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Questões de Concursos Instrutor de Libras

Resolva questões de Instrutor de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1013152 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

Assinale a alternativa que apresenta a abordagem educacional que compreende a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada pela estimulação auditiva.
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82Q1013157 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

Assinale a alternativa que apresenta a ordem básica das palavras em uma estrutura frasal na Libras.
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83Q1013413 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

Durante muito tempo, as línguas de sinais eram denominadas linguagem de sinais, mas, a partir de estudos sobre o assunto, foi comprovado seu status linguístico – o termo linguagem caiu em desuso, passando-se a considerá-las línguas naturais. De acordo com Karnopp e Quadros, em relação às línguas naturais, analise as assertivas abaixo:
I. Assim como línguas orais, as línguas de sinais possuem regras gramaticais e léxico, não permitindo a expressão de conceitos abstratos e a produção de uma quantidade infinita de sentenças. II. São pantomimas e não são universais – a língua de sinais americana (asl) difere da língua de sinais britânica (bsl), que, por sua vez, difere da brasileira e assim por diante. III. Não apresentam variações regionais, e suas estruturas gramaticais não dependem das línguas orais. IV. Apresentam uma realização específica da faculdade de linguagem que se dicotomiza num sistema abstrato de regras finitas, as quais permitem a produção de um número ilimitado de frase. Além disso, a utilização efetiva desse sistema, com fim social, permite a comunicação entre os usuários.
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84Q1014279 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

“A literatura em Libras é um modo de compartilhar as experiências de surdos em outros lugares e até em outros tempos, assegurando a identidade e a cultura surda que fornece conhecimento do mundo surdo” (Stumpf, 2021).

Acerca da Literatura Surda, analise as afirmativas a seguir.

I. A tradução de literatura brasileira em português para Libras dá acesso à cultura brasileira para toda a comunidade surda.

II. As adaptações de histórias traduzidas para Libras são destacadas especialmente por moldarem seu enredo para incluir personagens não surdos e outros elementos culturais da comunidade local.

III. As adaptações de histórias contam com o critério de Literatura Surda por terem uma personagem ouvinte e, assim, falar sobre a experiência desse personagem ouvinte comparando com as experiências dos surdos.

IV. A Literatura Surda original é a forma encontrada para expressar a cultura surda, para ajudar o aluno a entender quem ele é como sujeito surdo.

Estão corretas as afirmativas

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85Q1015908 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Assinale a alternativa que apresenta a estratégia incorreta relativa a metodologias e uso do espaço– bem como de recursos e estruturas organizacionais– e a políticas linguísticas adequadas ao processo de ensino e aprendizagem que atendam às especificidades dos alunos surdos.

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86Q1014388 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Sobre o planejamento de aulas para o ensino de Libras, é correto considerar:
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87Q1079929 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2018

Em relação a concursos, à população surda foram garantidos alguns direitos como disponibilização de prova em formatos acessíveis, dilatação do tempo de prova, a tradução completa do edital e de suas retificações em Libras por meio do seguinte documento legal:
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88Q1016185 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Em uma situação de comunicação, é comum que as pessoas se sintam apressadas. No entanto, é crucial dar tempo suficiente para que uma pessoa se surda se expresse, evitando interrupções.
Ao conversar com uma pessoa surda em Libras, por que é importante dar tempo suficiente para que ela se expresse?
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90Q1013126 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

É fundamental que os instrutores ou professores tenham alguma certificação de proficiência em Libras. Nas edições desta certificação promovida pelo MEC, era avaliada a fluência no uso, o conhecimento e a competência linguística para o ensino da Libras. A certificação de proficiência em Libras (no Uso e Ensino da Libras) habilitava o indivíduo para:
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91Q1015176 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

A Libras é respeitada e valorizada por toda a comunidade surda por:
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92Q1013130 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

O Bilinguismo é uma metodologia muito defendida para as escolas que recebem alunos surdos. Segundo essa metodologia, em tal escola o aluno surdo:
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93Q1013142 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

Com relação aos recursos de acessibilidade para os estudantes com necessidades educacionais especiais, assinale a alternativa correta.
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94Q1014936 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Líbras, Prefeitura de Aracruz ES, IBADE, 2019

Os conteúdos devem ser trabalhados na língua nativa dos alunos, ou seja, na língua de sinais, e a Língua Portuguesa precisa ser ensinada, após a aquisição da primeira língua, focalizando a leitura e a escrita. A oralização deve ser feita por pessoas especializadas, caso a escola a inclua no ensino de português. Quanto ao ensino da escrita da Língua Portuguesa, deve-se considerar, primeiramente, segundo Quadros (1997a), que essa língua, além de ser a segunda língua dos surdos, é de modalidade:
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95Q1013403 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

No Brasil, através da articulação política da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), ocorreu a oficialização da Libras, conforme consta na Lei Federal nº 10.436/2002. Posteriormente, foi publicado, no Diário Oficial, o Decreto nº 5.626/2005, que regulamenta a Lei nº 10.436/2002, e o Art. 18 da Lei nº 10.098/2000. O Decreto trata, entre outros temas, do seguinte:
I. Inclusão da Libras como disciplina curricular eletiva. II. Formação do professor de Libras e do instrutor de Libras. III. Uso e difusão da Libras e da língua portuguesa para o acesso das pessoas surdas à educação. IV. Formação do tradutor e intérprete de Libras-língua portuguesa. V. Garantia do direito à educação das pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
Quais estão corretas?
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96Q1013410 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

Conforme as reflexões de Fernandes (2009), podemos afirmar que a inclusão escolar de crianças e jovens surdos deveria pressupor uma educação transformadora mediada:
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97Q1013419 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

Em relação à publicação da lei que reconhece a Língua de Sinais a ser utilizada pela comunidade surda, no que se refere ao ensino, é correto afirmar que:
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98Q1016069 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

Nos estudos morfológicos da Libras, são estudados os processos de criação dos sinais. Assim como nas línguas orais, a Libras possui sinais elaborados por composição.

O sinal em Libras criado por composição é:
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99Q1016070 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

A autora Audrei Gesser (2009), em sua obra ‘Libras? Que língua é essa?” defende que as línguas de sinais não são línguas ágrafas, ou seja, elas possuem escrita.
A proposta de escrita usada no Brasil é o:
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100Q1015909 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Com relação aos classificadores, analise as afirmativas a seguir.

I. A formação de classificadores é extremamente influenciada pela modalidade espaço‑visual da língua, mas assim que o classificador é lexicalizado, ele segue o mesmo padrão encontrado em todas as línguas naturais.

II. Os classificadores são formas que, substituindo o nome que as precedem, podem vir junto ao verbo para classificar o sujeito ou o objeto ligado à ação do verbo, sendo marcadores semânticos.

III. Os classificadores para PESSOA e ANIMAL podem ter plural, que é marcado ao se representar duas pessoas ou animais simultaneamente com as duas mãos ou fazendo um movimento repetido em relação ao número.

IV. Os classificadores para COISA representam, por meio da concordância, uma característica dessa coisa que está sendo o objeto da ação verbal.

V. A frase “uma pessoa está vestindo uma blusa de bolinhas, quadriculada ou listrada” apresenta classificadores de concordância.

Estão corretas as afirmativas

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