q1014026 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Quanto ao código de ética do instrutor, é correto afirmar que ele

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1015668 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Jeito surdo de ser, de perceber, de sentir, de vivenciar, de comunicar, de transformar o mundo, de modo a torná-lo habitável.

-

PERLIN, Gladis. O Lugar da Cultura Surda. In: THOMA, Adriana da Silva;

LOPES, Maura Corcini (org.). A Invenção da Surdez: cultura, alteridade,

identidade e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul.

EDUNISC, 2004, com adaptações.

-

Assinale a alternativa que indica exemplos de artefatos materiais utilizados por surdos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1016182 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Em uma situação onde um intérprete está presente durante uma reunião, é comum que as pessoas se sintam confusas sobre quem dirige a palavra. É importante esclarecer essa dinâmica para evitar malentendidos.
Quando há um intérprete de Libras presente, para quem você deve dirigir a fala?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1014499 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Em um ambiente educacional, é vital valorizar a cultura surda, promovendo o respeito e o reconhecimento de sua história. Isso enriquece o aprendizado e ajuda na construção da identidade dos alunos surdos.
Por que é importante valorizar a cultura surda no contexto educacional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1014272 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Historicamente, a educação de surdos sempre esteve focada nas questões linguísticas. Ao longo do tempo, diferentes filosofias educacionais foram adotadas na educação dos surdos, incluindo o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo.

Nesse contexto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as filosofias às suas respectivas características.

COLUNA I

1. Oralismo

2. Comunicação total

3. Bilinguismo

COLUNA II

(    ) Incorpora todos os métodos e recursos disponíveis para facilitar a comunicação e o aprendizado, utilizando simultaneamente língua de sinais, leitura labial, fala, escrita, gestos e quaisquer outras formas de comunicação que possam ajudar o indivíduo a compreender e a se expressar melhor.

(    ) Valoriza a língua de sinais como a primeira língua dos surdos, fundamental para seu desenvolvimento cognitivo e identidade cultural, enquanto a língua oral / escrita é ensinada como uma segunda língua, proporcionando uma inserção completa e inclusiva.

(    ) É pautado(a) em uma abordagem clínico‑terapêutica para tratar a falta de audição dos surdos e fazê‑los falar trazendo como consequência a proibição da língua de sinais e a tentativa de desintegração do ser surdo.

(    ) Proporcionou uma quebra de paradigma, rompendo com o clínico‑terapêutico e abrindo um campo com enfoque social, cultural e político, tendo a língua de sinais como meio de instrução e primeira língua.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q1015671 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Nós, o povo surdo, queríamos a oficialização da nossa língua de sinais, então, para conseguir isso, nos reunimos com as nossas comunidades surdas brasileiras e elaboramos a redação da Lei no 10.436/2002, a Lei da Libras.

-

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. 2 ed.

rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2009, p. 37, com adaptações.

-

No que tange à comunidade surda, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1015669 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Na obra As imagens do outro sobre a cultura surda (2009), a pesquisadora surda Karin Strobel afirma que muitas pessoas se espantam ao descobrir que o surdo tem uma cultura diferente da cultura do ouvinte, mesmo residindo no mesmo país. A cultura surda é definida pela autora como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1014021 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Os verbos classificadores de instrumento são aqueles que apresentam a configuração de mão na forma de segurar o instrumento durante a produção da ação.

-

Assinale a alternativa que indica um verbo classificador de instrumento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1017457 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Ibirataia BA, IDCAP, 2024

João é um novo aluno de LIBRAS e tem dificuldade em compreender a estrutura gramatical da língua. Qual estratégia o instrutor deve utilizar para facilitar o aprendizado de João?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q1017458 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Ibirataia BA, IDCAP, 2024

Suponha que você está organizando um seminário sobre os desafios enfrentados na educação de surdos antes do reconhecimento da língua de sinais. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__) Antes do reconhecimento da língua de sinais, os surdos eram amplamente aceitos e incluídos na sociedade.

(__) A língua de sinais foi imediatamente aceita como forma de comunicação e ensino após sua introdução no Brasil, pois veio para facilitar a inclusão dos surdos na sociedade.

(__) Diferentes abordagens pedagógicas, como o oralismo e o bilinguismo, surgiram no século XIX para ensinar os surdos.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q1014495 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Durante uma aula de Libras, o professor percebe que os alunos surdos se beneficiam enormemente do uso de materiais visuais, como vídeos e imagens, pois esses recursos facilitam a compreensão dos conceitos apresentados.
Qual a importância dos recursos visuais no ensino de Libras para estudantes surdos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.