Questões de Concursos Intérprete Educacional

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1Q1015816 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a identidade surda, analise as seguintes assertivas:
I. Se constitui através das experiências com ouvintes em diferentes comunidades surdas. II. Para ser considerado portador de identidade surda, basta utilizar linguagem oralizada ousinalizada. III. É adquirida entre seus iguais, seja na convivência com sujeitos surdos, nas escolas ouassociações de surdos através das trocas linguísticas e culturais. IV. É influenciada por mudanças sociais da comunidade ouvinte e suas percepções sobre a surdez.
Quais estão corretas?
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2Q1015817 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

De que forma ocorre a aquisição da língua de sinais pelo sujeito surdo?
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3Q1015818 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Qual dos seguintes fatores podem afetar negativamente a aquisição da linguagem por crianças surdas?
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4Q1015819 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Em relação aos aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), assinale a alternativa correta.
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5Q1015820 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com as Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, qual é o papel da escola em relação à cultura e identidade surda?
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6Q1015821 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Qual dos seguintes aspectos influencia significativamente a aquisição da linguagem por crianças surdas?
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7Q1015822 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Qual é o principal objetivo das políticas de inclusão para surdos?
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8Q1015823 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

A regulamentação da profissão do tradutor e intérprete da libras foi uma conquista importante da comunidade surda, tendo como principal objetivo:
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9Q1015824 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

No Brasil, nas duas últimas décadas, políticas afirmativas promoveram conquistas sociais para as comunidades surdas, acarretando avanços que levaram à expansão do mercado de trabalho para intérpretes e tradutores de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. Quais são os requisitos necessários para se tornar um tradutor e intérprete da Líbras, segundo a regulamentação da profissão?
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10Q887575 | Pedagogia, Legislação da Educação, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é uma legislação fundamental para garantir o direito à educação de qualidade para todos os cidadãos brasileiros, incluindo os surdos. No caso da educação bilíngue de surdos, a LDB:
I. Reconhece a Libras como língua de sinais oficial no Brasil, o que significa que os surdos têm o direito de serem educados na sua língua natural. II. Assegura o direito dos surdos à educação bilíngue, ou seja, a possibilidade de aprender a Libras sinalizada e escrita, isentando a obrigatoriedade em Língua Portuguesa, de forma a facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento bilíngue dos estudantes. III. Estabelece diretrizes para a formação de professores de educação bilíngue de surdos, garantindo que esses profissionais estejam capacitados para atuar de forma eficaz no ensino de surdos. IV. Preconiza a inclusão dos surdos no sistema educacional regular, garantindo que esses estudantes tenham principal função da LDB.
Quais estão corretas?
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11Q1080891 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um dos princípios da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência:
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12Q1081420 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2025

Assinale a alternativa correta considerando as disposições da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº13.146/2015) acerca dos intérpretes de Libras.
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13Q1014607 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Sobre o trabalho pedagógico desenvolvido com alunos com surdez no ensino regular (DAMÁSIO, 2007), assinale a alternativa correta:
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14Q1014608 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

No que se refere à função do tradutor e intérprete de Libras, é INCORRETO afirmar:
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15Q1014609 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Conforme a lei nº 14.191 de 03 de agosto de 2021, entende-se por educação bilíngue de surdos:
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16Q1014610 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

A oferta de educação bilíngue de surdos terá início:
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17Q1014611 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Foi a entidade não governamental que lutou para institucionalizar a Língua de Sinais Brasileira da comunidade Surda:
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18Q1014612 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

No que se refere à formação do professor de Libras e do Instrutor de Libras, conforme consta no Decreto nº 5626, de 22 de dezembro de 2005, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A formação de instrutor de Libras, em nível médio, deve ser realizada por meio de cursos de educação profissional.
( ) As pessoas surdas não terão prioridade nos cursos de formação.
( ) A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível técnico, em curso de graduação de licenciatura curta em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como primeira língua.
( ) Admite-se como formação mínima de docentes para o ensino de Libras na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, a formação ofertada em nível médio na modalidade normal, que viabiliza a formação bilíngue.
( ) A formação de docentes para o ensino de Libras na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental deve ser realizada em curso de Pedagogia ou curso normal superior, em que Libras e Língua Portuguesa escrita tenham constituído línguas de instrução, viabilizando a formação bilíngue.

A sequência correta é:
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19Q1014613 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Conforme Decreto nº 5626, de 22 de dezembro de 2005, as instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até a superior. Para a garantia desse atendimento, é INCORRETO afirmar:
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20Q1014614 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

As instituições federais de ensino responsáveis pela educação básica devem garantir a inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva, por meio da organização de:
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