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Questões de Concursos Intérprete Educacional

Resolva questões de Intérprete Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1013169 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

São características da educação bilíngue para surdos, exceto:
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22Q1015816 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a identidade surda, analise as seguintes assertivas:
I. Se constitui através das experiências com ouvintes em diferentes comunidades surdas. II. Para ser considerado portador de identidade surda, basta utilizar linguagem oralizada ousinalizada. III. É adquirida entre seus iguais, seja na convivência com sujeitos surdos, nas escolas ouassociações de surdos através das trocas linguísticas e culturais. IV. É influenciada por mudanças sociais da comunidade ouvinte e suas percepções sobre a surdez.
Quais estão corretas?
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23Q1015819 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Em relação aos aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), assinale a alternativa correta.
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24Q1014608 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

No que se refere à função do tradutor e intérprete de Libras, é INCORRETO afirmar:
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25Q1013164 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete Educacional, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

São elementos que prejudicam a fluência de tradutores intérpretes de libras:
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26Q1013161 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete Educacional, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Sobre a formação de tradutores e intérpretes educacionais de Libras no Brasil, assinale a alternativa correta.
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27Q1013493 | Libras, Tipos e Modos de Interpretação, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021

O Modelo dos Esforços é discutido no contexto da interpretação simultânea entre línguas orais e repensado para o contexto das línguas de sinais por vários pesquisadores. Destaca-se neste modelo uma base de ideias:
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28Q1015817 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

De que forma ocorre a aquisição da língua de sinais pelo sujeito surdo?
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29Q1015823 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

A regulamentação da profissão do tradutor e intérprete da libras foi uma conquista importante da comunidade surda, tendo como principal objetivo:
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30Q1014611 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Foi a entidade não governamental que lutou para institucionalizar a Língua de Sinais Brasileira da comunidade Surda:
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31Q1013491 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021

Em termos cognitivos-linguísticos, as pesquisas científicas apontam que: 1. O desenvolvimento linguístico do surdo depende da exposição aos sinais. 2. O uso da datilologia pelo surdo requer noções de letramento em Português. 3. O processo de aquisição de linguagem dos surdos se dá por treinamento labial. 4. A Libras é uma sinalização da estrutura do Português. 5. A incapacidade de o surdo sinalizante não falar se deve a sua falta de linguagem.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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32Q1014617 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Sobre a Língua Brasileira de Sinais, é correto afirmar:
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34Q1013171 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete Educacional, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Considerando as competências do tradutor e intérprete de Libras, assinale a alternativa incorreta.
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37Q1014761 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ), tendo como referência o que é considerado a respeito do intérprete educacional nas pesquisas da área dos Estudos da Interpretação de Línguas de Sinais, especificamente no contexto educacional de atuação profissional.

( ) Na ausência do intérprete educacional, a interação dos surdos e dos ouvintes fica prejudicada, já que os estudantes surdos ficam limitados a participar apenas parcialmente das atividades. Para que os estudantes não se sintam desmotivados pela falta de acesso ao conteúdo e às informações, o professor pode recorrer a outras pessoas que conheçam Libras e possam substituir a função do intérprete na escola.

( ) O intérprete educacional em sala de aula possui a função de versar conteúdos e informações passadas na língua oral para a língua de sinais e vice-versa, e também se envolver com as práticas educacionais. Ele não ocupa o papel do professor, tampouco possui a tarefa de ensinar, mas atua em sala de aula com propósitos pedagógicos e educativos, visando favorecer a aprendizagem do aluno surdo.

( ) O intérprete educacional possui grande responsabilidade ao mediar as relações entre professor/aluno surdo e aluno ouvinte/aluno surdo. Muitas vezes é a informação do intérprete educacional sobre possíveis dificuldades ou facilidades dos alunos surdos no processo de ensino/aprendizagem que ajudará a nortear uma prática pedagógica mais adequada dos professores.

( ) Quando o intérprete educacional é inserido em sala de aula, a condição linguística do aluno surdo passa a ser respeitada e as chances do sucesso escolar e de desenvolvimento satisfatório desse aluno aumentam. No entanto, a presença do intérprete não soluciona todas as questões educacionais dos alunos surdos, sendo necessário pensar a educação inclusiva de maneira mais ampla.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

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38Q1014616 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Na língua de sinais, é o lugar onde incide a mão predominante configurada, ou seja, local onde é feito o sinal, podendo tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro (HONORA E FRICANZO, 2010):
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39Q1014618 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

O Atendimento Educacional Especializado em Libras, constitui um momento didático pedagógico para os alunos com surdez incluídos na escola comum. Ele deve ser planejado a partir do diagnóstico do conhecimento que o aluno tem a respeito da Língua de Sinais (ALVEZ; FERREIRA; DAMÁZIO, 2010). Sobre esse tipo de atendimento, assinale a alternativa INCORRETA:
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40Q1013165 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete Educacional, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

A escolha da roupa que o intérprete de Libras deve usar no ato da interpretação é importante para que a(o)
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