Questões de Concurso Instrutor de Libras

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q1014386 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa correta sobre a Educação Bilíngue na Comunidade Surda.

22 Q1014387 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ), referentes ao ensino de Libras no Brasil.

( ) Os cursos de Libras disponíveis diferem-se muito entre si porque ainda não se tem um currículo sistematizado.

( ) Professores e intérpretes têm as mesmas competências para atuar como profissionais no campo da Pedagogia de Ensino de Línguas.

( ) A escrita de sinais é amplamente divulgada e adquirida por alunos em processo de aprendizagem ou aquisição da Libras.

( ) Grande parte da instrução de Libras é feita na forma de cursos isolados ou mesmo desvinculados das instituições educativas, ocorrendo em igrejas, associações, ou de forma livre.

( ) As aulas de Libras focam no ensino de vocabulário, gramática, datilologia, expressões faciais, nas questões culturais e narrativas de vida dos surdos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

23 Q1014388 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Sobre o planejamento de aulas para o ensino de Libras, é correto considerar:

24 Q1013125 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

O primeiro fato histórico que contribuiu para a sistematização e organização da Língua Brasileira de Sinais foi:

25 Q1013128 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

Segundo BASSO, STROBEL e MASSUTI (2009), o ensino da Língua Brasileira de Sinais desde os primeiros anos de escolaridade, por vezes, é negligenciado como disciplina. Isso acontece devido a:

26 Q1013130 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

O Bilinguismo é uma metodologia muito defendida para as escolas que recebem alunos surdos. Segundo essa metodologia, em tal escola o aluno surdo:

27 Q1013131 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

Na morfologia, uma das principais funções é a mudança de classe de uma palavra. Um tipo de processo comum na língua brasileira de sinais é a derivação de nomes de verbos ou vice-versa. Nestes casos de derivação, o que diferencia o sinal dos nomes para o dos verbos é:

28 Q1013132 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

A ordem básica das frases em Libras é SVO (Sujeito – Verbo – Objeto) , no entanto, observa-se outras formações, como OSV, SOV e VOS, porém que são derivadas do SVO. Também existe a ordem (S) V (O), em que o verbo é realizado sozinho, porém a omissão do sujeito e do objeto só é possível em construções com verbos:

29 Q1013142 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

Com relação aos recursos de acessibilidade para os estudantes com necessidades educacionais especiais, assinale a alternativa correta.

30 Q1013143 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

A respeito da educação bilíngue para estudantes surdos, assinale a alternativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.