Início

Questões de Concursos Instrutor de Libras

Resolva questões de Instrutor de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1014497 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

O uso de tecnologias assistivas, como aplicativos e softwares, pode ser um grande aliado na aprendizagem de Libras. Essas ferramentas ajudam tanto os alunos surdos quanto os ouvintes a praticarem a língua de forma mais interativa e dinâmica.
Qual é o benefício de utilizar aplicativos e ferramentas digitais no ensino de Libras para alunos surdos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1014387 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ), referentes ao ensino de Libras no Brasil.

( ) Os cursos de Libras disponíveis diferem-se muito entre si porque ainda não se tem um currículo sistematizado.

( ) Professores e intérpretes têm as mesmas competências para atuar como profissionais no campo da Pedagogia de Ensino de Línguas.

( ) A escrita de sinais é amplamente divulgada e adquirida por alunos em processo de aprendizagem ou aquisição da Libras.

( ) Grande parte da instrução de Libras é feita na forma de cursos isolados ou mesmo desvinculados das instituições educativas, ocorrendo em igrejas, associações, ou de forma livre.

( ) As aulas de Libras focam no ensino de vocabulário, gramática, datilologia, expressões faciais, nas questões culturais e narrativas de vida dos surdos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1014025 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Para ensinar Libras em sala de aula, é necessário que o instrutor conheça o código de ética. Com base nisso, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1016186 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Em uma sala de aula, para maximizar o potencial de aprendizagem dos alunos surdos, é importante que os educadores personalizem suas abordagens.
Por que é importante personalizar o ensino para estudantes surdos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1015677 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Apesar de os sinais das línguas de sinais carregarem fortes relações icônicas com seus referentes, é importante lembrar que as línguas de sinais também incluem representações arbitrárias, ou seja, não icônicas.

-

Assinale a alternativa que apresenta, em Libras, um sinal arbitrário.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1014384 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Os estudos sobre identidade e cultura surda indicam que essa identidade pode ser construída de diferentes formas de acordo com o contexto em que cada pessoa surda está inserida.

Os surdos que, sendo oriundos de famílias ouvintes, passam por um processo de transição entre a tentativa de estar no mundo a partir da perspectiva ouvinte e de uma linguagem oral e visual truncada para um contato tardio com a comunidade surda, comunicação visual sinalizada e a experiência visual de mundo, chamamos de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1014496 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Ao promover um ambiente de aprendizagem inclusivo é vital que todos os alunos surdos e ouvintes, se sintam confortáveis para interagir e participar das atividades na sala de aula.
Em uma sala de aula inclusiva com estudantes surdos e ouvintes, qual seria a melhor estratégia para promover a interação entre eles?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1014274 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Sobre a Identidade e a Cultura Surda, complete as lacunas a seguir.

É por meio da ____________ que uma comunidade se estabelece, unifica e identifica as pessoas, conferindo‑lhes uma marca de ____________. Dessa forma, a existência de uma Cultura Surda contribui para instituir uma Identidade Surda, caracterizada por viver em um mundo ____________ e desenvolver experiências por meio da ____________, em que os sujeitos surdos são representados por discursos que os reconhecem como sujeitos de ____________ e culturais, sendo essa identidade fortalecida em espaços onde eles podem compartilhar suas experiências e tradições, promovendo um senso de pertencimento e valorização de sua(s) ____________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto apresentado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q1016184 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Muitas pessoas cometem o erro de presumir que todos os alunos surdos têm fluência em português. Essa suposição pode levar a mal-entendidos e prejudicar a comunicação.
Ao interagir com uma pessoa surda, por que é importante não presumir que ela entende a língua portuguesa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1013147 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

Quanto à atuação do professor intérprete, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1016068 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

Um dos principais artefatos da cultura surda é a literatura surda, que é dividida em 3 modos: a interpretação, a adaptação e a criação.
O texto a Cinderela surda, publicado por Silveira, Karnopp e Rosa (2011) é um exemplo do modo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q1014277 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Acerca da Pedagogia Surda, analise as afirmativas a seguir.

