Questões de Concursos Intérprete de Língua de Sinais

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1Q890119 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei nº 10048 de 2000, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Com base na Lei federal n.º 10.098/2000, assinale a opção correta.
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2Q890126 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da aquisição da LIBRAS por crianças surdas, julgue os itens a seguir.

I Na grande maioria das crianças surdas, a aquisição da LIBRAS se dá de forma tardia, pois 95% das crianças surdas nascem em famílias ouvintes que desconhecem a língua de sinais.
II Estudos apontam que, em contato com outras pessoas que usam a LIBRAS, a pessoa surda pode adquirir essa língua de forma espontânea.
III Pesquisas com filhos surdos de pais surdos comprovam que a aquisição precoce da língua de sinais dentro do lar é benéfica e contribui para o aprendizado da língua oral como segunda língua para os surdos.

Assinale a opção correta.
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3Q890112 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue os próximos itens, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que incluiu em 2021 a educação bilíngue de surdos como uma nova modalidade educacional.

I A educação bilíngue de surdos deve ser oferecida, em LIBRAS, como primeira língua; e, em português escrito, como segunda língua.
II A oferta de atendimento educacional especializado é obrigatória em salas de recursos multifuncionais.
III A presença do tradutor intérprete de LIBRAS e português deve ser garantida em todas as atividades escolares.

Assinale a opção correta.
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5Q890135 | Libras, História da Educação dos Surdos, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

No processo histórico da educação de surdos, houve um período no qual as línguas de sinais foram proibidas em detrimento da proposta educacional denominada
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6Q890115 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Conforme a política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, uma finalidade do atendimento educacional especializado é
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7Q890114 | Pedagogia, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

De acordo com a política nacional da educação especial (PNEE) na perspectiva da educação inclusiva, julgue os itens seguintes.

I As diretrizes da PNEE dispõem que, devido às diferenças linguísticas dos estudantes surdos, estes devem ser matriculados em escola bilíngues para surdos.
II A PNEE admite a matrícula de estudante surdo em turmas exclusivas para surdos.
III A PNEE orienta que o estudante surdo pode ser matriculado em turmas comuns na escola regular juntamente com outros estudantes surdos.


Assinale a opção correta.
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8Q890130 | Libras, Identidades Surdas, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito da identidade e cultura da comunidade surda, julgue os itens que se seguem.

I Na cultura surda, atividades como teatro, filmes, séries, poemas e danças são feitas por e para surdos em LIBRAS.
II Compõem a comunidade surda pessoas que compartilham a experiência da surdez: pessoas surdas, filhos de pais surdos e intérpretes de línguas de sinais.
III A cultura surda nasceu da comunidade surda, de forma natural e espontânea, envolvendo pessoas que possuem a visão como principal sentido para traduzir o mundo e cuja experiência de vida acontece por intermédio de percepções visuais.

Assinale a opção correta
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9Q890120 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Conforme o Decreto-lei n.º 5.626/2005,
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10Q890116 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Os três momentos didático-pedagógicos do atendimento educacional especializado para estudantes surdos são
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11Q890128 | Libras, Código de Conduta e Ética, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

De acordo com o código de conduta e ética dos tradutores e intérpretes de língua de sinais, julgue os próximos itens.

I É dever exclusivo do tradutor conhecer as diferentes formas de comunicação utilizadas pelas pessoas surdas e conhecer as tecnologias assistivas.
II É vedado ao tradutor usar informações confidenciais traduzidas ou interpretadas para benefícios próprios com ganho profissional.
III O intérprete deve reconhecer seu próprio nível de competência e ser prudente em aceitar tarefas, especialmente em palestras técnicas.

Assinale a opção correta.
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12Q890110 | Libras, Papel do intérprete na Educação dos Surdos, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Compreendendo que os sujeitos surdos são diversos e se comunicam de diferentes formas, as escolas comuns inclusivas devem adaptar os materiais didáticos conforme as necessidades comunicacionais de cada estudante surdo. Essa afirmação está relacionada ao seguinte princípio da educação inclusiva:
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13Q890113 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

O Brasil ratificou a convenção interamericana para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência, quando se comprometeu a tomar medidas que fossem necessárias para eliminar a discriminação contra as pessoas com deficiência. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

I Realizar atividades culturais escolares sem acessibilidade em LIBRAS é uma forma de discriminação da pessoa surda.

II Beneficiar os estudantes surdos em provas e avaliações por meio de consulta ao livro e tempo adicional é um modo de combater a discriminação.
III Eliminar as barreiras comunicacionais, disponibilizando materiais didáticos em LIBRAS, legendas e janelas de LIBRAS em materiais audiovisuais possibilita plena participação dos sujeitos surdos em igualdade de condições.

Assinale a opção correta.
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14Q890122 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Segundo o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Estado tem de assegurar à criança e ao adolescente o direito de

I atendimento no ensino médio.
II acesso aos níveis mais elevados do ensino, após a conclusão do ensino médio.
III atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

Assinale a opção correta.
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15Q890125 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

A gramática da LIBRAS é estruturada por meio dos seguintes parâmetros.
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16Q890117 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Para atender às determinações do Decreto n.º 5.626/2005, além do professor de LIBRAS ou instrutor de LIBRAS, as instituições federais de ensino devem prover as escolas com

I tradutor e intérprete de LIBRAS - língua portuguesa.
II professor para o ensino de língua portuguesa como segunda língua para pessoas surdas.
III professor regente de classe com conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos alunos surdos.

Assinale a opção correta.
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17Q890132 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

A Lei n.º 12.319/2010 regulamenta
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18Q890123 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Em uma escola, após reunião do conselho de classe, verificou-se que determinado estudante, já repetente do 3.º ano do ensino fundamental, esteve infrequente no terceiro bimestre, apesar de as suas faltas serem alternadas.

Nessa situação hipotética, com base no ECA, o diretor do estabelecimento de ensino fundamental deverá
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19Q890124 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Na estrutura linguística da LIBRAS, encontram-se os dêiticos, que consistem em
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20Q890131 | Libras, Noções de Guiainterpretação, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Com referência à acessibilidade de pessoas com surdo-cegueira, o profissional guia-intérprete deve dominar ao menos uma forma de comunicação, que pode ser
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