I. Requer a presença do professor ouvinte que tenha no mínimo Libras intermediária, na instituição, para a consagração de sua cultura e aquisição de língua.

II. Defende que a criança surda deve ter aulas ministradas em Libras por professores surdos e / ou por professores ouvintes com intérprete de Libras desde a Educação Infantil.

III. É a metodologia desejada pautada em torno da constituição da subjetividade do jeito surdo de ser, ou seja, da construção de sua verdadeira identidade.

IV. É uma metodologia que atende de maneira satisfatória às especificidades do surdo, de forma a considerar todos os aspectos culturais, sociais, linguísticos e educacionais desse sujeito.

V. Tem as ações pautadas em elementos linguísticos e culturais, com ferramentas e práticas, ressaltando a importância de práticas visuais.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q1017454 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Ibirataia BA, IDCAP, 2024

Durante um seminário sobre a educação de surdos, um especialista ressalta a luta histórica da comunidade surda pelo direito de usar a própria língua. Nesse contexto, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:

I. No Brasil, a luta pelo reconhecimento da Libras começou na década de 1970.

II. A língua de sinais foi sempre amplamente aceita e ensinada no Brasil.

III. Grupos surdos organizaram-se politicamente para reivindicar seus direitos linguísticos.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q1017456 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Ibirataia BA, IDCAP, 2024

Um instrutor está ensinando como representar movimentos no SignWriting. Ele usa o sinal para "avião" como exemplo. Que tipo de movimento de deslocamento deve ser usado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q1013155 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

A Língua Brasileira de Sinais apresenta processos derivacionais, formadores de novas palavras a partir de palavras já existentes na língua. Acerca desse tema, assinale ́a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1014275 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Strobel (2008) propõe organizar os artefatos em oito grandes grupos: experiência visual, artefato linguístico, familiar, artes visuais, vida social e esportiva, literatura, política e materiais, todos enraizados nas percepções visuais dos sujeitos surdos.

“Os artefatos culturais” se definem como “aquilo que na cultura constitui produções do sujeito que tem seu próprio modo de ser, ver, entender e transformar o mundo” (Strobel, 2008, p. 37).


Com base nisso, analise as afirmativas a seguir, relativas a alguns dos artefatos surdos e seus conceitos e características.

I. O artefato cultural denominado artes visuais está na área das produções do sujeito, em que temos um aumento no número de artista surdos, nas mais diversas áreas, como fotografia, pintura, artes plásticas, danças etc.

II. O artefato vida social e esportiva, influente das comunidades surdas, consiste em diversos movimentos e luta do povo surdo pelos seus direitos, em que, aos poucos, os surdos vão conquistando direitos e espaços.

III. O artefato material aponta para a acessibilidade, ou seja, são as adaptações ou a criação de objetos que tornam a vida das pessoas surdas menos limitada.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q1014024 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

No processo de composição da formação de palavras, utilizam-se itens lexicais, que são morfemas livres, na formação de novos itens lexicais, seja por meio da justaposição, seja por aglutinação.

-

Assinale a alternativa que indica sinais compostos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1016072 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

Quando se trata de configurações de mãos, os sinais podem ser realizados de forma monomanual (com uma mão), bimanual simétrico (com duas mãos iguais) ou bimanual assimétrico (com duas mãos diferentes).
Este é um sinal monomanual:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q1014933 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Líbras, Prefeitura de Aracruz ES, IBADE, 2019

O processo de desenvolvimento do surdo ocorre de maneira igual ao do ouvinte, por meio das interações sociais e com a aquisição das significações das suas vivências durante o encontro com o mundo externo. A única diferença é que ele possui a necessidade de um canal linguístico em comum com o outro sujeito com o qual está compartilhando a vivência, ou seja, ambos devem usar a língua de sinais. Para superar a barreira da língua oral, a língua de sinais é o que possibilita ao surdo desenvolver suas funções:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.